collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: iniciado em robot  (Lida 16479 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
iniciado em robot
« em: 31 de Março de 2009, 12:27 »
Estou no curso de informática e entrei num clube de robotica.  No clube temos estes robots https://robosavvy.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=40 e gostava de fazer o meu proprio robot.
Tenho um carro  telecomandado e dois chips iguais a estes
tem esta referencia

at90s8515
0143

Queria umas dicas como construir o meu robot, e poder programa-lo atraves dos chips,  mas  nao posso gastar muito dinheiro.


agradecia

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:iniciado em robot
« Responder #1 em: 31 de Março de 2009, 14:22 »
Olá, e bem-vindo.

Visto que já tens algum conhecimento, sabes que precisas de um microcontrolador e de um programador. Isso é realmente um ponto essencial que se deve de ponderar bem a escolha.

Existem diversas opções, e pelo que vejo já tens um AVR, contudo não tens programado. Ou optas por comprar um programador para esse IC, ou por procurar outro controlador que te seja mais interessante em termos de funções e custo.

Já foste ver de programador para esse AVR?

Já viste outros micros como Arduino, BasicStamp, Picaxe, etc para ver os preços e as funções?!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:iniciado em robot
« Responder #2 em: 31 de Março de 2009, 15:23 »
eu tenho o aparelho para programar o avr que é apollo 12c ap igual a da foto
 perciso de um microcontrolador para poder mais tarde ligar  os motores e sensores  e por o avr.
Para o avr e perciso alem das funçoes do robot e perciso programar mais alguma coisa?


 

« Última modificação: 31 de Março de 2009, 15:26 por dio123 »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:iniciado em robot
« Responder #3 em: 31 de Março de 2009, 15:30 »
Precisas de meter um bootloader se quiseres poder depois programa-lo sem recorrer ao programador (simples serial TX/RX), caso possas programar sempre pelo programador, apenas precisas do código para o robot em si, que pode ser escrito em baixo nível, ou C caso tenhas algum compilador para esse programador.

Métodos de inicialização para meter no inicio e isso, depende de micro para micro e de compilador para compilador, mas talvez o Njay te possa ajudar mais, visto que ele já tem mais experiência com AVR.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:iniciado em robot
« Responder #4 em: 31 de Março de 2009, 19:42 »
desde já agradeço  a ajuda

Nao tenho ideia como vou "fazer" construir  a placa principal do robot  que deve ser mais ou menos uma coisa deste genero
http://www.2mhi.com/icar/arduino/BallDuino/ballduino7.jpg

tive  a ver uns tutoriais mas nao ficei com ideia do que utilizar de condesendores, resistencias etc..

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:iniciado em robot
« Responder #5 em: 31 de Março de 2009, 20:06 »
desde já agradeço  a ajuda

Nao tenho ideia como vou "fazer" construir  a placa principal do robot  que deve ser mais ou menos uma coisa deste genero
http://www.2mhi.com/icar/arduino/BallDuino/ballduino7.jpg

tive  a ver uns tutoriais mas nao ficei com ideia do que utilizar de condesendores, resistencias etc..
Se quiseres começar com Arduino (Atmega128/328 da AVR), eu diria que é a melhor opção de baixo custo, grande expansibilidade e facilidade de construção, podes inspirar-te neste post:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,522.0.html
Ou comprar um Arduino já montado em www.arduino.cc ou qualquer loja da especialidade, podes encontrar algumas aqui:
http://lusorobotica.com/index.php/board,16.0.html

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:iniciado em robot
« Responder #6 em: 31 de Março de 2009, 20:13 »
O AVR é um microcontrolador. Um microcontrolador é como um computador mas muito muito piriri comparado com aquele que usas para aceder à net. Mas ele também tem um CPU, um "disco" que guarda o programa e outro para guardar dados, e RAM, embora todos muito pequenos.

Como ainda estás muito verde nisto, o meu conselho é que comeces com uma matriz de contactos, aquelas placas brancas cheias de furos que não é preciso soldar. Isto vai dar-te muita flexibilidade para experimentar, podes tirar e meter componentes, e até re-fazer o circuito todo em meia hora. Se fores para um PCB de furos, assim que um componente está soldado já não há volta, e vais precisar de fazer muitas experiências. Além disso, eu por exemplo não gosto nada desses PCBs furados, e só os uso para circuitos mesmo muito simples e pequenos (tipo 2 ou 3 cm quadrados); elas parecem fáceis de usar mas não são, pois é preciso muita perícia na soldadura e dá uma trabalheira desgraçada soldar as ligações todas. Depois de as usar uma vez desisti, e passei a usar ou matriz de contactos ou a fazer logo um PCB para o circuito.
Se for preciso também podes usar a matriz de contactos no teu próprio robot, existem modelos que são pequenos.

Tenho um tutorial para arrancar a programar um AVR. É para um modelo diferente do teu, mas a parte de software é similar, podes usá-lo para ver como fazer um programa exemplo e compilar. Depois terás que usar o teu programador para gravar o programa no teu AVR. O tutorial é este:

http://www.electronicapt.com/forum/avr-micro-tutorial-t1561.0.html

Depois podes ir colocando umas dúvidas.

Bem vindo e boa sorte :)!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:iniciado em robot
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2009, 17:53 »
ola a todos

O meu avr é diferente do seu avr do tutorial, o avrdude tem de ser a informação do meu avr ou do aparelho que uso para programar?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:iniciado em robot
« Responder #8 em: 04 de Abril de 2009, 18:35 »
Não faz mal serem diferentes modelos de AVR, porque ambos se programam usando a mesma interface fisica. Se abrires a datasheet do teu AVR, vais lá encontrar logo na 2ª página os pinos com os nomes SCK, MISO, MOSI, /RESET (= /RES), que o ATtiny26 também tem e são esses os que se usam para gravar o programa no chip (programar). Por exemplo, o pino /RESET no ATtiny26 é o 10, o mesmo pino no teu 8515 é o 9. Portanto, podes montar tudo numa matriz de contactos como fiz no meu ligando-o à porta paralela através do mesmo cabo (é o programador) que lá indico, que é fácil de fazer. Para esse AVR tens é que usar 5V para a alimentação. Para programar usas os mesmos comandos que dei ao AVR-DUDE mas indicas que estás a usar o AT90S8515 em vez do tiny26 (em vez de avrdude -c avrpt -p t26 -i 50 usas avrdude -c avrpt -p 8515 -i 50).

Na compilação do programa também tens que indicar que estás a usar um 8515 e não um tiny26, pelo que em vez de
avr-gcc -mmcu=attiny26 -DF_CPU=1000000UL -g -O1 -o pisca_led.elf pisca_led.c
usarias
avr-gcc -mmcu=at90s8515 -DF_CPU=1000000UL -g -O1 -o pisca_led.elf pisca_led.c

O programa para piscar o LED fica igual, simplesmente tens que ligar o LED no pino 39 pois esse é o pino A0 no 8515.

Quanto aos fusíveis (fuses), no 8515 não tens que fazer nada, pois esse chip é antigo e quase não os tem. Precisas é de colocar um cristal de quartzo com 2 condensadores para a massa, pois esse AVR também não tem clock interno, só funciona a cristal ou ressonador. O cristal ligas aos pinos XTAL1 e XTAL2, e depois um condensador de mais ou menos 22pF entre cada pino XTAL e a massa (o GND, ou negativo, é o mesmo). Podes ver esse esquema de ligação na página 6 da datasheet.

É possível usar o programador que já tens com o AVR-DUDE, mas tinhas que adicionar ao ficheiro avrdude.conf uma descrição do teu programador, à semelhança do que fiz para o "meu" programador avrpt no tutorial. Esta descrição basicamente diz ao AVR-DUDE que pinos da LPT são o SCK, o MOSI, etc. Mas para isso precisas de ter o esquema desse APOLLO...

Ainda pode haver mais umas coisas a ajustar, mas para já acho que tens o suficiente para avançar. Usa a datasheet, lê-a, pesquisa-a, está lá tudo o que precisas de saber sobre esse chip. Se tiveres dúvidas coloca-as aqui.
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 18:43 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:iniciado em robot
« Responder #9 em: 08 de Abril de 2009, 09:10 »
Queria saber se é possivel construir o sensor de aproximidade  igual ao que esta neste topico aqui http://lusorobotica.com/index.php/topic,527.0.html sem ter de utilizar o arduino?
Posso por a funcionar numa placa de testes(beardboard)?

se conseguir fazer o sistema de acender e apagar o led com esta neste topico http://www.electronicapt.com/forum/avr-micro-tutorial-t1561.0.html depois para utilizar o sensor e muito dificil?



desde ja agradeço
« Última modificação: 08 de Abril de 2009, 10:32 por TigPT »

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:iniciado em robot
« Responder #10 em: 11 de Abril de 2009, 17:00 »
Citar
Queria saber se é possivel construir o sensor de aproximidade  igual ao que esta neste topico aqui http://lusorobotica.com/index.php/topic,527.0.html sem ter de utilizar o arduino?
Posso por a funcionar numa placa de testes(beardboard)?

Com um 555 e mais uns componentes... sim é bem capaz de se conseguir fazer qualquer coisinha gira!
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:iniciado em robot
« Responder #11 em: 19 de Abril de 2009, 10:25 »
estou a tentar  fazer o que esta Njay fez neste tutorial http://www.electronicapt.com/forum/avr-micro-tutorial-t1561.0.html, mas tenho um problema de nao encontrar informações sobre o meu programador Apollo 12c AP.

Como faço para configurar o avrdude se nao encontro um esquema dele na  net



desde já agradeço

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:iniciado em robot
« Responder #12 em: 19 de Abril de 2009, 11:16 »
Se não encontrares o esquema, faz o seguinte:

1) Vê na datasheet do AVR quais são os pinos SCK, MOSI, MISO e /RESET.
2) Com o multímetro na posição de teste de continuidade, descobre a que pinos da ficha LPT os 4 pinos acima estão ligados (as fichas da LPT costumam ter lá escrito o nº do pino, no plástico).
3) Na foto eu vejo 3 resistências iguais todas alinhadinhas e ligadas entre si do lado direito, parece-me que esse programador é alimentado da porta LPT, certo (ou seja, não o ligas a pilhas ou fonte externa)? Neste caso, se realmente ele é allimentado pela porta LPT, então tens também que descobrir que pinos da LPT vão ligar a cada uma dessas resistências, usando o teste de continuidade.

Se obtiveres a informação acima, então depois volta cá para escolhermos (ou fazermos) uma configuração para o avr-dude.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:iniciado em robot
« Responder #13 em: 19 de Abril de 2009, 11:48 »
fiz o teste e obtive isto
contei da direita para a esquerda
  reset  8
  sck     6
  mosi   7
  miso   4



Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:iniciado em robot
« Responder #14 em: 19 de Abril de 2009, 12:06 »
Preciso de saber o pino exacto da LPT, isso costuma estar escrito na ficha, na zona de plástico.
E os 3 pinos da LPT que ligam às 3 resistências alinhadinhas?
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 12:08 por Njay »