collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Projecto button box pc( simracing)  (Lida 13609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #30 em: 19 de Abril de 2017, 21:53 »
saber até onde posso ir.. saber as potencialidades do equipamento. etc..
Tentar perceber o que é possível fazer..
Literalmente o céu é o limite, é tudo virtualmente possível desde que consigas adquirir todos os conhecimentos necessários ou estejas disposto a pagar o suficiente.

"a fazer, faz a grande"eu a parte do design eu trabalho. deverá ser acrílico recortado decoração a vinil. gravações a laser iluminação led etc..
Ex:
 1- cheguei a conclusão que gostaria de cerca de 50 funções, mas se me disserem que existe uma placa muito mais barata mais simples que faz até 49 funções, eu removo uma.. nao é por ai..( todas as button boxes que vi trabalham no máximo até 32 funções(deve ter uma razão)
Não existe mal nenhum em querer fazer à grande, desde que te mentalizes desde o inicio que não é propriamente rápido a fazer um projecto destes, a excepção é se só quiseres botões e aí pegas nos I-Pac que o senso referiu e tens a coisa funcional uma semana depois de receberes todos os componentes.
A parte da caixa exterior será das coisas mais fáceis, desde que saibas fazer um desenho em 3D decente e depois extraias as superfícies exteriores para o corte do acrílico.

2-a vossa opinião e ideias tb são bem vindas, isto dia após dia está a evoluir.o display foi acrescentado a pouco tempo.
se as button box levam display? nao claro que nao.. se ficava fixe.. ficava pois.. então vamos usar um dysplay.
O display penso que seja exequível, dependendo muito de que dados queres mostrar e se o programa os disponibiliza de forma acessível ou não, esta será garantidamente a parte mais complicada do projecto pois quase de certeza que terias de desnvolver um programa\driver no PC para extrair esses dados.

1- cheguei a conclusão que gostaria de cerca de 50 funções, mas se me disserem que existe uma placa muito mais barata mais simples que faz até 49 funções, eu removo uma.. nao é por ai..( todas as button boxes que vi trabalham no máximo até 32 funções(deve ter uma razão)
Necessitas mesmo de 50 funções (vejo algumas que não fazem muito sentido a mim, como o acertar a posição do banco, quantas vezes a alteras realmente durante uma corrida?), se construíres um interface complicado provavelmente não te vais adaptar a ele e vais continuar a usar o teclado como até aqui, KISS (se não conheces o termo pesquisa, uma dica não é beijo).

3-existem outras coisas que vou precisar da vossa ajuda pa resolver etc. mas tb queria começar. queria dizer que tenho uma placa base.. pa começar.senao é so ideias ideias ideias e nao se ve nada a ser realmente feito.
Como te disse antes decide se queres mesmo avançar para o desenho completo deste projecto e se sim começa a reunir material para implementar meia dúzia de funções que sejam só botões de pressão, assim consegues testar facilmente e ver as coisas a funcionar sem gastar muito dinheiro. Digo isto por experiência própria, se planeares muito vais acabar por deixar passar otempo sem fazer nada, se começares a construir e tiveres resultados palpáveis (ainda que diminutos) vais ver que a vontade vai permanecer em alta e levas o projecto em frente.

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #31 em: 21 de Abril de 2017, 10:48 »
O projecto é para avançar e vai avançar.. não espero ter isto feito para a semana nem nada que se pareça. mas com o seu devido tempo vai andar.. dia após dia vou descobrindo novas coisas e pondo em ordem os conhecimentos que vou adquirindo graças a voçês e ao que vou pesquisando.

outra questão..nisto que estou a querer fazer.. vejo varias placas que têm X inputs digitais e analógicos e ainda uns digitais que teem PWM

minha qustão é:
nos botoes que vou usar é tudo sinais digitais? os encoders tb? para começar a saber o numero que preçiso de inputs.obrigada

 os tais rotary com clique que falo sao os que estaso no video.. os de baixo do lado direito.. o conceito é kuase todo esse que esta ai.. mudam quantidades etc.


« Última modificação: 21 de Abril de 2017, 11:17 por Makreth »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #32 em: 21 de Abril de 2017, 11:51 »
Sim, vai ser tudo digital.
PWM só se quiseres variar intensidade de leds(que provavelmente até deve dar jeito).

