collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ajuda com TRIAC  (Lida 7130 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Ajuda com TRIAC
« em: 13 de Novembro de 2017, 18:36 »
Boa tarde a todos,

Estou com uma certa duvida.

Preciso usar triac para controlar até 50A AC - atualmente pensei em usar 2 ou 3 triac em paralelo de 40A (bta-41 600b) posso usar desta forma ? o sistema vai ter dissipador e também ventilação forçada nos dissipadores.

Isso tudo é para controlar 1 resistência de 7500Watts e não posso trocar por duas menores pois a panela que tenho de inox já venho com ela e se for adaptar nem tenho como fazer isso.

Pois to fazendo um controlador PID com arduino e os triac só minha duvida é como controlar tanta potencia. (Não é apenas o controaldor pid é um controlador automatico para essa panela que eu uso para cerveja artesanal).

Obrigado a todos do forum.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2017, 23:06 »
Não será mais fácil um relé SSR (não sei se existem para essas correntes) ou mesmo um contactor? Para essa potência presumo que seja um volume considerável de líquido pelo que a inércia térmica permitirá trabalhar só com controlo discreto (ON/OFF).

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2017, 23:21 »
Não será mais fácil um relé SSR (não sei se existem para essas correntes) ou mesmo um contactor? Para essa potência presumo que seja um volume considerável de líquido pelo que a inércia térmica permitirá trabalhar só com controlo discreto (ON/OFF).

pior que é pouco liquido é 20L e o maior tanque é de 60 litros, mas preciso realmente controlar com PID achei triac de 100A mas tenho duvida se funciona.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2017, 23:46 »
Não será mais fácil um relé SSR (não sei se existem para essas correntes) ou mesmo um contactor? Para essa potência presumo que seja um volume considerável de líquido pelo que a inércia térmica permitirá trabalhar só com controlo discreto (ON/OFF).

pior que é pouco liquido é 20L e o maior tanque é de 60 litros, mas preciso realmente controlar com PID achei triac de 100A mas tenho duvida se funciona.
20 L não é pouca coisa, já tens uma inércia térmica grandinha.
Não tens hipótese de subir a tensão (bifasico ou trifásico), baixavas a corrente. Com 50A todo o circuito tem de ser bem pensado para minimizar as quedas de tensão e não derreter nada.
Tens também a hipótese de usar um controlador de temperatura com saída PID (Omron E5CSV-Q1T-500 por exemplo) a actuar um relé SSR (tens por exemplo Finder para 50A).

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #4 em: 15 de Novembro de 2017, 00:06 »
Não será mais fácil um relé SSR (não sei se existem para essas correntes) ou mesmo um contactor? Para essa potência presumo que seja um volume considerável de líquido pelo que a inércia térmica permitirá trabalhar só com controlo discreto (ON/OFF).

pior que é pouco liquido é 20L e o maior tanque é de 60 litros, mas preciso realmente controlar com PID achei triac de 100A mas tenho duvida se funciona.
20 L não é pouca coisa, já tens uma inércia térmica grandinha.
Não tens hipótese de subir a tensão (bifasico ou trifásico), baixavas a corrente. Com 50A todo o circuito tem de ser bem pensado para minimizar as quedas de tensão e não derreter nada.
Tens também a hipótese de usar um controlador de temperatura com saída PID (Omron E5CSV-Q1T-500 por exemplo) a actuar um relé SSR (tens por exemplo Finder para 50A).

Problema do relé de estado sólido é que dentro da caixinha não cabe agora o triac com dissipador cabe. Tenho de criar meu próprio controlador pois tem mais outros detalhes que tô fazendo como sistema de salvar receitas diversas rampas de temperatura e acionamento de bombas e etc... Só único problema que estou tendo é com o triac ainda não testei com o triac de 100A mas ainda vou testar e vou postar os resultados

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #5 em: 15 de Novembro de 2017, 00:42 »
Se não cabe um SSR, tenho dúvidas que um triac caiba. Quando fizeres contas ao tamanho do dissipador que precisas para essa corrente num triac, o mais certo é mudar o tamanho da caixinha :P

Como disse o artur, com uma massa térmica dessas que não precisa de grande finesse no controlo, e tendo em conta as correntes, mais valia ir para algo mais robusto para evitar surpresas.

E muito cuidado com a qualidade dos cabos e das ligações, 50A não são brincadeira.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2017, 17:25 »
Se não cabe um SSR, tenho dúvidas que um triac caiba. Quando fizeres contas ao tamanho do dissipador que precisas para essa corrente num triac, o mais certo é mudar o tamanho da caixinha :P

Como disse o artur, com uma massa térmica dessas que não precisa de grande finesse no controlo, e tendo em conta as correntes, mais valia ir para algo mais robusto para evitar surpresas.

E muito cuidado com a qualidade dos cabos e das ligações, 50A não são brincadeira.

Entendo realmente sei que é o certo usar relé de estado sólido queria até usar problema é que meu tamanho fica limitado mas vou tentar ver como colocar talvez um relé mesmo de estado solido.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2017, 18:00 »
Um relé de estado sólido é um TRIAC com um opto-isolador tudo numa caixinha bonita e com uma base metálica, se um SSR não cabe, um triac também não cabe, porque é efectivamente a mesma coisa, não penses que controlas 50 Amps com um encapsulamento TO-220, pensa bem maior, ou usa TO-220 se gostares de fogo de artificio e o risco de morrer agarrado a uma brincadeira.
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #8 em: 03 de Dezembro de 2017, 05:01 »
Um relé de estado sólido é um TRIAC com um opto-isolador tudo numa caixinha bonita e com uma base metálica, se um SSR não cabe, um triac também não cabe, porque é efectivamente a mesma coisa, não penses que controlas 50 Amps com um encapsulamento TO-220, pensa bem maior, ou usa TO-220 se gostares de fogo de artificio e o risco de morrer agarrado a uma brincadeira.

