collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Convivio] O que vou desmontar hoje?  (Lida 53492 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #120 em: 07 de Setembro de 2012, 21:58 »
O que quis dizer é que o estado e organizações governamentais têm de apoiar iniciativas verdes ou pelo menos deviam, tal só acontece mais agora pq possivelmente vão ganhar alguma com isso..só agora é que deu para ter motos eléctricas mais baratas sem pagar imposto etc etc.. mas há muitos anos atrás já se podia ter feito isto ou não!?

é como tudo.. uma empresa em PT prefere gastar milhões a desenvolver uma aplicação por uns tipos americanos quaisquer do que aproveitar uma portuguesa gratuita, pq? pq assim gastam milhões a comprar a aplicação e são vantagens para contabilidade e para tapar falcatruas.. 

Quem se lixa é sempre o mesmo e depois de ouvir o nosso 1º ministro meu deus..

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #121 em: 10 de Setembro de 2012, 11:33 »
A ulima coisa que estou a desmontar !
Lcd e touch screen.
Na ultima foto podem ver os contact,os do Touch screen  de lado, e em cima, do LCD.
Muitos dos gadgets mais baratos trazem este tipo de contactos embebidos naquela materia esponjosa que vem ( preto e rosa).





« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 11:35 por iyahdub »
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #122 em: 16 de Novembro de 2012, 16:30 »
Um colega contribuiu para a minha infindável procura por motores de passo com 3 impressoras e 2 scanners  ;D



No final do dia acabei com uma pilha de tralha para reciclar, alguns motores e varões suficientes para a minha impressora 3d:







ainda me falta esventrar uma impressora, mas já vi que também não tem steppers e o tamanho dos varões é diferente dos outros :(

(nota para mim mesmo, ou um concelho para alguém: scanners são muito mais fáceis de desmontar e têm muito mais coisas úteis)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #123 em: 17 de Novembro de 2012, 22:54 »
Boas.
Ha uma semana desmontei uma menina destas:


Retirei de la alguns veios, dois motores de passo nema 14 e casquilhos, roldanas, ect...

Retirei de la tambem uma fonte de alimentação:


A fonte tem 3 fios. Sao aqueles 8 coloridos do lado direito. Estão ligado entre si, ficando so com 3 fios. Estive a testa-la e obtenho numa combinação de fios 32V, noutra 5V e noutra 37V.

Mas noto que depois de desligar a fonte, esta ainda continua a dar tensão durante cerca de meio minuto ate o condensador começar a descarregar atraves do multimetro, acho eu...

E se tocar com uma chave entre os dois fios, aquilo manda uma faisca enorme :P


Agora como posso usar a fonte com segurança? Pensei em colocar uma ventoinha ligada sempre à fonte, como uma carga constante, para descarregar rapidamente os condensadores quando os desligar.

Ou não é perigoso tocar nos fios?


Tambem nao sei qual a corrente máxima que ela aguenta, mas tem la um fusivel de 3.15A

Abraços pessoal.


Edit: Ja agora...

Fio 1 - Fio 2: 5V
Fio 1 - Fio 3: 32V
Fio 2 - Fio 3: 37V

Penso que o Fio 1 seja dos 5v, o Fio 3 dos 37V e o Fio 2 o ground, correcto?
 37V-5V=32V
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 00:31 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #124 em: 23 de Novembro de 2012, 00:13 »
Boas pessoal.

Alguma sugestão quanto à minha duvida anterior?

Aproveito e deixo mais uma foto com o equipamento principal que retirei.
A board é uma controladora de motores de passo, neste caso para aqueles dois. Mas nao me parece que va utiliza-la.

Quanto ao resto do material, é agora ter alguma ideia para um projecto novo e meter em pratica... Alguma ideia? :P



Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #125 em: 23 de Novembro de 2012, 00:37 »
Citar
Penso que o Fio 1 seja dos 5v, o Fio 3 dos 37V e o Fio 2 o ground, correcto?

se não tiveres a certeza absoluta põe o multímetro em modo de continuidade (é este o nome?) e vê se existe continuidade com um dos GND desses condensadores pretos

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #126 em: 23 de Novembro de 2012, 22:54 »
Ya, para confirmar era tao simples... ate tenho vergonha :P :D

E quanto à segurança sobre o que disse, será que posso ter problemas?
Agora reparei que os  heatsinks estão ligados ao ground da pcb. Nao entendo porquê, nao deveriam estar ligados à terra? Ou é a mesma coisa? No fundo a terra é o "polo negativo" do nosso sistema :P

Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #127 em: 23 de Novembro de 2012, 23:05 »
Ya, para confirmar era tao simples... ate tenho vergonha :P :D

E quanto à segurança sobre o que disse, será que posso ter problemas?
Agora reparei que os  heatsinks estão ligados ao ground da pcb. Nao entendo porquê, nao deveriam estar ligados à terra? Ou é a mesma coisa? No fundo a terra é o "polo negativo" do nosso sistema :P

Abraços

Nem por isso.
Nunca, nunca, nunca, deves usar o fio de terra(verde e amarelo) como cabo para levar correntes, ele está presente, como um sistema de segurança.
Se tiveres uma caixa metálica, a caixa metálica forçosamente tem de estar ligada de forma segura e robusta ao fio de terra, para no caso de algo correr mal, por exemplo um fio solto tocar na caixa, a corrente flui para o fio de terra e não para uma potêncial pessoa que toque na caixa, e depois o teu dijuntor diferencial deve disparar quando isso acontece.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: [Convivio] O que vou desmontar hoje?
« Responder #128 em: 25 de Novembro de 2012, 19:28 »
Por isso é que eu nao percebo como um heatsink está ligado ao ground da pcb, quando deveria de estar ligado à terra caso eles tocassem na estrutura metalica da impressora. Mas pronto, vou ter de garantir que os heatsinks nao toquem na caixa onde vão ficar. E os parafusos de suporte terei de fazer a mesma coisa. Acho que vou aparafusar tudo a uma base de madeira, que depois aparafuso à caixa metalica.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke