collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Software para CNC  (Lida 21172 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Software para CNC
« Responder #30 em: 14 de Maio de 2014, 23:11 »
Já fiz uns upgrades à minha TB6560 e ficou a funcionar melhor.
Mas mesmo assim está a falhar qualquer coisa, já penso em tudo, até no ArtCam.
Alguém sabe explicar o decay que a TB6560 tem como opção nos dip´s. Slow-25%-50%-Fast

Cumprimentos, Nuno
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 17:34 por Nunito »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Software para CNC
« Responder #31 em: 15 de Maio de 2014, 19:11 »
Boa tarde.
Penso que os meus problemas tenham a ver também com as configurações do tal Post Processor ArtCam to Mach3.
Alguém tem uma sugestão a dar sobre isto?

Cumprimentos, Nuno

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Software para CNC
« Responder #32 em: 15 de Maio de 2014, 22:47 »
Discordo.
Continuas com problemas no HW.
Muita gente usa MACH3 em máquinas de caseiras a semi-pro.
O Artcam deve ser o CAD/CAM "low-cost" mais popular.
A sobreposição desses dois deve ser enorme e não vi muitas histórias de problemas (mas não procurei muito).

Se procurares por essa placa nos fóruns as histórias de problemas é recorrente. O andar de entrada é uma desgraça, e mesmo com o buffer há histórias de continuidade dos problemas.

Não percas tempo com o SW. Podes eliminar o Artcam da cadeia, Gcode é relativamente simples e criar uns testes para passos perdidos com movimentos lineares faz-se num instante.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Software para CNC
« Responder #33 em: 15 de Maio de 2014, 22:57 »
Fizeste o corte da ligação ao limitador de corrente? Nas fotos não se consegue ver.
E também não vejo as alterações ao enable...

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Software para CNC
« Responder #34 em: 16 de Maio de 2014, 13:37 »
Fizeste o corte da ligação ao limitador de corrente? Nas fotos não se consegue ver.
E também não vejo as alterações ao enable...
Opps, agora não estou a par dessa do corte da ligação ao limitador de corrente e as alterações do Enable.
Consegue postar uma foto para eu ficar com uma ideia que me está a falhar.

Cumprimentos, Nuno

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Software para CNC
« Responder #35 em: 16 de Maio de 2014, 13:49 »
No tópico no CNCZone que tinha mostrado fala disso.
Era este: http://www.cnczone.com/forums/general-cnc-machine-related-electronics/110986-fixed-chinese-tb6560-controller-updated.html

Citar
2) Driver IC ENABLE input improperly driven: The opto-coupler for the ENABLE input is wired incorrectly having the npn emitter connected to supply. Although the circuit does function, the improper wiring of the npn will cause very low transistor gain opening the possibility of system noise corrupting the ENABLE signal. Solution: Rewire the npn of the opto-coupler with collector to supply and emitter to output.

3) Drive Current Manipulated by CLOCK/STEP signal: It appears that an attempt was made to implement a feature where the driver would reduce current to the stepper motors when the motors were idle. This was accomplished by pulling the drive current set input low when the CLOCK signal was active high. And although the feature does work for drive current settings of 25% and 50%, the implementation has negative side effects that outweigh the feature usefulness:
- the feature departs from the reference design of the TB6560 spec resulting in the spec no longer accurately describing operation
- motors may be overdriven with higher than programmed drive current
- artificially raises the lowest current motor that the controller board can safely drive
Solution: Disconnect the non-spec circuit.

Em vez de fazer o corte na pista para o limitador de corrente, podes tirar a resistência fora, como assim não serve para nada.

E está no esquema que fiz questão de copiar do cnczone para aqui.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Software para CNC
« Responder #36 em: 16 de Maio de 2014, 17:37 »
No tópico no CNCZone que tinha mostrado fala disso.
Era este: http://www.cnczone.com/forums/general-cnc-machine-related-electronics/110986-fixed-chinese-tb6560-controller-updated.html

Citar
2) Driver IC ENABLE input improperly driven: The opto-coupler for the ENABLE input is wired incorrectly having the npn emitter connected to supply. Although the circuit does function, the improper wiring of the npn will cause very low transistor gain opening the possibility of system noise corrupting the ENABLE signal. Solution: Rewire the npn of the opto-coupler with collector to supply and emitter to output.

3) Drive Current Manipulated by CLOCK/STEP signal: It appears that an attempt was made to implement a feature where the driver would reduce current to the stepper motors when the motors were idle. This was accomplished by pulling the drive current set input low when the CLOCK signal was active high. And although the feature does work for drive current settings of 25% and 50%, the implementation has negative side effects that outweigh the feature usefulness:
- the feature departs from the reference design of the TB6560 spec resulting in the spec no longer accurately describing operation
- motors may be overdriven with higher than programmed drive current
- artificially raises the lowest current motor that the controller board can safely drive
Solution: Disconnect the non-spec circuit.

Em vez de fazer o corte na pista para o limitador de corrente, podes tirar a resistência fora, como assim não serve para nada.

E está no esquema que fiz questão de copiar do cnczone para aqui.
É isso mesmo que fiz, cortei a pista, mas o enable acabei por não fazer porque fiquei naquela que o enable tinha ficado como a versão original e segui a versão 3, erro meu  :)
Vou ter que o fazer.
PS: actualizei as fotos da primeira mensagem.
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 17:42 por Nunito »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Software para CNC
« Responder #37 em: 16 de Maio de 2014, 18:35 »
Analisei a placa para fazer as alterações do Enable e verifiquei que a minha placa já tem essa alteração por defeito.
A unica diferença que tem é a resistencia do Enable em vez de ser de 1K como mostra a foto, a que tenho na placa é de 2K.
Vou tentar pela troca dos condensadores de 1000pF por 150pF do OSC ligados ao pino 7 do TB6550.
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 19:40 por Nunito »