Olá senso faz tempo que não via você até porque fiquei um tempo fora do forum, mas então realmente a melhor opção é o rele de estado solido correto ? e como faço para utilizar ele para esse controle é injetando um pwm nele e alterando o duty cycle ? estou usando como controlador uma RPi, obrigado a todos pela ajuda e por me mostrarem que o melhor mesmo é um rele de estado solido.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #9 em: 03 de Dezembro de 2017, 10:51 »
Olá senso faz tempo que não via você até porque fiquei um tempo fora do forum, mas então realmente a melhor opção é o rele de estado solido correto ? e como faço para utilizar ele para esse controle é injetando um pwm nele e alterando o duty cycle ? estou usando como controlador uma RPi, obrigado a todos pela ajuda e por me mostrarem que o melhor mesmo é um rele de estado solido.

Aviso já que nunca usei um relay, mas o que dizes parece-me muito errado.
Eu sei que um triac pode ser usado para passar diferentes "quantidades" de C.A. mas sempre tinha visto um relay como um interruptor e não como um regulador.
Na verdade, um relay tradicional é mesmo um interruptor, não me parece ser possível controlar o que quer que seja para alem de o ON / OFF, pensei que o SSR era o mesmo só que sem partes moveis.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #10 em: 03 de Dezembro de 2017, 16:49 »
Olá senso faz tempo que não via você até porque fiquei um tempo fora do forum, mas então realmente a melhor opção é o rele de estado solido correto ? e como faço para utilizar ele para esse controle é injetando um pwm nele e alterando o duty cycle ? estou usando como controlador uma RPi, obrigado a todos pela ajuda e por me mostrarem que o melhor mesmo é um rele de estado solido.

Aviso já que nunca usei um relay, mas o que dizes parece-me muito errado.
Eu sei que um triac pode ser usado para passar diferentes "quantidades" de C.A. mas sempre tinha visto um relay como um interruptor e não como um regulador.
Na verdade, um relay tradicional é mesmo um interruptor, não me parece ser possível controlar o que quer que seja para alem de o ON / OFF, pensei que o SSR era o mesmo só que sem partes moveis.
É que o SSR ele é um triac basicamente até onde sei o triac controla carga C.A, tem esse vídeo onde uma pessoa faz isso que disse como rele de estado sólido mas usa o método de PWM:



Sou leigo em eletrônica um mero aprendiz mas pelo que entendi ele faz um tipo de pwm em AC ou algo parecido posso estar completamente errado se eu estiver por favor alguém me corrija.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2017, 11:07 »
A tua carga é muito lenta, não precisas de controlo de fase do ciclo AC, é desnecessário e só serve para complicar.
PWM tens sempre de usar, mas com um período que pode ser de segundos ou mesmo dezenas de segundos.

Imagina que queres só 50% da potência: em vez de ligar só metade dos ciclos de AC, que obriga a controlo de passagem por 0 e gerar os pulsos a 50Hz, podes definir um período de 10 segundos, e passas 5s ligado e 5s desligado. O resultado final é o mesmo, mas o segundo caso é muito mais fácil de implementar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #12 em: 05 de Dezembro de 2017, 00:26 »
Complicar?

Qualquer SSR faz a sincronização do TRIAC com a passagem por zero, e um MOC3031 que custa 50 centimos tambem o faz, é atirar-lhe com PWM a 500Hz-1Khz e siga, o output do PID é um valor directo para o PWM e o dificil é afinar as constantes Kp,Ki, e Kd, não é preciso andar com optos a sincronizar o micro á rede..
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #13 em: 05 de Dezembro de 2017, 01:14 »
A tua carga é muito lenta, não precisas de controlo de fase do ciclo AC, é desnecessário e só serve para complicar.
PWM tens sempre de usar, mas com um período que pode ser de segundos ou mesmo dezenas de segundos.

Imagina que queres só 50% da potência: em vez de ligar só metade dos ciclos de AC, que obriga a controlo de passagem por 0 e gerar os pulsos a 50Hz, podes definir um período de 10 segundos, e passas 5s ligado e 5s desligado. O resultado final é o mesmo, mas o segundo caso é muito mais fácil de implementar.
Obrigado jm_araujo por sua ajuda amigo, no caso já pensei como o exemplo que você deu.

Complicar?

Qualquer SSR faz a sincronização do TRIAC com a passagem por zero, e um MOC3031 que custa 50 centimos tambem o faz, é atirar-lhe com PWM a 500Hz-1Khz e siga, o output do PID é um valor directo para o PWM e o dificil é afinar as constantes Kp,Ki, e Kd, não é preciso andar com optos a sincronizar o micro á rede..
Senso não entendi o que você quis dizer devo sincronizar o zero crossing ? ou não ? eu por padrão ia sincronizar mas é necessário ?

Não entendi "não é preciso andar com optos a sincronizar o micro á rede.."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda com TRIAC
« Responder #14 em: 05 de Dezembro de 2017, 01:35 »
Agarras num MOC3031. agarras num TRIAC, ligas, dás-lhe PWM, feito.
Avr fanboy