collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Projecto button box pc( simracing)  (Lida 13607 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Projecto button box pc( simracing)
« em: 18 de Abril de 2017, 11:47 »
Ola a todos, antes de mais espero estar a colocar este tópico no sitio correcto.

eu tenho uma tonelada de perguntas mas vou começar davagarinho.

Projecto:
pretendo criar uma button box, para pc em que servirá para controlar algumas funções dos jogos de simulação automovél..
a imagem em anexo é meramente para terem uma ideia. pois quero algo mais a meu gosto e com mais funções etc..

irá contar com cerca de 50 funções. e um display..(possivelmente um nextion)
maioritariamente serão push buttons.. tendo cerca de 12 rotary encoders(ou algo semelhante) e alguns toggle..(akeles de metal tipo aviões)
algumas funções queria que ao serem activadas acebdesse um led de indicação(ex: limitador de velocidade das box ligado led ficava ligado)
pelo que pesquisei tod aa gente usa uma placa arduino, ja vi usarem a uno mas penso que para tantas funçoes nao será possivel..

pronto,ja teem uma ideia aqui vai a primeira pergunta:
1 - a melhor placa a usar sera uma arduino?
2- opto pela mega 2560?

desde ja o meu obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #1 em: 18 de Abril de 2017, 14:17 »
Só se for um dos mais recentes que tenha o atmega8u2 ou 8u4 que terás de re-programar para ele aparecer como um dispositivo HID(telcado/rato/joystick).

Com multiplexing provavelmente fazes isso com um Teensy 2 ou 3 e com o código para os teclados mecânicos.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2017, 14:51 »
antes mais obrigado pela resposta..

entao secalhar a minha primeira pergunta nao foi a mais correcta. tendo em conta o que quero. qual a base que uso? o aconselhaam..basicamente é para ligar a button box por usb ao pc.. e quando num jogo me pedir para atribuir uma tecla a um comando eu pressiono um botão e ele assume para a determinada função.

sendo assim a minha pergunta é:
arduino é o melhor?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2017, 15:03 »
Jogas com teclado ou com comando/volante?
É que 50 teclas ainda é muita tecla/botão e podes ficar sem teclas disponiveis para definir tanta função.
Se é complicado, não, á gente a fazer teclados mecânicos em casa a pontapé, o que tu queres é basicamente um teclado com os botões noutra ordem.

Arduino só serve se for o que tem o atmega8u2 e afins a fazer a comunicação usb-serial com o atmega maior, por exemplo duemilanove só te vai falar por serial e nunca dá para o meteres a aparecer como um teclado no teu SO.

Um Teensy usa exactamente o mesmo IDE do Arduino e são relativamente baratos.

Mas isso pode ser feito de N maneiras, dado que falas em encoders provavelmente não tens muitas soluções de comprar e usar, mas se tirares os encoders a tua caixa de botões pode ser feita com uma das muita placas que o pessoal usa para fazer arcades que é só ligar os fios, ligar cabo usb e está feito.

Já agora, o que pretendes mostrar no lcd que referes querer usar?
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2017, 15:14 »
Quando o João me fez a pergunta por MP a resposta dada foi:
Citação de: jm_araujo
Não é só o HW que tens de desenvolver, mas também a parte dos drivers do PC convertem os dados recebidos pelo Arduino em algo que os jogos compreendam.

Se não tens experência o meu conselho é comprares uma placa de interface já feita. Fica mais barato, simples e rápido. Por exemplo numa pesquisa rápida: http://www.leobodnar.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=94&products_id=204&zenid=66995bb0b3428ffd0895f0746523cafc

Mas coloca a pergunta no forum, é melhor, recebes mais repostas com jeito algumas de pessoas com experiência.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2017, 15:29 »
Se aparecer como um teclado não precisa de drivers extra, como comando é que é outra aventura, mas á código por ai á solta para essas coisas.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2017, 15:31 »
eu jogo com um volante caixa de velocidades em H/ caixa sequencial..

as funçoes sao as do jogo e não estão todas.

basicamante é tornar tudo mais real.. mais pratico.. vou dar exemplos para perceberes mehor.

ajustar o banco( cima/baixo/esquerda/direita/frente/tras/pitch up/pitch down)
  pensei usar aki uma especie de joystick(cima baixo esquerda direita) mais restantes botoes.. unica e exclusivamente para poupar espaço..
 
ligar luzes - ligava um toggle(dakeles tipo avião) em que me acendia um led a informar que estava ligado..
    sei que todos as funçoes no jogo funcionam tipo press and release.( neste caso penso que seria a nivel de codigo que ao activar(manipulo do botão para
    cima) acivava a função e acendia a luz e ao desactivar(manipuo para baixo) desactivava e apagava o led.. o botão é o mesmo..

