collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual a razão deste díodo?  (Lida 12477 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #30 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:44 »
Agarra então no fio da fonte, mete-lhe um diodo(o anodo) e liga o cátodo á massa e liga a fonte, o que é que acontece?
Por magia o diodo transformou-se num interruptor e por magia interrompeu a ligação entre a fonte a massa da mesma?

Se ainda me dissesem que estavam a usar resistências e decoupling depois da resistência, ainda coiso, mas com um 741 que custa para ai meio centimo cada 10, é mais caro um 1n4001 que é o op-amp..

É um 741, montado numa breadboard, a levar com sinais entre DC e 20Khz no melhor dos casos, nem os diodos ajudam nada na alimentação, nem a breadboard a fazer coupling a tudo quando é sinal entre as "linhas" da mesma, nem dos 3km de fios que vão ficar em cima e á volta da breadboard.

Não existe qualquer referência a estabilidade do circuito, nem de cuidados a ter com decouplings, oscilações, acoplamento de sinais entre as linhas das breadboards, é basicamente um amplificador simples que desde que meta alguma coisa no ecrã do osciloscópio chega(nem que seja fumo).
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 09:47 por senso »
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #31 em: 14 de Fevereiro de 2017, 10:26 »
Agarra então no fio da fonte, mete-lhe um diodo(o anodo) e liga o cátodo á massa e liga a fonte, o que é que acontece?
Por magia o diodo transformou-se num interruptor e por magia interrompeu a ligação entre a fonte a massa da mesma?

Se ainda me dissesem que estavam a usar resistências e decoupling depois da resistência, ainda coiso, mas com um 741 que custa para ai meio centimo cada 10, é mais caro um 1n4001 que é o op-amp..

É um 741, montado numa breadboard, a levar com sinais entre DC e 20Khz no melhor dos casos, nem os diodos ajudam nada na alimentação, nem a breadboard a fazer coupling a tudo quando é sinal entre as "linhas" da mesma, nem dos 3km de fios que vão ficar em cima e á volta da breadboard.

Não existe qualquer referência a estabilidade do circuito, nem de cuidados a ter com decouplings, oscilações, acoplamento de sinais entre as linhas das breadboards, é basicamente um amplificador simples que desde que meta alguma coisa no ecrã do osciloscópio chega(nem que seja fumo).


Este post merece um LIKE  :D

Tenho q fazer um lobby ao @Tiago p implementar likes e afins... :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #32 em: 14 de Fevereiro de 2017, 10:43 »
Por acaso sou mais a favor de instruir profs do que queimá-los :), tragam-no mas é para ser instruído.

Bom, de qualquer forma, se calhar o prof não é assim tão zarolho e o quer é que o AMPOP não queime quando os alunos ligarem a alimentação ao contrário (e claro que alguém o vai fazer :D ), não será antes isso ;)?
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 11:47 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #33 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:16 »
Era ao que me referia aqui à 2 páginas atrás, mas podia ter sido mais claro:
Sendo num curso universitário, ou é para evitar opamps queimados por quem nunca mais na vida vai tocar num componente, ou para trollar os alunos que nem sequer sabem a polaridade de um díodo (os profs são muito mais trolls do que se gosta de admitir).


Este post merece um LIKE  :D

Tenho q fazer um lobby ao @Tiago p implementar likes e afins... :)
Eu uso este mod e funciona muito bem:  ;)
 http://custom.simplemachines.org/mods/index.php?mod=3898

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #34 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:43 »
... colocado um díodo, 1N4007, polarizado directamente entre a tensão de alimentação simétrica e o respectivo terminal, que neste caso será o terminal 7 para +VCC ou 4 para -VCC.

edeweld,
o que o  jm_araujo e o Njay dizem vai ao encontro com o que escreveste inicialmente mas apenas com uma diferença:

"... colocado um díodo, 1N4007, inversamente polarizado entre a tensão de alimentação simétrica e o respectivo terminal, que neste caso será o terminal 7 para +VCC ou 4 para -VCC."

Será isto que o professor realmente quer?

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Qual a razão deste díodo?
« Responder #35 em: 16 de Fevereiro de 2017, 00:54 »
Fala com o professor, exige que te expliquem ou que expliquem / pecam as coisas de forma clara.
Se o fizerem aposto que não sabem responder.
Eu fazia o mesmo e a resposta que recebia era que "TIPICAMENTE NA LITERATURA..." desligava aí e vinha embora.


Agarra então no fio da fonte, mete-lhe um diodo(o anodo) e liga o cátodo á massa e liga a fonte, o que é que acontece?
Por magia o diodo transformou-se num interruptor e por magia interrompeu a ligação entre a fonte a massa da mesma?

Se ainda me dissesem que estavam a usar resistências e decoupling depois da resistência, ainda coiso, mas com um 741 que custa para ai meio centimo cada 10, é mais caro um 1n4001 que é o op-amp..

É um 741, montado numa breadboard, a levar com sinais entre DC e 20Khz no melhor dos casos, nem os diodos ajudam nada na alimentação, nem a breadboard a fazer coupling a tudo quando é sinal entre as "linhas" da mesma, nem dos 3km de fios que vão ficar em cima e á volta da breadboard.

