collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Manter temperatura constante em água  (Lida 13162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #15 em: 23 de Novembro de 2012, 00:27 »
Penso que em banho maria deve demorar bastante mais tempo a ferver. Vou procurar os discos eléctricos.


Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #16 em: 23 de Novembro de 2012, 01:13 »
Isso a electricidade fica-te um balurdio, a gás sai mais barato!

A água a 100ºC começa a desaparecer e irás necessitar de acrescentar água... tu ao regulares uma boca de fogão daqueles industriais talvez consigas fazer isso.

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #17 em: 23 de Novembro de 2012, 11:24 »
Isso a electricidade fica-te um balurdio, a gás sai mais barato!

A água a 100ºC começa a desaparecer e irás necessitar de acrescentar água... tu ao regulares uma boca de fogão daqueles industriais talvez consigas fazer isso.

Pois, também tenho a dúvida em relação aos custos...
A regulação que falas é manual, certo?

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #18 em: 23 de Novembro de 2012, 15:43 »
Boas.
Não sou vendedor nem de gás nem de eletricidade, como tal não tenho nada a ganhar com nenhum dos dois.
Sobre qual será o sistema mais económico é uma questão de fazerem contas. Vejam a eficiência/custo de aquisição do equipamento/facilidade de controlo  do gás e da eletricidade e facilmente chegam a uma conclusão.
Além de tudo o mais, há que pensar que um local onde estiver um queimador a gás aceso tem de ser muito mais ventilado, devido aos resíduos da queima.
Numa busca rápida encontrei este site sobre MITOS ENERGÉTICOS. Tem algumas considerações úteis para este caso, bem como para outros tipos de sistemas que usamos em casa.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #19 em: 24 de Novembro de 2012, 20:10 »
pois, pra regular seria melhor o sistema electrico, terias um termometro pra fazer comutar o on/off da resistencia electrica. o probe é mm a alta temperatura..o k podias fazer era usar os dois sistemas, ligavas o bico de gás pra aquecer até levantar fervura e dpx desligavas e ligavas as resistencias electricas e o sistema de controlo de temp pra teres elas a ligar e a desligar consoante as variaçoes de tempªa do liquido.

As resistencias electricas pra likidos sao deste tipo:

ou deste tipo k é do tipo de makina de lavar-roupa:

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #20 em: 26 de Novembro de 2012, 13:17 »
Hugu, essas resistências de máquina de lavar são feitas em que material?
Podem ser mergulhadas num líquido para consumo?
Que voltagem precisam?

Obrigado :)

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #21 em: 26 de Novembro de 2012, 15:43 »
Boas.
Atenção às resistências. Algumas desse tipo são de grelhadores. A comprar pede resistências de submersão, para que possam ficar dentro do líquido.
O que estou a usar no meu destilador é um destes:
Podes sempre arranjar estes já com caixa, bastando depois alterar o controlo.
Em pesquisas sobre colunas de destilação, num vídeo alertaram para o uso do gás: Como da destilação podem formar-se gases inflamáveis, uma fonte de chama não é aconselhável(por isso o elétrico ser mais seguro).

Um pouco offtopic: Alguém tem um circuito de um controlador de temperatura que me possa arranjar? Com tempo gostava de fazer um micro-controlado com capacidades mais direcionadas ao meu destilador, mas para por aquilo a bulir pode ser algo simples.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 15:45 por patinhofeio »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #22 em: 27 de Novembro de 2012, 02:18 »
Boas.
Atenção às resistências. Algumas desse tipo são de grelhadores. A comprar pede resistências de submersão, para que possam ficar dentro do líquido.
essas de grelhadores sao pretas, as de makina de lavar-roupa sao de inox e a resistencia está dentro do tal involucro que permite usar em meios liquidos.

Hugu, essas resistências de máquina de lavar são feitas em que material?
Podem ser mergulhadas num líquido para consumo?
Que voltagem precisam?

Obrigado :)
em principio sim, são inócuas, mas n sei bem os detalhes técnicos, mas tipo se fores a um reparador de electrodomesticos e que façam repaçao de makinas de lavar, eles informam-te esses detalhes técnicos e condiçoes de uso e tal...e com sorte até que podem arranjar alguma resistencia á borlix de alguma makina de lavar avariada! :P
Aquilo costuma é ganhar o calcario com as aguas de lavagem... mas eu acho k são inócuas pk tb usam esse tipo de resistencias na industria alimentar e em panelas industriais pra produtos e molhos onde é preciso levar aquecimento ou pasturizaçao...

