collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quadcópteros  (Lida 14038 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Quadcópteros
« em: 19 de Agosto de 2011, 02:15 »
Alguem daqui já construiu ou está a construir um quadcóptero?

N querem deixar links de tutoriais ou de co construir um quadcóptero sem que se tenha de fazer grandes compras de boards xpto?..

Eu principalmente queria construir um pra fazer vigia dum sitio remotamente. Este pudesse voar segundo as coordenadas gps, segundo um trajecto pré-carregado no módulo e este assim o fizesse e ao chegar ao local este tirasse umas fotos ou fizesse um video de alguns segundos e dpx regressasse à base, onde descarregaria os dados prá net e a mm base fosse tb o centro de carregamento para ter smp o quadcóptero com o depósito cheio! :P

Logo o meu brinquedo, teria de ter uma boa autonomia, um gps, um altimetro, câmara pra tirar fotos ou fazer um video, uma placa bluetooth pra descarga dos dados sem fios/pra carregamento e programaçao da rota.

Alguem interessado em fazer comigo um "coiso" destes?! :P  8)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcópteros
« Responder #1 em: 19 de Agosto de 2011, 02:22 »
Tens um projecto aqui no forum de um user que não me lembro o nome, o StarRider anda a fazer um UAV para um quad com uma placa STM32 Discovery, e se procurares pela internet são aos milhões.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcópteros
« Responder #2 em: 19 de Agosto de 2011, 02:43 »
Tens um projecto aqui no forum de um user que não me lembro o nome, o StarRider anda a fazer um UAV para um quad com uma placa STM32 Discovery, e se procurares pela internet são aos milhões.

sério? eu por acaso tenho uma placa dessas! mas eu curtia antes fazer uma board de raiz de proposito pro quad!.. n se consegue poupar peso fazendo uma board à medida só pró quad?..

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Quadcópteros
« Responder #3 em: 19 de Agosto de 2011, 10:28 »
Hugo, ando com uma ideia dessas há algum tempo já. Um quadcopter que faça trajectos pré-definidos...

Sou gajo para te acompanhar nisto!

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Quadcópteros
« Responder #4 em: 19 de Agosto de 2011, 10:32 »
Sempre tive vontade de fazer um, só não me resta tempo.
Creio ser necessário estudar um pouco de aerodinâmica e já não tenho fontes disso.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Quadcópteros
« Responder #5 em: 19 de Agosto de 2011, 10:46 »
Olá Hugu, eu também gostava de fazer um brinquedo desses, até já comecei :P

Na brinca só comprei um tubo de alumínio para a estrutura, mas agora há dias encontrei isto. http://www.aerovolt.com/product_info.php?products_id=517&osCsid=a2rq2kmp2h8gjg21skehl4go02 acredito que para quem faça modelismo isto nao seja novidade mas eu nao conhecia.

Deixo também um video destes senhores que mto devem saber acerca destes brinquedos. o trabalho deles é extraordinário.



Também gostava de apoiar, mas ainda é um bocado dispendioso e a parte de controlo ainda tem alguma coisa que se lhe diga.

Cumps, Mauro.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcópteros
« Responder #6 em: 19 de Agosto de 2011, 12:09 »
5* sem duvida nenhuma...

Eu também gostava de me meter numa coisa destas, mas nunca andei nem com helicopteros, nem sei nada de quad, alem de não ser famoso na electronica, por isso é um bocado inviavel, mas quem sabe se me der na telha um dia se não começo a estudar um bocado mais sobre isto, porque os quads são altamente...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcópteros
« Responder #7 em: 19 de Agosto de 2011, 13:27 »
Um quad é naturalmente mais estavel que um helicoptero, e bem mais barato de arranjar quando crashas.
O mais barato possivel é um Arduino Pro Mini ou um Nano, um nunchuck e um wii motion plus, juntar um comando RC, 4 ESC's, 4 motores e 3 hélices, em termos de electrónica não deve chegar a 150€.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcópteros
« Responder #8 em: 19 de Agosto de 2011, 14:19 »
Um quad é naturalmente mais estavel que um helicoptero, e bem mais barato de arranjar quando crashas.
O mais barato possivel é um Arduino Pro Mini ou um Nano, um nunchuck e um wii motion plus, juntar um comando RC, 4 ESC's, 4 motores e 3 hélices, em termos de electrónica não deve chegar a 150€.

4 motores e 3 hélices?! LOLOL  ;D

@mauro: esses quad do flyingarena fazem umas piruetas mto fixes! :P  será k os gaijos eram capaz de vender-nos umas estrutura dum quad e mais as boards ou os circuitos para nós montarmos e personalizar ao nosso gosto?...

