collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Projecto button box pc( simracing)  (Lida 13606 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #15 em: 18 de Abril de 2017, 17:13 »
obrigado por tudo.. e ja sinto isto a andar..e entao tendo em conta isto tudo.. uso a arduino mega na mesma? ou arranjo uma alternativa melhor?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #16 em: 18 de Abril de 2017, 17:31 »
Podes, e já te dei uma alternativa que muita gente usa:
https://www.pjrc.com/teensy/td_keyboard.html
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #17 em: 18 de Abril de 2017, 17:43 »
desculpa a ignorância.. mas isso de codigos nao percebo nada.. mas assim mt resumidamente se me puderes explicar isso do teensy.. é algo similar a arduino? antes mostraste me umas placas.. é uma alternativa? se sim ao usar o nextion nao ha problema nenhum? facilidade de arranjar alguem para os codigos?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #18 em: 18 de Abril de 2017, 20:21 »
desculpa a ignorância.. mas isso de codigos nao percebo nada.. mas assim mt resumidamente se me puderes explicar isso do teensy.. é algo similar a arduino? antes mostraste me umas placas.. é uma alternativa? se sim ao usar o nextion nao ha problema nenhum? facilidade de arranjar alguem para os codigos?
Já que dizes que não percebes nada de código aqui fica um pequeno guia para orientares a tua abordagem a este problema:
- Primeiro que tudo problemas complexos (e o teu é bastante complexo para os conhecimentos que tens neste momento) não se resolvem, tens de os decompor em problemas mais pequenos e como tal mais simples de resolver primeiro;
- Estuda e estabelece uma prioridade entre os problemas simples que identificas-te (preferencialmente começando nos mais simples);
- Pega no problema com prioridade mais alta e pesquisa o que outros já fizeram para resolver problemas idênticos;
- Das várias soluções que encontrares pega naquela que te parecer mais simples e eficaz e estuda-a de maneira a que percebas como funciona, para um problema tão complexo de nada te vai servir copiar simplesmente o que outros fazem pois quando estiveres encravado num problema não vais conseguir sair de lá;
- Aprende o necessário para resolver esse problema e experimenta bastante até conseguires que a solução seja funcional;
- Risca o problema que acabas-te de resolver da lista de prioridades e segue para o seguinte.

Se seguires minimamente estes passos vais ver que o teu problema se vai revelar mais simples do que parece à partida e que provavelmente vais conseguir resolvê-lo aprendendo muito sobre este fantástico mundo que é a electrónica e os microcontroladores.

As Teensy's são uma uma série de placas de desenvolvimento idênticas ao Arduino e compatíveis com a programação do Arduino (pode necessitar de algumas adaptações, não sei como isso está pois já me deixei do Arduino à uns anos) o senso acabou de te dar um link para o site do Teensy onde fala especificamente da emulação de um teclado:
Podes, e já te dei uma alternativa que muita gente usa:
https://www.pjrc.com/teensy/td_keyboard.html
O Teensy 2.0 se não me falha a memória é idêntico ao Arduino Leonardo só mudando o form factor, tens também os Arduino Pro Micro dos chineses do ebay que são também idênticos e bastante mais baratos pelo que pode compensar (atenção que pelo menos os que encomendei à uns anos atrás não tinham meia dúzia de pinos de entrada disponíveis). Tens versões do Teensy mais recentes e mais capazes que serão melhores para o projecto no seu todo mas quanto a mim desnecessários numa fase inicial.

Se procuras que alguém te programe mais vale pedires (e pagares) que te façam tudo, é mais garantido que funcione sem problemas. Dúvido que consigas fazer o projecto apenas a copiar exemplos dos outros (a menos que encontres alguém que tenha feito um projecto exactamente igual ao teu) mas se fores para a frente com ele verás que o código que necessitas é relativamente simples e que se perceberes o seu funcionamento consegues fazer tudo.

Espero que não leves a mal nada do que disse e te sintas à vontade para colocares aqui ao pessoal as tuas dúvidas que de certo não faltará quem te dê uma ajuda que seja.

