collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: fazer uma plotter com uma hp  (Lida 47433 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #15 em: 19 de Junho de 2012, 16:25 »
Eu tenho encoders desses comigo :)
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #16 em: 19 de Junho de 2012, 17:38 »
Ya eu vi num topico qualquer por ai, tu a falares deles e mandei vir para mim :D eheheh
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #17 em: 19 de Junho de 2012, 18:02 »
quando tiver tempo e fazer alguns avanço, logo post aqui alguma coisa
o que eu duvido, que acertar a com a curva de desaceleraçao vai ser o meu primeiro grande desafio

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #18 em: 19 de Junho de 2012, 18:48 »
eu estava a pensar em deitar fora toda a electronica da impressora e so deixar os motores os enconder( um linear para o eixo xx e o rotary para o eixo yy), aquilo é uma especie de fita transparente com uns traços,e sei que o enconder(um led ir, e outra que "le")

eu posso uilizar isso para saber a posiçao, mas sei como vou fazer para quando o motor chegar aquela posiçao para imediatamente?

(estava a pensar fazer por interrupçao no arduino, smp que fosse detectado alguma alteraçao incrementava ou decrementava a coordenada e quando fosse desejada a posiçao o motor parava, mas acho que o motor vai continuar a rodar)

aproveita o maximo da impressora e principalmente os encoders! já k a nivel de posicionamento, n há melhor k esses encoders! se o comprimento é pra aumentar, basta unires uma outra fita encoder com outra! :P

e dpx so precisas de posicionar os novos fim de curso e encoders para as posiçoes que queres prá plotter!

Eu tb quero transformar uma impressora numa flat printer....ha no youtube mtos k o fizeram aproveitando quase toda a estrutura e electronica duma impressora pra resconstruir uma flat printer!.. a ploter é a mm coisa!

E ja agora, queres uma ploter horizontal? e pra que area de serviço?

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #19 em: 19 de Junho de 2012, 20:17 »
nao sei bem responder à tua primeira pergunta, mas quero que imprima na horizontal
inicialmente quero uma plotter para imprimir uns "riscos"/imagem vectorial numa folha de tamanho A4

nao sei bem se respondi à tua pergunta

da electronica da impressora, vou aproveitar a fonte, e os dois enconderes, o resto da electronica vai para o lixo.O enconder linear, vai ter de ser desoldado de onde esta e vou fazer uma pcb e soldar la novamente para, o aspecto ficar mais limpo

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #20 em: 20 de Junho de 2012, 00:10 »
como tb nao quero ficar parado, e agr nao tenho aqui a impressora, estive a ver algoritmos para fazer as rectas e os circulos

para as rectas estive a ver o Bresenham's Line Algorithms, e parece me a mim que funciona.Estive a testar no processing
para fazer os circulos estive a ver Bézier curve mas tenho serias duvidas que va funcionar

tou a planear usar g-code par fazer isto

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #21 em: 20 de Junho de 2012, 01:57 »
nao sei bem responder à tua primeira pergunta, mas quero que imprima na horizontal
ya, uma flat printer k é co se chamam às impressoras horizontais.. só n entendo pk keres, ou n aproveitar o conjunto dos tinteiros e a electronica da impressora e fazer uma impressora horizontal na vez duma ploter... é k a ploter so fazes linhas e pontos e com uma cor, com a cabeça de impressao fazias qq coisa e de qq cor! (n sei se me entendes!..)

Homemade flatbed printer

Citar
da electronica da impressora, vou aproveitar a fonte, e os dois enconderes, o resto da electronica vai para o lixo.
ve vais deitar pro lixo, entao guarda num caixote e qdo tiveres o caixote cheio, envias-me pra mim por um empresa de camionagem e pago-te as despesas todas!  8)

Citar
O enconder linear, vai ter de ser desoldado de onde esta e vou fazer uma pcb e soldar la novamente para, o aspecto ficar mais limpo
http://www.g7electronica.net/pt/servicos/123-fabrico-de-pcbs.html

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #22 em: 20 de Junho de 2012, 02:30 »
agr ja é tarde logo vejo os links amanha
nao quero utilizar os tinteiros pk sao caros
e o meu objectivo final é fazer uma plotter para desenhar as pistas da pcb

a placa deve ser facil de fazer, leva poucos componente por isso consigo fazer em casa

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #23 em: 20 de Junho de 2012, 16:21 »
Hugo, achei interessante o video que postaste,gostei da ideia, o unico senao é ter de comprar um stepper motor, que o que tenho nao devia ter força nem resoluçao.
Depois tb andei a ver outros videos e deparei me com este:

http://www.youtube.com/embed/ge4cFOpa1i0

nao percebi foi como ele fez, pk só vejo ali o arduino e uma ponte H, nao vi o motor que avança o papel. E ate ficou bem compacto, so lhe faltava ter algo para levantar a caneta, mas isso eu ja arranjei

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #24 em: 20 de Junho de 2012, 23:23 »
hoje fui comprar uma ponte H, a l298 numa loja em aveiro e que me costou 4.90€, acho que o preço esta bem inflacionado, tb queria comprar 8 diodos sb360 mas o sr estava a vender cada por 0.70€, por isso nao comprei, vou comprar na net

