collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Alunos extraordinários faculdade  (Lida 10950 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MAfut

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Alunos extraordinários faculdade
« em: 30 de Julho de 2014, 04:27 »
Boas,
Gostava de saber se alguém é, ou conhece algum aluno com o estatuto de extraordinário na sua faculdade.
É o seguinte, este ano frequentei o 12º pretendia entrar em engenharia electrónica, ou na feup ou no minho ou no isep dependendo da media xD, mas infelizmente tive um acidente de viação e faltei praticamente o 3º período todo incluindo exames, no entanto como não queria perder 1 ano (ate porque já perdi 1), fui informar-me quanto a ser aluno extraordinário, o que eu pretendia era ser aluno extraordinário fazer as receptivas cadeiras do 1º ano, fazer também os exames nacionais do secundário, candidatar-me a respectiva faculdade e pedir as respectivas equivalências, num contacto com as faculdades as respostas que recebi foram:

-No minho disseram-me que o preço de cada UC é de 270€ por cada, sendo que o curso tem 10 UC (10 UC = 2700€), bastante caro visto que as propinas em media custam 1000€

-Na feup mandaram-me isto (https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=241991#Inscri%C3%A7%C3%A3o%20em%20Unidades%20Curriculares%20Singulares), ao que entendo pago 20% da propina do curso por cada UC, sendo que a propina é cerca de 1000€, dá 200 por UC (10 UC = 2000€)

-No isep disseram que pagava 80€ por cada ects, não sei se é assim que funciona mas como o curso são 60 ects (60*80=4800€ :o)

Agora o que eu gostava de saber era a vossa opinião e se conhecem alguém no mesmo caso, estava a pensar entrar no minho, são 1700€ para o lixo, mas penso que seja melhor que perder 1 ano, e afinal é um ano que começo a trabalhar mais cedo devo recuperar o dinheiro xD
A feup a pesar de ser mais barato e de supostamente ter mais prestigio, ao que dizem o curso é mais puxado e a media é mais alta, e como faltei bastante as aulas a media desceu para 14,5 e não queria arriscar andar 1 ano e depois não conseguir entra, ainda por cima durante esse ano tenho de me preparar para os exames. (entretanto vou estudando a matéria do 3º período que perdi :-\)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2014, 09:20 »
Na minha opinião perder um ou 2 anos não faz grande diferença posteriormente em termos de trabalho ou de curso.
Acho que era mais proveitoso estudar a sério e melhorar as médias de acesso para entrares no curso que queres. Se tiveres muito tempo livre, arranja um trabalho temporário (nem que seja a caixa de supermercado) que sempre ajuda para pagar as propinas quando entrares e dá-te uma experiência de como funciona o mercado de trabalho, e ajuda a desenvolver competências.

StarRider

  • Visitante
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2014, 10:09 »

Sim ? E que tal uma apresentação primeiro !! Estamos a falar com uma parede ou com uma pessoa ?


Se for uma parede deve pelo menos ter um nome !!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2014, 10:22 »
Acho que seria prioritário acabar o 12 ano com bons resultados para entrar num curso.
Em segundo lugar, se há tempo livre, conforme referido, era boa ideia arranjar um trabalho temporário para pagar as propinas, etc.. (mesmo que não seja problema falta de dinheiro!)
Em terceiro, se há assim tanta vontade em aprender, é preferível ir estudando matérias mais técnicas e interessantes para depois ficar mais à vontade em cadeiras futuras. (programação, sistemas digitais.. etc)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2014, 10:43 »
Faltou-me dizer que se quiseres ter cadeiras de faculdade, podes recorrer ao EDX que permite-te ter cadeiras das melhores faculdades a nível mundial (https://www.edx.org/schools-partners), com apoio, exercícios e exames, tudo à borlix.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2014, 10:57 »
As respostas apresentadas pelas faculdades que mencionaste estão correctas como seria de esperar.

Se o preço fosse o mesmo a malta que não entrasse pela via normal podia ser entrar como aluno extraordinário logo havia uma certa injustiça.

Existem umas faculdades que têm um ano zero ou lá o que é. Mas normalmente não é muito recomendável. Apoio mais as ideias já descritas em cima.

Offline MAfut

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2014, 20:01 »

Sim ? E que tal uma apresentação primeiro !! Estamos a falar com uma parede ou com uma pessoa ?


