collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Hoje às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Explorer Robot  (Lida 30446 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Explorer Robot
« Responder #60 em: 04 de Agosto de 2009, 13:20 »
alguém me sabe dizer qual é a função do LED no módulo ultrasons SFR05? Estou a reparar que ele umas vezes acende outras não. ???
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re:Explorer Robot
« Responder #61 em: 04 de Agosto de 2009, 15:57 »
Pauleta, b-e-s-t-i-a-l!
Adorava fazer uma coisa deste género.
A "pick & place semi automática" é uma maquina a vácuo que segura o componente e larga-o onde pretendido certo? Semi-automatica porque tens de ser tu a levar o componente até à localização pretendida, certo?

Se não for indescrição, dá para saber em que empresa estás a trabalhar? (isto, porque como disse noutro topico nao conheço muitas empresas que façam prototipagem de circuitos; as que conheço têm apenas estaçoes de soldadura para reparar alguns circuitos)

Boa sorte com o projecto!


Edit:
metRo_ se estiveres interessado, entretanto encontrei uma empresa de Aveiro que faz placas de circuito por encomenda (em pouca quantidade): http://www.circuitotal.com/pt/product.htm


Sim tens toda a razão, é mesmo esse procedimento, alem do que falaste ainda possível colocar a pasta de solda no PCB.
A empresa onde trabalho é a João R Matos SA, devem conhecer pelas máquinas de soldar marca ELECTREX.
De qualquer modo o aspecto final das placas não fica nada demais, não deixa de ser um protótipo.


épa... trabalhas com o Hernâni... ele estudou cmg ;)
manda-lhe cumprimentos do ricardo gomes ;)

olha, se és de perto, podemos trabalhar juntos nos nossos 2 bichinhos, que dizes?

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Explorer Robot
« Responder #62 em: 04 de Agosto de 2009, 19:17 »
Trabalho com ele sim senhor, serão entregues ;)

Eu moro em oliveirinha e tu és de onde?
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re:Explorer Robot
« Responder #63 em: 04 de Agosto de 2009, 23:44 »
Trabalho com ele sim senhor, serão entregues ;)

Eu moro em oliveirinha e tu és de onde?

agora moro em Ílhavo.

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re:Explorer Robot
« Responder #64 em: 05 de Agosto de 2009, 17:47 »
ja agora tb junto ao clube

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Explorer Robot
« Responder #65 em: 05 de Agosto de 2009, 19:10 »
Eu agora vou ter é as bem merecidas férias! Possivelmente o projecto neste momento vai marinar um pouco.

Aproveito o post para perguntar á moderação se posso, a curto prazo, criar um tópico (e onde) com um exemplo pratico de comunicação RS232 e o software Labview. Para apimentar mais os projectos do pessoal, seja com MCU's da ATMEL ou MICROCHIP e ser possível criar interfaces gráficas para os bots. :P
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Explorer Robot
« Responder #66 em: 05 de Agosto de 2009, 23:16 »
Aproveito o post para perguntar á moderação se posso, a curto prazo, criar um tópico (e onde) com um exemplo pratico de comunicação RS232 e o software Labview. Para apimentar mais os projectos do pessoal, seja com MCU's da ATMEL ou MICROCHIP e ser possível criar interfaces gráficas para os bots. :P

Realmente não vais poder, vais ser mesmo obrigado :D

Se calhar na zona de software e programação parece-me bem.

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Explorer Robot
« Responder #67 em: 07 de Agosto de 2009, 15:45 »
Viva,

como eu tinha prometido, cá está uma primeira versão da interface gráfica para controlar o meu robot remotamente. Não é nada de especial, apenas serve para controlar os movimentos do menino. A base desta interface é o exemplo que eu fiz para a comunicação serie com o LabVIEW.

Painel principal onde se encontram os botões para o controlo.



Painel secundário onde se encontra o "meu" Hyper Terminal.



Estou aberto a opiniões para novas funcionalidades...

Ups! Espero que não se importem de não me ter dado ao trabalho de retirar a barra de iniciar das imagens...

Abraços
« Última modificação: 07 de Agosto de 2009, 15:48 por Pauleta »
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Explorer Robot
« Responder #68 em: 07 de Agosto de 2009, 16:48 »
queres sugestões? fica aqui uma que se aceitares te vai comer a cabeça por mt e bom tempo.. :)

k tal pôres isso a fazer mapeamento de zonas? o robot anda (sozinho ou não) e no pc aparece um mapa da zona mapeada..

