collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?  (Lida 23149 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #30 em: 27 de Julho de 2017, 08:34 »
Brunus respostas a vermelho. ;)

Alguns softwares mais avançados devem poder dispor componentes em circulo.
Os que tenho ainda nao encontrei essa funcionalidade, mas permitem posicionar os componentes
em qualquer ângulo.
softwares avançados = softwares pagos?
Qual o software que permite posicionar os componentes em qualquer ângulo? posicionar um a um ou tem algum automatismo para posicionar logo um grupo deles?
Brunos, nem todos os softwares gratuitos sao avançados em termos de funcionalidades e nem todos os softwares avançados em termos de funcionalidades de IDE sao pagos. Como o KiCAD por exemplo.

Citar
Mas todos os que conheço permitem desenhar círculos em qualquer layer.
Não quero desenhar círculos, quero posicionar componentes em circulo, p. exe.:.
Se desenhares primeiro um circulo na layer do layout ajuda-te a posicionares os led's em circulo muito mais facilmente. Tambem podes fazer como no video que o Araujo apresentou aqui e fazes um quadriculado em vez de um circulo. ;)
Citar
Eventualmente teras que posicionar depois os componentes a "olhómetro" ou então
desenhas primeiro a imagem final num programa de desenho com sistema de coordenadas
em décimos de polegadas e depois transcreves essas coordenadas para o desenho do pcb.
A ideia era mesmo não ter de recorrer ao olhometro e nao ter de andar a fazer cálculos para cada ângulo diferente para colocar 20 componentes radialmente com um espaçamento repetido ou em varios círculos concêntricos onde no próximo circulo já teriam de estar em posicionamentos interscalares..p.ex.
Se nao queres fazer calculos nem ter trabalho nenhum a desenhar um pcb com os componentes dispostos em circulos, entao melhor será mandares fazer a alguem, porque desenhar pcbs implica sempre trabalho e calculo de diversas variantes no desenho.

Não entendi como posso importar um sistema de coordenadas e depois posicionar os componentes nestas intersecções/coordenadas ou pontos pré feitos num programa CAD? E permitiria interagir e dizer para o componente ir para a intersecção da estrutura/pontos importada ou seria apenas uma imagem e posicionamento sobre a imagem e sempre a olhometro?
Foi explicado mais acima que isso é possivel e relativamente facil de fazer. basta leres a explicaçao com atenção.
Citar
Nao é muito pratico nem rapido mas é eficaz. ;)
Pois, pelo que entendi acaba por ser mais facil desenhar directamente o layout da PCB no autocad, só teria de criar os pinouts para cada componente diferente, do que andar a inventar num software onde a mecânica ou as funções não estão direcionadas para este tipo de desenho.
Os softwares de desenho vectorial sao quase todos semelhantes na sua mecanica de utilização, so muda o material ou a superficie em que trabalhamos. De resto desenhar uma estrela num software de pcbs ou num software de CAD é exactamente a mesma técnica que se usa. Desde que se saiba desenhar claro.
Antigamente fazia-se todos estes desenhos à unha e com regua, esquadro, trasnferidor, borracha e lapis, e faziam-se obras de arte nao eram apenas simples desenhos...


Não sei se me fiz entender, também nao tenho grande conhecimentos e manuseio em programas de desenho de PCBs, apenas no eagleCAD e mal. Se tivesse já alguma pedalada, podia experimentar outros com mais facilidade. Como estou mais familiarizado com a mecânica que existe nos softwares de desenho CAD, acho que uma mecânica do género, só mesmo como auxiliar acho que ajudava pelo menos no posicionamento dos componentes.

E não se trata de fazer PCB bonitas, referi uma PCB de LEDs smds onde o importante só seria a parte dos LEDs, mas também teria de ver com a varias necessidades e funcionalidades onde é importante ter os componentes numa disposição radial, sequencial, intercalar, com espaçamentos bem definidos, não só para LEDs, mas também bobinas, sensores, conectores, headers.
Já tive a necessidade de desenhar o layout de uma régua de LEDs, onde so precisaria de desenhar 5 componentes com um espaçamento, posicionamento bem definido às décimas de milímetro e repetir esta sequencia por 20 vezes e que coubesse numa PCB de comprimento pré-definido. Já foi dose tentar descobrir qual seria o espaçamento de cada componente para tentar posicionar os 100 componentes e posicionar 5 componentes ao milímetro, quanto mais repetir o trabalho mais 19x5 vezes. Com uma mecânica semelhante aos programas de CAD, não precisaria de recorrer ao olhómetro e ao posicionamento individual de cada componente. Até podia fazer o layout da PCB no autocad e nao me levaria mais de 10minutos, mas o problema depois era obter os gerbers files para ter a PCB em ficheiros de fabrico.