Se for uma parede deve pelo menos ter um nome !!
sim eu devia ter feito uma apresentação primeiro  :-[, só que esta nao é a conta que uso usualmente, mas como ja nao vinha aqui a cerca de um ano e nao sabia nem o email nem a pass e também nao tinha a certeza do nome de utilizador xD, resolvo criar outra...
Ja agora chamo-me Jorge ;D

Offline MAfut

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2014, 20:21 »
Na minha opinião perder um ou 2 anos não faz grande diferença posteriormente em termos de trabalho ou de curso.
Acho que era mais proveitoso estudar a sério e melhorar as médias de acesso para entrares no curso que queres. Se tiveres muito tempo livre, arranja um trabalho temporário (nem que seja a caixa de supermercado) que sempre ajuda para pagar as propinas quando entrares e dá-te uma experiência de como funciona o mercado de trabalho, e ajuda a desenvolver competências.

Quanto a perder 1 ou 2 anos, nasce em Novembro (entrei na escola com 7 em vez de 6) por isso se perder este ano é como se estivesse atrasado 3 anos :-\, vou para a faculdade com 21, nao é que tenha vergonha disso, mas com essa idade ha pessoal que ja é licenciado...
Quando referi que começava a trabalhar 1 ano mais cedo, o que eu queria dizer, é que nao ia perder um ano de trabalho, e sendo assim nesse ano de trabalho (mesmo que mal pago) o dinheiro que ia ganhar ia ser superior ao que vou pagar a mais agora, nesse aspecto ate compensava, porque ate posso deitar 1700€ fora, mas no ano de trabalho que vou ter a mais se entrar como externo ganho mais do que isso.


Acho que seria prioritário acabar o 12 ano com bons resultados para entrar num curso.
Em segundo lugar, se há tempo livre, conforme referido, era boa ideia arranjar um trabalho temporário para pagar as propinas, etc.. (mesmo que não seja problema falta de dinheiro!)
Em terceiro, se há assim tanta vontade em aprender, é preferível ir estudando matérias mais técnicas e interessantes para depois ficar mais à vontade em cadeiras futuras. (programação, sistemas digitais.. etc)

O problema é que não posso ir trabalhar tão cedo, estou pelo seguro, e segundo eles sofro de invalidez total total temporária (parti os braços e uma 1 perna, entre outras lesões :'(), sendo que o pior é a perna e ao que parece a recuperação pode demorar de 1 a 2 anos, por isso nao conto em puder trabalhar tao cedo.

Estou a pensar em fazer a matricula no 12º outra vez, e estudar o que perdi no 3º período, especialmente matemática que é a que mais interessa, se no inicio de Setembro achar que estou preparado para ir pra faculdade inscrevo-me como aluno externo e tento entrar...

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #8 em: 30 de Julho de 2014, 21:29 »
Quanto a perder 1 ou 2 anos, nasce em Novembro (entrei na escola com 7 em vez de 6) por isso se perder este ano é como se estivesse atrasado 3 anos :-\, vou para a faculdade com 21, nao é que tenha vergonha disso, mas com essa idade ha pessoal que ja é licenciado...
Acredita que é completamente irrelevante: quando acabei o curso (electro na FEUP), perdi um ano num emprego de caca. Quando me decidi vir embora e começar a procurar outro tinha essa preocupação que tinha perdido um ano em relação aos meus colegas de curso. Fui a várias entrevistas e sabes quantas perguntas tive por causa da idade? Zero! Acabei numa empresa grande e o único a que olharam foram aos psicotécnicos e à média. Tinha menos de 30 anos, levei com a etiqueta de jovem à procura de emprego e ninguém via para além disso.

Quando referi que começava a trabalhar 1 ano mais cedo, o que eu queria dizer, é que nao ia perder um ano de trabalho, e sendo assim nesse ano de trabalho (mesmo que mal pago) o dinheiro que ia ganhar ia ser superior ao que vou pagar a mais agora, nesse aspecto ate compensava, porque ate posso deitar 1700€ fora, mas no ano de trabalho que vou ter a mais se entrar como externo ganho mais do que isso.
A menos que tenhas quem te sustente (não estou a fazer juízo de valor, fixe para ti), não consigo chegar a esse número. Se conseguires entrar a salário mínimo, demoras 4 meses a ganhar os 1700€, mas só se não gastares nenhum. Se não arranjares emprego a porta de casa (cada vez mais raro), tiras o dinheiro de uma renda partilhada, gasolina, alimentação, telemóvel, internet, água, eletricidade,etc. e se chegares ao fim do mês com saldo positivo na conta, dá-te por feliz. Gastar 1700€ é muito diferente de ganhar 1700€.
É para esse abrir de olhos que arranjar um emprego é bom.

