collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: CNC homemade?  (Lida 48697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline principiante

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC homamade?
« Responder #30 em: 11 de Novembro de 2009, 22:10 »
Ola alguem me pode informar onde posso comprar motores paço a paço para a minha CNC no porto,Desde já o meu obrigado

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: CNC homamade?
« Responder #31 em: 12 de Novembro de 2009, 10:58 »
Desmonta uma ou duas impressoras velhas ou que estejam para a reciclagem.  ;)

Fica-te mais barato. Vai a uma loja de informática que faça reparações que  normalmente eles tem que pagar para deitar ao lixo, por isso deves arranjar umas poucas com facilidade.

jp_

Offline principiante

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC homamade?
« Responder #32 em: 12 de Novembro de 2009, 12:48 »
Pois mas eu queria motores maiores do que os das impressoras com mais força,  por isso queria uma loja que venda desses motores.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: CNC homamade?
« Responder #33 em: 12 de Novembro de 2009, 14:48 »
Ainda procurei mas não encontrei nada nessa zona.

Se quiseres estes: http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=9238 posso te arranjar mas de resto não tenho mais fornecedores com steppers (tenho mas são mais fracos).

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homamade?
« Responder #34 em: 12 de Novembro de 2009, 15:00 »
podes sempre tentar em plotter's ou fotocopiadoras que é o que eu ando a fazer, pelo menos algumas HP chegam a ter stepper's com 7kg cm^2 de torque...

também podes procurar no ebay, às vezes aparecem lá uns negócios muito bons...

cumps

Offline principiante

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC homamade?
« Responder #35 em: 12 de Novembro de 2009, 19:10 »
Eu queria era algo assim para 42kg cm^2 de torque  http://machinet.com.ar/e-shop/motor-paso-paso-ÿnema34-420nm-p-12.html?cPath=1_3
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 19:12 por principiante »

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: CNC homamade?
« Responder #36 em: 12 de Novembro de 2009, 22:30 »
Cento e poucos euros para cada motor... sem duvida que ficava poderoso, mas tambem precisavas de uma boa estrutura...

Offline principiante

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC homamade?
« Responder #37 em: 12 de Novembro de 2009, 23:50 »
Será que não se encontra esses motores em Portugal.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: CNC homamade?
« Responder #38 em: 13 de Novembro de 2009, 14:21 »
então e uma gearbox? sempre podia ficar mais barato

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homamade?
« Responder #39 em: 23 de Novembro de 2009, 15:41 »
boas

comecei a comprar algumas coisas para a dita cuja  :P

a fonte de alimentação: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260387908689

varões roscados M8, porcas de 32mm de comprimento M8 e ando a ver dos stepper's para começar a fazer alguma coisa...

a estrutura vai ser em acrílico com 10 a 15mm de espessura, cantoneiras de alumínio e algumas peças pequenas em ferro...

a controladora ainda não sei bem o que fazer, continuo à procura de alguma simples de construir, barata e que seja compatível com a maior parte do software... se alguém conhecer alguma fico agradecido  ;D

ao inicio tinha pensado em fazer uma cnc capaz de cortar alumínio, já com um torque considerável, mas como nunca fiz nada parecido ainda punha os pés pelas mãos e destruía tudo  :o , talvez mais tarde, assim faço uma mais pequena, mais barata, que sirva para cortar acrílico para fazer peças para uns robôs  8) e alguns PCB's...

quando tiver isto minimamente organizado abro um tópico na secção de projectos

cumps
« Última modificação: 23 de Novembro de 2009, 17:51 por CBX »

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: CNC homamade?
« Responder #40 em: 23 de Novembro de 2009, 17:14 »
aqui esta um bom site para comprar os guias lineares e motores, é da europa ainda por cima :D http://www.slidesandballscrews.com

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homamade?
« Responder #41 em: 23 de Novembro de 2009, 17:49 »
obrigado pelo link, os preço até nem são maus  :o

cumps

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: CNC homamade?
« Responder #42 em: 24 de Novembro de 2009, 23:52 »
Olá CBX, uma placa extremamente conhecida e compatível com a maior parte dos softwares (TurboCNC, MACH3, KELLY CAM, EMC2, etc) é a CNC3AX.

podes encontra-la em http://mac1.ifrance.com/ e depois procura CNC3AX.

Eu tenho uma a funcionar, e conheço mais pessoas com placas destas.

Cumprimentos, Mauro.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homamade?
« Responder #43 em: 25 de Novembro de 2009, 15:13 »
boas

por acaso já aqui tinha vários PDF's que fui buscar a um site brasileiro sobre essa controladora, já tinha estado a estudar isso e o principal problema talvez seja arranjar alguns dos componentes  :-\, porque de resto até me parece ficar bastante em conta...

deixo em anexo a informação que encontrei...

cumps e obrigado

StarRider

  • Visitante
Re: CNC homamade?
« Responder #44 em: 25 de Novembro de 2009, 17:19 »
boas

comecei a comprar algumas coisas para a dita cuja  :P

a fonte de alimentação: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260387908689

varões roscados M8, porcas de 32mm de comprimento M8 e ando a ver dos stepper's para começar a fazer alguma coisa...

a estrutura vai ser em acrílico com 10 a 15mm de espessura, cantoneiras de alumínio e algumas peças pequenas em ferro...

a controladora ainda não sei bem o que fazer, continuo à procura de alguma simples de construir, barata e que seja compatível com a maior parte do software... se alguém conhecer alguma fico agradecido  ;D

ao inicio tinha pensado em fazer uma cnc capaz de cortar alumínio, já com um torque considerável, mas como nunca fiz nada parecido ainda punha os pés pelas mãos e destruía tudo  :o , talvez mais tarde, assim faço uma mais pequena, mais barata, que sirva para cortar acrílico para fazer peças para uns robôs  8) e alguns PCB's...

quando tiver isto minimamente organizado abro um tópico na secção de projectos

cumps

Boas,

Apesar de poder parecer, a diferença entre as características de uma CNC (penso que no teu caso será uma mesa CNC)
para fresagem de acrílico e fresagem de alumínio não são assim tão grandes, e estão mais na concepção/implementação
da estrutura do que no torque dos motores ou spindler.

É claro que uma estrutura mais robusta (o que não quer dizer forçosamente mais pesada) pode exigir um pouco mais de
torque por parte dos motores, mas a relativamente pouca diferença de custo acaba por justificar esse custo extra, tanto
mais que os drivers dos steppers, spindler, e alimentação vão acabar por ser os mesmos.

A nível de fonte de alimentação aconselho uma fonte de 24/36 ou mesmo 48 Volts, mas penso que antes da compra
da fonte deves analisar e escolher quais os drivers que vais usar para os steppers.

Pessoalmente, já utilizei placas comerciais e de concepção própria. No que toca a custos, as de eu mesmo fiz foram
sempre mais em conta, se te orientas bem a soldar componentes não SMD, e caso estejas interessado, posso
partilhar um dos meus esquemas para uma board de 4 eixos com interface step/dir para trabalhar com soft que
utilize essa interface, como o Mach III, TurboCNC, etc, etc.

De qualquer forma, penso que não deves avançar sem primeiro teres uma ideia definitiva de qual a board
controladora dos steppers que vais usar, pois todo o resto da electrónica pode estar dependente disso,
desde logo o próprio tipo de steppers, unipolar ou bipolar, assim como as necessidades de alimentação.

Abraços
Paulo A.