collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )  (Lida 6353 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« em: 10 de Novembro de 2017, 22:45 »
Olá Pessoal do Luso Robótica antes de tudo boa noite, fazia muito tempo que não aparecia pelo fórum mas estou aqui novamente e estou com algumas duvidas.

Vou fazer minhas perguntas mas quem poder responder agradeço.

Tem bastante brasileiros no fórum ?

Estou pensando em abrir uma empresa de prototipagem de produtos e produção isso tem mercado ? ( Laboratório de eletrônica tenho aqui )

Se o preço de confecção de um projeto ou protótipo for acessível as pessoas contratariam ?

E agora a melhor pergunta talvez, me digam o que vocês acham da ideia dicas e tudo mais que possam me ajudar.

Juntamente teremos claro projetos livres em nosso wiki desenvolvido para a comunidade usar livremente.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2017, 23:02 por luisjustin »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2017, 10:25 »
Viva

Tem bastante brasileiros no fórum ?

Existem alguns utilizadores Brasileiros no forum, mas sao pouco participativos.

Estou pensando em abrir uma empresa de prototipagem de produtos e produção isso tem mercado ? ( Laboratório de eletrônica tenho aqui )

Isso é o que tens de investigar, se há mercado e ainda talvez seja importante perceber:
- Existe mercado suficiente nacional e as restrições do país de comercialização, entrada e saida de bens.. fazem com que seja benefício haver uma produçao local?
- Se nao existem grandes restrições comerciais, o custo de mão de obra e energia é suficientemente competitivo com o do mercado chinês?

O primeiro caso funcionaria só como uma mais valia de produção local para as empresas locais, dado que se houverem restriçoes (elevado custos de transportes, etc) entao mesmo empresas extrangeiras não vao querer produzir no Brasil.

No segundo caso, dado que o mercado é global e já muito desenvolvido na China, teriam de haver muito fortes razoes para empresas locais ou extrangeiras escolherem o Brasil para produção.

Se o preço de confecção de um projeto ou protótipo for acessível as pessoas contratariam ?

Depende do projecto e das "pessoas".
Existem outras razões, como por exemplo capacidade de produção.
Um empresa que precise de produzir um produto aos milhares por mês, mas só consegues produzir centenas, então não terias capacidade de resposta para esse caso.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2017, 22:30 »
Viva

Tem bastante brasileiros no fórum ?

Existem alguns utilizadores Brasileiros no forum, mas sao pouco participativos.

Estou pensando em abrir uma empresa de prototipagem de produtos e produção isso tem mercado ? ( Laboratório de eletrônica tenho aqui )

Isso é o que tens de investigar, se há mercado e ainda talvez seja importante perceber:
- Existe mercado suficiente nacional e as restrições do país de comercialização, entrada e saida de bens.. fazem com que seja benefício haver uma produçao local?
- Se nao existem grandes restrições comerciais, o custo de mão de obra e energia é suficientemente competitivo com o do mercado chinês?

O primeiro caso funcionaria só como uma mais valia de produção local para as empresas locais, dado que se houverem restriçoes (elevado custos de transportes, etc) entao mesmo empresas extrangeiras não vao querer produzir no Brasil.

No segundo caso, dado que o mercado é global e já muito desenvolvido na China, teriam de haver muito fortes razoes para empresas locais ou extrangeiras escolherem o Brasil para produção.

Se o preço de confecção de um projeto ou protótipo for acessível as pessoas contratariam ?

Depende do projecto e das "pessoas".
Existem outras razões, como por exemplo capacidade de produção.
Um empresa que precise de produzir um produto aos milhares por mês, mas só consegues produzir centenas, então não terias capacidade de resposta para esse caso.

Opa obrigado por sua resposta realmente competir com a China é realmente difícil na produção em grande escala mas na produção de pequena escala até é possível o problema do Brasil é a questão de importação é difícil então para mim fica mais fácil produção local de pequenos e dependendo de média tamanho mas o maior foco que pretendo é a prototipagem, teste e pre-certificação de equipamentos .
 Por exemplo podemos produzir até pequenos robôs para tcc. É outros projetos tambem

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2017, 12:16 »
Por isso é que vocês, Brasil, tem taxas altas no produtos importados. Para incentivar a produção nacional.
Obvio que simplesmente taxar não resolve o assunto, mas isso é outro assunto!

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« Responder #4 em: 13 de Novembro de 2017, 22:39 »
Por isso é que vocês, Brasil, tem taxas altas no produtos importados. Para incentivar a produção nacional.
Obvio que simplesmente taxar não resolve o assunto, mas isso é outro assunto!

Mas se eu for sincero dependendo ainda vale mais a pena importar do que comprar aqui no brasil dependendo o item, o problema é a robalheira da alfandega que eles taxam o valor que eles acham que vale não adianta nem mandar nota de compra que prova quanto pagou eles cobram o que quiserem.

por exemplo um produto de 90 dollar + 10 dollar de porte, eles cobram o imposto sobre 100 dollar no caso é 60% do valor do produto + porte na cotação do dollar do dia que chegou no brasil.

O limite sem eles tacharem é de 50 dollar mas mesmo assim eles aplicam taxa em produto as vezes de 20 dollar com porte incluso, dai você é obrigado a pagar a taxa para depois poder entrar com recurso judicial dai eles pedem que você mande fotos de 5 ou 3 lojas que vendem o produto no preço que venho declarado ( mas como cada loja pode vender ao valor que quer!!!! ) dai demora meses para eles dizerem se vão te devolver o dinheiro ou não.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« Responder #5 em: 13 de Novembro de 2017, 23:35 »
O problema da alfandega eh semelhante a Portugal,
https://lusorobotica.com/index.php?topic=555.0
acrescentando o tempo que eles demoram a processar a encomenda que pode chegar a 60..90 dias..

Em Portugal o valor ainda e mais baixo (22€ ) a partir do qual se paga impostos e tambem inclui os portes.
http://guialojasonline.maisfacil.com/vou-pagar-na-alfandega/

O que eh ligeiramente melhor eh que basta enviar um screenshot da pagina da compra do produto que geralmente aceitam o valor que la vem. (Eventualmente tambem podem nao aceitar)


Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa )
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2017, 23:22 »
O problema da alfandega eh semelhante a Portugal,
https://lusorobotica.com/index.php?topic=555.0
acrescentando o tempo que eles demoram a processar a encomenda que pode chegar a 60..90 dias..

Em Portugal o valor ainda e mais baixo (22€ ) a partir do qual se paga impostos e tambem inclui os portes.
http://guialojasonline.maisfacil.com/vou-pagar-na-alfandega/

O que eh ligeiramente melhor eh que basta enviar um screenshot da pagina da compra do produto que geralmente aceitam o valor que la vem. (Eventualmente tambem podem nao aceitar)

Bem parecido com o brasil mas no brasil até pode enviar a foto da tela mas tem que ser de 3 lojas diferentes ai complica pois geralmente quando escolhemos procuramos o de menor preço para pagar menos dai se tiver de mandar de 3 lojas a alfandega complica.