collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Editor de texto para AVR[Arduino/Stelarius/MSP]  (Lida 9796 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Editor de texto para AVR[Arduino/Stelarius/MSP]
« Responder #15 em: 24 de Junho de 2014, 14:12 »
Boa tarde,
@senso com prática depois é rápido a configurar os projectos,  eu quando experimentei foi na altura que saiu o visual studio 2010, mas preferi usar o avr studio 4.

Para o pessoal MAC OS X, tenho tido algum tempo e estive a explorar um pouco o google e até agora os resultados foram:
Eclipse, é instalar os plugins e depois configurar o programador. Depois é criar projecto escolher MCU, programar e fazer upload. Testei o blink e a biblioteca do lcd.  (
Se funcionar sem problemas tiro o  crossover com avrstudio 4)

Xcode: Usando o template Crosspack, consegui compilar o blink, depois tentei o biblioteca do lcd, mas dá-me erro

Sublime Text: não consegui nada, sacei packpages consigo criar projecto, e dai não consigo fazer build.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Editor de texto para AVR[Arduino/Stelarius/MSP]
« Responder #16 em: 24 de Junho de 2014, 15:04 »
Njay era de fazer um mini tutorial sobre o conceito make.
O manual do gmake está disponível on-line no site da GNU :) . O make faz cenas "do arco da velha", mas não é preciso saber muito para tirar muita utilidade daquilo. Posso publicar a minha Makefile de projectos AVR se quiserem, escrevi-a uma vez há uns anos e agora é sempre a mesma, só muda a lista de ficheiros e coisas minimas como o chip/clock de uns projectos para outros.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Editor de texto para AVR[Arduino/Stelarius/MSP]
« Responder #17 em: 25 de Junho de 2014, 12:23 »
Não estou a descredibilizar o make aliás eu uso-o todos os dias e gosto bastante.

Mas percebo que para quem está a começar não é de fácil utilização. Quando começas a ter muitas bibliotecas e queres compilar para diferentes targets as coisas começam a ficar mais complexas.

Como o NJay diz o make dá para fazer coisas "do arco da velha" e penso que é uma ferramenta interessante para perceber como é que os binários são gerados, algo que o "IDE" Arduino não mostra.

Eu não tenho nenhum Makefile para AVR mas era fixe o pessoal publicar os seus Makefiles até para comparar e pode ser que também se aprenda alguma coisa. :D

Já agora o manual:

http://www.gnu.org/software/make/manual/make.html


 


Offline josecoelho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Editor de texto para AVR[Arduino/Stelarius/MSP]
« Responder #18 em: 25 de Junho de 2014, 15:52 »
Boa tarde,
@senso com prática depois é rápido a configurar os projectos,  eu quando experimentei foi na altura que saiu o visual studio 2010, mas preferi usar o avr studio 4.

Para o pessoal MAC OS X, tenho tido algum tempo e estive a explorar um pouco o google e até agora os resultados foram:
Eclipse, é instalar os plugins e depois configurar o programador. Depois é criar projecto escolher MCU, programar e fazer upload. Testei o blink e a biblioteca do lcd.  (
Se funcionar sem problemas tiro o  crossover com avrstudio 4)

Xcode: Usando o template Crosspack, consegui compilar o blink, depois tentei o biblioteca do lcd, mas dá-me erro

Sublime Text: não consegui nada, sacei packpages consigo criar projecto, e dai não consigo fazer build.
Quanto ao Sublime Text a mim funciona sem problemas. O eclipse e o vs, para um novato, é fácil de meter a funcionar?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Editor de texto para AVR[Arduino/Stelarius/MSP]
« Responder #19 em: 26 de Junho de 2014, 02:07 »
Tive que dar uns toques na Makefile porque já não me lembrava que tenho um sistema "lá por trás" mais complexo :) . Mas cá fica, são 2 makefiles, o ficheiro Makefile é para adaptar por projecto e fica na directoria do mesmo, o ficheiro Makefile.env é partilhado por todos os projectos e fica num único local (por exemplo a directoria raíz dos vossos projectos) e é onde se indicam os executáveis para as várias ferramentas (compilador, programador, ...). Ambos os ficheiros têm que ser adaptados ao vosso caso, o .env apenas 1 vez e o outro por projecto.

Se tiverem mais do que 1 ficheiro C têm que o adicionar à var OBJ no inicio, e no fim do ficheiro colocar dependências "especiais" se as tiverem (se por exemplo um ficheiro tiver um .h vosso de que depende).
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, 02:13 por Njay »