collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo frigorífico estragado.  (Lida 9258 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #15 em: 21 de Julho de 2015, 20:53 »
Se calhar até sou da geração anterior.
Mas o que quis dizer é que nem tudo pode ser levado de animo leve, e claro que se deve tentar dar a volta a situação(é assim que se aprende) mas com pés e cabeça, e nem foi uma critica, foi apenas um exemplo.
E não foi um shunt mas sim um rele, do qual já me tinha queixado ao quadrista de que não devia fazer a segurança da bomba com um rele activo, pois se queimasse aconteceria o mesmo que aconteceu ao ser retirado, só que raramente dão ouvidos a quem está no campo.
nao falo dos shunts como shunts literalmente... qdo alguem falar em shuntar alguma coisa é normalmente fazer um desvio ao circuito base, tipo retirar componentes ou criar atalhos num programa, anular sensor, porque o sensor nao dá para que o robot/programa continue a sequencia...normalmente sao perigosos pois pode quebrar sistemas de segurança ou expor parte mais critica dum sistema pela falta deste ou daquele componente... pensei que a expressao "chantar" era bem conhecida entre os electronicos...

Ha tb a expresao/historia do parafuso certo que se deve apertar para reparar certas coisas...a reparaçao pode ser de mil e uma maneiras, mas pra reparar bem alguma coisa, primeiro é preciso descobrir a avaria ou entao saber qual a varia comum pra certos aparelhos consoante os sintomas e atacar essa parte, se funcionar é pq era essa a avaria e ficou resolvido, se nao, entao é outra e é preciso descubri-la! Isto assumindo que os circuitos sao robustos, pois tb podem acontecer avarias por defeito do circuito, falta de protecçoes devidas e algo queimou por n haver protecçao, ha coisas que queimam/avariam para evitar avarias piores ou mais caras/problematicas (componentes de sacrificio), ha tb neglicencia de utlizador, variaçoes nos inputs onde por norma n devia acontecer e bla bla wiskas saquetas..

Njay, entao explica lá qual a razao de ser?! nao é novidade nenhuma que em certas situaçoes uma pancadinha pode por ou levar as coisas ao sitio, mas explica la a razao de ser nessa do tlm? o tlm caiu e algo se deslocou do sitio ou a membrana do speaker estava "encravada" e tu com as pancadas desencravaste o coiso? :P

Cadé as fotos das boards? nao da pra clonar os circuitos? às vezes é mais facil fazer uma board que reparar uma ou duas pistas na antiga...isto qdo o cobre/pista evapora lietralmente e nao se consegue soldar o componente avariado..
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 20:57 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #16 em: 22 de Julho de 2015, 15:29 »
A avaria do telemóvel do Pai do Njay deve ter sido por o altifalante ter saído do sitio, deformação deste, borracha isolante ou algo que o valha, uma pancada no local oposto "por vezes" funciona, não é regra.

Nas TVs de cinescópio era normal dar-lhe pancadas, soldaduras frias principalmente nas maiores onde devia ser com uma temperatura maior ou por mais tempo, e o chassi é soldado todo à mesma temperatura pelo que acaba por dar maus resultados. O aquecimento e arrefecimento repetido também causa isso, por isso porrada nelas.

Lembro-me das sony trinitron, aquilo era um pesadelo de 2h a remover todas as placas e rectificar soldaduras.
Uma TV também muito gira "porsche design" que bloqueia quando o sensor IR avaria e para se ter acesso a ele demora-se cerca de 3h, não estou a brincar e não se trata de nenhum carro, muito mau mesmo.
O que tem ocorrido nos novos TVs de LCD são os diodos schottky da fonte entrarem em curto.

Um caso curioso de um cliente, foi mesmo à tuga  do desenrascanço, aparafusou dois casquilhos com as respetivas lâmpadas de modo a aquecer o interior da TV, infelizmente foi entregue a um técnico ainda com este aparato como se fosse de origem...

A palavra chantar do pessoal da electrónica pode ter vários significados, mas o mais correcto é jantar, o mesmo se aplica aos mini-componentes que também é gíria e a tradução é "vamos às minis", linguagem interna entre técnicos ;)

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #17 em: 01 de Agosto de 2015, 00:32 »
Bem lá me aventurei eu...
E.... Não funciona :/
O meu pai acabou adquirir uma das placas por 40 euros.

Mas mesmo assim a placa do visor e onde estão os botões não dá sinal de vida.

Troquei o que me pareceu avariado.

Mas nada.
Maisnavancado que isto, tenho de ser consciente e admitir não tenho conhecimento para tentar seguir o circuito e perceber o que está mais avariado

PS: Araújo, como sabias que era um condensador quebrantava avariado?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #18 em: 01 de Agosto de 2015, 10:13 »

PS: Araújo, como sabias que era um condensador quebrantava avariado?
Autocorrect? Não entendi ?!?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, 11:32 por jm_araujo »

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #19 em: 02 de Agosto de 2015, 00:39 »
So vejo o dropes a manchar a imagem do pessoal da electronica ... :p
A explicacao ta perfeita por parte do hugu  nem nos livros encontras melhor mas shunts so para procurar a avaria e mesmo assim as vezes e dar um tiro no pe numa das aulas de sistemas digitais ,nunca mais me esqueco , ate a porta do integrado queimamos



Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #20 em: 02 de Agosto de 2015, 15:03 »
So vejo o dropes a manchar a imagem do pessoal da electronica ... :p
A explicacao ta perfeita por parte do hugu  nem nos livros encontras melhor mas shunts so para procurar a avaria e mesmo assim as vezes e dar um tiro no pe numa das aulas de sistemas digitais ,nunca mais me esqueco , ate a porta do integrado queimamos
:-[ Peço desculpa se ofendi alguém, não foi essa a minha intenção, o pessoal que me conhece razoavelmente sabe que eu brinco um bocadinho e já entende, agora quem não me conhece pode achar que estou a gozar ou a ser arrogante, longe disso, costumo usar bastantes smiles para me expressar melhor, como é por frases que nos comunicamos, torna-se complicado dar o sentido literal do que se pretendemos dizer.

Sim, "shunts" é o termo correcto, assim como "pontes".

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Controlo frigorífico estragado.
« Responder #21 em: 03 de Agosto de 2015, 02:50 »
Nao dropes nada disso , apoio e aprecio o bom humor que trazes com esse comentario :)