collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Consumos de lampadas fluorescentes  (Lida 15848 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Consumos de lampadas fluorescentes
« em: 18 de Dezembro de 2014, 17:33 »
Bem, queria saber se por ventura alguém por estas bandas já andou a investigar ou conhece alguma informação de fonte credível relativamente aos consumos das lampadas fluorescentes e os respectivos mitos de consumos de pico de arranca e de consumos ligadas.

Quando falo de lampadas fluorescentes, falo também dos respectivos arrancadores e balastros.

De todo esta não é a minha área e gostava de ver esta questão esclarecida que de vez em quando vem à conversa em situações diferentes.

Afinal como funciona a lâmpada fluorescente e respectiva electrónica de arranque?

Desde já obrigado a quem sabe destas coisas de altas e alternadas.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2014, 10:41 »
Parece que desde 1988 que se deixaram de fabricar os balastros convencionais e agora só se fabricam balastros magnéticos ou balastros magnéticos com poupança de energia. Estes tem consumos que variam com o consumo das lâmpadas que lhes estão colocadas assim como a quantidade de lâmpadas.

Para o caso de 1 balastro com 1 lâmpada de 40W T8 os balastros consomem 49W e 41W respectivamente.

Assim, e considerando o melhor caso, em que os balastros são os mais eficientes, estamos a falar de um consumo de 81W para uma lâmpada de 40W, e acreditando que o arrancador não tem qualquer consumo.

Fica ainda a questão se o consumo é linear ou em ambos os equipamentos ou se tem um pico de consumo maior no arranque e depois fica com um consumo mais baixo, mas ainda não consegui arranjar tal informação.

Pelo que vi, lampadas Led com lumens equivalentes a uma fluorescente 40W tem consumos de 18W e um custo que ronda os 8€/lâmpada.
Mauser
ebay

Mais alguém encontrou informação sobre isto?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2014, 18:29 »
o que eu oiço em relaçao à substituçao das lamp fluorescentes pelas de leds é que ha uma poupança de um quarto da energia em relaçao às lampadas fluorescentes (mas isto deve ser só da parte da energia de consumo)...

Se fosses montar as lampadas de inicio, meter uma lampada de leds deve ficar mais barato que montar uma lampada fluorescente...pois prás fluorescentes tens a lampada que custa prái  4€, mais balastro arrancador e abajur (os balatros custam tipo 15€ e os arrancadores cerca de 60centimos..)...na lampada de leds, é só a lampada de leds e abajur....

Era interessante fazer-se uma tabela de preços vs consumos e estimar um prazo de poupança a partir do qual começa-se a poupar..

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2014, 20:21 »
Antigamente ouvia-se falar muito no consumo de arranque das fluorescentes, que tem alguma lógica já que durante o arranque o arrancador põe corrente nos filamentos para que esses aqueçam o gás até começar a ionização, mas isso é uma coisa muito rápida e com os novos arrancadores ainda mais, de tal modo que não justifica ter a lâmpada  acesa quando se sai por algum tempo da zona.
Hoje já quase não justifica em uma instalação nova por florescentes, mas é preciso ter cuidado nos fornecedores que ainda existem muitas lâmpadas de má qualidade.
PDI

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #4 em: 22 de Dezembro de 2014, 00:54 »
há dias lembrei-me de meter um "wattmeter"  a uma fluorescente da guerra dos afonsinos, e quem ficou em choque fui eu!
 
uma flurescente das compridas 100 e tal W!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #5 em: 22 de Dezembro de 2014, 01:23 »
100watts por hora?

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #6 em: 22 de Dezembro de 2014, 09:39 »
100watts por hora?

Só se estiver ligada uma hora.
Se estiver ligada um dia são 100watt dia.
Se for  só um minuto é 1watt minuto.


Watt é medida de potência.
Watt hora/kwh, joule, são medidas de energia.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #7 em: 22 de Dezembro de 2014, 11:24 »
sim certo, mas o que o strike se estava a referir era ao consumo e nao à potencia... ja que estavamos a falar nos consumos e esses aparelhos costumam ler consumos... e era pra comparar-se com as lampadas de leds de igual potencia/iluminaçao..

até porque co era meio sabido, as lampatas T8 fluorescentes gastavm mais energia no acender do que depois em funcionamento por isso é que se evitava estar smp a apagar e acender as mesmas (logo tb era uma politica de consumir mais porque deixamos smp mais tempo ligadas que o necessario e com as lampadas de leds, pra alem de nao demorarem a acender como a fluorescentes, pode-se ligar e apagar a toda a hora, e co consumo é menos de um quarto e a iluminaçao é de igual ou até superior qualidade, pois smp podemos escolher o branco frio ou branco quente (até rodar durante as estaçoes de verao e de inverno pra termos uma luz mais confortavel) ou até mm fazer um jogo de misturas das duas cores em abajures que suportem mais de uma lampada!..  8)

Eu co ja disse aqui, troquei as lampadas fluorescentes T8 ca de casa pelas lampadas de leds e até tive de reduzir de 2 pra uma apenas pois a iluminaçao era demais! e cá em casa estamos agradados com a luz das lampadas leds pois acendem logo, a iluminaçao é boa e na factura ja andamos a poupar! (ainda n me deu pra fazer contas à poupanças, mas acredito que a poupança é feita em menos de meio ano, pois as lampadas de leds nao sao assim tao caras..)
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 11:26 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #8 em: 22 de Dezembro de 2014, 11:51 »
Ao ler desde a 1ª linha deste tópico fiquei chocado, não com o consumo mas por estar tanto disparate junto.
Desde confusões entre potencia e consumo, potência reactiva ficou nas couves e consumir mais no arranque são histórias das avozinhas.

"deixaram de fabricar os balastros convencionais e agora só se fabricam balastros magnéticos"

Creio que abriste este tópico para publicares informações úteis, não querendo dizer mal da tua boa intenção, ainda pode ser muito útil após "pequenas" correcções  ;)

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #9 em: 22 de Dezembro de 2014, 20:19 »
Com o seguimento deste tópico lembrei-me de umas lâmpadas fluorescentes que existiam antigamente, que chamavam de arranque rápido com a particularidade que tinha um condutor (tipo uma pista) colado de um lado ao outro e para ser utilizada num balastro normal tinha-se de interromper esse condutor, coisa que muito raramente era feito por serem muito mais caras que as normais.

E que me lembre apenas conheci balastros magnéticos e agora os eletrónicos.
PDI

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #10 em: 25 de Dezembro de 2014, 20:07 »
100watts por hora?
sim, consumo instantaneo.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #11 em: 26 de Dezembro de 2014, 18:05 »
Ao ler desde a 1ª linha deste tópico fiquei chocado, não com o consumo mas por estar tanto disparate junto.
Desde confusões entre potencia e consumo, potência reactiva ficou nas couves e consumir mais no arranque são histórias das avozinhas.

"deixaram de fabricar os balastros convencionais e agora só se fabricam balastros magnéticos"

Creio que abriste este tópico para publicares informações úteis, não querendo dizer mal da tua boa intenção, ainda pode ser muito útil após "pequenas" correcções  ;)

A ideia era mesmo tentar esclarece tanta má informação que existe sobre este assunto, eu próprio não sei ao certo e fui partilhado alguma coisa que já li para ver se conseguimos chegar a alguma coisa.

Conheces bem o assunto?

Offline Srgiofonseca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2014, 14:27 »
Neste momento acho que as lâmpadas mais rentaveis são as compactas fluorescentes .
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 14:34 por Srgiofonseca »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #13 em: 28 de Dezembro de 2014, 20:25 »
Neste momento acho que as lâmpadas mais rentaveis são as compactas fluorescentes .
discordo completamente. As lampadas de leds sao as mais economica, elas ja n sao co antigamente, luz fraca e direccional, e algo caras.
Nao falo nas lampadas de leds chinocas..pois co tudo ha lampadas de leds e leds!

Eu co ja disse, ja substitui as lampadas fluorescentes T8 e tais compridas que se montam nas cozinhas e assim, por lampadas tubulares de leds e estou/estamos agradados com a luz. (só nao meti mais porque nao tenho mais pra substituir, mas ainda sou capaz de montar um suporte dessas lamp individuais e monto em mais uma ou outra divisao!)
Ja n sao tao caras, ha preços jeitosos pra lampadas tubulares de leds, ha a hipotese de escolher branco quente ou branco frio..com ou sem difusor de luz, e basta desligar os aparelhos (arrancadores/balastros) e ligar directamente os fios na lampada (so é preciso ter cuidado pra ver se a polaridade é nas pontas ou é nos pinos de cada lado).

Estava a pensar comprar agora destas lampadas de leds, e experimentar a luz das mesmas...


(ja alguem experimentou destas? qual o feedback?)

Offline Srgiofonseca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Consumos de lampadas fluorescentes
« Responder #14 em: 28 de Dezembro de 2014, 20:56 »
Hugu,

as lampadas T8 da minha cozinha são de 1,20m 36W e perto de 3000lm cada com uma excelente cor e uma grande e uniforme difusão.
Andei a pesquisar no mercado e não encontrei nada de jeito.

Quantos as lampadas de casquilho E27 e E14 andei a ver se encontrava umas lampadas com uns 1600lm, era caras e andavam na casa dos 20W as compactas são de 23W.

Já agora indica aí onde se pode comprar dessas lampadas com qualidade!