P.S.: Procura pelo fórum que já existiu um tópico do género, podes tirar de lá algumas ideias.

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #19 em: 19 de Abril de 2017, 09:44 »
Obrigado por tudo.. é claro que não levo a mal e agradeço tudo..na minha opinião tudo o que descreveu é o que estou a fazer.. começar a ver os problemas que vou encontrar e ver como irei resolver.. concordo plenamente com tudo o que disse. mas penso que está a escapar algo que eu acho importante.. pelo menos para mim: saber até onde posso ir.. saber as potencialidades do equipamento. etc.. dai ter vindo aqui falar com voçês. tentar perceber o que é possível fazer.. existem inumeras button boxes na net.. e todas elas (para mim) são horríveis. vou mostrar em anexo as duas que me inspirei para fazer algo a meu gosto.. e a minha maneira de pensar leva me a dizer: "a fazer, faz a grande"eu a parte do design eu trabalho. deverá ser acrílico recortado decoração a vinil. gravações a laser iluminação led etc.. pois isso é a minha área(designer gráfico) agora o resto ja não..daí que antes de começar a resolver problemas vou definir o que é possível ou não fazer e qual o custo/beneficio disso
Ex:
 1- cheguei a conclusão que gostaria de cerca de 50 funções, mas se me disserem que existe uma placa muito mais barata mais simples que faz até 49 funções, eu removo uma.. nao é por ai..( todas as button boxes que vi trabalham no máximo até 32 funções(deve ter uma razão)

 2-a vossa opinião e ideias tb são bem vindas, isto dia após dia está a evoluir.o display foi acrescentado a pouco tempo.
se as button box levam display? nao claro que nao.. se ficava fixe.. ficava pois.. então vamos usar um dysplay.

 3-existem outras coisas que vou precisar da vossa ajuda pa resolver etc. mas tb queria começar. queria dizer que tenho uma placa base.. pa começar.senao é so ideias ideias ideias e nao se ve nada a ser realmente feito.
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 09:47 por Makreth »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #20 em: 19 de Abril de 2017, 12:57 »
todas as button boxes que vi trabalham no máximo até 32 funções(deve ter uma razão)

Têm, os dispositivos HID da classe Joystick ou Gamepad suportam o máximo de 32 botões. Para ter mais tem de ser de classe teclado ou eventualmente outras a explorar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #21 em: 19 de Abril de 2017, 14:39 »
Os I-PAC supostamente vão até 56(IPAC4).
Diria que o mais comum é o pessoal enfiar isto numa caixa e ligar fios e siga:
https://www.ultimarc.com/ipac1.html

Já agora, isto é uma ideia para tu fazeres um para ti ou tens ideias de comercializar a coisa?
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #22 em: 19 de Abril de 2017, 15:19 »
Os I-PAC supostamente vão até 56(IPAC4).
Diria que o mais comum é o pessoal enfiar isto numa caixa e ligar fios e siga:
https://www.ultimarc.com/ipac1.html

Retirado do site:
Citar
I-PAC is the ONLY keyboard encoder which emulates a USB keyboard

Que vai de encontro ao que eu dizia:
Para ter mais tem de ser de classe teclado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #23 em: 19 de Abril de 2017, 15:35 »
E como são botões nem faz sentido estar a aparecer como um comando, digo eu..
Mesmo os encoders para o que ele quer é dar um pulso de tecla pressionada, não vai ser nenhum sinal analógico.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #24 em: 19 de Abril de 2017, 17:53 »
eu nao kero controlar jogo,, eu quero uma caixa que me sustitua o teclado basicamente durante um jogo.. quero que o jogo reconheça uma especie de comando.. vejo centenas feitas na net super simples super "facil" a unica diferença para a que quero é que tens mais funções.. as que vejo usam uma arduino uno ou leonardo.. apenas queria algo com mais capacidade e que se quisesses pudesse adaptar um dysplay. no video que postei em cima ele usa separado.. eu queria integrar na minha caixa.. ao unves de estar a afazer o dlyplay mais duas button boxes queria integrar tudo numa so placa.. so isso. se for possivel claro.. mas hj em dia penso que tudo é possivel
nao seria mais facil arranjares um teclado e abrires um teclado que possas desmontar o chassis e as teclas e soldar fios em cada zona de actuação das teclas para fechar o circuito em cada botoneira que pretendas personalizar?..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #25 em: 19 de Abril de 2017, 17:58 »
Num teclado de membrana é praticamente impossivel de fazer isso, mas uma pcb para um mecânico custom é só lá soldar os fios, se bem que a board será do tamanho do teclado, logo poderá ser um bocado para o grande demais e com um form factor nada agradável de se utilizar.

