collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: "Estabilizador" de camara com Attiny85  (Lida 9115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: "Estabilizador" de camara com Attiny85
« Responder #15 em: 31 de Julho de 2013, 20:03 »
Entretanto tenho 20 pcb's dessas la a ganhar mofo :P

Às vezes a solução é vender mais barato ou inventar um gadget que incluam uma cena dessas ;)

Casos especiais são "perigosos" pelo tempo quen os podem fazer perder. Às vezes eles acontecem sem nos apercebermos, e manifestam-se em glitches e comportamentos que não conseguimos explicar. É como aquela velha máxima na programação: prefiro que crashe logo do que andar a usar memória corrompida ;). O que eu faria nesse caso, era "acender um LED" e trancar o CPU logo na 1ª ocorrência; assim se alguma vez acontecer, ficaria a saber.

Sim, tenho 2 produtos agora que vão usar esta board do lsm q ira ser vendida com desconto quando comprada com os mesmos. Não tive tempo de acabar os manuais para os meter a venda e ainda ando a testar tudo para ter a certeza que não ha erros.

Uma das coisas que me preocupa mais quando programo são os erros esporadicos que não consigo replicar facilmente, perco bastante tempo de volta disso. Neste caso não o fiz, foi provar o conceito e meter no ar. Se fosse para vender um estabilizador ainda agora era capaz de andar a testar todos os possiveis pontos de ruptura.

edit: NJay não querias um projecto de comunidade? Não havia alguem que cria um projecto de comunidade? Uma IMU barata é uma coisa interessante de fazer, posso doar as boards que tenho com o L3GD20 e LSM303DLHC caso alguem arranje os gyro's como sample ou acessiveis. Depois é tudo questão da programação.
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 20:12 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: "Estabilizador" de camara com Attiny85
« Responder #16 em: 31 de Julho de 2013, 20:11 »
Qualquer minúsculo e simplérrimo gadget a funcionar na nossa bancada dá um trabalhão do catano para transformar em produto, não é ;)? É daquelas coisas que quem nunca fez não faz a menor ideia.

Edit: Nope, não era eu.
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 20:12 por Njay »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: "Estabilizador" de camara com Attiny85
« Responder #17 em: 31 de Julho de 2013, 20:18 »
Qualquer minúsculo e simplérrimo gadget a funcionar na nossa bancada dá um trabalhão do catano para transformar em produto, não é ;)? É daquelas coisas que quem nunca fez não faz a menor ideia.

Edit: Nope, não era eu.

Sem duvida, mexer com o "publico" é complicado. Posso dizer que tenho dezenas de coisas feitas e daí só extrai 3 produtos que tenho efectivamente a venda, e 4 que vou so lançar agora tudo coisas que algumas pessoas vão pensar que são "basicas" e que deram imenso trabalho ate chegarem ao que são agora. Tenho tido "sorte" que raramente preciso de revisões nas pcb's (o que mantem os custos baixos).

Tambem é incrivel que as coisas q lancei que pensava que iam vender mais foram as q venderam menos e tive uma agradavel surpresa numa que pensava iria ser de nicho. Não dá para viver disto ainda, mas dá um gozo especial saber que alguem do outro lado do mundo está a utilizar uma coisa feita por ti. :)

« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 20:20 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: "Estabilizador" de camara com Attiny85
« Responder #18 em: 31 de Julho de 2013, 20:56 »

Casos especiais são "perigosos" pelo tempo quen os podem fazer perder. Às vezes eles acontecem sem nos apercebermos, e manifestam-se em glitches e comportamentos que não conseguimos explicar. É como aquela velha máxima na programação: prefiro que crashe logo do que andar a usar memória corrompida ;). O que eu faria nesse caso, era "acender um LED" e trancar o CPU logo na 1ª ocorrência; assim se alguma vez acontecer, ficaria a saber.

Isso de acender o LED foi das primeiras coisas que me ensinaram  ;D
Dá imenso jeito para encontrar problemas. As vezes LEDs RGB dão ainda mais jeito para indicar onde está o código (sem trancar). Mas claro é para coisas que se vêm e não são demasiado rápidas
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: "Estabilizador" de camara com Attiny85
« Responder #19 em: 31 de Julho de 2013, 21:19 »
Possivelmente o mais barato actualmente será um MPU6050 da Invensense é só juntar o magnetómetro e um barómetro, é claro que são sensores que têm algum drift e erro, a AD tem sensores digamos que mais profissionais, mas com preços muito mais elevados.
Avr fanboy