collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quadcopter  (Lida 32922 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #30 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:39 »
Quanto maior o motor brushless menor será o seu KV, que quer dizer mil rpm's por volt, um motor com 1500 KV com uma lipo 3s(assumindo uns 11v em funcionamento), tens 16500 rpm's, enquanto um 1000 KV terás 11000 rpm's, isso influencia-te a escolha das hélices por exemplo.

Então e quais devo escolher?

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #31 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:46 »
Compra o Kit F450 da DJI, 229€ na electronicaRc.
Fica-te bem mais barato e não te chateias com afinações, etc.
Já vem incluido a controladora Naza M Lite com gps.

Obrigado vou pensar nessa sugestão, mas eu antes preferia comprar todas as peças em separado e montar tudo a meu gosto. Mas se a diferença for muito grande vou antes comprar esse kit. :)

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #32 em: 17 de Janeiro de 2014, 14:56 »
Os motores ja te indico uns pois o site da hobbyking tem andado em baixo muitas vezes (uma delas agora) e nao conigo ver as opçoes que mencionas-te.

Outra questao é o KV dos motores, motores com maior kv são melhores para velocidade, ou seja uma helice curta com maior pitch, enquando um motor com menos kv consegue rodar uma helice maior.
Tens que pensar na helice como se fosse uma asa e quanto maior maior é maior é a sustentaçao mesmo com pouca inclinaçao (pitch) e com menos velocidade. Um motor a rodar uma helice com maior diametro tem varias vantagens:

desde a helice rodar a uma menor velocidade angular o que torna menos provavel a helice simplesmente desintegrar-se quanto metes full throttle

menos velocidade angular significa que as pás da helice nao criam tanta turbulencia

uma helice maior, pesa mais o que significa maior momento angular, ou seja mais resposta no yaw

P.S: Se não concordarem com algo digam porque nao sou nenhum fisico e pode haver outras razoes
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #33 em: 17 de Janeiro de 2014, 22:36 »
Para os ESC necessito de um cartão de programação? Para que servem esses cartões?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #34 em: 17 de Janeiro de 2014, 22:44 »
Depende dos ESC, se fores para os afroesc da hobbyking nao precisas de mais nada para alem dom esc's, só se quiseres atualizar o software é que compras o adaptador usb
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__869__710__Multi_Rotors_Parts-Afro_ESC_Series.html
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 22:46 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #35 em: 17 de Janeiro de 2014, 22:50 »
Depende dos ESC, se fores para os afroesc da hobbyking nao precisas de mais nada para alem dom esc's, só se quiseres atualizar o software é que compras o adaptador usb
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__869__710__Multi_Rotors_Parts-Afro_ESC_Series.html

E para estes assim é preciso: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__42018__HobbyKing_Red_Brick_30A_ESC_EU_warehouse_.html

E o que acha disto em vez dos ESC individuais: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__42797__Q_Brain_4_x_20A_Brushless_Quadcopter_ESC_2_4S_3A_SBEC_EU_Warehouse_.html
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 23:05 por Bernardo Lucas »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #36 em: 17 de Janeiro de 2014, 23:39 »
A melhor opçao seria mesmo ires para algo com software simonk pro causa do refresh rate, podes ser tu a instalalo mas dá bastante trabalho, mas se queres ir para algo desse genero vai para o q brain, nunca usei ambos mas o 4 em um pelo menos poupa o trabalho de ter que ter placas de distribuição e coisas do genero
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcopter
« Responder #37 em: 17 de Janeiro de 2014, 23:40 »
Os RedBrick não teem boa fama, aconcelho multistar 30A ou F30...
Isso para flashar com simonk são 10 mints com um usbasp...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #38 em: 17 de Janeiro de 2014, 23:46 »
Os RedBrick não teem boa fama, aconcelho multistar 30A ou F30...
Isso para flashar com simonk são 10 mints com um usbasp...

Eu quando foi para flashar os meuss ty-p1 25 hexfet vi-me desgraçado e obrigado a soldar fios, flashar e desoldar-los em todos   :-[
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 23:49 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #39 em: 18 de Janeiro de 2014, 11:03 »
Sim em principio vou optar pelo Q-Brain :) Mas para o Q-Brain também é preciso cartão de programação, segundo que tive a pesquisar parece-me facil de usar, mas não sei.... Mas só não percebi para que serve ao certo esses cartões de programação.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #40 em: 18 de Janeiro de 2014, 12:29 »
Os cartoes servem para alterar as settings como como o brake, o corte dos motores quando a bateria fica baixa, e curva de aceleraçao ao inicio e assim
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #41 em: 18 de Janeiro de 2014, 17:31 »
Os cartoes servem para alterar as settings como como o brake, o corte dos motores quando a bateria fica baixa, e curva de aceleraçao ao inicio e assim

Já percebi e mesmo no Q-Brain a unica coisa que necessito de programar também é só isso com o cartão de programação, logo também deve ser facil de o fazer :) E quanto a placa de controlo de voo  KK2.0 já vem com o software lá dentro só é necessario de pois configurar com as teclas da propria placa, não é isso?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #42 em: 18 de Janeiro de 2014, 17:41 »
È aconcelhado programares a ultima versao do software na placa. A comprar compra a kk2 e nao a kk2.1 se nao queres andar a mexer muito com reprograma-la
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Quadcopter
« Responder #43 em: 18 de Janeiro de 2014, 18:09 »
A que vou comprar é esta a KK2.0: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24723__Hobbyking_KK2_0_Multi_rotor_LCD_Flight_Control_Board.html, mas também há a KK2.1. Mas fiquei com uma duvida nas especificações na kk2.0 diz Firmware Version: 1.2 e na kk2.1 diz Firmware Version: 1.5, pelo que suponho que a kk2.1 seja a mais recente, mas o que me aconselha então para não mexer muito com reprograma-la é comprar a KK2.0?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter
« Responder #44 em: 18 de Janeiro de 2014, 19:24 »
Tenho lido que é mais complicado por a kk2.1 a funcionar como deve ser, mas de qualquer das maneiras acho que era melhor comprar um usbasp e carregar o novo firmware são só 2 minutos
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4