Ninguem lhes ker escrever um mail em nome do forum pra requisitarmos um quad pra nós fazermos umas brincadeiras? :P
« Última modificação: 19 de Agosto de 2011, 16:04 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcópteros
« Responder #9 em: 19 de Agosto de 2011, 16:26 »
Isso é basicamente tudo o mesmo, e tens kits da diydrones, e podes fazer tu a estrutura por 10€ ou nem isso com tubo de aluminio e dois pedaços de madeira..
Avr fanboy

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Quadcópteros
« Responder #10 em: 19 de Agosto de 2011, 17:54 »
Também sempre me fascinou quadcopteros, mas como um gajo ainda não percebe muito de electrónica nem nada acabei por desistir... mas ja andei assim a pesquisar por alto, já fiz um orçamento e para quem não tem nada nem telecomando ainda sai carito... talvez daqui a uns tempos que alguém faca um bom tutorial :P e com umas ajuda electro/financeira avance para uma coisa destas :P
por enquanto limito-me a ver os vídeos no youtubAs e já estou com sorte :D

Ate há um vídeo que mostra dois quads a jogar tenis um com o outro, fiquei assim bahhhh, ok como é que eles fazem aquela cena com tanta precisão! agora nao encontro, mas tb ja devem ter visto :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcópteros
« Responder #11 em: 19 de Agosto de 2011, 18:07 »
Com 30 ou 40 cameras IR de alta resolução e de alta velocidade e de meia duzia de servidores e fazer as contas todas, esses quads dos filmes do MIT não têm inteligência nenhuma, só têm controlo.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcópteros
« Responder #12 em: 19 de Agosto de 2011, 18:20 »
Um quad é naturalmente mais estavel que um helicoptero, e bem mais barato de arranjar quando crashas.
O mais barato possivel é um Arduino Pro Mini ou um Nano, um nunchuck e um wii motion plus, juntar um comando RC, 4 ESC's, 4 motores e 3 hélices, em termos de electrónica não deve chegar a 150€.

Caro senso para que é preciso o nunchuck e o wii motion?? Nao percebi...

Simplesmente o comando RC e um cristal no quad com a mesma freq nao serve??

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcópteros
« Responder #13 em: 19 de Agosto de 2011, 18:41 »
Ate há um vídeo que mostra dois quads a jogar tenis um com o outro, fiquei assim bahhhh, ok como é que eles fazem aquela cena com tanta precisão! agora nao encontro, mas tb ja devem ter visto :)

deve ser o video a que te referes:


mas é co diz o senso, é mto controlo e pouco automatismo (n é k eu tb kisesse fazer um automato.. ), mas n deixa de ter piada os movimentos e a precisao de controlo dos mm!  8)

Um quad é naturalmente mais estavel que um helicoptero, e bem mais barato de arranjar quando crashas.
O mais barato possivel é um Arduino Pro Mini ou um Nano, um nunchuck e um wii motion plus, juntar um comando RC, 4 ESC's, 4 motores e 3 hélices, em termos de electrónica não deve chegar a 150€.

Caro senso para que é preciso o nunchuck e o wii motion?? Nao percebi...

Simplesmente o comando RC e um cristal no quad com a mesma freq nao serve??

Cumprimentos,
André Carvalho.

eu nem intensionava pra ja ter um comando RC! kero ter é um modo de reprogramar o quad e ele fazer um dado trajecto qdo se "carregasse" num botao!

Estava a pensar meter comunicaçao sem fios com o computador, dpx pra reprogramar o trajecto e descarga de dados (fotos ou videos tirados pelo quad).

qual seria a melhor soluçao sem fios (barata de implementar, leve e menos complicada de implementar (interfaces/modulos))?
1) IRDA? infra-red
2) wifi?
3) RF/ RFID?
4) bluetooth?


estava a pensar em algo k pudesse fazer comunicaçao entre pc/portatil e o quad, a distancias curtas (5m max), possivelmente (c obstaculos, paredes pelo meio, ou apenas uma janela co obstaculo), algo k fosse rapido a enviar dados, pk se tiver um video de 1minuto pra descarregar pró pc, n kero k leve meia hora a descarregá-lo! :P
 
« Última modificação: 19 de Agosto de 2011, 18:47 por Hugu »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Quadcópteros
« Responder #14 em: 19 de Agosto de 2011, 18:51 »
Viva pessoal,

@hugu, isso pertence a uma universidade penso que não vendem :) no entanto é uma questão de lhes perguntar, mas... duvido.

@pessoal, o problema aqui não e a electronica envolvida! ESCs baterias e motores brushless é ao pontapé na hobbyking e relativamente baratos! o problema aqui é CONTROLO, porque este tipo de brinquedos são instáveis e precisam de ter alguma coisa que os controle.

@zordlyon, o senso falou nesses acessórios porque possuem acelerómetros e giroscópios necessários para "sentir" o que se passa no quadcopter. Além disso, apenas o Tx/Rx não são suficientes porque terias de controlar em tempo real os 4 motores (@senso e com uma hélice a menos ainda pior :P ) para que a plataforma estivesse estável.

A minha relação com filtros de kalman não é a melhor mas é o que se usa nestas aplicações se tiverem acesso ao IEEExplore procurem que tem lá alguns papers sobre isso.

Cumps, Mauro.