collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Linguagem Java para Robotica  (Lida 6461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Linguagem Java para Robotica
« em: 06 de Fevereiro de 2010, 22:25 »
Boas estou com uma dúvida.

A dúvida é a seguinte, das Extensõe é possível programar em Java, para processadores de 8, 16 ou 32 bits, para aplicativos

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Linguagem Java para Robotica
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2010, 01:27 »
Existem alguns micros como o javelin que suportam java nativamente, contudo embora o projecto fosse interessante, não conheço muitos micros a correr nativamente a jvm.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Linguagem Java para Robotica
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2010, 14:30 »
Olá António José,

Além de se poderem criar robô baseados em Javelin, existe um robô em Java com ferramentas já desenvolvidas. A minha empresa comercializa um tal robô, e também o micrcontrolador Javelin da Parallax.

Tayeb

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Linguagem Java para Robotica
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2010, 20:43 »
Pessoal obrigado pelas resposta  ;D
Mas agora é que eu reparei que não acabei de escrever o resto do tópico  :o 
LOOOOOOOOOOOOOOL

Bem vou escrever de novo  :-\

O que eu queria dizer era se existe alguma extensão em Java que dê para processadores mais lentos, por exemplo 8, 16, ou 32bits. Por exemplo ligando um determinado endereço, para aceder a um motor uma lâmpada, uma posição da memoria, e depois através do barramento de dados controlar a velocidade do motor, brilho da lâmpada, é claro que no barramento dados teria que existir outras ligações como um conversor Digital/Analógico, ou seja o que for, com linguagem Java é possível fazer programas para controlar estes dispositivos desta maneira? Não se teria que pré-programar em outra linguagem por exemplo Assembly as entradas de uma determinado endereço e as saídas? Para quando por exemplo num programa em Java tivesse dados para saída, os dados serem endereçados correctamente para o dispositivo?

A linguagem que conheço que é possível controlar as entradas e as saídas é a Assembly, mas esta linguagem é um pouco complicada.

Se não compreenderem, eu compreendo!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Linguagem Java para Robotica
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2010, 13:53 »
Podes endereçar a baixo nível com outras linguagens tais como C/C++ mas com java é impossível. Só se fizesses um controlador que o converte-se mas não faz muito sentido.

Java é uma linguagem de alto nível, desenhada para correr sem qualquer adaptação em duas plataformas completamente distintas. Para tal o java não compila nunca para linguagem nativa, este compila para bytecode,  um assembler para JVM (Java Virtual Machine) que por sua vez é interpretado em tempo de execução instrução a instrução para fazer o que pretendes na máquina em que se encontra a correr naquele momento.

Para recorrer a mecanismos de hardware, seria necessário (e deve de ser assim que está implementado nos micros que o correm) a criação de uma API genérica do lado da JVM mas específica do lado do micro em questão, e que é feita uma diferente para cada arquitectura para que permita a ligação entre a JVM e o hardware.

Esquece Java de baixo nível, Java é talvez das linguagens de mais alto nível que existem.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Linguagem Java para Robotica
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2010, 14:48 »
Obrigado pela Explicação TigPT

Bem então é para esquecer mesmo.

Cumps