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Explorer Robot
« Responder #69 em: 07 de Agosto de 2009, 18:05 »
mas tipo, a mostrar as rotas que ele percorreu num determinado mapa pré definido? que tecnologias usavas? GPS, Encoders?

Mas parece me bem... ;)
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Explorer Robot
« Responder #70 em: 07 de Agosto de 2009, 18:26 »
nada disso.. um robot k define o mapa.. :) desenhar rotas em mapas pré definidos é fácil.. :P

jspgresende

  • Visitante
Re:Explorer Robot
« Responder #71 em: 08 de Agosto de 2009, 00:28 »
se te agradar posso disponibilizar-te o código deste programa  ;)


Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re:Explorer Robot
« Responder #72 em: 08 de Agosto de 2009, 11:46 »
Olá jspgresende se a proposta se estender aos restantes membros é claro que queremos o código  ;)

Pauleta, também sou de relativamente perto, sou de MIRA, os meus tios tem um café em oliveirinha, pode ser que um dia combinemos qq coisa!

Eu tb ando a fazer uma base robótica http://msm.no.sapo.pt/ na secção "TWDR" mas como motores estou a usar servos RC modificados para rotação contínua e a construção dos encoders em quadratura para eles está a ser MTO complicada (parte mecânica e de fixação). Usar motores DC já com encoders seria o ideal mas o preço é mto pco apelativo.

A ideia é meter o robô a fazer percursos pré definidos usando odometria, bem como a utilização de um nunchuck para condução manual (daí o tutorial  :D ).

Cumprimentos, Mauro.
 




Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:Explorer Robot
« Responder #73 em: 08 de Agosto de 2009, 12:08 »
Excelente.

O código é feito em quê ?
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

jspgresende

  • Visitante
Re:Explorer Robot
« Responder #74 em: 08 de Agosto de 2009, 13:50 »
O programa foi feito em Visual Basic 6 (VB6).
É claro que toda a gente pode ter o programa e respectivo código  ;)
Para tornar isto "público" ainda vou comentar o código todo, e meter aquilo mais arranjadinho xD ...

os mais apressados que não se importem de código não comentado podem enviar mensagem privada que envio o programa e respectivo código.

Mauro vi este projecto na tua página...
http://msm.no.sapo.pt/damas/index.html


Nesse vídeo que está aí na página, o braço robótico não joga às damas, apenas gravaram uma ou duas jogadas. para não falar que os servos que esse o braço do vídeo tem não têm nada mas mesmo nada a ver com os servos que eles vendem com os kits, que são uma valente (não vale a pena dizer) ...
Quem quiser comprar esses kits aconselho a comprarem só as peças do braço, nada de electrónica à excepção do ssc-32 ...


O meu projecto de PAP foi um braço robótico que jogava às damas e tinha as seguintes funções:
Podem jogar:
-Humano Vs Humano (no mesmo PC ou através da Internet)
-Humano Vs Computador (no mesmo PC ou através da Internet)
-Computador Vs Computador (só para se entreterem a ver o braço robótico a jogar às damas)

-O tabuleiro tinha uma webcam de modo a enviar as imagens do jogo em tempo real para o computador do cliente, e para uma página de internet

bla bla bla entre outras coisas que não me estou a lembrar neste momento...
Como devem saber PAP é daquelas coisas que temos um ano inteiro mas que apenas aproveitamos duas semanas para a fazer  ;D
A parte mais complicada foi fazer o software do jogo de damas, e fazer uma boa rampa de aceleração e desaceleração para o braço fazer movimentos mais suaves... como BONS servos são caros, tivemos que optar por uns de gama baixa... daí o braço tremer um bocadinho...

deixo abaixo uns vídeos da coisa. Faltam vídeos do software e afins, mas não tenho tido tempo NENHUM para tratar disso...





aqui está um vídeo do braço robótico na exponor a colocar as peças de modo a escrever o nome da Escola...



e por fim este foi o primeiro vídeo do braço... logo após ter estragado o servo da garra, e o de rotação da garra... para não estar sem fazer nada coloquei uma caneta enquanto os servos com engrenagens metálicas não chegavam.


« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 13:55 por jspgresende »