Talvez sejam encoders, no video ele só roda o reset e pelo barulho que aquilo faz não pode ser um encoder.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #33 em: 21 de Abril de 2017, 12:04 »
pois nao sei o que é aquilo. eles a falar falam em encoders. mas nao sei.. sei que ha dois tipos e pretendo usar os dois.. um faz so duas opções.. ou seja. cada clique para a direita representa um botão.. cada clique para a esquerda outro botão..apesar de ser o numero de voltas infinito.. para direita uma função.. para a esquerda outra.. e depois ha uns "iguais" mas cada posição tem uma função especifica.. por exemplo um botao dakeles de 12 posições.. sao 12 botoes..percebes? tipo posição 3 é um canal de um grupo de teamspeak.. posição 4 é outro.. etc.. quanto aos PWM nao estou a ver onde possa usar isso. queria sim que ao activar uma função me acendesse um led indicador a dizer que esta activo.. e permanecesse activo.. mas para isso entao nao é preciso PWM pois nao?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #34 em: 21 de Abril de 2017, 12:16 »
esses pseudo encoders sao botoes de 2 posiços + 0 central.
isso usa-se muito em electronica... ;)
no fundo esses botoes fazem a funçao OU com passagem por zero.
em vez de se ter dois comutadores em que so podemos ter um ligado de cada vez usa-se um desses.

Eventualmente tambem se poderia usar enconders nessa caixa, visto que o teclado do pc que esta a ser emulado tem as teclas codificadas em matriz.

encoderes é mais este tipo:

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #35 em: 21 de Abril de 2017, 12:41 »
pois nao sei o que é aquilo. eles a falar falam em encoders. mas nao sei.. sei que ha dois tipos e pretendo usar os dois.. um faz so duas opções.. ou seja. cada clique para a direita representa um botão.. cada clique para a esquerda outro botão..apesar de ser o numero de voltas infinito.. para direita uma função.. para a esquerda outra.. e depois ha uns "iguais" mas cada posição tem uma função especifica.. por exemplo um botao dakeles de 12 posições.. sao 12 botoes..percebes? tipo posição 3 é um canal de um grupo de teamspeak.. posição 4 é outro.. etc.. quanto aos PWM nao estou a ver onde possa usar isso. queria sim que ao activar uma função me acendesse um led indicador a dizer que esta activo.. e permanecesse activo.. mas para isso entao nao é preciso PWM pois nao?

Compra meia dúzia de botões e encoders e começa a experimentar e a usar para veres se é ou não o que queres...

Um encoder é um encoder, tem 3 pinos, tipicamente um vai á massa e dois que é onde trabalham as escovas e tens uma saida em código de gray de 2 bits.
A outra coisa é um selector rotativo, e até é mais comum terem saídas de 4 estados em que os respectivos estados são dados em binário ou BCD conforme o modelo que compres.

Lá por meterem umas capas iguais em botões diferentes não quer dizer que sejam iguais ou sequer parecidos.

Se são simples de usar? Sim, é basico, só que enquanto não meteres TU as mãos na massa não vais tirar essas confusões todas da cabeça.

E por favor, usa o enter de vez em quando.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #36 em: 21 de Abril de 2017, 13:51 »
alguém conheçe isto? e o que acham ou se recomendam..

https://www.poscope.com/product/pokeys57u/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #37 em: 21 de Abril de 2017, 14:34 »
Suporta encoders e botões, faz tudo o que precisas.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #38 em: 21 de Abril de 2017, 14:55 »
senso, qual te sentes mais avontade para trabalhar?arduino? :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #39 em: 21 de Abril de 2017, 15:14 »
Não uso Arduino(uso atmegas, entre outros), mas não uso nem o IDE nem as bibliotecas do Arduino.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #40 em: 21 de Abril de 2017, 15:53 »
e qual queres usar para fazermos isto? :) se fosse para ti..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #41 em: 21 de Abril de 2017, 16:04 »
Compras essa coisa do link que deixaste, por 50€ já tens os terminais roscados soldados e tudo.
Compras os botões, ligas a fiarada e é só configurar no pc.

Qualquer coisa que meta micros vai meter código, não vou fazer código em Arduinês porque é contra a minha religião, e não vou andar a martelar com LuFa ou parecido a implementar USB do meio caminho para a frente.
Tenho 30 mil linhas de código enfiadas num projecto que tecnicamente não faz nada, a ultima coisa que quero fazer é meter-me em mais código quando chego a casa.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #42 em: 21 de Abril de 2017, 16:07 »
compreendo.. vem ai o calor a gente bebe uns finos entretanto..:) numa esplanada para nao ires para casa fazer código :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #43 em: 22 de Abril de 2017, 23:18 »
Já não estou por Aveiro, estou por Viseu á semana, e 40km ao lado de Aveiro ao fim de semana.
E a minha tostadeira é um 17" com 4Kg com 2h de bateria, não ia durar muito numa esplanada, para além disso tenho um certo receio de meter o pc perto de copos.

Já tentamos estudar e desenvolver coisas em esplanadas, não resulta, a coisa acaba sempre por descambar e nunca se faz nada do planeado lol.
Avr fanboy

Offline Makreth

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Projecto button box pc( simracing)
« Responder #44 em: 24 de Abril de 2017, 10:01 »
Bons dias. vou aptar pela Pokeys57U vou encomendar e depois a medida que for montando vou actualizando.

só um aparte:

é possivel durante um jogo aumentar e diminuir os varios volumes taanto do jogo como do teamspeak e outras aplicações que se usam sem ter k minimizar o jogo..percebem?