Para fazeres desenho de pcbs em quantidades industriais, tens mesmo que aprender a fazer calculos e conhecer muito bem os componentes que vais usar, senao demoras tempos infinitos a fazer alguma coisa.

Estás-te a explicar mal...
Tu queres é coordenadas polares, mas a necessidade para tal é zero..
A única coisa circular é os LEDs, e facilmente calculas a posição deles num circulo espaçados X graus(conforme o numero de LEDs que tens), e metes cada led na respectiva coordenada, nada mais precisa de estar em coordenadas polares, só se for para encher o olho.
Eu expliquei-me da melhor maneira que consegui ou talvez não me fiz entender, se calhar não existe tal necessidade porque haverá alguma maneira de realizar as coisas de alguma maneira mais fácil mas que não consegui detectar ou que exista nos programas gratuitos.
E não é uma questão de encher o olho Às vezes ha necessidade mesmo de fazer as PCB noutras formas que nao o standard bem como a disposição diferente dos de certos componentes que não é só para os LEDs, dei o exemplo da PCB de uma lâmpada de LEDs porque era um exemplo mais comum e porque é um caso que tenho agora em mãos.
E não só para os componentes, também para as pistas, vias e pads.

[color]e facilmente calculas a posição deles num circulo espaçados X graus (conforme o numero de leds que tens)[/color] sim, mas eu não disse que tinha dificuldades em  fazer cálculos, mas posso querer projectar o circuito no acto do desenho consoante os espaço disponível ou disposição requerida, maximizando o espaço. Uma PCB pode-se desenhar/projectar por outra ordem de passos ou de mecânica menos standard ou com outros requisitos de podem pesar mais nesta PCB que pesaria noutra PCB. 

Não entendi que softwares usas ou como executas posicionamentos sem a necessidade de coordenadas polares ou como desenhas as pistas sem ser só por segmentos de rectas.

No KiCAD podes definir a posição x,y e a rotação do componente.

Podes importar ficheiros dxf, pelo que podes desenhar isso num software CAD e depois importar para o KiCAD. Tens é que depois fazer à unha todo o trabalho de colocar o componente no sítio certo (usando as coordenadas do desenho dxf)
Seria sempre à olhometro porque não podia dizer, colocar este componente na interseção das linhas importadas do CAD certo? Podia ajudar, mas se tivesse 200 componentes que se repetem com uma sequencia, teria de movimentar na mesma um a um.

O KiCad tem na versao de desenvolvimento (podes instalar as Nightly builds) uma tool para fazer placement de arrays.
Fui verificar agora e tem la uma opção de arrays circulares.
Experimentei e penso que dá para o que queres, tem várias opções a explorar.

Se fores mais hardcore, podes usar Python
https://forum.kicad.info/t/python-scripting-example-studio-clock/5387/13
Nao faço ideia o que é uma nightly builds nem como se instala e muito menos como se usam scripts em python no kicad, mas vou tentar ver as tais opções.

Se não for pedir muito e se quiserem, quem disse que não era preciso tal função ou que era fácil de o fazer de outra maneira, conseguiriam realizar um video de 5 ou 10 minutos com por exemplo este exemplo e replicar no vosso software ao vosso jeito ou com a funções que falaram? (LVirtual=software?, senso=software? KammutierSpule e beirão=kicad?)



p.s.: Até era interessante que o pessoal mais expert pudesse ir fazendo uns vídeos tutoriais em bom Português e que o fórum tivesse uma secção para os vídeos tutoriais. Há coisas que ditas e para quem não está dentro do vocabulário mais técnico ou proprio e que não dê para ser explicado sem ser possível resumir ou que não mace, um pequeno video poderia ajudar mais que mil palavras. Até poderia ser cedido ao fórum para colocar no youtube e receber umas coroas para ajudar pagar as despesas.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #31 em: 27 de Julho de 2017, 19:11 »
(pode parecer estranho para quem está de fora mas "saber soldar" não é uma skill necessária para se tirar uma licenciatura em eletrotécnia).
Da mesma maneira que só por ser engenheiro de electrónica, queira dizer que saiba soldar bem ou que saiba projectar circuitos melhor que alguém sem canudo já o faça à mais de 20 anos.  :)


Citar
Foi explicado mais acima que isso é possivel e relativamente facil de fazer. basta leres a explicaçao com atenção.
continuo a não entender, o eaglecad nao importa ficheiros DXFs, pelo menos não sei como nem encontro nada no youtube a explicar.

Bom, o olhómetro que me referi era esse tipo de metodo. ;)
Basta ler o que eu propus e o que esta nesse video. ;)
Nao entendi nem fazia ideia como era suposto fazê-lo, e já não é olhómetro pois permite colocar as coordenadas exactas, mas continua a ser um processo muito manual. Como disse só tenho usado o eagleCAD, e esse metodo "funciona" no kicad porque permite rodar e posicionar os componentes colocando à mão as coordenadas para onde queremos "atirar" os componentes (desconhecia). Coisa que só fiquei a perceber quando vi ou disseram que dava. No eagleCad nao tenho essa opção, pelo menos no free ou que eu saiba. Também duvido que seja o método usado por grandes desenhistas ou projectistas de PCBs. Serão funcionalidades que só existam em programas pagos, aí já é outra conversa.

Citar
Se não queres fazer cálculos nem ter trabalho nenhum a desenhar um pcb com os componentes dispostos em círculos, então melhor será mandares fazer a alguém, porque desenhar pcbs implica sempre trabalho e calculo de diversas variantes no desenho.
Quando existem programas dedicados ao desenho de PCBs é porque estão optimizados para executar melhor o serviço nesses programas que em outros programas de desenho.
Se consigo fazer uma coisa que deveria ser básica fazê-la num software de PCBs mas faço-o melhor no paint ou no autocad é porque:
é uma funcionalidade que não está disponível em softwares gratuitos/livres ou porque é uma funcionalidade ou um processo que é feito de outra maneira e na qual ainda não consegui descobrir.
Como disse, consigo fazer aquilo que eu quero bem mais rápido e com exatidão no autocad, mas o problema é que depois não consigo gerar os gerbers files. Não me interessa desenhar PCBs em softwares que depois não possa mandar fazer as placas.

E duvido que se consiga desenhar uma estrela melhor e mais rápido no kicad que no autoCAD, no autocad desenha-se uma estrela com apenas duas funções básicas e com menos de uma dúzia de clicks e consegue-se desenhar uma constelação, a seguir, com menos de 4 clicks.  :)

Procurava abordagens com funcionalidades próprias nos programas de PCBs, não disse que não o conseguiria executar de outra maneira ou com ajuda externa, porque podia simplesmente pegar em canetas de acetato e começar a desenhar círculos e os pontos onde quero posicionar no monitor do computador e depois só tinha de colocar os componentes a olhometro, mas não era o tipo de abordagem que estava à procura, procurava uma abordagem que pudesse existir noutro programa gratuito de desenho de PCBs, porque não tenho hipóteses e nem sou profissional na área para andar a comprar licenças de centenas de milhares de euros para desenhar uma PCB quando o rei faz anos e porque não sou de andar atrás de softwares crackados para ter acesso a softwares "avançados".

Nos dias de hoje onde há softwares gratuitos de tudo e mais alguma coisa e muitos a níveis iguais ou superiores a muitos softwares pagos, e como não estou dentro do assunto, procurei essa informação a alguém que esteja mais habituado a usar estes programas de PCBs e que soubesse como executar ou indicar o melhor software onde pudesse fazer este tipo de desenho dum modo mais facil intuitivo, directo e mais eficaz, sem muita giga-joga.

As quantidades industriais poderia ser o fabrico, mas não o desenho.
Como não é um trabalho comercial, é um hobby e queria saber executá-lo eu mesmo, se tivesse vantagens em solicitar o desenho da PCB a um profissional do ramo, faria-o sem precisar que alguém me relembrasse essa opção.
Também houve uma altura em que não existiam PCBs e nada para desenhar.  ;D
(sem querer ofender ninguém porque não estou a ser arrogante nem a ser um mal agradecido, só estou a responder)

Tenho de experimentar então o Kicad, pelo vistos tem mais facilidades neste tipo de desenho que procuro e que terei no eaglecad.

« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 19:20 por brunus »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #32 em: 27 de Julho de 2017, 21:02 »
Se tens um cad e não te apetece fazer contas, tiras as coordenadas x e y dos leds onde os meteste no desenho cado e metes nas coordenadas dos leds no Eagle, OMG ninguem me explica nada.

Já te disse, coordenadas polares(que o Eagle não suporta, mas o Altium sim, é o que uso, não vou estar a fazer um video de uma coisa que não podes usar -.-)

Podes desenhar um circulo no silk meter o grid ai a 5 mil e alinhar por ai, mais mil menos mil a soldar vão ficar mais desalinhados que a resolução que consegues dessa forma.
Tens N maneiras de fazer as coisas.....
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #33 em: 28 de Julho de 2017, 01:19 »
Se tens um cad e não te apetece fazer contas, tiras as coordenadas x e y dos leds onde os meteste no desenho cado e metes nas coordenadas dos leds no Eagle, OMG ninguem me explica nada.
Ok entendi, coordenadas pré-calculadas e depois colocar as respectivas coordenadas componente a componente. Se tiver 50 componentes, são 150 números a digitar um a um e se depois quiser reduzir, afastar ou modificar os componentes ou a disposição deles, tenho de repetir todo o processo.
Ok já entendi que no eaglecad não existe outra maneira ou mais automática.

Citar
Já te disse, coordenadas polares(que o Eagle não suporta, mas o Altium sim, é o que uso, não vou estar a fazer um video de uma coisa que não podes usar -.-)
Não foi bem isso, disse que não existe e não precisava sequer. Afinal existe, noutros, e até se usa muito. Pelos vistos é vantajoso e é uma feature dos softwares profissionais.
E pode fazer o vídeo na mesma, pelo que vi posso instalar o Altium e usá-lo por 15 dias gratuitamente.

Citar
Podes desenhar um circulo no silk meter o grid ai a 5 mil e alinhar por ai, mais mil menos mil a soldar vão ficar mais desalinhados que a resolução que consegues dessa forma.
Tens N maneiras de fazer as coisas.....
É como faço, mas fico com os olhos em bico e farto de andar a contar pontinhos se me engano numa posição o erro depois vai acumulando e quando vejo tenho de andar a reposicionar tudo de novo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #34 em: 28 de Julho de 2017, 01:33 »
Tu nunca vais soldar isso de forma perfeita, desenhar um circulo e depois marcar onde fica o led no circulo com mais uma linha a cada xº de angulo faz-se em 2 minutos, não é ser software profissional ou amador, é um bocado quereres fazer a coisa com um botão em vez de pensar 2 segundos sobre como resolver o problema.
Faz-se pcb's á dezenas e anos e antes era á mão com fitas..

São coordenadas X,Y, portanto 50 leds seriam 100 coordenadas, não demora 10 anos, e se mudas de ideias a meio é porque a coisa ainda não está bem pensada, porque não se faz uma pcb sem se saber o que se quer fazer.
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #35 em: 28 de Julho de 2017, 03:07 »
Tu nunca vais soldar isso de forma perfeita, desenhar um circulo e depois marcar onde fica o led no circulo com mais uma linha a cada xº de angulo faz-se em 2 minutos, não é ser software profissional ou amador, é um bocado quereres fazer a coisa com um botão em vez de pensar 2 segundos sobre como resolver o problema.
Sim é verdade e estava resolvido, só queria encontrar uma forma mais eficaz caso houvesse ou um software gratuito alternativo onde poderia executar melhor este tipo de desenho.

Citar
São coordenadas X,Y, portanto 50 leds seriam 100 coordenadas, não demora 10 anos, e se mudas de ideias a meio é porque a coisa ainda não está bem pensada, porque não se faz uma pcb sem se saber o que se quer fazer.
100 coordenadas e 50 ângulos.. Sim é para o caso de ainda se estar a pensar nas coisas, normalmente desenha-se a PCB já com o circuito projectado e o esquema feito previamente, mas também posso desenhar o circuito a partir de um tamanho e forma pré-definida da PCB e ajustar o circuito, componentes a usar e a caber na PCB.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #36 em: 28 de Julho de 2017, 03:10 »
Tens Kicad, só tens é de aprender a usar aquilo, pessoalmente não gosto da forma como funciona, footprints separados dos componentes no esquema, nope.

Mas precisas de 50 leds para?
É que uma lampada de leds comercial decente terá 4-10 leds, 50 leds é uma feita com leds comuns e não leds de iluminação, e mesmo assim vai ser gigante.
« Última modificação: 28 de Julho de 2017, 03:13 por senso »
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #37 em: 28 de Julho de 2017, 03:49 »
Tens Kicad, só tens é de aprender a usar aquilo, pessoalmente não gosto da forma como funciona, footprints separados dos componentes no esquema, nope.
Não entendi o que são footprints separados dos componentes.

Citar
Mas precisas de 50 leds para?
É que uma lampada de leds comercial decente terá 4-10 leds, 50 leds é uma feita com leds comuns e não leds de iluminação, e mesmo assim vai ser gigante.
Ai caro Senso, está a confudir dois tópicos que são bem independentes nos assuntos. Agora para nada, mas já precisei de desenhar uma régua de LEDs numa barra de meio metro e maximizar os LEDs e as resistencias nessa barra com espaçamentos iguais entre LEDs ao longo da barra. E para futuros desenhos. Aqui, só falei numa necessidade que procurava colmatar de um modo mais automatico num programa de desenho de PCB gratuito ou doutra maneira, ou com truques que não soubesse fazer ainda no eagleCad.

As lâmpadas de LEDs T8, tem bem mais que 4 ou 10 LEDs, assim como estas:


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #38 em: 28 de Julho de 2017, 04:24 »
Isso são lampadas "baratas"..
Tenho uma de 20-30Watts no quarto, com globo mate, que tem 6 ou 7 leds dentro, warm white.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #39 em: 28 de Julho de 2017, 08:14 »
Citar
"...mas já precisei de desenhar uma régua de LEDs numa barra de meio metro e maximizar os LEDs e as resistencias nessa barra com espaçamentos iguais entre LEDs ao longo da barra. E para futuros desenhos. Aqui, só falei numa necessidade que procurava colmatar de um modo mais automatico num programa de desenho de PCB gratuito ou doutra maneira, ou com truques que não soubesse fazer ainda no eagleCad..."

brunus tens uma coisa em todos os softwares do mundo visto ser sempre uma funçao de base dos SO's que se chama "copiar e colar" ou "copy/past" como quiseres.

Queres um truque de borla para reduzir trabalho de unhas?

posicionas apenas 1/4 do circulo nos locais exatos e depois copias e colas do lado contrario do eixo vertical.
todos os programas de desenho de pcb's, gratuitos ou pagos, basicos ou sofisticados permitem rodar qualquer componente em angulos de 90º assim como blocos de componentes que estejam selecionados no momento.

São duas funcionalidades basicas que existem eventualmente desde que inventaram sistemas operativos, todos os programas trazem o "tradicional copy past" bem como todos os programas de desenho tem a possibilidade de rodar objectos pelo menos nos 4 principais angulos para alem de inverterem a posiçao dos mesmos no chamado efeito espelho.

Se nao és capaz de usar estas ferramentas basicas para reduzir trabalho, nao vai ser um simples botao num qualquer software que te vai fazer todo o trabalho, porque ate pode alinhar-te em formato circular os leds, mas depois teras semrpe que desenhar ou redesenhar as pistas para ficarem em condiçoes.

Para conseguires reduzir ao maximo o trabalho que teras a fazer algo teras primeiro que conhecer o maximo trabalho que esse algo implique...
se nao o queres conhecer, nao serao as outras pessoas a dar-te tudo de mao beijada...

;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #40 em: 28 de Julho de 2017, 09:00 »
Tens Kicad, só tens é de aprender a usar aquilo, pessoalmente não gosto da forma como funciona, footprints separados dos componentes no esquema, nope.

O KiCad não obriga essa relação, mas é opcionalmente possível faze-la criando as bibliotecas de simbolos associadas as um footprint (é sempre separado, mas fica a relação criada).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #41 em: 28 de Julho de 2017, 10:49 »
Entendo o conceito de funcionar assim, mas quando o testei foi das coisas que mais impressão me meteu, é quase como fazer o esquema duas vezes, depois de se ter uma biblioteca criada é uma coisa, agora começar a usar as bibliotecas base e deparar-me com aquilo, perdi logo a vontade toda.
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #42 em: 29 de Julho de 2017, 00:12 »
Isso são lampadas "baratas"..
Tenho uma de 20-30Watts no quarto, com globo mate, que tem 6 ou 7 leds dentro, warm white.
Eu tenho 3 lâmpadas de LEDs de 3.5W cada com luz branco normal e aquilo já é muita luz mesmo. Não faço ideia quantos LEDs ou que tipo de LEDs estão lá dentro em cada uma porque são lâmpadas com bolbos difusos e ainda não me avariou nenhuma para poder desmontar e verificar.
lâmpadas de 3.5watts ou mesmo aquelas dos filamentos de LED de 2watts é demasiada luz para uma lâmpada de mesinha cabeceira. É complicado encontrar lâmpadas de LEDs com casquilhos E14 ou E27, com menos de 0.5watts e uns lúmens abaixo dos 70-80 lúmens, penso que seria este o nível de iluminação que procurava.


brunus tens uma coisa em todos os softwares do mundo visto ser sempre uma funçao de base dos SO's que se chama "copiar e colar" ou "copy/past" como quiseres.

