collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8  (Lida 16259 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #15 em: 24 de Fevereiro de 2014, 21:02 »
O asena deve ainda programar em assembly.

Se tu não usas bibliotecas de outras pessoas também não deves arranjar grande emprego sendo que a reutilização de código é um dos princípios mais importantes.

Um cabo de rs232 para usb com chip de ftdi custa quase tanto como um arduino por isso não me parece que o preço esteja desajustado.


Pois claro que programo em assembler, qualquer desenvolvimento de sistemas embebidos necessita de alguma pontual programacao em baixo nivel, para conseguir fazer o q o C/C++ nao consegue ao nivel do hardware.

Como nao sabes nada da minha vida, vou deixar passar esse comentario acerca do emprego, parece-me q estahs um pouco desmotivado e aborrecido com a tua propria situacao.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #16 em: 24 de Fevereiro de 2014, 21:16 »
StarRider concordo contigo.

Acrescento só que sistemas críticos trazem também um preço crítico. :D

asena tu é que mandaste o pessoal ir estudar electrónica a sério ou não iria ter emprego. Mas realmente tens razão e fui um bocado duro demais. Peço desculpa por isso.

Continuo achar o Arduino uma plataforma completamente viável. Cada um utiliza as ferramentas que quiser, desvalorizar um projecto por ter utilizado um Arduino é que acho errado. (Até pode ter sido todo programado em assembly)

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #17 em: 24 de Fevereiro de 2014, 23:51 »
A partilha deste projecto tem o intuito didáctico e é pensado para um público alvo que começa a dar os primeiros passos na electrónica e que não tem qualquer base de programação. (tipicamente jovens de 14/15 anos a frquentar o 10ºano nos cursos profissionais da área da electrónica).

A versão final e completa deste projecto já foi realizada e implementada há mais de 1 ano, por mim, com fins comerciais, no controlo de uma estufa de secagem de plantas aromáticas, com aquecimento por resistências com controlo On/Off e Proporcional, desumidificação, reaproveitamento de ar, com 6 sensores de temperatura, 3 sensores de humidade, controlo de velocidade de um ventilador industrial.

O Arduino é um kit bonitinho, documentado, onde normalmente outros componentes (shields) encaixam correctamente, com preços relativamente acessíveis (ebay), com muita informação e gente disponível nos fóruns para ajudar nas dúvidas.

Do meu ponto de vista, poderia estar a realizar este projecto com qualquer microcontrolador de 8 bits, tal como a versão final foi produzida, mas o feedback que tenho do público alvo, é que se sentem muito mais confortáveis e confiantes a trabalhar com algo que está pronto a programar e electricamente mais seguro.

E este método tem funcionado. Os alunos que agora estão no 12º ano, começaram no 10º ano com o arduino, e estão agora a programar em C em Pic32 na criação de robôs.

Voltando ao tópico...

Preços do material utilizado até ao momento:
Meeeno MEGA2560 - 11,80€
DHT11 - 2,20€
ITB02 Mega shield (com RTC) - 6€
Display - 20€ (tinha pressa por outro projecto e comprei-o numa loja em Lx, mas arranjava a 12€ pela net).

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 00:17 por Pisciano »

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #18 em: 25 de Fevereiro de 2014, 00:10 »
Entretanto, numa versão de teste, em vez do display de 2.8'', liguei um display alfanumérico I2C de 2003 que tinha aqui numa gaveta.

Batron BTHQ 21605AV-03 com o processador PCF2119

Pelo que vi na net, não é dos displays mais usados juntamente com o arduino, o que me obrigou a ter que alterar ligeiramente as bibliotecas existentes para displays a comunicar por I2C.

até ao momento, está tudo a funcionar conforme esperado. (ver anexo)

Como já está num ponto em que é possível verificar o seu correcto funcionamento, está em anexo o código (não organizado) para arduino, e um ficheiro zipado com a biblioteca LCDI2C.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 17:26 por Pisciano »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #19 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:31 »
Parabéns pelo projecto.

Offtopic:

Era fixe ter uma parte do fórum só com projectos dos utilizadores e até repositório para código. (Não sei se isto já existe)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #20 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:39 »
A area "projectos concluídos", é  onde supostamente fica os projectos finalizados e o código fica em anexo.

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #21 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:59 »
Tarefa seguinte:

Alterar o código da lib UTFT.
http://henningkarlsen.com/electronics/library.php?id=51

Esta livraria funciona, e foi pensada para funcionar, em condições aceitáveis, com um largo número de LCD's. Cada LCD tem um controlador interno, quase sempre não visível, que é o responsável por todo o funcionamento. A livraria UTFT transfere as funções do nosso microcontrolador para esse controlador do LCD.

Assim, ao usar a versão disponível da UTFT, é o mesmo que estar a carregar mais de 20KB de código quando só se vai utilizar 4K desse código, e por isso parece-me rentável investir um pouco de tempo a mexer na biblioteca.
Esses mais de 20KB devem-se ao facto de a UTFT carregar informação e as funções para todos os controladores dos displays.

O LCD que tenho, tem o controlador ILI9325D. http://www.displayfuture.com/Display/datasheet/controller/ILI9325D.pdf

O que vou fazer é mudar o nome da biblioteca original e retirar/desactivar tudo o que não tenha a ver com o meu controlador. (Não recomendo que façam isto, se não souberem bem o que estão a fazer)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 17:27 por Pisciano »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #22 em: 25 de Fevereiro de 2014, 14:54 »
Muito bem, sim sr. Claro que como produto comercial não teria a menor hipótese como já aqui foi referido, mas este trata-se obviamente de um projecto didático. Mas ainda assim há projectos que se fazem por outros motivos que não sejam o didático nem o comercial; por exemplo o simples facto de não haver no mercado aquilo que se quer, caso em que o custo passa a ser secundário.

Continua Pisciano! (faz-me é só o favor de dizer o termo correcto, que é "biblioteca", e não "livraria" :), se puderes alterar os teus posts era bom para não perpetuarmos esse erro comum)

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #23 em: 25 de Fevereiro de 2014, 17:24 »
Sim, a tradução de library é biblioteca.

Talvez pelo som, tenho usado várias vezes a palavra menos correcta. Alias, uso as duas palavras.

Vou tentar ser mais cuidadoso.

Citar
Mas ainda assim há projectos que se fazem por outros motivos que não sejam o didático nem o comercial; por exemplo o simples facto de não haver no mercado aquilo que se quer, caso em que o custo passa a ser secundário.

Aceito sugestões. :)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 17:39 por Pisciano »

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #24 em: 25 de Fevereiro de 2014, 21:03 »
Entretanto, liguei o LCD de 2.8'' após ter feito as alterações na biblioteca UTFT. Aproveitei e também mexi na Utouch (biblioteca disponível para controlo da parte táctil do display)

Configurei o RTC e já sei a quantas ando :) (ver anexo)

E também já configurei o leitor de cartões SD que vinha com o LCD. (ver anexo)

(O aspecto que apresento nos anexos considero-o neutro: nem gosto nem deixo de gostar)

Como o objectivo é puramente lúdico e didáctico, gostava que tivesse um aspecto simpático, descontraído, apelativo, mas sem ser berrante.
Por isso aceito ideias e sugestões.
(Sim, o LCD tem um mau contacto que faz aparecer uma linha branca) :P