collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Angariação de Fundos para projectos  (Lida 11618 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline gonmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Angariação de Fundos para projectos
« em: 04 de Junho de 2013, 15:56 »
Existe agora uma nova plataforma de crowdfunding para projectos tecnológicos.

Não tem qualquer custo para colocar o projecto online para angariação de fundos. Além da possivel angariação de fundos, é uma outra maneira de divulgar os vosso projectos.

Apenas uma percentagem dos fundos angariados será cobrada, no caso do projecto ser chegar aos 100% dos fundos pedidos.

Gostava muito de ver projectos da comunidade Portuguesa a aparecerem nesta plataforma.

Lets Go Makers , Nothing to Loose

http://www.technofunding.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2013, 16:15 »
O site parece mais um esquema que algo sério, por isso, se for um pojecto sério está a ir num mau caminho.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2013, 16:54 »
Para crowdfunding não há nada como o kickstarter, que dá para projectos tecnológicos também.
Todos os projectos actuais no site são demos, o site ainda não abriu, e por isso não tem qualquer credibilidade...

Concordo com o que o metro disse... O aspecto está de facto muito académico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2013, 17:15 »
Um site de crowdfunding apenas para tecnologia é bastante interessante, o grande problema irá ser conseguir combater Kickstarter e afins, embora o KS não seja facil para nós, europeus, colocar la projectos.

Outro problema é como se lançam estes sites, se não houver uma grande comunidade já com projectos por trás o mais normal é afundarem e perderem todo o apoio da comunidade (da qual dependem 99%).

Outra coisa que tambem tenho visto é que antigamente os projectos chegavam ao crowdfunding como apenas ideias, depois passaram a prototipos e agora já estão na fase de produto final. O que faz com que os sponsors já tenham a fasquia bastante alta para fazerem funding.

Por isso já é dificil para quem tem apenas um conceito e queira angariar fundos para um prototipo de ter muitos patrocinios levando o projecto a cair no esquecimento, mesmo que sejam bastante boas ideias.

Em breve possivelmente vou ter experiencia empirica disso, mas até lá apenas posso especular e ouvir relatos.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #4 em: 04 de Junho de 2013, 17:27 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2013, 18:57 »
Trata-se de uma template, os projectos que estao la sao fiticios...

Acho que a template é um pouco desenquadrada, e uma coisa mais limpida daria mais credibilidade.

Outra coisa, para se ganhar credibilidade, convinha ja ter ou haver alguns apoios de algumas entidades credíveis e claro, começar a haver projectos e apoios!

Tb convinha haver um esclarecimento dos apoios, das comissoes, das taxas, e dos modos de pagamento..

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2013, 12:40 »
Para metro_:
Porque dizes que parece um esquema, mais do que algo sério ?

Para Microbyte:
Realmente tens o kickstarter.... mas tens de estar nos USA ou UK.
Além disso no kickstarter tens produtos como cintos ou carteiras... (que alguns tb tens em sites como alibaba)

Para Marvin:
Obrigado pelo apoio , a ideia é mesmo essa. Sera algo direcionado para a tecnologia, e apenas para a tecnologia. A ideia com esta divulgação é comunicar com quem faz projectos interessantes nesta área, para que se possa crescer.


Para Hugo:
Hugu... não sei porque dizes as coisas assim...
Os projectos que lá estão não são ficticios... São projectos de demonstração... que estão bem identificados com a palavra DEMO. Se tentares fazer fund dum projecto desses vais ver que não é possivel.. São projectos demonstrativos.

Quanto ao ser um template também não é verdade, estamos a desenvolver de raiz em php/mySQL.

Como respondi ao Marvin, este primeiro contacto foi para dar a conhecer uma plataforma que pode ser do interesse da comunidade.


Pagamento inicialmente vai ser só via PayPall, não existem taxas na inserção de projecto.
O TechnoFunding é um crowdfunding do tipo AoN - All or Nothing . E apenas se o projecto for apoiado a 100% recebem os fundos, caso contrário são devolvidos aos funders. No caso do projecto ser apoiado, e só nesse caso, a technofunding cobra uma taxa de 5%.

Estamos a actualizar os documentos legais, mas existe já alguma informação disponivel em

http://technofunding.com/#info&i=3


Não nos condenem antes da nossa existência.

Bem haja e bons projectos ,
Gonçalo Miguel pela TecnoFunding.Com


Obrigado,
toda e qualquer critica construtiva será benvinda e analisada

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2013, 14:44 »
Qual é mesmo a função deste site? Angariar fundos para projetos? Como assim?
De que modo se pode angariar esses fundos?

