collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Carga de células (de baterias) LiIon  (Lida 4671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Carga de células (de baterias) LiIon
« em: 27 de Julho de 2017, 10:44 »
Precisava fazer alguns packs de baterias em que duas células de LiIon vinham mesmo a calhar.

Tenho lá umas quantas dúzias de células cilíndricas com 68X18mm (18 de diâmetro) mas não tenho carregador para as células. As células estavam instaladas em packs de baterias de computador e, segundo alguns testes que fiz, estão ainda em condições de funcionar.

Andei à procura e não encontrei nada que seguramente as carregue porque, aparentemente, segundo uns quantos eventualmente gurus no assunto referem, essas células devem ser carregadas por dispositivos que estejam permanentemente ligados a elas de forma a poderem monitorizar não só a carga como a descarga. Ora, a coisa feita nestes moldes não me dá jeito.

Alguém sabe algo em concreto desta coisa?

Haverá carregadores para células deste tipo onde elas possam ser encaixadas para que sejam carregadas?

Alternativamente, se houver algum tipo de circuito que as carregue, mesmo que lentamente, eu poderia tratar do berço para encaixar/desencaixar as células desde que haja um bom grau de certeza que não provocaria o estoiro das ditas. ... Dizem as más línguas que os simpáticos cilindros são capazes de se transformar num vivíssimo fogo de artifício.
« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 11:17 por SerraCabo »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Carga de células de baterias LiIon
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2017, 11:24 »
Isso são células "normais" 18650.

Tens muitos dispositivos para as carregar e controlar a descarga, a partir de placas a menos de 1€ no ebay.

Carga controlada é muito importante e pode-se considerar obrigatório, sob risco de arderem(não gosto de chamar explosão quando não existe onda de choque). Se quiseres carregar individualmente cada célula há muitas opções no mercado, por exemplo: http://www.gearbest.com/chargers/pp_272183.html (este tem bons reviews, podes considerar uma recomendação).
Se for para uma pilha só e para incluir num dispositivo, tens estas placas: http://www.ebay.com/itm/400665524431 que além de carregar também já tem as proteções de descarga. E sim, são 5 placas por 1,6€ :D

Para carregar pilhas em série já convém um carregador que faça equalização das mesmas. Recomendo-te um clone dos Imax B6 que são extremamente versáteis e dão para muito mais, algo deste género: https://hobbyking.com/en_us/turnigy-b6-pro-50w-6a-balance-charger-white.html

Quanto à proteção na descarga, não é tão crítico. Tenho vários pequenos eletrodomésticos a pilhas recarregáveis que se foram "convertidos" para Lítio precisamente com células 18650, e não lhes metí nenhuma proteção, entre eles uma aparafusadora de 12V com com um pack enfiado na caixa da bateria original com uma série de 3 pares de pilhas que nem nova tinha tanta força :D. O proteção é principalmente para evitar descarregar demasiado as pilhas e reduzir o seu tempo de vida, que em pilhas "recicladas" não me parece tão importante. Dependendo da aplicação também pode ser para evitar curtos, há que ter em atenção que nem todas as 18650 gostam de debitar grandes correntes (não são todas iguais), e se forem colocadas em curto podem arder.

Edit:alguns erros e meter as plaquinhas do ebay
« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 11:41 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Carga de células (de baterias) LiIon
« Responder #2 em: 27 de Julho de 2017, 15:05 »
Excelente resposta. Obrigado.

Havia uma coisa que desconhecia estar a fazer-se: ligarem-se células em paralelo.

A informação que tinha era que o coeficiente de temperatura das células era negativo o que faria com que houvesse tendência a que a célula mais quente ficasse a trabalhar sozinha o que provocava que aquecesse ainda mais e continuando a trabalhar ainda mais sozinha. A verdade é que ao desmontar os packs dos portáteis que escaqueirei, encontrei vários casos em que as células estavam em paralelo. De facto, em todos os casos foram os computadores que borregaram e não as baterias, e todas elas estavam em funcionamento há muito tempo e ainda funcionavam bastante bem.

OK. Lá para meio de Agosto vou encomendar essas placas-missanga que deverão chegar em Setembro. De facto, a esses preços, é como tremoços.

Se calhar ainda vou fazer reviver uma aparafusadora tipo tralho-chinesaica que por lá tenho.

Obrigado
SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Carga de células (de baterias) LiIon
« Responder #3 em: 27 de Julho de 2017, 15:38 »
Pois, faltou falar disso: só se podem por em paralelo pilhas de caraterísticas idênticas, tem de ser casadas.

As que usei na minha aparafusadora** que referi também foram tiradas de portáteis e já vinham a par, não sei se me atrevia a emparelhar se não viessem já assim, mas o pack anterior usei pilhas simples e não eram capazes de dar corrente suficiente para esforços maiores prolongados (móvel de jardim em madeira  com parafusos de 5x50mm sem furos :P)

Também já encontrei baterias que só uma das pilhas da série é que se estragou e as restantes estão fixes. As pilhas boas desses casos costumam ser as que ainda mantém mais capacidade.

** aparafusadora que também é dos chineses, comprada há mais de 10 anos no Jumbo por menos de 25€, provavelmente a melhor compra que já fiz qualidade/preço porque tá a funcionar como nova e já levou muita   porradinha, só as baterias que eram de Ni-Cd é que se lixaram.
« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 15:40 por jm_araujo »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Carga de células (de baterias) LiIon
« Responder #4 em: 27 de Julho de 2017, 19:30 »
** aparafusadora que também é dos chineses, comprada há mais de 10 anos no Jumbo por menos de 25€, provavelmente a melhor compra que já fiz qualidade/preço porque tá a funcionar como nova e já levou muita   porradinha, só as baterias que eram de Ni-Cd é que se lixaram.
Podia partilhar o DIY dessa aparafusadora? Tenho também uma cujo o carregamento leva mais de um dia, e depois só consigo usar meia duzia de vezes, não sei se é do carregador que não carrega ou das pilhas, mudar para umas 18650 e saber como saber fazê-lo, era interesante.

Tenho o mesmo problema com um aspirador portatil de cozinha cuja o poder de aspiração já nem as migalhas do pão apanha.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Carga de células (de baterias) LiIon
« Responder #5 em: 27 de Julho de 2017, 19:51 »
Abrir o pack, deitar as pilhas velhas para a reciclagem, enfiar as novas como couberem e amparar com pedaços de cartão e espuma para não chocalharem depois de montar. Ligar uma ficha jst que são standard para balancear a carga às pilhas e deixar a ponta ao pendurão para quando se carrega (com o tal clone do Imax B6). Não tem nenhum truque, é só meter mãos à massa ;D