collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Video sobre polimento de alumínio  (Lida 10080 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Video sobre polimento de alumínio
« em: 20 de Abril de 2016, 01:59 »
Olá

À procura de métodos para limpar o motor do carro, dei com este vídeo bastante elucidativo de como deve ser limpo e polido o alumínio.

Como não podia deixar de lado, atenção à segurança neste procedimento !!!


Cump.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #1 em: 20 de Abril de 2016, 09:27 »
LOL! Isso é para quem não tem dinheiro para ir ao ginásio.

Um berbequim com regulação de velocidade custa menos de 15€ (link), e há kits para polir baratos (link) com 2 abrasivos, 2 boinas e mandril, um primeiro para desbastar mais rápido e uniformizar a superfície, e um segundo para puxar o brilho.

Já o fiz há uns anos nas jantes de uma mota que tive e deu bons resultados. O problema do alumínio polido é que requer alguma manutenção, de tempos a tempos tem de se voltar a polir senão começa a ficar manchado e vai ficando baço. O verniz não resolve que vai estalando e nas rachadelas mancha também o alumínio, e depois dá trabalho a dobrar para remover o mesmo.

PS: Sim,eu sei que o berbequim não dura muito tempo nessa vida, mas por isso é que tem garantia de 2 anos ;)
« Última modificação: 20 de Abril de 2016, 09:32 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2016, 14:03 »
Não sei qual o problema de se usar uma pua, então esta com caixa está muito à frente.
Depois de algumas horas consegue-se um resultado excelente.

Falta-me a fita de montagem e a pasta dentifica branqueadora com micro-cristais, li que também serve para lavar os dentes, é o 2º uso dela.

A semana passada estive a pintar os tampões e jantes do carro, parecem novos e também não tenho jantes de liga leve em alumínio, no carro com a mesma liga só se for o motor mas não me vou dar ao trabalho de o polir já que não vem assim de origem.
Em qualquer caso segue o vídeo apresentado.

Sim, o alumínio oxida com bastante facilidade, é por isso que é anodizado e mantém-se por longo tempo sem oxidar, entretanto deixa de ser condutor superficialmente.

ps: SerraCabo, aprende  ;)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2016, 13:32 »
O ano passado comprei no LIDL um kit igual ao link que o jm_araujo colocou aí. Custou uns 5 euros e estou muito satisfeito com ele. Consigo rapidamente polir uma peça de uma forma aceitável, mesmo sem perceber nada de polimento (exemplos: não sei bem a quantidade de pasta a aplicar no disco, não sei se devo limpar os resíduos que ficam no disco de alguma forma específica, etc.)


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2016, 14:14 »
Nunca tive uma máquina para polir, uso um berbequim com ajuste de velocidade e uma esponja própria para o efeito. Também cheguei a ver a máquina à venda no LIDL mas não comprei.

Pintei o tejadilho do carro à pouco, com o tempo começou a descascar e resolvi remover a tinta com lixa de água e aplicar duas demãos, como ainda não estava completamente seca a tinta não deu para polir bem e ficou com riscos ligeiros... muitos mesmo, quando tiver paciência faço o polimento como deve ser.

A superfície a polir deve estar completamente limpa, sem poeiras ou vestígios de gordura, sendo esponja ou lã de ovelha, deve ser limpa regularmente com a ajuda de uma escova para a massa não criar grumos, a partir daí pode estragar a pintura por aquecimento.

Já os faróis faço à mão.

obs: este vídeo que apresentei no inicio não é real, está tudo mal e coloquei por achar engraçado tanto disparate :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2016, 18:30 »
Um berbequim com regulação de velocidade custa menos de 15€ (link), e há kits para polir baratos (link) com 2 abrasivos, 2 boinas e mandril, um primeiro para desbastar mais rápido e uniformizar a superfície, e um segundo para puxar o brilho.
esse kit de polimento nao é daqueles que se usam com a parte toda do circulo, é para polir lateralmente certo? .. lateralemnte dá mais jeito que seja num esmeril, mas convinha de fosse muito mais largo (alguem sabe onde se arranjam dessas escovas de polir pra esmerial de bancada, do estilo entre 10 a 15cm de diametro?

Outra coisa, esse kit do aki, tem dois saboes, será que dará pra polir acrilico? (no site n diz nada..)

E pra polir opticas, ou vidros, que massas/liquidos usam e onde compram?




« Última modificação: 21 de Abril de 2016, 18:32 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2016, 19:31 »
Um berbequim com regulação de velocidade custa menos de 15€ (link), e há kits para polir baratos (link) com 2 abrasivos, 2 boinas e mandril, um primeiro para desbastar mais rápido e uniformizar a superfície, e um segundo para puxar o brilho.
esse kit de polimento nao é daqueles que se usam com a parte toda do circulo, é para polir lateralmente certo? ..
certo
Citar
lateralemnte dá mais jeito que seja num esmeril
depende do que estás a polir, nem tudo dá jeito polir num esmeril fixo
Citar
, mas convinha de fosse muito mais largo (alguem sabe onde se arranjam dessas escovas de polir pra esmerial de bancada, do estilo entre 10 a 15cm de diametro?
Calculo que não seja muito difícil de encontrar em casa direcionadas para profissionais. Sem ir muito longe, por exemplo a Wurth tem:
https://eshop.wurth.pt/Catalogo-geral/Anel-de-polir/312475060308.cyid/3124.cgid/pt/PT/EUR/
Citar
Outra coisa, esse kit do aki, tem dois saboes, será que dará pra polir acrilico? (no site n diz nada..)
não sei, mas tenho dúvidas. O castanho é muito abrasivo, o azul dá um bom acabamento em metais, mas pode ser ainda demasiado forte para acrilico, que é muito pouco resistente a riscos. Mas nunca experimentei, pelo pode até ser que dê.
Citar
E pra polir opticas, ou vidros, que massas/liquidos usam e onde compram?