Para o que o OP quer fazer, um Teensy 2.1 ou o 3.0 servem perfeitamente, o código que ele precisa está todo nos exemplos, aliás, seja teensy seja um arduino mega mais recente, se bem que o arduino mega vai precisar de mais trabalho porque vai ter de programar o atmega pequenino que faz de ponte USB-serial dai eu o tentar mandar para os Teensy...

Se não quer ter tanto trabalho nem sabe programar, chapa um IPAC.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #26 em: 19 de Abril de 2017, 18:23 »
Num teclado de membrana é praticamente impossivel de fazer isso, mas uma pcb para um mecânico custom é só lá soldar os fios, se bem que a board será do tamanho do teclado, logo poderá ser um bocado para o grande demais e com um form factor nada agradável de se utilizar.
sim claro, referi-me aos teclados mecanicos que teem daquele tipo de pads de fechar circuito pra actuar a respectiva tecla..

..e pelo que vi a consola exemplo que ele colocou, aquilo tb nao é pro pequeno e ja que falou em 50 botoneiras ou interruptores, acho que o tamanho nao importa se quiser fazer um tablier ou um cockpit..

Acho que havia aqui um user que fez um simulador para um jogo de rally, até meteu um mostrador de mudanças e conta-rotações...se nao me engano era/é o Fifas...

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #27 em: 19 de Abril de 2017, 20:40 »
Os I-PAC supostamente vão até 56(IPAC4).
Diria que o mais comum é o pessoal enfiar isto numa caixa e ligar fios e siga:
https://www.ultimarc.com/ipac1.html

Já agora, isto é uma ideia para tu fazeres um para ti ou tens ideias de comercializar a coisa?

nao isto nao é para comercializar.. é para uso pessoal dai estar a fazer ao meu gosto..a quem me ajudar tenho todo o gosto em dar os planos de corte do material os desenhos 3D etc.. sem problema

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #28 em: 19 de Abril de 2017, 20:50 »
o tamanhao nao importa. ker dizer.. importa.. algo dentro dos normais.esteticamente aceitavél..o conceito de design aqui é integrar a caixa de velocidades.. numa das fotos que vos mostrei uma das consolas é vertical e horizontal. a parte horizontal ir ter um "buraco para a caixa de velocidades.. a ideia é dar continuidade..simular um cockpit de um carro..ja agora falaram ai numa questao se me puderem explicar.. tipos de sinais.. analogicos digitais..etc..

1- o que pretendo para aumentar ou diminuir o controlo de tração por exemplo,rodo para a direita um clique aumenta um nivel rodo mais uma vez aumenta outro nivel e vice versa etc.. o que preciso é um encoder?ou um rotary switch? ainda nao percebi isto e preciso mesmo de saber isto.pk sei k existem uns iguais mas k digamos varias posicoes em que cada posição funciona como uma tecla..digamos que quero mudar para varios canais de team speak etc.. cada vez que rodar irá trocar para um canal diferente..so pa começar a chamar as coisas pelos nomes..

mais uma vez, o meu obrigada a todos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #29 em: 19 de Abril de 2017, 21:27 »
O que tu queres é um rotary encoder, mas é preciso algum código para os usar, a saida deles não é roda para um lado e dá um click num pino, mas tens bibliotecas para os usar tanto nos teensy como nos arduinos, é só ligar os fios e pronto.
Avr fanboy