"Encoders"
  o que pretendo aqui é um tipo de botão de rodar para as funcoes de "traction control" "braking bias" etc.. basicamente ao rodar mais para a direita ou para a
   esquerda aumento ou dimino a respectiva função( no jogo sao duas teclas.. a cada press aumenta o valor para cima e na outra tecla diminui o valor..(nao
   sei se me fiz entender) dai ter pensado nos encoders.. talvez haja algo melhor e mais facil nao sei.. (gostaria que o "botão/encoder se sentisse nos dedos o
   "clique" ou seja sem ver conseguir perceber que rodei 3 ou 4 cliques para a direita ou esquerda..deu para entender?

display
será pa usar com um programa de sim racing possivelmente o simhub.. deixo ai o link..


usa arduino e basicamente trasmite informações do jogo em tempo real. uma especia de telemetria do carro..

penso que é tudo

 


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #7 em: 18 de Abril de 2017, 15:35 »
O ecrã é melhor mesmo pensares em usar esse Nexion que já tem tudo feito, porque tens de ter o programa no lado do pc a ir buscar os dados algures á memória do jogo(ou seja á RAM do pc), e se já alguem o fez e funciona é melhor não andares a perder meses para fazer isso.

De resto tudo o que falas é relativamente simples, é como te disse, isso vai funcionar tal e qual um teclado, só que com uma forma diferente.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #8 em: 18 de Abril de 2017, 15:36 »
eu nao kero controlar jogo,, eu quero uma caixa que me sustitua o teclado basicamente durante um jogo.. quero que o jogo reconheça uma especie de comando.. vejo centenas feitas na net super simples super "facil" a unica diferença para a que quero é que tens mais funções.. as que vejo usam uma arduino uno ou leonardo.. apenas queria algo com mais capacidade e que se quisesses pudesse adaptar um dysplay. no video que postei em cima ele usa separado.. eu queria integrar na minha caixa.. ao unves de estar a afazer o dlyplay mais duas button boxes queria integrar tudo numa so placa.. so isso. se for possivel claro.. mas hj em dia penso que tudo é possivel

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2017, 15:39 »
quanto ao ecra pois eu keria usar esse.. só posso vir a ter um pekenino problema.. nao consigo ligar o ecra  a placa que vou sar com os botoes? pergunto isto pk senao vai ser mais um usb que tenho que ligar ao pc certo? li nao sei bem onde que os jogos nao aceitam mais de 4 usb

Nº de USBs
volante - 1
caixa -1
pedais - 1
button box - 1

 se realmente só der 4 ja nao da.. mas como disse nao sei se isto é verdade..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #10 em: 18 de Abril de 2017, 16:08 »
O lcd não fala com o jogo, é um programa á parte que lê a memória do pc,e podes meter um hub usb dentro da caixa de botões e só usas um cabo USB entre a caixa e o pc..
Se assim fosse o Pcars não corria num portatil, tenho dois comandos + teclado externo + teclado do portatil + touchpad + rato externo, tudo pendurado em USB, podes mexer em qualquer teclado ou rato ou comando que o jogo responde conforme o botão em que carregas.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #11 em: 18 de Abril de 2017, 16:14 »
pois era isso que estava a pensar um hub usb.. basicamante fico com a button box e o display ja pronto so fixo a mesma caixa.. duas peças distintas apenas fisicamante interligadas.. isso vai me levar a comprar mais uma placa arduino.. mas é mais vantajoso?uma qustao de ver os preços mas sendo assim será que ja nao preciso de uma mega 2560?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #12 em: 18 de Abril de 2017, 16:19 »
E para que é que precisas de "mais um arduino" se o display já tem um micro na placa, e a unica coisa que usam no video é um conversor USB->Serial para o programa falar directamente com o display?
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #13 em: 18 de Abril de 2017, 16:49 »
ja entendi. basicamante faço tal e qual o video e so deixo a entrada usb na caixa para ligar ao pc. mais alimentação. para tanto para o display mais a button box mais saida usb da button box para o pc.. provavelmente consigo ter uma entrada de corrente para alimentar tanto a button box como o display e duas saidas usb..
« Última modificação: 18 de Abril de 2017, 16:56 por Makreth »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #14 em: 18 de Abril de 2017, 17:11 »
Um HUB USB alimentado trata disso tudo.
Avr fanboy