Ao que parece, este site está a ser desenvolvido por portugueses, mas o mesmo aparece em inglês. Porquê? É mais para inglês ver?

Boa tarde e bons projetos.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #8 em: 06 de Junho de 2013, 15:30 »
Gmiguel,

Vou fazer algumas criticas construtivas ao design do site que neste momento é a vossa imagem
 
- O design precisa de passar para Web2.0 urgentemente, o banner e o background confuso fazem parecer um site antigo e isso tira grande parte do apelo a comunidade.

- A navegação precisa de ser revista também para não ter scrollbar vertical ou horizontal, isso e o formato das linhas grossas e dos botões.

- A limpeza do ecran é obrigatorio, está mto "clutered", isso tambem tira muita afluencia.

- Aponta para uma definição boa para tablets e telemoveis, este design não é compativel com o meu android por exemplo

Em relação aos projectos, acho que devem de anunciar o site ao publico alvo apenas com projectos lá para serem votados e fazer um video de demonstração, a imagem é tudo nestas coisas.

Fiz um trabalho universitario acerca de crowdfunding e o padrão é sempre o mm: clean design, clear objectives, social awareness e acima de tudo trust trust trust. Porque no fundo estão a pedir dinheiro, e as pessoas tem de ser bastante bem informadas de onde e para onde vai esse dinheiro.

Na minha opinião reduzam o numero de projectos na 1ª pagina para 3, tirem o background e o banner de topo e mudem para uma letra menos chocante. Tem de ser clean. Contratem/falem/angariem/enganem um bom webdesigner para vos ajudar com o site antes de o apresentarem oficialmente.

Boa sorte.

p.s. Bino o conceito de crowdfunding é que a comunidade dê algum dinheiro para ajudar os projectos a serem desenvolvidos, basicamente pedir esmola. Suponho que o site está em ingles para abranger uma comunidade maior e possivelmente mais informada acerca do conceito de crowdfunding.

p.s.2 Gmiguel, um bom conceito e ideia pode morrer na praia devido a execução é meio caminho para alguem fazer um trabalho melhor com a vossa ideia, e falo por experiencia propria.



Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2013, 15:49 »
Marvin, muito obrigado pelos comentários construtivos.
Em relação a android e iOS estamos a pensar em criar uma aplicação para breve, mas também é importante o site funcionar bem em dispositivos móveis como dizes.

Vamos analisar os comentários.

Obrigado também pela resposta ao bino, só não falaria em "pedir esmola" , substiruiria por pedir apoios, visto a ideia ser realmente apoiar em projectos tecnológicos. Existem muitas pessoas com muito boas ideias, mas sem os fundos para as conseguirem realizar.

Quanto ao inglês, a ideia é não nos cingirmos ao mercado Português, e penso que toda(ou quase) a comunidade  que trabalha com a tecnologia usa este idioma como principal e prioritário.

Obrigado,
Gonçalo Miguel

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #10 em: 06 de Junho de 2013, 16:46 »
Eu disse aquilo devido ao aspecto do site, principalmente a imagem de fundo e o header da pagina.
Tentem dar um ar mais clean ao site :)

Na altura a minha desconfiança prendia-se também por ser o primeiro post de um user, logo apresentar algo, o que muitas vezes é sapm.

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #11 em: 06 de Junho de 2013, 16:54 »
Obrigado pelas criticas metRo_ , estamos a analisar os comentários.

Como vos disse, estamos em fase de iniciação e existem arestas a limar.


(Tens razão quanto à questão de ser o 1º post - Felizmente consegui recuperar o meu login :)
Não é que tenha participado muito mais, mas não é realmente a 1ª vez :)

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #12 em: 06 de Junho de 2013, 18:06 »
Quanto ao inglês, a ideia é não nos cingirmos ao mercado Português, e penso que toda(ou quase) a comunidade  que trabalha com a tecnologia usa este idioma como principal e prioritário.

Parece que os ingleses são os senhores do mundo, e nós somos os escravos. Temos as nossas coisas, mas temos de mostra-las em inglês. É o que eu digo. "É para inglês ver"

Se eu quiser pesquisar alguma coisa no ebay (por exemplo) tenho de escrever em inglês, tenho um site português, mas tenho de saber inglês ou ir ao google usar a péssima tradução que ele oferece. Que raio de azar eu tive de ter nascido neste país. Porque é que não somos todos ingleses? Assim já não teríamos problemas com a língua.