Não existe qualquer referência a estabilidade do circuito, nem de cuidados a ter com decouplings, oscilações, acoplamento de sinais entre as linhas das breadboards, é basicamente um amplificador simples que desde que meta alguma coisa no ecrã do osciloscópio chega(nem que seja fumo).
Senso, não me leves a mal.ate porque aprecio muito dos teus posts e já me ajudaste muitas vezes.
Mas tenho de fazer esta apreciação (não por causa deste nas também por causa de outros posta).
Apesar de se conseguir perceber que estão nos teus postes conceitos enraizados importantes a maneira como escreves é irónica demais e pouco objectiva, tanto que o Sena percebeu todas as "ironias" mas eu só percebi metade do conteúdo didático que esse post poderia transmitir.

Fico feliz pelo fórum.estar com mais actividade

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 01:04 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #36 em: 16 de Fevereiro de 2017, 01:54 »
50% sarcasmo, 50% ironia, my life is hell  :-[

O 741 é basicamente o primeiro op-amp vendido em massa, desenhado em 1968:
https://en.wikipedia.org/wiki/Operational_amplifier#Internal_circuitry_of_741-type_op-amp

Por todos os standards actuais é um op-amp lento, com um ganho reduzido e pouca largura de banda, sim, dá para o meter a oscilar, mas é complicado de o fazer, não é um chip de precisão, e é bastante barato dado a idade e pelo facto de que tens várias marcas a produzir o mesmo.
Uma breadboard ao ter as pistas próximas umas das outras e pelo facto de ser basicamente uma extrusão em U têm uma capacidade entre pistas bastante elevada, o que num op-amp de alto ganho, e elevada largura de banda e slew rate pode provocar oscilação do mesmo porque os sinais acoplam-se todos uns entre os outros.

Podes ver isso por ti, agarra num micro, mete a gerar uma onda quadrada acima de 100Khz(um timer a gerar um interrupt e a fazer flip a um pino é a forma mais simples, pwm tens os divisores e a própria contagem que baixa bastante o clock máximo), mete o fio com o sinal/onda quadrada numa linha de uma breadboard e depois mete a ponta do osciloscópio na linha ao lado, no meu caso na altura era com um DSPIC e na linha com o sinal tinha os esperados 3.2x v e nas duas ao lado tinha um sinal acoplado com uma voltagem de 1.1-1.3v(isto com uma tipica ponta de prova de 1Mohm de impedância).

imagina isso num op-amp com um GBW de 55MHz tipo o LME49720 e tens um oscilador na gama das dezenas de Mhz porque tens a saida ao lado do Input -, e tens basicamente um feedback capacitivo.

Usar resistências(0.5 - 100 ohms) é utilizado em conjunto com condensadores para decoupling para teres filtragem passa baixo local a cada op-amp, semi meio ás vezes usado em circuitos audio, usado mais em circuitos a funcionar a centenas de Khz-Mhz, que ajuda no PSSR dos op-amps.

Se tiveres mais alguma duvida, diz, mas eu não sou grande professor.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Qual a razão deste díodo?
« Responder #37 em: 16 de Fevereiro de 2017, 01:58 »
Muito melhor... Mesmo não percebendo tudo assim.ja da para pesquisar e não te incomodar. Se não conseguir resposta a tudo depois incómodo

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #38 em: 16 de Fevereiro de 2017, 09:23 »
50% sarcasmo, 50% ironia, my life is hell  :-[

Tivestes aulas na UA com o Nero? :P

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #39 em: 16 de Fevereiro de 2017, 11:10 »
Podes ver isso por ti, agarra num micro, mete a gerar uma onda quadrada acima de 100Khz(um timer a gerar um interrupt e a fazer flip a um pino é a forma mais simples, pwm tens os divisores e a própria contagem que baixa bastante o clock máximo), mete o fio com o sinal/onda quadrada numa linha de uma breadboard e depois mete a ponta do osciloscópio na linha ao lado, no meu caso na altura era com um DSPIC e na linha com o sinal tinha os esperados 3.2x v e nas duas ao lado tinha um sinal acoplado com uma voltagem de 1.1-1.3v(isto com uma tipica ponta de prova de 1Mohm de impedância).

Um bom teste para eu ir fazer já a seguir porque nunca o fiz... eu sei que esse "problema" existe, embora esteja aqui com algumas dúvidas sobre se este teste não será um pouco enganador quando apresentado só assim, mas já vamos ver.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #40 em: 16 de Fevereiro de 2017, 20:24 »
Gerador de funções, onda quadrada, 10ns tempo de transição, 100KHz ou 1MHz ou 10MHz, 1Vpp (3.25Vpp), dá-me a onda com 25mVpp (83mVpp) numa linha da matriz de contactos adjacente à que tem o sinal, portanto 2.5%. Ou a minha matriz é muita boa ou a tua é muita má senso! será que mediste nas linhas de alimentação? Não tenho à mão nenhuma matriz com essas linhas.

Não estava à espera era de não haver diferença de amplitude com a frequência... tenho que ir olhar melhor para isto.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 20:30 por Njay »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #41 em: 16 de Fevereiro de 2017, 20:38 »
Não estava à espera era de não haver diferença de amplitude com a frequência... tenho que ir olhar melhor para isto.

Humm, deve ter a ver com a carga ser capacitiva (a ponta de prova), o rácio do divisor de tensão não muda com a frequência, e como não há carga resistiva (é muito alta face ao condensador "matriz", a da ponta de prova) tb não há divisor de tensão.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #42 em: 16 de Fevereiro de 2017, 21:22 »
Breadboard de guerra da universidade, tinha "algum" uso, e não tinha a base de aluminio, acho eu, e a minha mesa é de vidro.
Avr fanboy