collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?  (Lida 8719 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« em: 27 de Abril de 2016, 19:05 »
Que produtos existem para limpar oxidações em placas/componentes de placas electrónicas?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #2 em: 27 de Abril de 2016, 21:28 »
Alcool isopripilico em grande quantidade, uma escova e paciência...
Regar, escovar, enxaguar, regar, escovar, enxaguar até te fartares.
Depois é secar bem e olhar para a board com olhos de ver porque oxidação não é só o que vês pela board, é pelos componentes, pistas, pads, vias, etc..
Se for ligeiro, é regar de fluxo e refazer as soldas todas para limpar a porcaria, se for componentes comuns é trocar os mesmo.
Mas que board é, já agora?
Avr fanboy

Offline miguelcarvalhosa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #3 em: 27 de Abril de 2016, 21:52 »
E é por isso que eu passo verniz nos contactos depois de fazer uma pcb   ;D   ;D

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #4 em: 27 de Abril de 2016, 23:13 »
Procuro um quimico ou spray de acção mais ou menos rápida e pouco evasiva, agressiva, caso exista, pois é uma board sensivel e a oxidação é sobre componentes smd e também em conectores de cabos flexiveis. É uma board dum telemovel que foi à àgua e foi mal seco, e então ganhou oxidação em alguns componentes e pretendia ver se eliminando a oxidação e estabelecendo as conexões, o telemóvel ligue sem problemas ou se é de facto preciso comprar um placa ou qualquer outro spare-part do telemovel e substituir.

Sprays contra humidade ou de coating conheço e tenho, mas pensei que pudesse existir algum que fosse eliminador de ferrugem e que alguém conhecesse..
Acho que existe uns ácidos que se usam no ferro/aço à pincelada para atacar oxidações para quem não queira usar a lixa/lixadora para remover a ferrugem e pintar logo por cima, não consigo encontrar mas também deve ser demasiado agressivo pois tudo que corroa ferrugem também deve corroer o metal, não?  ::)

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #6 em: 27 de Abril de 2016, 23:22 »
https://www.pcdiga.com/2/4069/Kontakt-Chemie-Spray-Limpeza-Circuitos-Impressos-SPR3005G
Isso só elimina o fluxo, nada que um diluente dos do lidl não o faça. :)

costumo limpar placas com ele para o mesmo efeito, este domingo até limpei uma board de um telemóvel que tinha oxidado por ter estado em contacto com agua e não ter sido seco devidamente na altura, não sei se esta a funcionar, mas fez o trabalho que queria de limpeza

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #7 em: 27 de Abril de 2016, 23:24 »
Ferrugem só sai raspando.
Quanto à limpeza também iria para submersão em álcool isopropílico, não é rápido rápido mas de outra forma não vejo, é secar e voltar a mergulhar algumas vezes até que a humidade desapareça.
Ok, existe o diluente celuloso mas não recomendaria num telefone, além do mais o diluente não é solúvel à água e o álcool é.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #8 em: 27 de Abril de 2016, 23:26 »
costumo limpar placas com ele para o mesmo efeito, este domingo até limpei uma board de um telemóvel que tinha oxidado por ter estado em contacto com agua e não ter sido seco devidamente na altura, não sei se esta a funcionar, mas fez o trabalho que queria de limpeza
Mas actua sozinho ou tens de andar a escovar a placa?

Estava a pensar meter a board num sistema de limpeza ultra-sonica, mas também não sei que liquido usar ou se existe algum proprio para limpezas de boards via ultra-sons, ou se simplesmente uso o alcool isopropilico.

O telemovel já deve estar seco pois deixei-o num tupperware durante 2 semanas com sacos de silica e o problema são oxidações em locais onde é complicado andar a escovar, por isso procurava uma solução menos evasiva...e estar a usar alcool, teria de voltar a ter de secar a board.. :/
Agora no google encontrei isto:
http://tuotteet.etra.fi/en/g13895761/kontakt-60-oxide-remover
« Última modificação: 27 de Abril de 2016, 23:34 por brunus »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #9 em: 27 de Abril de 2016, 23:41 »
Ainda á tempos falei nisto e chamaram-me de tolo....
Ultra sons usas água, destilada.
10-15 minutos.
Tiras fora 1 minuto de molho em alcool isopropilico, usar compressor ou um secador a mandar ar frio para que o alcool evapore mais depressa e debaixo dos BGA's.
Fartinho de o fazer em boards de telemóveis e até da board e ssd de uma MacBook Air que passou de morto a funcional..
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #10 em: 27 de Abril de 2016, 23:46 »
Não é bem escovar, é raspar com um canivete ou chave pequena.
O problema da água já se falou aqui, pode não ser condutora mas com os químicos existentes na placa dissolvem-se ficando condutora, é para isso que serve o álcool, ir removendo aos poucos esta película de sujidade que ficou após a água secar.
Se fores usar um químico como um spray para eliminar a corrosão, então vais piorar a situação e aí é que ficarão vestígios de sujidade na placa e estes não poderiam ser mais condutores.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #11 em: 28 de Abril de 2016, 00:02 »
Não é bem escovar, é raspar com um canivete ou chave pequena.
O problema da água já se falou aqui, pode não ser condutora mas com os químicos existentes na placa dissolvem-se ficando condutora, é para isso que serve o álcool, ir removendo aos poucos esta película de sujidade que ficou após a água secar.
Se fores usar um químico como um spray para eliminar a corrosão, então vais piorar a situação e aí é que ficarão vestígios de sujidade na placa e estes não poderiam ser mais condutores.
Certo que não ia ficar só pelo removedor de oxido, claro que teria de limpar a sujidade e aplicar algum spray coating ou anti-humidade depois de limpa e seca. A ideia era tentar remover a oxidação dum modo mais soft mas igualmente eficiente para voltar a ter contactos limpos sem o perigo de dar cabo dos contactos dos conectores ou de danificar os micro componentes da board com raspadelas ou escovadelas.

Vou tentar entao a receita do senso, obrigado pelas dicas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #12 em: 28 de Abril de 2016, 00:13 »
Se as fichas estão oxidadas diria para esqueceres tentares limpar porque os pinos partem, eu troco-as..
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #13 em: 02 de Julho de 2016, 23:40 »
Continuo com o problema por resolve e também sem a resposta por parte da "ajuda", e gostava de saber onde posso adquirir estes conectores ou como pesquisar os mesmos?
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 23:49 por brunus »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como eliminar oxidações em placas electrónicas?
« Responder #14 em: 03 de Julho de 2016, 14:29 »
na mouser.com acho que se arranja, mas não sei bem como se chamam esses conectores nem como pesquisar lá..