collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: precisamos mesmo de ajuda!  (Lida 6859 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ze Luis

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
precisamos mesmo de ajuda!
« em: 07 de Janeiro de 2010, 13:17 »
 Ola. Somos alunos do 10º ano do curso de tgei(tecnico e gestao de equipamentos informaticos) e vamos fazer um mini projecto que consiste na realizaçao de uma casa inteligente em que queremos por lampadas a ligarem e desligarem a hora que nos queremos.. gostariamos de saber como por isto a funcionar, quais os materiais e pogramas que devemos uzar.. aguardamos e agradecemos resposta
sem mais assunto atenciosamente,

Liliana Carvalho
Zé Luís

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2010, 13:24 »
Boas.

Têm experiência de programação? Se sim, já usaram microcontroladores? Se sim, quais?
Experiência na área da Electrónica?

Assim de repente diria que precisam de um microcontrolador, uns quantos LEDs para simular as luzes.
Para além disso, depende do que querem fazer.

Ficam umas ideias:
Podem ter um computador "central" a controlar tudo isso.
Podem ter um telemóvel a receber os comandos para ligar e desligar as luzes.
Podem usar bluetooth e controlar as luzes com um telemóvel.

Agora, mediante os vossos conhecimentos, têm de fazer escolhas.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2010, 21:59 »
Em relação ao que já foi dito acrescentava o facto de no final querem mesmo controlar as lâmpadas ou umas pequenas luzes a emitir as lâmpadas, servem?
Outra coisa a nível de dinheiro quanto estão a pensar gastar?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #3 em: 08 de Janeiro de 2010, 09:51 »
Parece-me que esse curso não deve ter bases sólidas de electrónica, provavelmente só noções. O que não chega para usar microcontroladores e outro tipo de situações.

Vocês aprenderam VB, VC, Basic, C, Phyton, Delphy ou outra coisa qq ?
Podem fazer a vossa aplicação numa destas linguagens.

Em termos de hardware, e para simplificar, usem um conversor USB-Paralelo, e liguem uns relés com a ajuda de um driver de transistores, para poderem então controlar as lâmpadas.


Digam lá se o que eu escrevi, faz algum sentido.

bom trabalho

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #4 em: 08 de Janeiro de 2010, 11:03 »
Eu considero que Arduino é simples de aprender mesmo porque quem não tem muitas bases. Agora não queria era aconselhar a trabalhar com os 230V pois é muito fácil de acontecerem coisas graves daí ter indicado a utilização de Led's.

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #5 em: 08 de Janeiro de 2010, 14:59 »
Sem querer fugir ao que vós quereis, em vez dos tradicionais microcontroladores porque não usais autómatos? ok, têm uma linguagem um bocado complicada e diferente mas sempre se tornaria mais fácil. Tive uma cadeira dessas no último ano e apesar de ser uma linguagem de contactos é muito mais fácil mas agora tmb dou razão ao asena já que o vosso curso não deve ter bases sólidas de electrónica e tudo o que tenha a ver com casas inteligentes tem obrigatoriamente de englobar electrónica.

Não te podes esquecer que ao fazer uma casa inteligente tens de ter em atenção a dois factores, o interruptor da mesma,  e método que vai fazer ligar e desligar a lâmpada de x em x tempo. Não te esqueças tmb que se forem comutadores escada ou sala tens um grande "bico de obra". Eu aconselharia-te autómatos mas não deves ter essa noções (como falei acima). Tens um bico de obra mas se precisares de ajuda, diz.
Eu considero que Arduino é simples de aprender mesmo porque quem não tem muitas bases. Agora não queria era aconselhar a trabalhar com os 230V pois é muito fácil de acontecerem coisas graves daí ter indicado a utilização de Led's.

Eles que simulem com leds que não é perigoso, depois na prática que aprendam a trabalhar com relés mas para terem td feito que usem os leds porque o conceito é o mesmo.

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #6 em: 08 de Janeiro de 2010, 15:08 »
na minha modesta opinião, eu aconselhava picaxe. para alem de ser bastante fácil programar com fluxogramas (e mesmo em picbasic) a simulação é bastante simples e intuitiva.
 
a curva de aprendizagem é bastante rápida. para vocês penso que seria o melhor...

Offline Ze Luis

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2010, 08:52 »
ola!! sim ainda tamos no primeiro ano do curso de tecnico e gestao de equipamentos informaticos para concluir o 12º ano e sim nao temos muita experiencia no ramo da electronica... mas contudo temos de  fazer um mini projecto que temos que englobar muita electronica por isso pedimos muita ajuda. . falamos com o nosso prof mas ele diz que nao é muito fácil trabalhar com microcontroladores e entao aconselhou nos trabalhar com pic 16f84.. será que nos pode dar uma ajuda a certa de isto???
aguarda mos resposta!!!
muito obrigado pela ajuda!!
Liliana e ze luis!!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2010, 09:31 »
É muito mais fácil se comprarem um arduino. Esqueçam esse pic 16f84.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #9 em: 13 de Janeiro de 2010, 12:30 »
falamos com o nosso prof mas ele diz que nao é muito fácil trabalhar com microcontroladores e entao aconselhou nos trabalhar com pic 16f84

LOL? Estão feitos ao bife com ajudas dessas.  :o
Usem Arduino... Estou a falar muito a sério.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #10 em: 13 de Janeiro de 2010, 12:36 »
mesmo....;D

e o PIC16F84 não foi já substituido por outro PIC? (nao tenho certeza quanto a isto)

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: precisamos mesmo de ajuda!
« Responder #11 em: 13 de Janeiro de 2010, 15:57 »
falamos com o nosso prof mas ele diz que nao é muito fácil trabalhar com microcontroladores e entao aconselhou nos trabalhar com pic 16f84

LOL? Estão feitos ao bife com ajudas dessas.  :o
Usem Arduino... Estou a falar muito a sério.

É melhor usarem o arduino sem dúvida, sempre se torna mais simples. Programar a seco (como eu lhe chamo) é bem mais complicado.