collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 5º Aniversário LusoRobótica  (Lida 34164 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #30 em: 06 de Maio de 2013, 01:15 »
Parabéns!!  ;)

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #31 em: 06 de Maio de 2013, 14:52 »
Venham mais 5 8)

Se me permitem uma sugestão...

Eu sou do FCP mas este azul está muito claro talvés um pouco mais escuro não fica-se pior.
Até estive a limpar o monitor porque parecia desfocado.

jp_
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 15:06 por jp_ »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #32 em: 08 de Maio de 2013, 13:03 »
eu por acaso gosto bastante do novo look, fica com um ar limpo e renovado! thumbs up

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #33 em: 30 de Maio de 2013, 11:42 »
os parabens estao na ordem do dia !!   grandes 5 anos




Cá estamos nós a festejar o 5º aniversário do LusoRobótica :)


É para mim um enorme prazer fazer parte desta comunidade que muito tem contribuído para a divulgação da robótica não só em Portugal, como com cada vez com maior presença no Brasil, tendo servido um total de 4,8 Milhões de páginas web. (actualmente 3k/dia) :P

Continuamos a crescer e este ano decidimos alterar um pouco o layout do website. Ao inicio irão estranhar, principalmente os visitantes mais regulares mas ao fim de um ou dois dias já se sentirão novamente em casa.

Ainda haverão pequenas alterações a serem feitas nos próximos dias pelo que agradeço desde já as sugestões de todos.

Resta-me desejar um feliz aniversário a todos os membros desta comunidade e muita prosperidade ao LusoRobótica.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #34 em: 31 de Maio de 2013, 00:36 »
os parabens estao na ordem do dia !!   grandes 5 anos

vens um bocado atrasado! se querias uma fatia do bolo, to late!! :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #35 em: 31 de Maio de 2013, 11:48 »
os parabens estao na ordem do dia !!   grandes 5 anos

vens um bocado atrasado! se querias uma fatia do bolo, to late!! :D


em vez de falares, traz o bolo p se comer !

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #36 em: 05 de Junho de 2013, 22:48 »
Um pouco tarde mas... Parabens  ;)

(Ja vao 5 anos? chiça...  ;D )

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #37 em: 05 de Junho de 2013, 23:53 »
Um pouco tarde mas... Parabens  ;)

(Ja vao 5 anos? chiça...  ;D )

olha outro atrasado!... mais um pouco era ja o 6º aniversário! :P :D

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #38 em: 06 de Junho de 2013, 00:03 »
better late than never :P

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #39 em: 06 de Junho de 2013, 00:10 »
parabens
passo por ca quase todos os dias para ver a novidades, nem que seja so passar os olhos quando estou sem tempo
tenho é alguma pena que o forum nao se encontro tao activo como antes, e parece que nao se tem visto a conclusao de tantos projectos

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #40 em: 06 de Junho de 2013, 09:20 »
parabens
passo por ca quase todos os dias para ver a novidades, nem que seja so passar os olhos quando estou sem tempo
tenho é alguma pena que o forum nao se encontro tao activo como antes, e parece que nao se tem visto a conclusao de tantos projectos


[rant]

Eh o advento da sociedade e dos Arduinos. As pessoas veem aqui para tirar uma duvida que nao encontram nos foruns Arduino e depois vao-se embora.

Projectos de raiz, feitos com microcontrolador programado de raiz...  sao cada vez menos as pessoas a fazer (saber fazer).

Parece que o Arduino ja tem tudo mastigado e digeido, eh soh fazer copy-paste.

Embora o Arduino seja excelente para quem nao saiba programar e nem o queira saber fazer, vulgo Artistas, Metalomecanicos, Advogados e Cozinheiros. Para eles, esta plataforma eh excelente.


Tudo tem o seu lugar, mas claro que a humnidade infelizmente gosta de ir pelo caminho menos sinuoso.

A vida comeca quando se sai fora da zona de conforto, nao se esquecam disso.

[/rant]

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #41 em: 06 de Junho de 2013, 23:07 »
parabens
passo por ca quase todos os dias para ver a novidades, nem que seja so passar os olhos quando estou sem tempo
tenho é alguma pena que o forum nao se encontro tao activo como antes, e parece que nao se tem visto a conclusao de tantos projectos


[rant]

Eh o advento da sociedade e dos Arduinos. As pessoas veem aqui para tirar uma duvida que nao encontram nos foruns Arduino e depois vao-se embora.

Projectos de raiz, feitos com microcontrolador programado de raiz...  sao cada vez menos as pessoas a fazer (saber fazer).

Parece que o Arduino ja tem tudo mastigado e digeido, eh soh fazer copy-paste.

Embora o Arduino seja excelente para quem nao saiba programar e nem o queira saber fazer, vulgo Artistas, Metalomecanicos, Advogados e Cozinheiros. Para eles, esta plataforma eh excelente.


Tudo tem o seu lugar, mas claro que a humnidade infelizmente gosta de ir pelo caminho menos sinuoso.

A vida comeca quando se sai fora da zona de conforto, nao se esquecam disso.

[/rant]

Concordo em mt com o que dizes
Pelo o curso que tou a tirar sinto me na "obrigação" que quando trabalho com o arduino nao usar a IDE deles e usar o AVRSTUDIO, porque acho que devo saber o que está acontecer por de trás.
Mas é a minha opinião

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #42 em: 16 de Julho de 2013, 16:53 »
Bem fazendo um pouco de advogado do diabo... Ou neste caso, do Arduino! :P
Eu programo à uns 20 anos, mais coisa menos coisa, e comecei a usar arduinos  à 4/5 anos...

