collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LPC210x code project  (Lida 7999 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
LPC210x code project
« em: 01 de Dezembro de 2009, 19:28 »
Ok ok, não se deve de fazer posts com tão pouca informação mas depois edita-se...

Projecto de criação de bibliotecas para ARM7 - LPC210x (neste caso o LPC2106)

http://code.google.com/p/lpc210x/

Quem quiser testar, fazer código ou apenas opinar, é bem-vindo.

StarRider

  • Visitante
Re: LPC210x code project
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2010, 14:24 »
Boas,

Tenho por aqui código (CARM e RV)  para o 2124,2212, 2292 e 2294. Nunca organizei os drivers
numa lib... estavas a pensar ir alem dos normais periféricos (uart, spi, i2c, pwm, bla, bla...) ?
Ou seja, drivers para LCD, Eprom, RTC, RTOS, etc. etc ?

E que tal abranger outros cores ? Cortex-M3 e M0 estão a dar cartas ... 1 euro para um uC com o
Cortex-M0 a 50 mips... código 32 bits mais compacto do que nos uC de 8 bits... é o futuro ;)

Abraços
Paulo A.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: LPC210x code project
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2010, 14:30 »
Cortex-M3 e M0 estão a dar cartas ... 1 euro para um uC com o Cortex-M0 a 50 mips...
Em que quantidades?...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LPC210x code project
« Responder #3 em: 03 de Janeiro de 2010, 15:05 »
Os preços dos micros são esses sim senhor mas o problema é que necessitam de muito código para ficar a esse preço do qual bootloaders, caso contrário só programando com JTAG que ronda os 20~25€.

Quanto às libs de outros periféricos de que falas, elas são de dispositivos externos e por isso já as considero como APIs mas só se pode implementar (por sinal muito facilmente até) se tivermos as libs de periféricos internos a funcionar correctamente.

Sim, é interessante fazer portável a outros cores, e por isso o código que andamos a fazer é em C/C++ completamente portável, dependente apenas de uns headers de configurações que serão parte do core, assim basta depois seleccionar o core e importar os headeres correspondentes para todo o código funcionar.

O tempo tem sido muito escasso e parte deste trabalho é para uma cadeira da faculdade pelo que tenho k me focar nos objectivos da cadeira. (De momento estou a implementar I2C)

Obrigado por todos os inputs.

StarRider

  • Visitante
Re: LPC210x code project
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2010, 15:54 »
Os preços dos micros são esses sim senhor mas o problema é que necessitam de muito código para ficar a esse preço do qual bootloaders, caso contrário só programando com JTAG que ronda os 20~25€.


Boas TigPT,

Penso que deves estar a fazer confusão, tal como nos LPC2xxx, todos os LPC11xx (Cortex-M0) e os
LPC13xx e LPC17xx (Cortex-M3) têm o seu próprio bootloader e são programáveis usando ISP
através da UART0. 

Para programar um LPC2xxx ou LPC1xxx basta uma ligação serie aos pinos RXD e TXD do uC,
puxar o pino PIO0_1 a LOW e fazer RESET. Não é obrigatório ter interface JTAG. É tão simples
como programar um AVR, sendo que são necessárias menos ligações.

Eu uso este programador: http://www.flashmagictool.com e um cabo FTDI USB<->RS232

Penso que deves estar a fazer confusão com uma board que a NXP também disponibilizou
agora no mercado, que essa realmente custa 25 euros e que tem um parte destacável.

Podes comprar os chips à vontade por 90 cêntimos que não gastas nem mais um cêntimo para
os programar... eles já vêm com o boot loader em firmware (dai o ISP), só tens que ligar um
cabo serie e usar o FlashMagic (ou qualquer outro) e o teu código é carregado... é garantido
been there, done that a billion times ;)

Abraços
Paulo A.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 16:03 por StarRider »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: LPC210x code project
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2010, 17:34 »
Ora aqui está uma coisa interessante:

Citar
Are you using a Microchip PIC18 or PIC24 microcontroller? Find out how easy it is to migrate your applications to the next generation of microcontroller technology, based on the ARM Cortex-M processors. Discover practical benefits of migration; compare Microchip PIC18 or PIC24 to the Cortex MCU, examine the tools solutions available and finally review a Cortex-based MCU from one of the many silicon suppliers.

https://www2.gotomeeting.com/register/741720467

StarRider

  • Visitante
Re: LPC210x code project
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2010, 20:51 »
Ora aqui está uma coisa interessante:

Citar
Are you using a Microchip PIC18 or PIC24 microcontroller? Find out how easy it is to migrate your applications to the next generation of microcontroller technology, based on the ARM Cortex-M processors. Discover practical benefits of migration; compare Microchip PIC18 or PIC24 to the Cortex MCU, examine the tools solutions available and finally review a Cortex-based MCU from one of the many silicon suppliers.

https://www2.gotomeeting.com/register/741720467

Boas,

Sempre gostava de ver um exemplo dessa "migração fácil",  a sério, gostava mesmo de
ver... por isso já me inscrevi no webinar, nada como ver para crer, dia 2 de Fevereiro
pelas 05:30 da manha.

Abraços
Paulo A.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LPC210x code project
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2010, 20:59 »
Até me inscrevia, mas nunca utilizei um PIC... shh não digam a ninguém... ;D

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: LPC210x code project
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2010, 19:40 »
Alguem assistiu ao webinar?

Foi 3f às 17h mas não tive tempo de ver como deve ser, apenas uns 10min por curiosidade. Ao que me pareceu, grande parte foi descrição da arquitectura ARM e depois no final referiram vários aspectos a nível de programação (C) ao portar PIC para ARM.

Fiquei agora a saber que disponibilizaram os conteúdos do webinar:
http://www.eg3.com/webinars/20100202-arm-final.htm