collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores  (Lida 8636 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« em: 18 de Março de 2017, 23:35 »
Olá a todos,

Preciso de fazer um exercício para a escola, ligar ampos para estudar comparadores mais um transdutor. Preciso de +15V e -15V. Não tenho fonte para isso, a única coisa que tenho são dois carregadores, um de 20V e outro de 15V. No de 20 consigo passar para 15V através do L7815CV. Por isso acabo com duas pontas a +15V.

Fazer uma fonte de alimentação simétrica com carregadores de portátil.

Qual é a minha ideia.
Ligar o positivo de um carregador ao negativo da outra. Fico com duas pontas livres, uma de +15V e outra -15V. O neutro (massa) vou buscar aos fios que liguei anteriormente (positivo carregador 1 - negativo carregado 2).

O que acham? Funciona? Posso ligar? Ou vou mandar a luz do prédio abaixo?  8) ::) :-X ;D

Obrigado

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #1 em: 19 de Março de 2017, 08:24 »
Podes fazer isso se pelo menos um dos carregadores for flutuante, ou seja, se não tiver a massa referenciada à terra. Sendo carregadores de equipamentos domésticos o mais provável é que estejam os dois referenciados à terra. Para verificares isto mede se existe continuidade entre a massa e a terra/neutro e mede a diferença de potencial entre a massa e a terra/neutro, se tiveres continuidade e/ou não existir diferença de potencial então o carregador estará referenciado à terra.

Se estiveres na dúvida podes com cuidado ligar com indicas-te mas com um fusível de 1A ou menos nas linhas que juntas para fazer o ponto intermédio dos +-15V, se funcionar não terás qualquer ciente a fluir por este ponto se o circuito estiver sem carga, se ambos os carregadores estiverem referenciados ao fazeres isso crias um curto entre os +15 e a massa e queimas o fusível.

Precisas mesmo de tensões simétricas de 15V? Se for só para o amp-op e 10V simétricos chegarem penso que podes alimentar com o carregador de 20V e  um esquema tipo divisor resistivo de modo a criar um ponto de massa virtual.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #2 em: 19 de Março de 2017, 12:05 »
O carregador de 20V tem pino de terra. Portanto três pinos, fase, neutro e terra. O de 15V tem apenas dois pinos, fase e neutro. Significa então que o de 15V é um carregador flutuante?

Então por medida de segurança fica:

Carregador 1: Fase -> Fusível -> Neutro :Carregador 2
A ponta do Neutro do Carregador 1 e ponta da fase do Carregador 2 ficam como +15V e -15V, respectivamente. Certo?

Mais logo vou analisar melhor como medir a d.d.p entre a massa e a terra. Essa parte estou muito verde. Sei como fazer, mas para isso terei que abrir o carregador, o que não dava muito jeito.
Também quero estudar melhor a solução que falaste "divisor resistivo de modo a criar um ponto de massa virtual". O conceito massa virtual já estudei em transformadores...tenho que fazer um refresh à memória dessa matéria.

Obrigado

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #3 em: 19 de Março de 2017, 14:06 »
Atenção que te dois ou três pinos não significa nada, mais depressa os três pinos indicam uma fonte flutuante com possibilidade de se referenciar externamente a massa, mas o ponto de terra poderá ser apenas para ligar o chassi do aparelho a ser alimentado como segurança.

Para medires não precisas de abrir o carregador, nos fios de saída medes continuidade entre a massa e os pinos de entrada (neutro, fase e terra), se existir tens a fonte referenciada. Mesmo não existindo continuidade directa liga a a fonte à tomada e medes a diferença de potencial (tensão) entre a massa e o neutro da tomada, e entre a massa e o terra da tomada, se não tiveres diferença de potencial ou se esta for pequena (meia dúzia de volt's) a fonte é referenciada.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #4 em: 19 de Março de 2017, 14:25 »
Se um deles só tem 2 pinos para ligar à tomada (como é tipico dos carregadores de telemóvel todos em plástico) deve estar a flutuar, pois as tomadas não têm polaridade, portanto acho que ninguém ia ligar um pino qualquer da tomada ao negativo da saída da fonte para a referenciar :D....

Offline Nelson

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #5 em: 19 de Março de 2017, 17:15 »
ligue as duas fontes na tomada sem unir o positivo e o negativo, em seguida messa a tensão de cada fonte e veja se é realmente 15 volts, em seguida messa o negativo de uma fonte com o positivo de outra fonte naõ pode aparecer tensão somente um espurio, ou seja uma tensão baixa.
ai sim voce pode conectar este fio positivo com o negativo da outra fonte e terá a fonte simétrica +15  comum e -15
abraços

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #6 em: 19 de Março de 2017, 23:19 »
Vamos lá  :D
Em ambos os lados tenho +15V. Num dos lados, relembro, tenho +15V porque com um L7805CV passo de 20V para 15V.
Fiz este vídeo os mostro as medições que fiz. Não liguem à montagem na breadboard.
Link: https://drive.google.com/file/d/0BzlNeCfGh2GVeHV6OEF1bjFtWDQ/view?usp=sharing

Tenho ali uma d.d.p.  maluca. Que vai dos 20mV aos 60mV. Não consigo entender...

