collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Modificação de um teclado MIDI  (Lida 35311 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #15 em: 03 de Julho de 2011, 16:25 »
Podes fazer isso, mas o q está no PC para fazer a leitura dos dados ?

Queres usar o teclado para fazer de sintetizador com o teu software?  tens q saber q tipo de informação é enviada por USB.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #16 em: 03 de Julho de 2011, 17:07 »
A ELEKTOR de Novembro de 2000, portuguesa, tem um Misturador MIDI.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #17 em: 03 de Julho de 2011, 18:13 »
Podes fazer isso, mas o q está no PC para fazer a leitura dos dados ?

Queres usar o teclado para fazer de sintetizador com o teu software?  tens q saber q tipo de informação é enviada por USB.

Sim, o sinal MIDI é lido num programa como sintetizador e os potenciómetros, botões e LED's extra seria para controlar outras funções do programa (o software permite atribuir um determinado sinal/botão a uma determinada função)

Tudo o que precisava é que o PC reconhece-se o sinal do teclado e o sinal do arduino como MIDI.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2011, 18:16 »
A ELEKTOR de Novembro de 2000, portuguesa, tem um Misturador MIDI.

E como funciona isso? estive a procura dessa edição na net mas não encontrei nada disponivel  :-\

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #19 em: 20 de Julho de 2011, 23:55 »
Olá, Diogo, só agora reparei neste tópico, mas creio conseguir ajudar!

Nalguns projectos meus com midi (que andam por aqui plo fórum) também me deparei com o problema de o arduino enviar os dados para o computador e ter um software (ableton, korg m1) a reconhecer os dados enviados.
O arduino apenas envia dados por uma porta série, nada mais. No computador, o que vês, é uma porta série, logo, tens que arranjar uma maneira de, por software, pegar nos dados que chegam pela porta série e enviá-los para uma porta midi.
Falaste numa driver da Roland para "converter" uma porta série para midi: já ouvi falar, mas nunca usei, sei que existe uma driver semelhante da korg.
Podes consultar o que fiz neste tópico: http://lusorobotica.com/index.php?topic=1237.0
Mesmo assim resumo aqui o método que usei:

Quanto à ligação de potenciómetros, leds e botões no arduino e ao uso do MIDI breakout shield da sparkfun creio também te poder ajudar, pois tenho um comprado recentemente :)

Vai dando notícias!
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #20 em: 21 de Julho de 2011, 12:12 »
tenho boas notícias...

Já é possível fazer um Arduino UNO identificar-se ao computador como sendo um dispositivo MIDI nativo :)

http://arduino.cc/en/Hacking/MidiWith8U2Firmware

Consiste em alterar o firmware que vem no chip que se identifica ao computador como uma porta série!
Não te recomendo a testar de imediato esta solução, pois ao fazeres "desaparecer" a porta série do arduino não consegues programá-lo directamente com o pc... Tendo outro arduino é fácil!

Pronto, vou comprar um UNO ;D
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #21 em: 21 de Julho de 2011, 21:15 »
Desde já um grande obrigado pela ajuda neste meu primeiro projecto tcustodio :D

Já tinha lido alguns sites que mencionavam o método de comunicação que disseste :)

Como disse no inicio do tópico nao sou, nem perto, um expert na matéria e como se está a aproximar a data em que vou meter as maos na "massa", começo a ficar com as duvidas no material que hei-de comprar, etc...

A minha primeira grande duvida é se ao usar o MIDI Breakout Shield da Sparkfun, o arduino enviaria tambem os dados do teclado MIDI por usb ou se teria de comprar uma interface MIDI-USB para enviar os dados para o pc.

Outra duvida que surgiu durante as minhas pesquisas é se estou limitado ao numero de I/O do arduino ou se há alguma alternativa (sem ser o Mux Shield da Mayhew Labs que é bastante caro). Fiz mais pesquisas e encontei o chip 74HC595 (http://bildr.org/2011/02/74hc595/), mas não percebi bem como funciona e se faria o que quero  :-\

Sabes algumas soluções para este problema?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #22 em: 21 de Julho de 2011, 21:20 »
O 595 só serve para saidas, mas há outros que servem para entrada, ou usas um port expander por i2c por exemplo que faz entrada e saida, tens deles da microchip que com apenas 2 pinos ganhas 16 pinos de IO.
Avr fanboy

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #23 em: 21 de Julho de 2011, 22:10 »
O 595 só serve para saidas, mas há outros que servem para entrada, ou usas um port expander por i2c por exemplo que faz entrada e saida, tens deles da microchip que com apenas 2 pinos ganhas 16 pinos de IO.

Obrigado pela ajuda senso, eu vou pesquisar mais sobre o assunto e sobre esse tal chip que falas :) Mas usar esses chips para expandir os pinos de IO do arduino não afectam o desempenho nem progedicam o proprio arduino pois nao? (desculpa a ignorancia :-\)

Só mais uma coisa, consegues-me informar sobre aquele problema da interface? Já pesquisei em vários sites mas nao encontro nenhuma informação sobre isso...

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #24 em: 21 de Julho de 2011, 22:21 »
olá diogo,

não tens que agradecer, estamos aqui é para partilhar e ajudar!

