collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Linguagem C (ajuda)  (Lida 11649 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Linguagem C (ajuda)
« em: 06 de Janeiro de 2015, 12:48 »
Boas Pessoal, eu sou novo no forúm.
Sou aluno da escola profissional de Salvaterran de Magos, e estou no 12º do Curso de Eletronica, Automação e Comando. E estou a fazer uma PAP (Projeto de Aptidão Profissional),que é o projeto final para acabar o curso.
Queria pedir a vossa ajuda, o projeto consiste numa "GameBox" que é simplesmente aqueles paineis de de leds que marcam os golos, faltas e tempo. O meu grupo andava a fazer a programação no picaxe e já tinhamos as faltas feitas e os golos, o picaxe já contava +1 e tambem fazia -1. Agora o professor decidiu que quer que o meu grupo faça a programação em Linguagem C para ser tudo mais barato, e ninguem do meu grupo percebe linguagem c, já tentamos mas é dificil entender gostava de que alguém daqui do forúm Luso Robotica me ajudasse. Se me pudessem fazer isso eu agradecia, é o nosso projeto final para acabar o curso. Toda ajuda é bem vinda juntamente opiniões. Aguardo resposta 
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 12:52 por senso »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2015, 12:53 »
E que tipo de ajuda precisam em concreto?
Tutoriais e livros de C na internet é coisa que não falta.
Vão continuar a usar PIC's e um programador ou vão usar outra coisa?
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2015, 12:58 »


LOL ... estou mesmo a ver o tipo de ajuda pretendido ;)  é uma questão de orçamento  ;D  ;D


Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2015, 13:05 »
Pricisavamos, de alguem que conseguisse nos ajudar a fazer isto em Linguagem C. Já estive a ver toturiais sobre linguagem C. Em relação a livros não meios para os ter. Estamos a pensar utilizar o msp430G2553. O que queriamos era que o programa em linguagem C fizesse, contar mais um exemplo (0+1) e que desse subtaisse (x-1) isto para os golos, para as faltas tinha de ser isto mas só até seis, e se carregassem mais uma vez do seis fazia zero e junto a isto um reset que aparecesse nos displays de leds zero novamente.

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2015, 13:09 »
Bem "orçamento"? dessa não estava á espera, porque até posso comprovar como tenho o programa feito no programa Picaxe, se eu percebesse da coisa nao pedia ajuda.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2015, 13:14 »
Vais andar á luta com toolchains e afins que é o mais certo, atira-lhe um arduino para cima, é C++, logo tambem podes usar C.

Para ler um pino do MSP será algo myVar = PINx & (1<<(Px.y));
Incrementar uma variavel myvar++ ou myVar = myvar + 1;
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2015, 13:24 »
Bem "orçamento"? dessa não estava á espera, porque até posso comprovar como tenho o programa feito no programa Picaxe, se eu percebesse da coisa nao pedia ajuda.

Boas,

E fizeste o programa no Picaxe em BASIC ou com a tal ferramenta grafica ?

Mete aqui esse source do Picaxe (Basic)  e de certeza que alguém te ajuda a passar o mesmo para "C", mas
o problema não acaba ai ... se vais usar o msp430G2553 já é meio caminho pois é uma questão de se usar
código genérico para o MSP430 e depois escolhes o compilador.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2015, 13:35 »
"Para ser tudo mais barato"? O prof vai ganhar uns cobres com o vosso projecto, é? Tem alguma empresa?

Para MSP430 têm o Energia, que é um ambiente "igual" ao do Arduino. A partir daí já têm muitos recursos pela net fora.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2015, 13:40 »
Nunca me lembro disso, mas provavelmente o professor quer que usem C para aprenderem mais alguma coisa, ou porque os Picaxe ficam caros para o que aquilo é.
Avr fanboy

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2015, 11:58 »
"Para ser tudo mais barato"? O prof vai ganhar uns cobres com o vosso projecto, é? Tem alguma empresa?

Para MSP430 têm o Energia, que é um ambiente "igual" ao do Arduino. A partir daí já têm muitos recursos pela net fora.




Não simplesmente alguém tem de pagar o material para o projeto, enquanto um picaxe custa 10€, o MSP430 custa 2€. Mas nós vamos utilizalo para acender displays de leds. o que aconselhas, precisamos que conte e um que faça o tempo

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2015, 11:59 »
Vais andar á luta com toolchains e afins que é o mais certo, atira-lhe um arduino para cima, é C++, logo tambem podes usar C.

Para ler um pino do MSP será algo myVar = PINx & (1<<(Px.y));
Incrementar uma variavel myvar++ ou myVar = myvar + 1;

E isso dá para acender um display de leds e apresentar numeros?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2015, 12:45 »
@papao

Na minha opinião, pelas perguntas que colocas e o que pretendes fazer, terás de gastar ainda muito tempo a estudar e a aprender sobre a matéria e a área mesmo antes de poderes começar a fazer perguntas ou a pedir ajuda.

Pesquisa e lê muito sobre o tema, estuda tutoriais e aprende a linguagem de programação. Todos os dias. Mínimo: 2 horas por dia durante a semana, ao fim de semana todo o tempo que for possível!

Dentro de 2 meses já começarás a ver algumas luzes.

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2015, 12:49 »
Bem "orçamento"? dessa não estava á espera, porque até posso comprovar como tenho o programa feito no programa Picaxe, se eu percebesse da coisa nao pedia ajuda.

Boas,

E fizeste o programa no Picaxe em BASIC ou com a tal ferramenta grafica ?

Mete aqui esse source do Picaxe (Basic)  e de certeza que alguém te ajuda a passar o mesmo para "C", mas
o problema não acaba ai ... se vais usar o msp430G2553 já é meio caminho pois é uma questão de se usar
código genérico para o MSP430 e depois escolhes o compilador.


Como é que posso anexa lo para poderem ver o picaxe? 

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2015, 12:54 »
@papao

Na minha opinião, pelas perguntas que colocas e o que pretendes fazer, terás de gastar ainda muito tempo a estudar e a aprender sobre a matéria e a área mesmo antes de poderes começar a fazer perguntas ou a pedir ajuda.

Pesquisa e lê muito sobre o tema, estuda tutoriais e aprende a linguagem de programação. Todos os dias. Mínimo: 2 horas por dia durante a semana, ao fim de semana todo o tempo que for possível!

Dentro de 2 meses já começarás a ver algumas luzes.


Obrigada pela tua opinão, é um bom conselho porque até já pensei nisso. mas o projeto é para a presentar daqui a dois meses, e é triste saber em cima da hora que tens de alterar uma programação para outra, da qual eu não entendo. E preciso de apressar o trabalho, que já este mês tenho o 1º momento que é uma especie de defesa do projeto

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2015, 15:14 »
Se é mesmo só pelo orçamento e queres usar o MSP430G2553, usa o Energia mesmo!
Não tens tempo para andar a aprender com registos e C pelo que dizes.
O Energia permite programar como o Arduino.

http://forum.43oh.com/topic/5839-new-energia-release-0101e0013-09052014/
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/