collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Clubes de robótica  (Lida 7537 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Clubes de robótica
« em: 14 de Outubro de 2012, 00:32 »
Bem, então é o seguinte:

Após algum pesquisa, deparei-me com a situação de que algumas escolas têm clubes de robótica, que é só para alunos das escolas (o que é uma pena) e não consegui encontrar nenhum clube de robótica onde as pessoas se pudessem inscrever, produzir robots e levá-los a concursos (robocup).

Com alguma pena (pena para mim, por gostava de ter participado), vi que alunos do Agrupagmento de Escolas de São Gonçalo foram À robocup e ganharam o concurso. Estes têm um clube de robótica nas suas escolas. Esta notícia pode ser vista na homepage da aliatron.

Eu gostava de entrar num género de clube destes, os clubes de escolas estão excluídos, por acaso alguém conhece algum clube em que me possa inscrever?

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Clubes de robótica
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2012, 01:51 »
Também gostava de poder participar em algo do género... Infelizmente na minha escola não há nada...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Clubes de robótica
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2012, 02:47 »
Tens de ter bons fundos para fazer um robot para passar nas especificações técnicas todas do RoboCup, assim como o custo de inscrições e das deslocações, tens de pensar em dezenas de milhares de €..
Avr fanboy

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Clubes de robótica
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2012, 04:09 »
Nas provas júnior os requisitos técnicos para poder participar no robocup não são tantos quanto isso e o valor monetário necessário para desenvolver um robot para participar numa prova desta faixa etária também é inferior, mas das inscrições e viagens não te safas. Para além de que (não sei se isto é válido para todas as provas mas penso que sim), precisas de participar nas provas nacionais e obteres pontuações que te qualifiquem para o robocup.

De qualquer forma, quer seja para participar em provas ou não, um grupo de robótica que não estivesse associado a uma instituição de ensino era interessante.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Clubes de robótica
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2012, 11:46 »
Citar
De qualquer forma, quer seja para participar em provas ou não, um grupo de robótica que não estivesse associado a uma instituição de ensino era interessante.

É isso mesmo. Eu tenho 16 anos, mas a minha escola não tem grupo de robótica. Sei que existem escolas com grupos de robótica,  em que os projectos são pagos pela escola. Estas escolas depois levam os alunos a concursos de robótica. Mas não existe uma associação privada ou pública deste género (que não esteja associada a nenhuma escola)?

Gostava de ter a possibilidade que os miúdos que já referi (notícia na aliatron) tiveram, desenvolver um robot para futebol e poder ir a concursos.

Se alguém souber de uma, poste aqui o link.

Agradecido

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Clubes de robótica
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2012, 15:04 »
Penso que a melhor alternativa que têm é juntar um grupo de amigos com os mesmos interesses e começarem a fazer as coisas em conjunto. Criam o vosso próprio clube e se conseguirem reaproveitar material de impressoras e outros equipamentos conseguem poupar algum dinheiro.. têm é mais trabalho. Podem criar um tópico aqui no fórum a dizer de odne são e o k procuram e pode ser que consigam juntar mais gente da mesma zona e com o mesmo interesse.
Se tiverem mais gente interessada na vossa escola também podem falar com os vossos professores e criam vocês o clube na escola :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Clubes de robótica
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2012, 18:22 »
Penso que a melhor alternativa que têm é juntar um grupo de amigos com os mesmos interesses e começarem a fazer as coisas em conjunto. Criam o vosso próprio clube e se conseguirem reaproveitar material de impressoras e outros equipamentos conseguem poupar algum dinheiro.. têm é mais trabalho. Podem criar um tópico aqui no fórum a dizer de odne são e o k procuram e pode ser que consigam juntar mais gente da mesma zona e com o mesmo interesse.
Se tiverem mais gente interessada na vossa escola também podem falar com os vossos professores e criam vocês o clube na escola :)

Pois, é uma boa ideia. Mas os professores lá na escola não seriam indicados para isso. O ano passado o clube de informatica ia comprar dois mindstorm nxt, mas... nada.

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Clubes de robótica
« Responder #7 em: 14 de Outubro de 2012, 18:38 »
Boa, tarde!

Em relação ao grupo de robótica da escola eu fiz parte de um durante dois anos e cheguei a ser campeão. Conhecendo assim os alunos da escola de São Gonçalo.

Eu também gostava de fazer parte de um grupo de robótica, mas é como diz o nosso colega, é preciso muito dinheiro e falo por experiência própria.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Clubes de robótica
« Responder #8 em: 14 de Outubro de 2012, 18:45 »
@Joel, como tens experiência, no grupo de robótica lá da vossa escola os projectos eram pagos? Outras pessoas (de fora da escola) também se podiam inscrever?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Clubes de robótica
« Responder #9 em: 14 de Outubro de 2012, 19:09 »
Pois eu também gostava que houvesse alguma coisa desse género na minha escola mas é muito complicado pois preferem criar clubes de futebol e futsal em vês de algo que possa ajudar os alunos no futuro mas o que me respondem é que não existem fundos
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Clubes de robótica
« Responder #10 em: 14 de Outubro de 2012, 22:49 »
O meu club lá na escola até era de futebol.

É assim a escola tinha que investir no material, e conseguia-mos alguns patrocínios e apoios. Claro que o dinheiro tinha de aparecer de algum lado se queria-mos chegar longe. Se arranjarem apoios torna.se mais facil.

Existem equipas particulares, que não tem nada a ver com a escola. Havia uma que era apoiada por uma fabrica de calçado, há outra que é por uma empresa de robotica. Desde que haja robots e dinheiro para participar, podemos participar.

Deve haver alguns senãos, mas nada que não consigam ultrapassar.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Clubes de robótica
« Responder #11 em: 14 de Outubro de 2012, 22:55 »
Sabes o endereço de alguma equipa??

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Clubes de robótica
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2012, 11:18 »
O Clube de Robótica da ESTG - IPLeiria está sempre de portas abertas para equipas de escolas básicas/secundárias ou mesmo pessoas individuais! Aliás, temos realizado alguns workshops/palestras em várias escolas, desde miúdos de 10anos até malta do 12ºano!

Tipicamente não damos apoio financeiro, mas sim apoio técnico.

Se estiveres interessado, não hesites em nos contactar! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Clubes de robótica
« Responder #13 em: 15 de Outubro de 2012, 18:57 »
Podes explicar como é? É um clube onde pessoas se juntam ou só têm workshops de vez em quando?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Clubes de robótica
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2012, 19:53 »
Podes explicar como é? É um clube onde pessoas se juntam ou só têm workshops de vez em quando?

O Clube tem como função apoiar a malta aqui da ESTG-IPLeiria que quer fazer projectos na área da robótica. O clube tem profs e alunos que dão o apoio técnico que podem. Tipicamente, atividades como o festival nacional de robótica, entre outras, o clube financia a participação da malta.
Quanto às escolas secundárias, quando as escolas nos pedem nos vamos (ou as escolas vêm até nós) fazer um workshop/apresentação. Para além disso, aqui há 2anos tivemos uma equipa de uma escola secundária que estava à rasca para participar no robo bombeiro pelo que nós demos uma mãozinha.

és de onde?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein