collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito de iluminação com 4x ESP8266  (Lida 11384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #15 em: 10 de Junho de 2017, 20:39 »
Vais dando a informação às pinguinhas, assim é difícil ajudar.
Queres completamente autónoma, ou contas com cobertura Wi-Fi de um router?
Queres uma solução com os ESP, ou qq solução que resolva o teu problema serve?

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #16 em: 10 de Junho de 2017, 21:07 »
Vais dando a informação às pinguinhas, assim é difícil ajudar.
Queres completamente autónoma, ou contas com cobertura Wi-Fi de um router?
Queres uma solução com os ESP, ou qq solução que resolva o teu problema serve?

Quero completamente autónomo, sendo ESP's.

Os Sonoff são ESP's, eu comprei para ver se era possível, com a programação que trazem, fazer o que pretendia. Não dá.

Mas os ESP's são uns autênticos canivetes Suíços, tenho cá uma boa quantidade deles e pretendo usa-los neste meu projecto. Como já disse, o meu problema é a programação dos mesmos, pois não sei como po-los a comunicar uns com os outros, com IP Fixo, de forma autónoma.

Sei que é possível, mas ainda não encontrei informação suficiente para ligar dois ou mais ESP's sem usar um router ou um broker MQTT.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #17 em: 10 de Junho de 2017, 23:24 »
Nesse caso poderá ser mais complicado.
Assim de repente vejo 3 alternativas:
1
Um dos ESP fica como AP com um webserver, e os outros comunicam através dele. Os interruptores enviam-lhe as instruções de ligar/desligar, as lâmpadas vão fazendo polling para ver se tem de mudar de estado. O AP tem de guardar o estado das lâmpadas. A comunicação pode ser por JSON. O AP tanto pode ser lâmpada como interruptor, mas se estiver desligado nada funciona.

2-
As lâmpadas ficam as duas como AP, e os interruptores quando acionados ligam-se ao AP da lâmpada correspondente e enviam a instrução. Tem a vantagem que podes tirar um elemento qualquer e continuam os outros a funcionar. Tem a desvantagem que ficas com mais 2 AP no ar.

3-
https://github.com/Coopdis/easyMesh
https://github.com/gmag11/painlessMesh
Há umas experiencias de Mesh networking com o ESP, que comunicam todos os elementos que estiverem ligados entre sí, independentemente dos que falham ou quem liga primeiro/etc. Pode ser uma solução também mas só vi por alto.


« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 23:27 por jm_araujo »

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #18 em: 11 de Junho de 2017, 01:26 »
Nesse caso poderá ser mais complicado.
Assim de repente vejo 3 alternativas:
1
Um dos ESP fica como AP com um webserver, e os outros comunicam através dele. Os interruptores enviam-lhe as instruções de ligar/desligar, as lâmpadas vão fazendo polling para ver se tem de mudar de estado. O AP tem de guardar o estado das lâmpadas. A comunicação pode ser por JSON. O AP tanto pode ser lâmpada como interruptor, mas se estiver desligado nada funciona.

2-
As lâmpadas ficam as duas como AP, e os interruptores quando acionados ligam-se ao AP da lâmpada correspondente e enviam a instrução. Tem a vantagem que podes tirar um elemento qualquer e continuam os outros a funcionar. Tem a desvantagem que ficas com mais 2 AP no ar.

3-
https://github.com/Coopdis/easyMesh
https://github.com/gmag11/painlessMesh
Há umas experiencias de Mesh networking com o ESP, que comunicam todos os elementos que estiverem ligados entre sí, independentemente dos que falham ou quem liga primeiro/etc. Pode ser uma solução também mas só vi por alto.
~

Desculpa lá a minha ignorância, mas qual é o significado de AP?

O que eu tenho estado a pesquisar e a tentar desenvolver é o seguinte:
Cada modulo tem o seu IP configurado manualmente bem como os IP's dos módulos de luz para que eles saibam exactamente a que módulo é que devem enviar a mensagem para ligar ou desligar a luz, tipo.

10.0.1.1 - Módulo Interruptor 1
10.0.1.2 - Módulo interruptor 2
10.0.1.3 - Módulo de Luz 1
10.0.1.4 - Módulo de Luz 2

O Módulo interruptor só envia um sinal tipo impulso para os módulos de luz, estes mudam o estado em que se encontram quando recebem o sinal do módulo de luz e enviam um sinal ao módulo interruptor a informar que receberam o sinal, tipo:

Módulo interruptor 1 envia o sinal ao módulo Luz 2
10.0.1.3/sinal

O Módulo de luz reconheceu o sinal e altera o estado em que se encontra o Relé, e envia ao módulo interruptor o sinal de que recebeu a informação
10.0.1.1/recebido

O Módulo interruptor recebe a confirmação e para de tentar contactar o Módulo de Luz 2.



Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #19 em: 11 de Junho de 2017, 05:00 »
Pessoal, obrigado pela ajuda, já consegui fazer o que queria com o ESPEasy.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #20 em: 11 de Junho de 2017, 10:53 »
AP-. Acess Point . Sem um não tens comunicação entre clientes wifi, normalmente é o papel do router mas disseste que querias uma solução autónoma.

Como é que configurasse o ESPEasy?

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #21 em: 11 de Junho de 2017, 17:04 »
AP-. Acess Point . Sem um não tens comunicação entre clientes wifi, normalmente é o papel do router mas disseste que querias uma solução autónoma.

Como é que configurasse o ESPEasy?

OK, Acess Point sei o que é, não estava era a perceber o significado do acrónimo. já vi tanta vez esse acrónimo noutras situações e com outro significado que pensei que fosse essa a situação.

A configuração foi até muito fácil, e embora esteja de forma diferente do que eu tinha pensado, a ideia é a mesma.

Basicamente, configurei os dispositivos para se comunicarem por UTP.

Activei o "Inter-ESPEasy Network", defini uma porta UTP para todos os dispositivos, numerei os mesmos, e depois criei regras para os interruptores e regras para as lâmpadas.

Ainda só simulei com um conjunto Interruptor/lâmpada, mas vou reprogramar mais uns dispositivos com o ESPEasy e depois vou testar o conjunto e fazer um video e publicar para que todos possam ver.

Estou a desenhar umas PCB's para caberem dentro das caixas embutidas, para ficarem atrás dos interruptores, de forma a que se possa usar qualquer tipo e marca de aparelhagem. Depois publico aqui mais detalhes.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #22 em: 11 de Junho de 2017, 19:43 »
Não conhecia esse modo, mas é interessante.
Encontrei alguma documentação extra sobre o mesmo aqui:
https://www.letscontrolit.com/wiki/index.php/EasyGlobalSync

Para fazer um módulo mais pequeno que os sonoff o mais complicado é a alimentação. Dos 220V para 3.3V é complexo se quisermos manter o isolamento por causa da segurança. Há uns módulos relativamente baratos que resolvem esse problema:
www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=HLK-PM03
Também os há de 5V e 12V.  Pelo preço o mais parecido que consegues é um divisor capacitivo, que quando comprares os componentes todos e deres distâncias de segurança acaba por dificilmente compensar em tamanho e preço (e isolamento népias)

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #23 em: 12 de Junho de 2017, 00:28 »
Sim, foi ai também que eu andei a pesquisar. A programação das regras é que me deu alguma dor de cabeça, mas consegui lá chegar. Já experimentei os 4 circuitos em funcionamento e é exactamente aquilo que eu pretendia.

A accionar um dos botões acende a luz correspondente ao botão, se voltar a accionar o botão a luz apaga. Se acender a luz num botão e depois usar o botão correspondente no outro circuito a luz apaga. Melhor que isto não podia ser...

Agora vou debruçar-me sobre o resto da electrónica.

O módulo de alimentação que vou usar é o HLK-PM03, é simples, relativamente pequeno, é seguro e de preço reduzido. A possibilidade de haver curto-circuitos no mesmo é quase impossível, uma vez que toda a electrónica está encapsulada.

Só tenho que confirmar se, depois de montado numa PCB, o circuito completo cabe numa caixa, o que não me parece ser o caso, pelo menos nas caixas simples, pois estas só tem 40mm de profundidade.