Offline Nelson

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #7 em: 20 de Março de 2017, 00:09 »
me mande o circuito, pelo que vejo é curto o 7805 tem proteção interna ele corta a quando habilita a tensao sobe e depois corta novamente
é isto que estou percebendo, voce quer uma fonte simetrica de 5 voltas
para quantos amperes

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #8 em: 20 de Março de 2017, 00:23 »
me mande o circuito, pelo que vejo é curto o 7805 tem proteção interna ele corta a quando habilita a tensao sobe e depois corta novamente
é isto que estou percebendo, voce quer uma fonte simetrica de 5 voltas
para quantos amperes

O circuito é simples. Carregador 1 liga positivo e negativo ao 7805. O negativo e positivo que utilizo no vídeo são os neutro do carregador e positivo (saída) do 7805 com 15V.
A corrente não importa.

Offline Nelson

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #9 em: 20 de Março de 2017, 00:29 »
ok manda um esquema para que eu possa analisar

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #10 em: 20 de Março de 2017, 03:36 »
Qual é a minha ideia.
Ligar o positivo de um carregador ao negativo da outra. Fico com duas pontas livres, uma de +15V e outra -15V. O neutro (massa) vou buscar aos fios que liguei anteriormente (positivo carregador 1 - negativo carregado 2).

Como pelo menos 1 deles tem saída isolada, é isso.
Liga o + do não-isolado ao - do isolado e depois ligas os carregadores à tomada, mantém uma distância de segurança enquanto fazes isto. É a maneira mais rápida de obter uma resposta :D

Quando estás a medir com o DMM entre 2 pontos que "não têm uma ddp entre si", tens valores baixos e instáveis. Costumo usar isso para saber se há tensão entre 2 pontos, ou se um determinado nó do circuito está "no ar", normalmente enquanto tiro e encosto um dedo de uma das pontas de prova do DMM (a medida não muda se houver uma tensão). Escusado será dizer que faço uso do bom senso para decidir se encosto lá o dedo ou não :D...

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #11 em: 20 de Março de 2017, 09:12 »
Em ambos os lados tenho +15V. Num dos lados, relembro, tenho +15V porque com um L7805CV passo de 20V para 15V.
Sei que ainda estou a dormir mas como passas de 20V para 15V com um 7805?

...Escusado será dizer que faço uso do bom senso para decidir se encosto lá o dedo ou não :D...
às vezes esqueço-me do bom senso...  :o

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #12 em: 19 de Agosto de 2017, 22:12 »
Provavelemnte isto já está resolvido há muito tempo, mas lá vai mais uma acha para a fogueira.

Mandei vir este chispe, ainda não testei mas parece ser a solução mais prática para testes com opamps

The ICL7660S Super Voltage Converter is a monolithic
CMOS voltage conversion IC that guarantees significant
performance advantages over other similar devices. It is a
direct replacement for the industry standard ICL7660 offering
an extended operating supply voltage range up to 12V, with
lower supply current. No external diode is needed for the
ICL7660S. In addition, a Frequency Boost pin has been
incorporated to enable the user to achieve lower output
impedance despite using smaller capacitors. All
improvements are highlighted in the Electrical Specifications
section. Critical parameters are guaranteed over the entire
commercial, industrial and military temperature ranges.
The ICL7660S performs supply voltage conversion from
positive to negative for an input range of 1.5V to 12V,
resulting in complementary output voltages of -1.5V to -12V.
Only 2 non-critical external capacitors are needed for the
charge pump and charge reservoir functions. The ICL7660S
can be connected to function as a voltage doubler and will
generate up to 22.8V with a 12V input. It
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #13 em: 19 de Agosto de 2017, 22:55 »
20mA e é com um circuito decente..
Com 5€ compras um transformador de 15-20VA com saida 12-0-12, outros 5€ em componentes e tens uma fonte simétrica barata e com um bocadinho mais de capacidade, e com a vantagem de não teres ruideira de alta frequência por estares a usar dc-dc's/switched  caps..
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores
« Responder #14 em: 20 de Agosto de 2017, 11:29 »
Sim, eu sei que não dá muito, mas para testes deve ser o suficiente. Ao nível a que eu estou tudo o que preciso é poder ligar um opamp para ver o que acontece a sinais de audio.

Mandei vir esta fonte http://www.ebay.com/itm/162615408348 da ebay que já é suposto dar pelo menos 250mA, mas é como dizes, se o ruído é uma preocupação o transformador é uma melhor solução.

Suponho que este é um dos transformadores que falas. http://www.ebay.com/itm/302382146792
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.