Mas isso nao é só em portugal, muitas empresas tem gaijos proprios para estudarem formas de aliciar os clientes com falsas promoções..basta ver as promoções e reclamaçoes que mtos clientes reclamam de produtos cujo o preço dum item na semana anterior à promoção era por exemplo 100€, no dia da promoção metem o pvp de 150€ e dizem que a promoção é de 30% e acabas por pagar mais caso tivesses comprado a semana passada.. mas o que chama é a promoção, as pessoas nem sequer fazem contas ao desconto, acreditam na promoção e pronto.
Mas isso devia ser fiscalizado, porque as empresas ludibriam as pessoas com todas as armas e truques.
Claro que tudo depende dos itens, nem todos os fabricantes dao tabelas pvp aos seus revendedores e os proprios itens tb podem ter varios preços de armazem de fabrica, os descontos, mesmo nos revendedores tb depende das quantidades que adquirem, as margens de lucro tb nunca depende mto do gosto do revendedor, pode haver situaçoes em que o revendedor pode colocar boa margem e mesmo assim ter boa aceitação nos seus clientes, e ha itens que mesmo com uma margem muito reduzida, nao é tao cativante para o cliente porque ha concorrencia ou produtos/itens parecidos e mais baratos, china, ebays..
Pior é quando os revendores arriscam em quantidades que depois nao conseguem escoar, nem todos os revendedores tens protocolos de devolução de mercadorias ao seu fornecedor/fabrica.. e stock que demoram a escoar cujo entretanto o fornecedor/empresa ja baixou o preço de revenda que nem compensa a comissao que o revendedor tinha.
E o maior ladrão, comissionista é o estado.. eu como revendedor de certos produtos, estou a dar ao estado comissoes bem maiores dos que as que eu recebo pra mim. Nao é facil ser revendedor e gerir os varios preços de venda ao publico qdo elas dependem de muitas variaveis, stock adquiridos, transportes incluidos ou nao, momentos de aquisição com alguma promoção ou tempo limitado e com a concorrencia e alternativa, é complicado cada vez mais as empresas terem grandes stock dos itens ou arriscar em stocks cujos os preços de venda ao publico varia mtas vezes num periodo muito curto.
Tipicamente metem na cotacao 15% ou 30%. e depois fazem de novo o calculo final baseado em isso. E ainda mais o IVA.
nao te entendi aqui.. por exemplo um item com pvp de 100€ +iva se o desconto que te dao é de 5%, entao o preço final é 95+IVA ou 116.85€, na vez dos 123€.. o desconto sobre o preço com ou sem iva é o mesmo 5€ sem o iva ou 6.15€ com o iva.. n entendi a tua duvida..
Nas facturas ou nos orçamentos, acho que o standard é aplicar todos os encargos e descontos no preço sem iva e depois nesse sub-total é que se aplica o iva, mas vai dar tudo ao mesmo, uma percentagem trabalhada sobre o um preço sem iva ou sobre um preço com iva vai dar ao mesmo.
O que pode acontecer é haver outros custos nao associados ao desconto do item, exemplo portes, e se te dizem que o desconto é de x% no item, claro que isso nao inclui o desconto nos outros encargos (portes, embalamento..)
E outra coisa era a nossa cultura do regatear o preço, ha alguns sitios onde isso se faz, e em certos paises a pratica de regatear é ainda uma constancia e muito frequente, aqui em portugal é cada vez complicado porque as margens sao cada vez mais pequenas e as coisas estao muito globalizados, fronteiras abertas, facilidade e rapidez de expedição, havendo o cumulo do mesmo item ficar mais barato comprar e mandar vir doutro pais, quando se pensa que o custo de transporte nunca compensaria.. (nao compensaria se fosse um custo de transporte normal, mas como ha protocolos entre as empresas e as transportadoras, e um custo de transporte nao é real, mas sim uma mensalidade.. e como nas compras por quantidades o transporte por quantidades tb apresenta os mesmo descontos comerciais)