Em relação aos apoios, não sei quem poderá apoiar qualquer projeto nos tempos que correm. Talves os senhores presidentes e gestores da CGD, TAP, PT, EDP etc. possam dar uma ajudinha, a quem desde já deixo o meu apelo.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #13 em: 06 de Junho de 2013, 19:13 »
eu apoio o desenvolvimento do vosso site, as criticas que falei era para dar um opiniao e sugestao a fazerem algumas mudanças co disse e como os outros tb teem sugerido e se assim for, podemos contar com uma boa plataforma nacional e quiçá europeia!

Qto à lingua, deviam meter pra já em duas linguas, português e inglês, se meterem um detector de país, assim que um user pt entrasse no site, o site mudava pra português, mas se alguem preferir usar o site em ingles, ter um selector manual. Pro resto dos paises da europa..entao apresentar a pag em inglês.

Qto ao tipo de apoios, devia haver 2 tipos de apoios!
A minha sugestão era apoio do genero doaçao, tipo ter o botão paypal (donat) a doar 1€ por cada click (mas tb podendo o user doar outro montante, superior caso keira doar mais ao projecto) e um botão de "emprestimo" cujo as contrapartidas são feitas pelo user que submete o projecto, do estilo do kickstart, mas nao bem! Ou seja, em vez de fazer doaçoes por patamares, tipo: empresta 10€ tens direito a uma t-shirt com um logo, doas 50€ e ganhas um livro, doas 100€ e recebes uma raquete de tennis e se doares 1000€ entao recebes um prototipo. (acho isto um desperdicio de dinheiro emprestado por isso sugeria algo do tipo, se o projecto for uma cnc de baixo custo e o objectivo é depois a venda das cncs numa loja ou pra executar projectos de cnc, ao emprestar devia-se rentabilizar o dinheiro que se empresta do tipo: emprestas 100€ e qdo acontecerem as vendas recebes uma mensalidade até totalizar por exemplo 110% do emprestimo, durante um periodo maximo de 2 anos, ou seja vai haver um retorno de 110€ pro user que emprestou 100€. Ou entao, se preferir usufruir de descontos em serviços, por exemplo recebe vales descontos no valor de 150€.

As percentagens (juros), os vouchers/descontos, produtos ou prazos devem ser sugeridos pelo user que meter um projecto no croufunding.

Por isso dois tipos de doaçoes, doaçao sem retorno e doaçao/emprestimo com retorno.

Claro caso o projecto nao for pra frente por recursos insuficientes, desistencia ou k seja, os emprestimos sao devolvidos aos users (claro k o paypal cobra duas vezes a sua comissao, e o site n deva suportar tal despesa, por isso o retorno seria sem as taxas incluidas) e as doaçoes livres, seriam redireccionados pra outros projectos mais votados, ou depois sugeridos pelo doadores ou entao pro site pra garantir a sua manutençao e gastos necessarios pra continuar a ter o site aberto!

Eu sou capaz de ser o primeiro a submeter um projecto no vosso site!  ;D por isso depois podia ser exemplo e tvz mudem/adaptem a estrutura do site pra facilitar esta ideia.  8)
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, 19:20 por Hugu »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Angariação de Fundos para projectos
« Responder #14 em: 06 de Junho de 2013, 20:39 »
Obrigado também pela resposta ao bino, só não falaria em "pedir esmola" , substiruiria por pedir apoios, visto a ideia ser realmente apoiar em projectos tecnológicos. Existem muitas pessoas com muito boas ideias, mas sem os fundos para as conseguirem realizar.

Pedir esmola foi a minha tradução livre do termo panhandling onde em mtos meios o crowdfunding é considerado.

Na realidade é um apoio como dizes mas de pouco dinheiro por cada utilizador, que muitas das vezes dão por caridade ou por acharem "porreiro" o projecto, já um apoio profissional normalmente espera algo em retorno. No maximo o que um apoiante de crowdfunding pode receber é o produto e a satisfação de poder ter ajudado a um projecto e não os dividendos do produto.

Atenção que sou completamente fan de crowdfunding desde ha uns 3 anos para cá e conheço muito bem todo o conceito.

O crowdfunding para além de uma excelente forma de financiamento é um grande medidor de mercado, e consegues perceber que tipos de produtos terão ou não sucesso no mercado.

Na DT temos 2 ou 3 projectos na calha para crowdfunding mas não estão apresentaveis o suficiente e isto é tipo one shot, se falhas a apresentação por muito boa a ideia nunca mais vais ter sucesso.

Bino, ha um TED só mesmo a falar de como o inglês é uma faca de 2 gumes em que por um lado universaliza o conhecimento mas obriga/intimida muita gente a escrever numa lingua diferente fazendo-os desistir de partilhar o conhecimento. Na minha opinão, que vale o que vale, a universalidade do conhecimento é superior ao facto de algum conhecimento ser perdido. 
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek