collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Sistema Rega Automático com interface VB  (Lida 24248 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #15 em: 08 de Setembro de 2012, 16:24 »
Se criares uma richtextbox e criares um sub para quando houver informação para ler na serial port podes mostrar a informação numa richtextbox. Não podes ter 2 programas abertos a usar a mesma serial port.

EDIT: Podes usar Serialportx.write(). Dá para enviares bytes assim, ou seja, valores entre 0 e 255. O arduino vai ler também valores entre 0 e 255. Assim não tens de subtrair 48 ou '0'. Como as horas e datas não ultrapassam valores de 255...
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, 16:27 por rglove »

Offline danuca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #16 em: 08 de Setembro de 2012, 16:32 »
Mas eu no VB abri primeiro a porta e depois fechei .

Eu pra já só queria ver no serial monitor porque eu prefiro fazer a programação por passos. No final é pra ficar tudo visivel no VB.

Se puderem pegar nos meus exemplos e exemplificarem por favor, nao estou a perceber muito bem o porquê de isto funcionar, se eu abro a porta e depois fecho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #17 em: 08 de Setembro de 2012, 16:37 »
posta aí uns print screens do teu interface e da evoluçao do projecto para irmos regalando os olhos!  ::)

ja agora pk n metes um RTC ou entao um receptor do sinal atomico europeu? terias smp as horas certas!

Offline danuca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #18 em: 08 de Setembro de 2012, 16:53 »
Porque é um projecto de faculdade, e nao dá pa gastar muito dinheiro. Acaba por nao ser importante ter as horas completamente certas.

Ainda nao tá acabado, mas fica aí o que tenho pra já. Os tomates e pimentos são apenas ilustrativos lol

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #19 em: 08 de Setembro de 2012, 16:56 »
fiz isto para de explicar

ve o anexo

espero que ajude

Offline danuca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #20 em: 08 de Setembro de 2012, 17:22 »
Obrigado SextaFeira. Diz-me só uma coisa, como fizeste para abrires a ' private sub Form1_FormClosed' ?

Offline Pedrock

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 279
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #21 em: 08 de Setembro de 2012, 17:28 »
Obrigado SextaFeira. Diz-me só uma coisa, como fizeste para abrires a ' private sub Form1_FormClosed' ?
É um evento. Nessa imagem, em cima, onde diz "Button2", clica aí e escolhe Form1. À direita, onde na imagem diz "Click", escolhe "FormClosed".

Offline danuca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #22 em: 08 de Setembro de 2012, 17:59 »
SextaFeira eu testei o teu programa. E pelo que percebi, enviamos informação pela porta serie do textbox 3 para o textbox2 certo ?

O que eu precisava era de quando enviasse a string da hora para o arduino, ele guardasse essa string, e depois podia ser com o VB desligado, o relógio em arduino começasse da hora que foi inserida pelo VB. É possível isto ?

Porque eu nunca vou usar o serial monitor do arduino, só preciso é que ele tenha um relógio sempre a funcionar, e que as ordens sejam dadas pelo VB, por exemplo: quero que ligue um led ás 22h de hoje, digito as 22h no VB, desligo o computador, e o arduino as 22h liga o LED.

Desculpem se nao estou a ser muito claro.


Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #23 em: 08 de Setembro de 2012, 18:16 »
Dá uma vista de olhos no código que usei para o transmissor:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=5125.0

Enviavas uma string pelo serial monitor e a string era guardada no arduino. Não sei se ajuda alguma coisa.

Offline danuca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #24 em: 08 de Setembro de 2012, 18:29 »
Pois, eu pelo serial monitor consigo enviar uma string e imprimi-la, pelo VB é que não, porque só sei fazer pelo exemplo que o PEDROCK me deu daquele toturial, que faz o envio mas nao posso abrir o serial monitor. Eu gostava de saber se é possível enviar a string pelo VB, guarda-la no arduino, fechar o VB, e abrir o serial monitor do arduino e o relógio começar a dar com a string que foi guardada.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #25 em: 08 de Setembro de 2012, 18:34 »
Possível é... Se leres o código que eu meti para o transmissor vês uma forma de guardar todos os bytes que envias pelo vb numa char array.
Depois abres o serial monitor, e se tiveres programado o arduino para se por exemplo receber um byte qualquer te enviar a string que tinha guardada...
Lembrei-me agora que quando abres o serial monitor do arduino IDE o arduino faz reset, portanto esquece esse serial monitor, tenta arranjar outro software para isso. Ou então podes fazer no vb como já te disseram...

Offline danuca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #26 em: 08 de Setembro de 2012, 18:40 »
Pois, também já tinha lido que o serial monitor faz reset ao arduino. Vou tentar enviar as horas para o VB então.

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #27 em: 08 de Setembro de 2012, 18:59 »
a text 3 é para envio 

a text 2 le esta associada a um timer que esta sempre a ler a porta serial o que la cair aparece na text 2

envia em separado  2 mais 2 que ira fazer 22

Serial.write 2
Serial.write 2

depois no arduino fazes duas variáveis e colocas o 2 numa e outro noutra variável e depois fazes a soma das duas e guardas

ideia estúpida mas pode ser que resulte

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #28 em: 08 de Setembro de 2012, 19:15 »
Porque é um projecto de faculdade, e nao dá pa gastar muito dinheiro.
danuca,
Não leves a mal o pessoal insistir mas já viste o preço de um RTC?
http://www.dealextreme.com/p/i2c-rtc-ds1307-24c32-real-time-clock-module-for-arduino-blue-149493?item=4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Sistema Rega Automático com interface VB
« Responder #29 em: 08 de Setembro de 2012, 19:42 »
Pois, também já tinha lido que o serial monitor faz reset ao arduino. Vou tentar enviar as horas para o VB então.

Podes ter sempre um cartão de memória ligado ao arduino e em vez de guardar no arduino guardas num .txt dentro do cartão depois e só fazer o read() do cartão para o arduino, e mesmo que o arduino faça reset tens lá sempre os dados no cartão...
Cumprimentos,
André Carvalho.