Nunca usei, mas nada como perguntar a um mecânico/pintor/casa de acessórios auto.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2016, 20:12 »
esses discos de polir nao sao só pro berbequins? ou tb dá para esmeris?

Sim, nem smp dá jeito ter o polidor fixo.. em empresas que trabalham com polimento usam esmeris grandalhos com discos de polir que sao do estilo aglomerado de trapos e depois usam um sabão branco (nunca estive com um sabao desses na mao, mas aquilo parece estilo uma barra de gesso) quem passam nos trapos do esmeril, mas nao encontro nada desses saboes proprios pra polir acrilico.

Certo que as massas de polir metais crus ou dar polimento à pintura do carro serão diferentes, é uma questão de saber qual a gramagem e do tipo de material dos cristais.. Mas ja alguem teve problemas com espelhos dos carros e que com a chuva comecem a ficar manchados? aquilo nem sequer sai a lavar bem com a esponja de lavar o carro, será boa ideia ou existe algo pra polir os espelhos e tirar aquelas manchas de calcario ou la que é? (e existe depois algum produto pra evitar no futuro essas manchas?) Os repelentes de agua que ha em spray nos hipers, resulta?

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2016, 21:08 »
Hugu tens desse material em casas de detalhe automóvel  ;)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2016, 21:36 »
Hugu tens desse material em casas de detalhe automóvel  ;)
qual material?
nao sou de ir a lojas das especialidade e andar a comprar mega produtos de 50, 60 ou 100€ só para tirar um mosquito do carro..qdo perguntei era pra ser aconselhado de algum produto ou confirmar a existencia deles e quais soluções que voces usam e aprovam..responder que ha "esse" material nas lojas pra carros é como dizer "olha pesquisa no google.." , sabendo que no google tanto se pesquisa produtos reais como banha da cobra de cem qualidades.  ;D
Falei nos produtos dos hipers porque ja os vi lá..nao porque procurava mas porque os vi nas prateleiras.. lojas que vendem artigos e produtos para carros, acho que nunca entrei em nenhuma por isso nem sei se existem cá na minha town lol ..existe algum casa com nome e sucursais ou franchizadas que vcs frequentam e pesquisar no google  8) pra ver se existe alguma perto?  :)

p.s.: espero n levar cartao vermelho por estar a fazer off-topic :P
« Última modificação: 21 de Abril de 2016, 22:05 por Hugu »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #10 em: 22 de Abril de 2016, 01:17 »
Por acaso estava à bocado a ver as ferramentas na Amazon e têm lá discos e kits para polir num esmeril por cerca de 23 libras.
esse kit do lidl é apenas para berbequins e apenas o utilizei para polir alumínio. Precisava de fazer um dissipador/refletor para vários leds de alta potência e poli a chapa até ficar espelhada em poucos minutos com esse kit.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #11 em: 22 de Abril de 2016, 20:36 »
Se queres polir plásticos compra fast cut da 3M, que é um agente abrasivo liquido.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2016, 19:47 »
Se queres polir plásticos compra fast cut da 3M, que é um agente abrasivo liquido.
ok obg..pesquinsando isso só vejo garrafas de 1L e imagens a polir pinturas de carros.. e sendo da 3M, deve ser baratinho um litro disso.. em qto isso fica?

Na internet só vejo os 3 frascos da novus..alguem ja usou?
« Última modificação: 23 de Abril de 2016, 19:57 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #13 em: 23 de Abril de 2016, 21:27 »
Tens mais fast cuts, e mais marcas, e mais nomes, falei em fast cut de 3M para teres um ponto de partida.
Mas acrilico, podes ir pesquisar no youtube e ver o que fazem para optical polish, é tudo com abrasivos liquidos/em base liquida.
Sei que podes usar talco para polir metais, e pedra pomes em pó, e muitas outras coisas.

Se não, tens o famoso flame polish.
Avr fanboy

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Video sobre polimento de alumínio
« Responder #14 em: 24 de Abril de 2016, 18:36 »
Hugu tens desse material em casas de detalhe automóvel  ;)
qual material?
nao sou de ir a lojas das especialidade e andar a comprar mega produtos de 50, 60 ou 100€ só para tirar um mosquito do carro..qdo perguntei era pra ser aconselhado de algum produto ou confirmar a existencia deles e quais soluções que voces usam e aprovam..responder que ha "esse" material nas lojas pra carros é como dizer "olha pesquisa no google.." , sabendo que no google tanto se pesquisa produtos reais como banha da cobra de cem qualidades.  ;D
Falei nos produtos dos hipers porque ja os vi lá..nao porque procurava mas porque os vi nas prateleiras.. lojas que vendem artigos e produtos para carros, acho que nunca entrei em nenhuma por isso nem sei se existem cá na minha town lol ..existe algum casa com nome e sucursais ou franchizadas que vcs frequentam e pesquisar no google  8) pra ver se existe alguma perto?  :)

p.s.: espero n levar cartao vermelho por estar a fazer off-topic :P

Tens que cortar gás ao acelerador jovem...

Link: http://store.carcareeurope.com/pt/kits-de-produtos/flexipads-kit-de-restauracion-y-pulido-de-faros.html

Reputação e feedback: http://forum.autohoje.com/boxes/2615-topico-do-detalhe-27.html