collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!  (Lida 27472 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #15 em: 11 de Março de 2014, 12:57 »
Parabéns pela iniciativa Tayeb! Não fosse o caso de não poder despender tempo para brincar com uma placa nova e já estavam uma ou duas a caminho daqui ;) Como não tenho tempo provavelmente iria acabar por juntar-se às MSP430 Launchpad e às Discovery Boards que há meses que habitam num canto da secretária à espera dos seus dias :\ De qualquer das formas, para quem tem tempo para investir nisso acho que vale muito a pena.

Se visse o monte de placas que incluem MSP430 Launchpad também na minha secretária...

É mesmo tempo o problema comigo, conjugar trabalho empresarial e mexer com as coisas. Ando já entusiasmado com ARM Cortex-M4 (inscreví-me no curso EDX da Universidade de Texas dirigido por Prof Valvano, mas também sou um dropout!)

O objetivo de Freedom KL25Z que já tem utilizadores neste espaço, de uma compra colectiva feita creio eu com sucesso no ano passado, é também mostrar que há mais algo além mais do que Arduino.

Os professores que usam Arduino para ensinar, acho que cometem pecado, porque se o objetivo é ensinar a programar, Arduino não é a via. Claro, que se o objetivo é criar soluções rápidas, ou testar ideias, Arduino é ideal!

O filho de um amigo meu que estuda na Inglaterra, contou-me que no seu curso utilizam ARM com mbed. Pelo que se apercebe há uma resistência inglesa ao uso de Arduino no ambiente académico universitário.

Eu aconselho aos professores que querem mesmo ensinar com Arduino que pensem no chipKIT. Não porque a minha empresa comercializa chipKIT (sendo distribuidora de Digilent) mas porque o aluno cedo entende que pode programar em C com MPLAB-X. Depois, produziram-se vários chipKIT sendo interessante a placa DP32 que permite prototipagem rápida e que se programa em ambiente Arduino (MPIDE da Microchip), mas que também pode ser programada em Assembler e C com MPLAB-X:







Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #16 em: 11 de Março de 2014, 13:06 »
Eu já ia todo lançado, mas depois de ver isto... que grande tiro no pé. Era só o que faltava, ficar dependente duma tool on-line. Se é essa a "trend", estamos muito mal. Para hobby até poderia ser aceitável, mas para algo mais comercial é para esquecer.

Não tiro no entanto ao Tayeb um "thumbs up" pela iniciativa!

(...) mas o compilador oficial é web based (...)

Obrigado Njay pelo "thumbs up".

Se for comercial, o compilador paga-se. O link do produto que lançamos diz sobre os produtos comerciais.

Para quem quer aprender a programar com compilador comercial nós na ALIATRON lançamos um produto interessante CorStart da Imagecraft, baseado num STM32 que além de ter "form factor" Arduino (de se poderem utilizar "shields" existentes) tem exemplos de uso com "shields", e mais ainda, o compilador de C é incluído. É um pouco caro (inclui IVA), mas vale o investimento. Há um se não, o compilador não pode ser usado, ou melhor não deve ser usado para fins comerciais.
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 13:23 por Tayeb »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #17 em: 11 de Março de 2014, 13:45 »
Mas digam uma coisa,

Isto não quase a mesma coisa que o Arduino?

Depende se olhas para a placa como Hardware ou como software. Se olhas como software, sim, é uma espécie de Arduino mais avançado. Se olhas como hardware, é uma placa com um ARM cortex M0 e baixo custo que podes usar com outras ferramentas de desenvolvimento, como o GCC, por ex. Quando se olha para uma placa, antes de mais há que ver o hardware e a variedade de ferramentas de desenvolvimento. Se suporta toolchain do arduino ou do mbed, bom para algumas pessoas. Se não suporta, continua a ser bom para muitas outras que usam outras ferramentas de desenvolvimento ;)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #18 em: 11 de Março de 2014, 14:05 »
Tudo é negocio ... falta o altruísmo :(

Mais do que uma "solução" e tentativa de ajuda, existe sempre quem veja uma oportunidade de "vender o seu peixe".

E sinceramente ... os CTT cobram 1,7 euros pelo envio de uma placa ... essa dos "somente 3 euros" pelos portes não
colhe, pelo menos para mim.

UMA MÁ ALTERNATIVA ... se querem evoluir não sejam pobres a pedir !

Porque não dar uso ás DiscoveryF3 e F4 ? Ou ás Tiva Launchpad ? Ou ás LPCXpresso ?

Abraços,
PA
 
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 14:06 por StarRider »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #19 em: 11 de Março de 2014, 14:32 »
Mas digam uma coisa,

Isto não quase a mesma coisa que o Arduino?

