collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Explorator  (Lida 26265 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Explorator
« em: 19 de Outubro de 2010, 16:47 »
Boas a todos, ja a algum tempo que nao vinha ca por que tive problemas pessoais infelizmente, e agora que estou de volta ao activo e depois de ter visto aqui um projecto com lagartas feitas de correntes de bicicleta fiquei muito interessado, o que peço a quem me quiser ajudar é o seguinte:

Eu tenho para aqui algum material e ando decidido a fazer uma coisa engraçada...

->Eu basicamente queria fazer um "tanque" controlado por wireless através do computador, com uma distância considerável até uns 20 a 30 metros com uma webcam no dito cujo.

Agora é o seguinte eu tenho para aqui umas impressoras antigas "Epson" e "HP" e pergunto me se os motores de impressoras serão os ideiais?
Tambem tenho 2 motores de Radio Modelismo pequenos mas puxam muito;

Portanto agora queria que me ajudassem na listagem de material que necessitaria para começar este projecto, nomeadamente um router barato que faça o efeito pretendido, motores e electrónicas.

e pergunto se será muito ambicioso sabendo que ando a estudar Engenharia Informática (3ºano), e em relação a programaçoes vou me desenrrascando, electrónicas voces vão ter que me dar umas dicas.

O objectivo deste projecto (se for a avante) será para ir aperfeiçoando e acrescentando coisas para um dia quem sabe ficar autonomo e transmitir informações através de sensores. Para fazer exploração de locais de dificil acesso para um humano(minas,escombros,etc)...

Depois de fazer um tanque com a camara a transmitir imagens para o computador a ideia será fazer um tutorial de como fazer o dito cujo...

Agradeço a todos que me queiram ajudar...

Cumprimentos, André Carvalho
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Explorator
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2010, 17:04 »
Estava a ler o teu post e no fina vi André Carvalho e fiquei a nora a pensar que eu tinha escrito isto xD

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Explorator
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2010, 17:58 »
 ;D ;D ;D

Cumps..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Explorator
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2010, 21:18 »
Um arduino para te iniciares parece-me bem.
Vais precisar de uma ponte H para controlar os motores.
E para já tens o basico, com isto já vais fazer o teu 'Explorador' mover-se e iniciar os primeiros testes.
Depois disto podes pensar nos sensores e na web.
Umas fotos do material que já tens acho que tambem seria uma boa ideia para o pessoal te ajudar.
Bom projecto!!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Explorator
« Responder #4 em: 20 de Outubro de 2010, 09:16 »
Ola, Boas, eu ja tenho vario material desde:

-Arduino
-Motores de RadioModelismo x2
-Resistencias
-Condensadores
-Servomotores x2

e mais coisas, mas para este projecto julgo não fazerem falta...

-gostaria era que me dessem ideias, de como fazer e que material preciso, que router aconcelham etc....
Necessito de saber basicamente o que aconselham para por um chassi com 2 lagartas e uma webcam em cima a transmitir para o pc as imagens, que material preciso, pois ja vi vários projectos mas concretamente não sei o que é fundamentalmente necessário e o que está no projecto so por gostos individuais e ideias de quem os criou...


Cumps...
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 09:28 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Explorator
« Responder #5 em: 20 de Outubro de 2010, 16:50 »
Placas de pvc espandido ou acrilico ou aluminio para o chassis, para o router, vai ao site do OpenWrt e procura modelos de routers que suportem o openwrt e que tenham uma porta usb para ligar a webcam, depois é instalar o openwrt no router seguindo as instruções dadas no site do openwrt, e configurar a webcam e meter a transmitir, não esquecer que um router e uma webcam consomem bastante, portanto pensa em arranjar umas boas baterias.
Os motores de rádio modelismo não devem ter caixa, digo eu, portanto sem caixa não te valem de nada, e para tanto peso o melhor serão mesmo servos, modificados para rotação continua, mas têm de ser servos com bastante força(binário).
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Explorator
« Responder #6 em: 20 de Outubro de 2010, 17:01 »
Tens ideia de que dimensões terá o robot?


Que lagartas vais utilizar? As feitas de correntes de bicicleta?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Explorator
« Responder #7 em: 20 de Outubro de 2010, 18:31 »
Primeiro, obrigado pelas respostas.

Segundo, eu tenho uma bateria de 8,4v, 3A, NiMh não sei se chegará mas para os motores de RC chega, mas para os da impressora não sei se chegará...
Sim realmente os motores não teem gearbox..mas eu gostava de ter algo tipo o tanque com lagartas aqui feito num tutorial daí ter dito se os motores de impressora serão os ideiais? eu nunca trabalhei com tais motores e nem sei se para os controlares é necessário simples pontes H's...