Offline MAfut

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #9 em: 30 de Julho de 2014, 21:54 »
mas o problema é que, como eu disse acima, mesmo que eu queira não vou puder ir trabalhar, se tiver sorte e como ja fiz descontos para a segurança social, possivelmente o seguro vai pagar-me o salário mínimo ate poder ir trabalhar ;)

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #10 em: 31 de Julho de 2014, 13:27 »
Já agora qual é a tua media de secundario?
Tens de ter noção que pagar cadeiras como aluno externo é pelo menos 90% de obrigação de as fazer visto que estar a dar ouro por elas.
Ainda por cima em electrão. Depois é preciso que ver a universidade é 10/20 vezes mais exigente.
Nós não somos preparados no secundário para o nivel exigido na universidade. (acabei com media de 16.1) e hoje sei que no secundario "nunca estudei", e hoje apesar das minhas tarefas extra curriculares noto mesmo que é "outro andamento".

Podes também inscrever-te a algumas cadeiras apenas.
Contudo por exemplo, vais fazer matematica de secundario, e inscrevias-te a Analise Matematica 1.
Vais aprender em analise a resolver coisas que no secundario "tens de decorar", por exemplo os limites notaveis, são facilmentes resolvidos pelo Teorema de H'lopital. Mas no exame nacional nao podes usar isso... ou seja vais ter de andar a estudar duas vezes as mesma coisa...

Podes tambem escolher as cadeiras do curso.
Sistemas digitais, Programação, Microprocessadores e Estruturas de dados (em coimbra são estas, o resto é fisicas e matemáticas e ambas sofrem do tal problema do "H'lopital")


Offline MAfut

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #11 em: 31 de Julho de 2014, 13:57 »
A media em principio seria algo por volta de 17 (fora os exames), mas como faltei o 3º período todo, desceu para 14.5 -.-

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #12 em: 31 de Julho de 2014, 21:33 »
existem estatutos de trabalhador estudante, ou de pertenceres à associaçao de alunos ou caso haver alguma complicaçao de saude e poderes requerer exames em epocas e periodos que podes escolher fora das epocas normais. tenta ver se as faculdades que pretendes entrar, co te podem ajudar nessa parte. (pra alem de poderes pedir bolsa ou apoio pró pagamento das propinas e alimentaçao nas cantinas)

Depois, a média, nos tempos de hj onde ha falta de alunos, acho que as medias nao estao mto puxadas alem do mais, as faculdade podem estipular uma media de entrada de 15 por exemplo e por haver poucas entradas/alunos, pode haver alunos com medias inferiores possam entrar, por isso candidata-te à mm na faculdade e ao curso mm que a média seja mais alta que a tua.. ou entao entra num outro curso e depois de estar la dentro podes depois mudar internamente de curso e aproveitar equivalencias.. por isso candidata-te o mais depressa possivel à faculdade e caga nas médias/melhorias das disciplinas do secundario(que podem ser mais complicadas que as nas faculdades!)!

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #13 em: 31 de Julho de 2014, 22:01 »
Hugu acho que nao leste o post todo.
Esses estatutos são apenas para alunos da universidade em questão bem como a bolsa.
A media apenas perguntei porque é para saber se ele é um aluno que chegará a universidade a pensar que um dia chega para passar a uma cadeira, como acontece com os testes do secundario.

Offline MAfut

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Alunos extraordinários faculdade
« Responder #14 em: 01 de Agosto de 2014, 01:48 »
Hugu acho que nao leste o post todo.
Esses estatutos são apenas para alunos da universidade em questão bem como a bolsa.
A media apenas perguntei porque é para saber se ele é um aluno que chegará a universidade a pensar que um dia chega para passar a uma cadeira, como acontece com os testes do secundario.

assim ate me assustas xD, apesar de ser um aluno pouco empenhado as notas ate nem são mas, também com estas facilidades no no secundário qualquer um com 2 dedos de testa é bom aluno, ja agora aproveito para referir uma coisa, só tive inglens no 5º e no 6º ano, e no 7 mudei para espanhol, fui um nabo, mudei porque espanhol era mais facil e assim ia subir a media no secundário, mas foi uma péssima decisão, estou a pensar em tirar um curso de inglês mas so psra o ano é que tenho tempo e dinheiro xD, será que no primeiro ano de faculdade me vai fazer falta, eu só sei o básico e o que aprendo a jogar online...