Depende se olhas para a placa como Hardware ou como software. Se olhas como software, sim, é uma espécie de Arduino mais avançado. Se olhas como hardware, é uma placa com um ARM cortex M0 e baixo custo que podes usar com outras ferramentas de desenvolvimento, como o GCC, por ex. Quando se olha para uma placa, antes de mais há que ver o hardware e a variedade de ferramentas de desenvolvimento. Se suporta toolchain do arduino ou do mbed, bom para algumas pessoas. Se não suporta, continua a ser bom para muitas outras que usam outras ferramentas de desenvolvimento ;)

Então deste Mbed para as bibliotecas da ST quais são as diferenças?


Tudo é negocio ... falta o altruísmo :(

Mais do que uma "solução" e tentativa de ajuda, existe sempre quem veja uma oportunidade de "vender o seu peixe".

E sinceramente ... os CTT cobram 1,7 euros pelo envio de uma placa ... essa dos "somente 3 euros" pelos portes não
colhe, pelo menos para mim.

UMA MÁ ALTERNATIVA ... se querem evoluir não sejam pobres a pedir !

Porque não dar uso ás DiscoveryF3 e F4 ? Ou ás Tiva Launchpad ? Ou ás LPCXpresso ?

Abraços,
PA
 

Há sempre uma curva de aprendizagem que nem toda gente está disposta a ultrapassar, embora o principio de funcionamento seja o mesmo, os registos têm outros nomes e então há um necessidade (e acho que é essa a tendência) de uniformizar a coisa.


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #20 em: 11 de Março de 2014, 15:00 »
Tudo é negocio ... falta o altruísmo :(

Mais do que uma "solução" e tentativa de ajuda, existe sempre quem veja uma oportunidade de "vender o seu peixe".

E sinceramente ... os CTT cobram 1,7 euros pelo envio de uma placa ... essa dos "somente 3 euros" pelos portes não
colhe, pelo menos para mim.

UMA MÁ ALTERNATIVA ... se querem evoluir não sejam pobres a pedir !

Porque não dar uso ás DiscoveryF3 e F4 ? Ou ás Tiva Launchpad ? Ou ás LPCXpresso ?

Abraços,
PA
 

StarRider não preciso do "negócio" gerado na Lusorobótica direta, ou indiretamente. Se vivesse disso, já cá não estava em Portugal, ou estaria falido.

Na ALIATRON não utilizamos os CTT, mas sim serviço de courier. Os CTT até agora não oferecem fiabilidade.

Todos podem adquirir na Farnell, ou mandar vir pelo Ebay.

Não preciso vender "peixe", tal como o StarRider tem a sua vida profissional eu tenho a minha, que não passa por vender placas a 15€!

Já gora pode elaborar porque é que Freedom KL25Z é má alternativa a Launchapd e outros que mencionou? Apercebeu-se que o objetivo é evolução a partir de Arduino?

« Última modificação: 11 de Março de 2014, 15:43 por Tayeb »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #21 em: 11 de Março de 2014, 15:49 »
A moderação/administração sempre deixou que as lojas publicitassem os seus produtos, a unica coisa que tem ser feita é colocar os tópicos na zona correta, isto é, no sub-forum lojas! E não nos sub-forums de discussão mais gerais onde este estava inicialmente.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #22 em: 11 de Março de 2014, 16:11 »
A moderação/administração sempre deixou que as lojas publicitassem os seus produtos, a unica coisa que tem ser feita é colocar os tópicos na zona correta, isto é, no sub-forum lojas! E não nos sub-forums de discussão mais gerais onde este estava inicialmente.

Obrigado pela informação. Ainda não navego bem na Lusorobótica.

« Última modificação: 11 de Março de 2014, 16:14 por Tayeb »

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #23 em: 11 de Março de 2014, 16:26 »
StarRider não preciso do "negócio" gerado na Lusorobótica direta, ou indiretamente. Se vivesse disso, já cá não estava em Portugal, ou estaria falido.

Meu caro, mostre-me um post seu onde não seja mencionada uma  vez o nome da sua empresa e eu retiro o que disse,
alias, mostre-me uma intervenção sua neste forum sem cariz comercial e eu retiro o que disse, até lá os factos falam por si.

Vejo que alterou o seu texto desta resposta ao meu post ... uma decisão sensata pois o conteúdo original era realmente
demasiado ignóbil e pouco digno.

Já gora pode elaborar porque é que Freedom KL25Z é má alternativa a Launchapd e outros que mencionou? Apercebeu-se que o objetivo é evolução a partir de Arduino?

Tenho a sensação que por vezes tem alguma dificuldade em perceber o sentido do português que está a ler, onde é que
está mencionado qualquer comparação entre a Kinetis KL25Z e as devboars que mencionei (Discoverys, Tiva Launchpad
e LPCXpresso) ?

O que foi dito é que se vão mudar atrevam-se a dar um PASSO maior, KL25Z é uma evolução em termos de hardware, mas
porque não dar logo o salto de forma a darem uso ás ditas as Discoverys, Tiva Launchpad e LPCXpresso que são muito
superiores ? Ao que o "ivitro" respondeu, e muito bem, que possivelmente as pessoas não estão para passar por uma
curva de aprendizagem demasiado penosa.

