LusoRobótica - Robótica em Português

Electrónica => Electrónica Geral => Tópico iniciado por: edeweld em 29 de Abril de 2017, 11:31

Título: Construir o próprio ampop - lm741
Enviado por: edeweld em 29 de Abril de 2017, 11:31
Olá,

Julgo que se enquadra bem nesta secção.

Recentemente, ao visualizar o datasheet do LM741 (http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm741.pdf), na página 7, tive a ideia de criar o meu próprio ampop  :)
Apenas por diversão e para efeitos acadêmicos.

Pesquisei sobre o assunto e encontrei este tutoriais:

http://www.instructables.com/id/LM741-Op-Amp-on-a-Breadboard/
http://www.electroschematics.com/9344/diy-operational-amplifier/

Uma coisa que me deixa confuso é que no datasheet não encontro indicação sobre quais modelos de transistor e díodos devo utilizar. Penso que isso deve ser dimensionado conforme a escolha de quem o faz, porque em ambos os tutorais eles optam por modelos diferentes!

Já alguém experimentou fazer isto? Conselhos serão bem vindos!
Antes de avançar para a montagem vou primeiro montar isto num simulador, para primeiro validar os circuitos!
Título: Re: Construir o próprio ampop - lm741
Enviado por: SerraCabo em 29 de Abril de 2017, 13:16
Citar
Uma coisa que me deixa confuso é que no datasheet não encontro indicação sobre quais modelos de transistor e díodos devo utilizar.

Exactamente por isso, projectar um opamp decente é difícil. Montar partindo de um esquema já feito é como montar outra coisa qualquer.

Tanto quanto sei, os transistores dos OPAMPs são, em cada opamp e em cada transistor, um caso particular. Nunca vi um esquema de um opamp comercial que especifique cada transistor.

O esquema geral é facultado, regra geral como esquema equivalente, para poermitir que se perceba melhor o comportamento do modelo.

Para a tecnologia de hoje, um opamp tipo LM741 é coisa obsoleta. Na altura em que estes OPAMPs surgiram, apenas os transistor NPN lá incluidos eram transistors decentes, os PNP eram transistors mais de auxílio que de decente desempenho concreto.

Resumindo, a regra geral é que um OPAMP é um componente com determinado comportamento e em caso algum algum fabricante se preocupa em usar neles transistores de especificação oriunda do mundo dos transistores vendidos individualmente.