Queres um truque de borla para reduzir trabalho de unhas?

posicionas apenas 1/4 do circulo nos locais exatos e depois copias e colas do lado contrario do eixo vertical.
todos os programas de desenho de pcb's, gratuitos ou pagos, basicos ou sofisticados permitem rodar qualquer componente em angulos de 90º assim como blocos de componentes que estejam selecionados no momento.
Sim conheço e é como eu trabalho nos softwares de CAD, quando há peças que têm simetria, costumo desenhar apenas metade ou um quarto e depois faço mirrors ou arrays circulares.
Era mesmo essa mecânica que procurava nos softwares de PCBs e que não estava a conseguir exercer.

Citar
Se nao és capaz de usar estas ferramentas basicas para reduzir trabalho, nao vai ser um simples botao num qualquer software que te vai fazer todo o trabalho, porque ate pode alinhar-te em formato circular os leds, mas depois teras semrpe que desenhar ou redesenhar as pistas para ficarem em condiçoes.
Pois, por isso falei não só nos componentes/footprints, mas também nas pistas.

Citar
Para conseguires reduzir ao maximo o trabalho que teras a fazer algo teras primeiro que conhecer o maximo trabalho que esse algo implique...
Sim é verdade, mas às vezes não é possivel saber tudo, e há softwares que permitiem estudar situações ou modificar as coisas sem ter de recomeçar todo o trabalho do inicio.

Citar
se nao o queres conhecer, nao serao as outras pessoas a dar-te tudo de mao beijada...
Quiz conhecer, senão não perguntava! Não pedi nada de mão beijada, só pedi dicas, truques ou informação de pessoas com mais experiência no desenho de PCBs e de pessoas que usam outros programas dessem umas luzes sobre as minhas dificuldades. Aliás, se não fossem as minhas questões, o colega beirão desconhecia as funcionalidade que o colega KammutierSpule informou sobre o Kicad.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #43 em: 29 de Julho de 2017, 09:01 »
Quiz conhecer, senão não perguntava! Não pedi nada de mão beijada, só pedi dicas, truques ou informação de pessoas com mais experiência no desenho de PCBs e de pessoas que usam outros programas dessem umas luzes sobre as minhas dificuldades. Aliás, se não fossem as minhas questões, o colega beirão desconhecia as funcionalidade que o colega KammutierSpule informou sobre o Kicad.

Ainda bem que tens vontade de conhecer. Informaçao nunca é demais mesmo que nao seja na nossa "arte".
E temos-te dado a conhecer alguns truques e novas informaçoes acerca de desenho de pcbs.
Na minha humilde e sincera opiniao quando estou em Modo DiY prefiro fazer tudo á unha e com olhometro apenas para ver se sou capaz de fazer igual ao que fizeram e isso aplica-se em tudo ate mesmo no desenho de pcbs.

Nunca fui apologista das macros para fazerem tudo sozinhas nos programas de desenho, prefiro desenhar eu tudo a meu gosto.

E já aprendi ha muitos anos que automatizar desenhos de pcbs da-te sempre mais dores de cabeça depois a corrigir pistas que o software nao fez bem. Ainda nao vi nenhum com uma funçao auto-router perfeita.

Desenhar pcbs nao é so fazer as pistas com a largura que fica mais bonita, é preciso ter atençao as intensidades de corrente que vao passar por elas, para alem de conhecer certas regras de desenho de pistas, como por exemplo "pistas em angulo recto" ou demasiado compridas sem necessidade.

Posso dizer sem me enganar que desenhar PCB's é uma Arte mesmo que seja com um software muito avançado.
Para quem gosta de aprender sempre mais, usar softwares ou maquinas que lhe façam tudo apenas carregando num botao nao é propriamente o espirito DiY, pois nao?

Mas acho que nao estás a caminhar mal. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #44 em: 29 de Julho de 2017, 12:55 »
Meio watt e 70-80 lumens é um led.
Avr fanboy