Tvz até ja exista essas tais panelas semi-industriais prá cerveja!.. nunca vi, mas basta pesquisar um pouco e com sorte até ja existem panelas com aquecimento e regulaçao de tempª incluido! (vou pesquisar e já te digo se encontrei algo! :) )

Citar
O que estou a usar no meu destilador é um destes: http://www.mota-vieira.pt/Imgs/produtos//import/204156.jpg
isso é um disco electrico...ha uns que sao de induçao que sao mais eficientes (e tb umpouco mais caras (na izi tem umas placas de induaçao e amanha posso ver o preço delas!)), mas tb convem usar nakelas panelas de fundo grosso.

Citar
Um pouco offtopic: Alguém tem um circuito de um controlador de temperatura que me possa arranjar? Com tempo gostava de fazer um micro-controlado com capacidades mais direcionadas ao meu destilador, mas para por aquilo a bulir pode ser algo simples.
manda-me pm para que tipo/gama de leituras pretendes? precisao? algum tipo de controlo ou só apenas de visualizaçao?...

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #23 em: 27 de Novembro de 2012, 13:30 »
Tvz até ja exista essas tais panelas semi-industriais prá cerveja!.. nunca vi, mas basta pesquisar um pouco e com sorte até ja existem panelas com aquecimento e regulaçao de tempª incluido! (vou pesquisar e já te digo se encontrei algo! :) )

Existir, até existem, são é caras como tudo, e se o valor compensar gostava de ser eu a fazer a meu gosto ;)

Citar
isso é um disco electrico...ha uns que sao de induçao que sao mais eficientes (e tb umpouco mais caras (na izi tem umas placas de induaçao e amanha posso ver o preço delas!)), mas tb convem usar nakelas panelas de fundo grosso.

Eu preferia usar as resistências, assim sempre posso usá-las ao mesmo tempo que o gás para ajudar a subir a temperatura mais rápido.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #24 em: 27 de Novembro de 2012, 16:38 »
Isso a electricidade fica-te um balurdio, a gás sai mais barato!

A água a 100ºC começa a desaparecer e irás necessitar de acrescentar água... tu ao regulares uma boca de fogão daqueles industriais talvez consigas fazer isso.

Pois, também tenho a dúvida em relação aos custos...
A regulação que falas é manual, certo?

Sim falo em manual... são 20L não é uma produção industrial...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #25 em: 30 de Dezembro de 2012, 01:33 »
Novidades?! ja temos cerveja caseira pra festejar a passagem de ano?! ;D

Promoçao:
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/30457/Resistencia-Ignis-Tn-1850-W

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #26 em: 02 de Janeiro de 2013, 12:15 »
Novidades?! ja temos cerveja caseira pra festejar a passagem de ano?! ;D

Promoçao:
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/30457/Resistencia-Ignis-Tn-1850-W

Boas,

Já foi bebida cerveja nesta passagem de ano, e foi aprovada por unanimidade :-)

Estou pronto para avançar para o próximo passo, tenho mesmo que fazer a panela eléctrica.

Sabes se se pode controlar a intensidade de funcionamento dessa resistência? Ou só dá para ligar ao máximo, ou desligar

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #27 em: 02 de Janeiro de 2013, 13:16 »
Novidades?! ja temos cerveja caseira pra festejar a passagem de ano?! ;D

Promoçao:
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/30457/Resistencia-Ignis-Tn-1850-W

Boas,

Já foi bebida cerveja nesta passagem de ano, e foi aprovada por unanimidade :-)

Estou pronto para avançar para o próximo passo, tenho mesmo que fazer a panela eléctrica.

Sabes se se pode controlar a intensidade de funcionamento dessa resistência? Ou só dá para ligar ao máximo, ou desligar

Obrigado

TRIAC serve para o que queres.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #28 em: 02 de Janeiro de 2013, 15:05 »
Boas,

Já foi bebida cerveja nesta passagem de ano, e foi aprovada por unanimidade :-)
eheheh gandas malucos! :P
e ja teem nome a nova cerveja?!  8)

Citar
Estou pronto para avançar para o próximo passo, tenho mesmo que fazer a panela eléctrica.

Sabes se se pode controlar a intensidade de funcionamento dessa resistência? Ou só dá para ligar ao máximo, ou desligar

Obrigado
Se quiseres o projecto de controlo dessa resistencia, entra cmg em pm e podemos combinar um orçamento para essa tal resistencia!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #29 em: 02 de Janeiro de 2013, 20:51 »
Um micro-controlador com um MOC para opto-isolar e conduzir o TRIAC e um TRIAC, tipo BTA16, juntas mais um opto-isolador para gerar interrupções quanto a voltagem da tomada passa por zero e está feito, existem projectos desses aqui pelo fórum.
Avr fanboy