Concordo obviamente que o Arduino seja bom para quem não saiba programar à partida, mas tambem pode haver muitos casos em que seja útil para pessoas que saibam programar bem. Por exemplo:

-> Pode não ser necessário. Eu já fiz um monte de projectos usando arduinos e apenas uma vez senti mesmo a necessidade de usar coisas mais low-level (neste caso específico precisava de fazer varrimento numa matriz e ficava muito lento usando digitalWrite). Neste caso tive de pesquisar um pouco mais e mexer mesmo com os registos. Mas em todos os projectos, memso com todo o overhead do arduino, as coisas já são sempre mais rápidas à partida do que eu preciso, por isso nunca precisei de ir mais fundo.

-> Não temos tempo infinito. Se uma pessoa sabe programar em C/C++, quer fazer um projecto especifico e sabe que consegue fazê-lo perfeitamente utlizando um Arduino, porque não fazê-lo? Pode não querer estar a gastar mais tempo para aprender a fazer as coisas de uma forma que mesmo que possa ser mais optimizada e eficiente, no fim produzisse o mesmo resultado. Como referi anteriormente, uso arduinos à uns 4/5 anos, e costumava comprar sempre os arduinos e breakout boards e afins... No ultimo ano comecei a aprender a fazer PCBs, desenhar os meus proprios circuitos e aprender mais coisas de electrónica. É uma questão de escolhas, das prioridades/necessidades de cada pessoa. Se tivesse decidido aprender a programar AVR ou PIC em vez de aprender a fazer home-made pcbs hoje teria projectos com arduinos e shields e selvas de fios por todo o lado. Em vez disso tenho pcbs bonitinhas com atmegas a correr código feito no arduino, que chega e sobra para o que eu queria fazer em cada projecto específico.

-> Compatibilidade. Hoje em dia com as internets e afins é bastante normal as pessoas partilharem os projectos. Eu actualmente estou a trabalhar num projecto pessoal utilizando um arduino com uma interface em Javascript, que estou a contar partilhar num site quando estiver concluido. Se programasse AVR em vez de Arduino estaria logo a limitar o número de pessoas que poderiam utilizar esse projecto, e mais uma vez não teria ganhos relevantes de performance para o projecto necessita.

Portanto para resumir isto tudo... Não estou a dizer que seja mau querer aprender a programar micros de raiz, estou apenas a dizer que tambem há muitas razões para não o fazer. ;)


StarRider

  • Visitante
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #43 em: 16 de Julho de 2013, 17:31 »
Boas,

Concordo a 100% com o asena ... mas também reconheço alguma virtude no ponto de vista do tarquinio ... é um pau
de dois bicos.

Por vezes o que conta é acabar um projecto, meter a "coisa" a funcionar com a menor mão de obra possível, programação
de alto nível em que com 6 linhas de código se faz o que leva 500 linhas a fazer em ASM.

Mas, por outro lado, o "poder" que se tem nas mãos quando se programa "para o registo" é avassalador, e nada chega
ao sentimento que é conhecer as entranhas do animal que são os MCUs.

A minha primeira experiência com os AVR foi em 1998 ... na altura era "complexo" mesmo comparado com o 8088 ou o
5081 hoje quando tenho que mexer num AVR, e depois de ter trabalhado nos últimos 2 anos com o LEON4, o AVR é
estupidamente simples e a ideia que fico é que "não faz nada".

Quero com isto dizer que, enquanto não elevamos a nossa fasquia, enquanto não vimos que existe mundo para alem
do arduino, não estamos verdadeiramente a abarcar toda a potencialidade que os MCUs podem oferecer.

O arduino (e os AVR) podem ser suficientes para o que querem, mas acreditem que a partir do momento em que tomam
conhecimento com outros MCUs mais "avançados" nunca mais vão ser capazes de voltar a usar o arduino.

Vale a pena perderem tempo com a curva de aprendizagem de um novo MCU, os STM32 ou os LPC por exemplos, existem
devboards ao preço da chuva (muito mais barato que um arduino) e têm funcionalidade MUITO, MUITO superiores ... e que
acabam por facilitar o trabalho.

Outro exemplo, os PSOC da Cypress  (a serie PSoC 5LP que é a que tem um core Cortex- M3) junto com o PSoc Creator é
uma ferramenta extremamente potente e com um IDE muito simples de usar, já com libs para praticamente todos os
periféricos e estupidamente versátil e adaptável  ... vale a pena dar uma vista de olhos.

just my 2 cents...
PA
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 17:40 por StarRider »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: 5º Aniversário LusoRobótica
« Responder #44 em: 16 de Julho de 2013, 18:08 »
Pois é verdade eu com o meu post estava a defender o lado dos Arduinos mas não por achar que o Arduino seja algo melhor que todos os outros, apenas estava a mostrar que há várias razoes válidas para o utilizar. Se estivesse a começar hoje a usar micros e tivesse mesmo que aprender uma coisa nova de raiz, talvez até usasse outro. Na altura que comecei usei um Arduino porque um amigo falou-me disso e a coisa foi ficando. Mas infelizmente não à tempo para aprender tudo o que se quer, e tem de se fazer opções.