De resto, e por todas as razões já neste post mencionadas por vários membros, e que não serve de nada estar a repetir,
a KL25Z é uma má escolha para quem quer evoluir.

Cumprimentos,
PA

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #24 em: 11 de Março de 2014, 17:02 »
Entendi mal, Talvez o meu português deve ser mesmo mau...

O texto original foi alterado porque depois repensei e achei que estava a exagerar: fruto de maturidade (devo ser muito mais velho que o StarRider, e dizem que a idade traz sabedoria).

Pode-me explicar porque é que 3€ é demasiado para si para portes, e é mais justo cobrar 1,20€?

Eu creio que leio o que o StarRider lê. Pode escrever com suas próprias palavras porque é que crê que Freedom KL25Z é má escolha?



« Última modificação: 11 de Março de 2014, 17:08 por Tayeb »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #25 em: 11 de Março de 2014, 17:07 »
Eu acho que isto anda tudo muito exaltado..
É guerrinhas em tudo quanto é tópico.

Existem centenas de fabricantes de micro-controladores, viva a diversidade, cada um usa o que bem entender, ou agora tambem é preciso um cortex m4 a correr a 200Mhz para piscar um led a 1Hz?
Irra, deram para embirrar que 8 bits é para burros e não saem da mesma cantiga, e tudo é motivo para andar á batatada?
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #26 em: 11 de Março de 2014, 17:10 »
Apoiado Senso. Viva a diversidade!
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 17:14 por Tayeb »

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #27 em: 11 de Março de 2014, 18:05 »
Eu acho que isto anda tudo muito exaltado..
É guerrinhas em tudo quanto é tópico.

Existem centenas de fabricantes de micro-controladores, viva a diversidade, cada um usa o que bem entender, ou agora tambem é preciso um cortex m4 a correr a 200Mhz para piscar um led a 1Hz?

Depende, se o LED tiver que piscar non-blocking enquanto é feita a sincronização de uma orbita se calhar 200Mhz até
é muito curto, se for para piscar o LED da árvore de natal um 555 chega, ou melhor ainda, um circuito LR serve.

E tudo uma questão de necessidade, e cada um sabe das suas, mas na verdade piscar um LED pode ser "arte" ... tudo
depende do "artista".

Uma coisa é certa, com excepção dos sistemas em que o consumo é uma condicionante, os "Hz" nunca não são demais,
é como os cavalos potencia num carro, podemos não ter necessidade de os usar, mas quando são necessários estão lá
para o quer der e vier.

Irra, deram para embirrar que 8 bits é para burros e não saem da mesma cantiga, e tudo é motivo para andar á batatada?

Denoto ai algum sentimento de inferioridade, sugerir uma evolução para 32bits é chamar burros a quem usa 8bits ?
O que é pura burrice é vir criticar quem sugere uma evolução, mas desde quando é que sugerir o use de um MCU de
32 bits tem qualquer sentido pejorativo ? Só se for na cabeça de alguém com complexos !


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #28 em: 11 de Março de 2014, 18:26 »
 ::)

Continuo a denotar ai um sentido de arrogancia que nem é bom  ::)

Porque toda a gente que usa um micro está a "conduzir" um satélite, yup, tenho aqui os meus stm rad hard, mesmo ao lado da minha parabólica de 10m e do ariane que uso para os colocar em órbita.

Vai dizer a meio mundo que os 8051 rom masked que usam nos comandos, fornos, micro-ondas, máquinas de lavar e companhia não servem.

Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #29 em: 11 de Março de 2014, 19:10 »
::)

Continuo a denotar ai um sentido de arrogancia que nem é bom  ::)

Porque toda a gente que usa um micro está a "conduzir" um satélite, yup, tenho aqui os meus stm rad hard, mesmo ao lado da minha parabólica de 10m e do ariane que uso para os colocar em órbita.

Vai dizer a meio mundo que os 8051 rom masked que usam nos comandos, fornos, micro-ondas, máquinas de lavar e companhia não servem.

Boas,

Não é arrogância, é objectividade, porque apontar para baixo se se pode apontar para cima ?
E com isto não estou a denegrir nem a inferiorizar cores de 8bits ... alias, existe pelo menos um projecto meu
recente aqui no forum que usa um 8051. Mas não me venham dizer que 8bits a 20Mhz é melhor que 32 bits a
200Mhz ... mesmo que seja para piscar um simples LED, pode ser overkill ... mas para isso até um 8051 é overkil.

O facto de achar que em termos comparativos um AVR é arcaico, não implica qualquer menos valia para quem o usa,
essa é uma ilação totalmente descabida, eu próprio recorro ao mesmo frequentemente.

Abraços,
PA