Tendo o Arduino Uno a identificar-se ao computador como sendo um dispositivo midi, já não precisarias de uma interface USB-MIDI, pois o arduino já seria a tua interface!
Eu, no teu caso, não usaria o sparkfun midi breakout neste projecto, este shield com o arduino fica com uma altura muito grande (não caberia no teclado), claro que podes usar o shield na mesma, ao lado do arduino, com fios a estabelecer as ligações necessárias!
eu construiria uma porta midi e montava-a no próprio teclado. (até era capaz de ir mais longe: soldaria fios nos terminais da porta midi que já está no teclado para ligar ao arduino, assim não havia necessidade de ter um cabo cá fora)
Quanto ao número de pinos do arduino serem ou não suficientes para o trabalho, depende muito de quantos leds, botões e potenciómetros quiseres por.
Se quiseres mais que 6 potenciómetros, eu usaria um multiplexador, são fáceis de usar e não custa perceber como escrever código para os usar.
para leds e botões, se forem muitos, recomendo um expansor de portas i/o como o senso falou!
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #25 em: 21 de Julho de 2011, 22:34 »
olá diogo,

não tens que agradecer, estamos aqui é para partilhar e ajudar!

Tendo o Arduino Uno a identificar-se ao computador como sendo um dispositivo midi, já não precisarias de uma interface USB-MIDI, pois o arduino já seria a tua interface!
Eu, no teu caso, não usaria o sparkfun midi breakout neste projecto, este shield com o arduino fica com uma altura muito grande (não caberia no teclado), claro que podes usar o shield na mesma, ao lado do arduino, com fios a estabelecer as ligações necessárias!
eu construiria uma porta midi e montava-a no próprio teclado. (até era capaz de ir mais longe: soldaria fios nos terminais da porta midi que já está no teclado para ligar ao arduino, assim não havia necessidade de ter um cabo cá fora)

Estou a perceber a tua ideia :) E se por acaso precisasse de programar novamente o arduino? Há maneira se rever a actualização de Firmware? E quando ao soldar os fios nos terminais da porta midi do teclado, isso desactivava a porta original do piano?

Quanto ao número de pinos do arduino serem ou não suficientes para o trabalho, depende muito de quantos leds, botões e potenciómetros quiseres por.
Se quiseres mais que 6 potenciómetros, eu usaria um multiplexador, são fáceis de usar e não custa perceber como escrever código para os usar.
para leds e botões, se forem muitos, recomendo um expansor de portas i/o como o senso falou!

Provavelmente davam-me jeito ambos ;D  Que modelos de multiplexador e de expansor de portas i/o usarias?

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #26 em: 21 de Julho de 2011, 22:43 »
Citar
E se por acaso precisasse de programar novamente o arduino? Há maneira se rever a actualização de Firmware?
Sim, é possível reverter o firmware para o original!
Citar
E quando ao soldar os fios nos terminais da porta midi do teclado, isso desactivava a porta original do piano?
Não, não a desactiva, continuas a poder usá-la para outra coisa qualquer, se quiseres! :)
Citar
Que modelos de multiplexador e de expansor de portas i/o usarias?
Para um multiplexador, acho que consegues arranjar facilmente em qualquer loja de electrónica este: HEF4067BP, é um multiplexador de 16 portas!
Para um expansor de portas lógicas, nunca usei nenhum da microchip, porém, conheço o MAX6956 da Maxim, mandei vir umas amostras do próprio fabricante!
eu tenciono fazer o mesmo que tu a dois teclados que por aqui tenho, mas tenciono por também um ecrã :P
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #27 em: 22 de Julho de 2011, 13:19 »
Sim, é possível reverter o firmware para o original!

Então já me agrada muito mais a ideia :D

Citar
Não, não a desactiva, continuas a poder usá-la para outra coisa qualquer, se quiseres! :)

Ainda bem porque eu estive a olhar bem para o tamanho do piano e para o que quero fazer e reparei que não tenho assim tanto espaço... Neste momento estou a pensar em fixar uma caixa externa ao teclado (removível) e usar um cabo (definido na altura, de acordo com a necessidade de pinos) para conectar o teclado a tal caixa. Nessa caixa punha a maior parte dos controlos do arduino e o próprio arduino.

Citar
Para um multiplexador, acho que consegues arranjar facilmente em qualquer loja de electrónica este: HEF4067BP, é um multiplexador de 16 portas!
Para um expansor de portas lógicas, nunca usei nenhum da microchip, porém, conheço o MAX6956 da Maxim, mandei vir umas amostras do próprio fabricante!
eu tenciono fazer o mesmo que tu a dois teclados que por aqui tenho, mas tenciono por também um ecrã :P

Vou pesquisar um pouco sobre esses componentes ;)
Eu já tinha pensado em acrescentar um ecrã, vou pesquisar sobre isso porque é realmente uma boa ideia

Só não sei como me vou safar na programação do arduino com tanta I/O que quero acrescentar ;D

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #28 em: 22 de Julho de 2011, 13:27 »
Consegues programar tudo, fazendo uma coisa de cada vez!
Se vais fazer tudo fora do piano, eu faria a caixa de maneira a que ela encaixe directamente no piano! Ou então pelo menos já podes usar o MIDI breakout shield :)
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #29 em: 22 de Julho de 2011, 13:43 »
Consegues programar tudo, fazendo uma coisa de cada vez!
Se vais fazer tudo fora do piano, eu faria a caixa de maneira a que ela encaixe directamente no piano! Ou então pelo menos já podes usar o MIDI breakout shield :)

A caixa vai encaixar directamente no piano :) O tal cabo de que falei e para poder remover essa caixa sempre que quiser sem ter complicações

Quando ao MIDI breakout shiled, como apenas me interessa a entrado do teclado no arduino, e se da para faze-lo directamente no arduino, entao prefiro a tua ideia de soldar directamente ;D

Muito provavelmente vou mandar vir o material este fim de semana pois na 4ª feira acabam os exames e depois é só dedicar-me a este projecto. Só não sei onde posso comprar os dois chips de que me falaste ... Tou a pensar mandar vir o arduino e os componentes pela In Motion, é uma boa escolha?
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 20:08 por diogo0880 »