As medidas ainda estão para ser defenidas, mas sei la no maximo se calhar uns 50x30...

Em relação ao chassi nao me preocupo com isso, pk o meu pai tem uma serralharia que trabalha em aluminio,ferro e inox, e nisso eu vou me safando.

Sim as lagartas em principio vou me basear naquele tutorial que esta aqui no site com correntes de bicicleta...

Vou ver se esta semana ainda faço um sketch...mas agora começa a maré das frequencias...vamos a ver...

Cumps..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Explorator
« Responder #8 em: 20 de Outubro de 2010, 18:45 »

Quanto aos motores, não se se terão força para fazer rodar as lagartas uma vez que elas ainda são pesadas, mas também não te posso dar certezas nenhumas...


Com essas dimensões, se tiveres um portátil a mais, podes sempre colocá-lo em cima do robot com o arduino ligado por usb, e assim podes controlar o robot por várias maneiras, como por internet e bluetooth, sem gastares muito dinheiro em componentes.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 18:48 por XicoMBD »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Explorator
« Responder #9 em: 20 de Outubro de 2010, 18:51 »
Mas vais pensar no chassis mas devias, porque o peso do chassis é que decide que motores precisas, e isso diz quão grandes são as baterias logo, mais peso, e mais espaço ocupado, logo precisas de chassis maior, se queres fazer as coisas, aconselho que as faças bem e que planeies tudo em condições para não chegares a meio, os motores não podem com o peso e tu "cagas" para o projecto.
Motores de impressora são steppers, permitem ter um grande controlo, mas consomem muita corrente, uma ponte H serve para um steppter e depois tens de seguir uma sequencia, ir activando uma bobine de cada vez do stepper, aconselho-te a fazer uma pesquisa sobre steppers.
Para um robot não aconselho de todo steppers, pois precisam mesmo de muita corrente, uns de impressora devem puxar quase meio ampere cada e não podem nem com metade do que tu queres fazer, na minha opinião, ou servos robustos com engrenages de metal e que tenham ai 20-30kg/cm.
Algo assim:
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9983
ou assim:
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11660
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Explorator
« Responder #10 em: 20 de Outubro de 2010, 18:56 »
Hum ok, mesmo os motores de impressora não terão força suficiente?

Mas a minha ideia não seria construir algo com um pc em cima, e sim com um router...

Um pc é mais pesado, e depois com o router consigo sempre alterar a antena para ter mais alcance....

eu disse no máximo aquelas medidas, mas é claro que quanto mais pequeno melhor, depois vai se optimizando o tamanho...

Hum...eu tenho andado a pensar, tendo um router com uns 20x15cm, se tiver 20 de largura por uns 30 a 35 de comprido julgo que chegaria perfeitamente...

o mal dos servos e que são carotes...eu gostava de fazer algo que envolvesse o menos dinheiro possivel, com a possibilidade de uma transmissão de imagem e controlo do robo...

Cumps...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Explorator
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2010, 19:02 »
Vais precisar de um router relativamente bom, para ter usb e tem de suportar openwrt para fazer essas coisas de ligar uma webcam e enviar por wireless os dados da camera.
Metes o router "ao alto", assim ocupa menos espaço.
Mas estás-te a esquecer do peso das lagartas e da potencia que precisas para as meter a mexer.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Explorator
« Responder #12 em: 20 de Outubro de 2010, 19:21 »
Concluindo,

Então falando de económico o que aconselhariam em relação a:

->Router? - Alguem me pode dar um nome de um router, alguem ja tenha feito algo semelhante?
->Motores? - Tipo de motores? de impressoras? de rc? ou servos?
->WebCam? - A webcam pode ser qualquer uma certo?


Desculpem mesmo a qualidade do sketch, mas mudei agora de pc a coisa de 1 semana e mudei para mac, e ainda nao sei lidar bem com isto, e ao fazer no sketch up nao sabia tirar printscreen's, daí desenhei rapidamente este esboço...
A ideia como veem é um simples chassis, em que no sitio das rodas, serão 2 lagartas, e com um router e uma webcam...


Cumps..

« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 19:38 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Explorator
« Responder #13 em: 20 de Outubro de 2010, 20:40 »
Tal como o flavio os melhores motores serão talvez das aparafusadoras/berbequins portateis baratinhos.
Avr fanboy

Offline Flavio21

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 59
  • xD
Re: Explorator
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2010, 20:42 »
A mim as aparafusaras custaram.me 14€ cada um..  ;) nem acho caro..
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 20:44 por Flavio21 »
xD