Estive a ver Bresenham's Line Algorithms:
Código: [Seleccione]
void plotLine(int x0, int y0, int x1, int y1){
  int dx =  abs(x1-x0), sx = x0<x1 ? 1 : -1;
  int dy = -abs(y1-y0), sy = y0<y1 ? 1 : -1;
  int err = dx+dy, e2; /* error value e_xy */
  while(true){
    pixel(x0,y0);
    if (x0==x1 && y0==y1) break;
    e2 = 2*err;
    if (e2 >= dy) { err += dy; x0 += sx; }
    if (e2 <= dx) { err += dx; y0 += sy; }
  }
}
Penso que se fosse um stepper,onde esta  "x0 += sx" e "y0 += sy" bastava imcrementar um step. Agr com dc motores acho que teria de criar uma funçao que fizesse o motor rodar e depois parava na posiçao desejada, logo nao vai ficar um movimento continuo.Tentando explicar me melhor,uma funçao com os motores stepper basta fazer o proximo passo e a funçao acaba logo, durante o passo acho que iria haver tempo para processar a proxima instruçao. Agr com um dc, a funçao para controlar o motor, o programa tinha de ficar nesta ate que o motor chega-se e parece na posiçao desejada e so ai voltar a calcular os proximos (x,y)

Ja vi na net as maquinas reprap que é mais ou menos o que desejo, mas acho dificil de adapatar o codigo
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 23:27 por pmj_pedro »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #25 em: 20 de Junho de 2012, 23:35 »
Não precisas de adaptar nada, quer dizer, quanto muito, fazes uma implementação do controlo do motor dc igual ao controlo de um stepper, ou seja o código pensa que é um stepper, apenas o código mais baixo nivel é que sabe que é um motor dc com encoder.
basicamente ligas o motor com velocidade baixa e constante por agora para simplificar tudo, esperas que dê um click no encoder e páras o motor, até é simples.
Os diodos não estão assim tão caros, custam 39 centimos na mouser, mais 19% de IVA, mais lucro para a loja e impostos e tal, 70 centimos não é nada mau aliás.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #26 em: 20 de Junho de 2012, 23:37 »
hoje fui comprar uma ponte H, a l298 numa loja em aveiro e que me costou 4.90€, acho que o preço esta bem inflacionado, tb queria comprar 8 diodos sb360 mas o sr estava a vender cada por 0.70€, por isso nao comprei, vou comprar na net

eu n vendo por menos de 4.50€ essa ponte H e na farnell está a 4.47€ e ainda é preço sem iva!.. (http://pt.farnell.com/jsp/search/browse.jsp;jsessionid=H1J03400DHJX0CQLCIRJKBQ?N=0&Ntk=gensearch&Ntt=l298&Ntx=mode+matchallpartial&exposeLevel2Refinement=true&suggestions=false&ref=globalsearch&_requestid=29457)

os diodos arranjo por 45cêntimos cada.
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 23:38 por Hugu »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #27 em: 20 de Junho de 2012, 23:44 »
Não precisas de adaptar nada, quer dizer, quanto muito, fazes uma implementação do controlo do motor dc igual ao controlo de um stepper, ou seja o código pensa que é um stepper, apenas o código mais baixo nivel é que sabe que é um motor dc com encoder.
basicamente ligas o motor com velocidade baixa e constante por agora para simplificar tudo, esperas que dê um click no encoder e páras o motor, até é simples.
Vou ver se encontro a funçao que controla o stepper e depois logo digo alguma coisa

Os diodos não estão assim tão caros, custam 39 centimos na mouser, mais 19% de IVA, mais lucro para a loja e impostos e tal, 70 centimos não é nada mau aliás.
No site futurlec.com estao a vender a 0.20€ cada um,os portes sao 4€,logo compensa fazer uma encomenda de la com mais coisas. Por exemplo o integrado l298 fica 3.90€

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #28 em: 20 de Junho de 2012, 23:52 »
Não precisas de adaptar nada, quer dizer, quanto muito, fazes uma implementação do controlo do motor dc igual ao controlo de um stepper, ou seja o código pensa que é um stepper, apenas o código mais baixo nivel é que sabe que é um motor dc com encoder.
basicamente ligas o motor com velocidade baixa e constante por agora para simplificar tudo, esperas que dê um click no encoder e páras o motor, até é simples.
Vou ver se encontro a funçao que controla o stepper e depois logo digo alguma coisa

Os diodos não estão assim tão caros, custam 39 centimos na mouser, mais 19% de IVA, mais lucro para a loja e impostos e tal, 70 centimos não é nada mau aliás.
No site futurlec.com estao a vender a 0.20€ cada um,os portes sao 4€,logo compensa fazer uma encomenda de la com mais coisas. Por exemplo o integrado l298 fica 3.90€


Se comprares 100 diodos da Mouser tambem te fica muito mais barato, a futurlec em vez de comprar 100 comprou 1000 ou 2000, a comprar em quantidade fica tudo mais barato.
Uma coisa, não re-inventes o interpretador de G-Code, porque como já viste, as rep-rap já têm isso feito, é pulg and play.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: fazer uma plotter com uma hp
« Responder #29 em: 20 de Junho de 2012, 23:53 »
Os diodos não estão assim tão caros, custam 39 centimos na mouser, mais 19% de IVA, mais lucro para a loja e impostos e tal, 70 centimos não é nada mau aliás.
No site futurlec.com estao a vender a 0.20€ cada um,os portes sao 4€,logo compensa fazer uma encomenda de la com mais coisas. Por exemplo o integrado l298 fica 3.90€

esses fazem dumping! ou entao compram às toneladas na china e vendem aos preços k conseguem ..mas atençao que isso co vem das terras da sua magestade, deverás pagar + o iva PT!...