collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Escolha de multimetro  (Lida 13898 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Escolha de multimetro
« em: 29 de Abril de 2012, 15:49 »
Boas

Já há muito tempo que ando aqui a pensar em comprar um multimetro, e agora chegou a altura :) mas queria logo uma coisa em condicoes,um bom multimetro... nao é daqueles dos chineses :P uma coisa mesmo para depois quando tiver oficialmente a trabalhar ter um bom multimetro para nao acontecer daqui a 1 ano ou 2 ter que comprar outro porque este ja nao me satisfaz...

Tenho um orcamento a rondar os 350 € estava a pensar em comprar um da fluke, mas nao sei bem o que escolher, sou bastante indeciso nestas coisas... em principio vou mandar vim da farnell, o que é que me aconselham até +/- esse presso ? se ouver uma coisa melhor por mais 10 ou 20 euros tb se arranja, eu estou inclinado para a fluke, mas se aconselham outra marca digam :)

Offline RLFuse

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
  • Prática leva à perfeição
    • Codename: Stuart Little
Re: Escolha de multimetro
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2012, 16:15 »
Boas..
Já há aqui um tópico sobre isso com votação e tudo..
http://lusorobotica.com/index.php?topic=4487.0

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Escolha de multimetro
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2012, 16:23 »
queres comprar um multimetro ou um osciloscopio? é que 350€ por um multimetro, mais vale entao comprar um osciloscopio! :P

(acho k ha por aí um topico para uma compra colectiva duns multimetros...)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Escolha de multimetro
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2012, 16:30 »
Yah obrigado :D

osciloscopio vai ser o proximo investimento :P


Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Escolha de multimetro
« Responder #5 em: 29 de Abril de 2012, 23:45 »
obrigado :D por acaso ja tinha visto, mas as x pesquisar e encontrar alguma coisa na farnell é dificil...

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Escolha de multimetro
« Responder #6 em: 29 de Abril de 2012, 23:59 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Escolha de multimetro
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2012, 00:38 »
este parece-me bem, ja passa é um bocadito o meu orcamento

http://pt.farnell.com/fluke/fluke-27ii-eur/multimeter-fluke-27-ii-ip67/dp/1895818?in_merch=true&MER=i-9b10-00001422

passa um bocado bom pk tens de ver k os preços na farnell ainda n estao com o iva! por isso conta com mais 23% em cima do preço!..

(ja editei o link dos multimetros atrás e é so dpx clickar em "mostrar resultados para veres todos os multimetros por ordem crescente de preço")

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Escolha de multimetro
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2012, 00:51 »
Na minha modesta opinião 300 e tal € por um "1º multímetro decente" (considerando que até agora só possuiste multimetros dos chineses) é um balúrdio. Por esse preço quase que compras um osciloscópio de gama baixa (Rigol) e com o osciloscópio fazes tudo o que fazes com o multimetro (só não é tão portátil). É como passares de um Pegeout 206 antigo para um Ferrari moderno  ;D

Será que usas assim tao frequentemente o multimetro que se justifique esse investimento? E que tipo de utilização lhe dás? Sabes que especificações procuras num "bom" multimetro? True RMS, selecção automática de escala, etc?

Sugestão:
http://www.batronix.com/shop/multimeter/digital-multimeter.html (Alemanha)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Escolha de multimetro
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2012, 01:24 »
Possa... voces assim deixam.me ainda mais indeciso...

Provavelmente agora se me disserem, entao e um dos chineses nao te serve ?
a resposta: é que serve sim sr!

Mas eu cmo estou a tirar o curso de Eng. Electromecanica, já estou a pensar num futuro...
Nao gosto de comprar uma coisa pra depois daqui a 1 ano ou 2 dizer, epah gastei por exemplo 100 € mas isto agora já nao me serve, entao vou ter que comprar logo  e desta x uma coisa em condicoes por 300 € (foi um exemplo) portanto é como se tivesse mandado 100 € pro lixo com a 1º aquisição.
Por isso a que eu falei que queria logo uma coisa em condicoes, nao é que por agora precise...

quando comprar um osciloscopio compro logo um destes : http://pt.farnell.com/agilent-technologies/mso9064a/oscilloscope-600mhz-20-channel/dp/2064903, compro logo 2 ou 3 quando se estragar 1 tenho + 2 ahahahahah tenho é que vender o carro e a casa e afins hehehe :P

mas agora a falar mais a serio, tenho que investigar melhor isto dos multimetros, o que o msr perguntou e nao sei mesmo "Sabes que especificações procuras num "bom" multimetro?" de facto nao sei !!! e principalmente por este motivo que decidi abrir aqui este topico.
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 01:27 por Bony »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Escolha de multimetro
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2012, 06:19 »
Bony então a minha sugestão é que compres um barato, não dos chineses mas de uma marca razoável para assim ficares uma noção do que consegues fazer.
Vê as características do multimetro mais barato que está no site que indiquei. A meu ver, um desse género (não precisa ser aquele), seria um excelente "1º multimetro decente".
Não é por dares mais € que vais tirar mais proveito de um multimetro.

Pelo €€€ que estás a pensar investir compravas era isto:
http://www.batronix.com/shop/oscilloscopes/Rigol-DS1052E.html
http://www.batronix.com/shop/multimeter/multimeter-bxm98t.html

E ficavas aí com equipamento para uns bons anos (que por sinal é o que eu tenho cá em casa ;D)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Escolha de multimetro
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2012, 09:22 »
Se mandares vir da net algo até 50€ eu alinho.
Estes voltcraft (marca branca da conrad) tambem parece interessante: multimetro conrad

Os da batronix que foram indicados ainda parecem mais indicados.
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 09:29 por metRo_ »

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Escolha de multimetro
« Responder #12 em: 02 de Maio de 2012, 21:50 »
Porque é que nao site oficial da Fluke, nao encontro as versoes:

Fluke VC97
Fluke VC99
Fluke 15B
Fluke 17B

?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Escolha de multimetro
« Responder #13 em: 02 de Maio de 2012, 21:55 »
Do EEVBlog:
Citar
15B/17B/18B are China-only models and aren't sold anywhere else. Not to mention the box has huge text in it which states "NOT FOR SALE OUTSIDE OF CHINA". Technically no-one is breaking the law since you are buying the meter from china but I wouldn't count on warranty service outside of China. Although if you buy from a reputable reseller you should be able to send it back if problems arise.

Facts you should note about the meter before buying to name a few (I was considering buying one myself, and still am).
- It's a genuine Fluke, so quality-vice it should be head and shoulders above the cheapest meters
- Is is not cat-rated very high: catII 600 volts isn't much to call home about, although quite sufficient for a hobbyist use.
- It's not tested by any western third party like UL or such, but does seem to have a Chinese third-party test approval
- The accuracy and functions aren't anything to call home about either, albeit probably sufficient for hobbyist use
- You can't find a mention about it from anywhere at Fluke's english site and only manuals I've come across are english service manual and chinese user manual (I believe I have a copy of both if anyone needs).
- You can buy a brand name product for less at equal specs or better (check Dave's  $50 and $100 shootouts)


In conclusion: yes it should be safe and yes you should be able to measure mains at the wall outlet and car batteries without risk.

São para o mercado chines, dai não encontrares no site oficial europeu/USA.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Escolha de multimetro
« Responder #14 em: 02 de Maio de 2012, 22:03 »
Vou mandar vir uns 3 destes multimetros (e tvz tb uns osciloscopios), alguém quer?
Vendo-os por 59€ cada. (41.18 without VAT x (23%+20%))

http://www.batronix.com/shop/multimeter/multimeter-bxm98p.html