collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LPCXpresso para Linux  (Lida 4280 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
LPCXpresso para Linux
« em: 03 de Maio de 2011, 21:47 »
Boas,

Não sei se já tinham conhecimento, mas a NPX (através da Code Red) lançou o IDE LPCXpresso para plataformas Linux.

O LPCXpresso, para Windows e/ou Linux,  permite compilar C/C++ gratuitamente até 128Kb de código para os ARM
Cortex-M0 e Cortex-M3 da NPX (basta fazer o registo).

Mais info aqui: http://ics.nxp.com/lpcxpresso/

Abraços,
PA


Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: LPCXpresso para Linux
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2011, 14:20 »
Chegou-me dia 30 o meu LPCXpresso com o NXP LPC1114 (Cortex-M0), finalmente *.*. Estou muito curioso para testar. Já saquei o SDK dá Code red que é o Eclipse + O seu compilador.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: LPCXpresso para Linux
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2011, 20:33 »
Hallo people!
Gosta de fazer umas perguntas se souberem =)

Quais as "limitaçoes" deste SDK? Qual a diferença entre o expresso e o keil p.e... ?
Que alternativas existem?
Que programadores / debuggers existem compativeis com esses SDK/IDEs?

Thanks!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LPCXpresso para Linux
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2011, 20:51 »
Só faz upload até 128Kb, mas compila o código que quiseres, mais que 128Kb tens de usar um programador fora do IDE.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: LPCXpresso para Linux
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2011, 23:38 »
Hallo people!
Gosta de fazer umas perguntas se souberem =)

Quais as "limitaçoes" deste SDK? Qual a diferença entre o expresso e o keil p.e... ?
Que alternativas existem?
Que programadores / debuggers existem compativeis com esses SDK/IDEs?

Thanks!

Boas,

A limitação do LPCXpresso grátis está no tamanho do código gerado (tamanho do binário e não do source) que podes criar, e
que podes consequentemente flashar, esse limite está nos 128k que diga-se em abono da verdade DÁ PARA MESMO MUITA
COISA ... ou seja, 128k de binário num uC de 32 bits é MUITO código.

Ao contrário do que se possa pensar, muitas das vezes o código gerado para um uC de 32 bits é mais compacto que para um
microcontrolador de 8 bits.

Quer o CodeRed quer o Keil acabam por dar os mesmos resultados, o Keil tem um IDE e um compilador proprietário, o CodeRed
utiliza o Eclipse. Pessoalmente penso que em termos puramente práticos o IDE do Keil tem mais funcionalidades de configuração
e Debug no que toca aos periféricos dos uC, e que permite uma maior "ligação" com o hardware para qual estamos a desenvolver
por exemplo, é possível configurar "visualmente" todos os periféricos de qualquer uC sem digitar uma linha de código com o
seu "Configuration Wizard". 

O Eclipse é um bom IDE que pode ser utilizado por inúmeras toolchains mas fica "afastado" do hardware, o que tem de bom
em termos de interface e de gestão de projecto e source falta-lhe no que toca à ligação com o uC pois acaba por ser demasiado
genérico.

O Keil ARM está direccionado exclusivamente para ARM e utiliza um compilador proprietário que lhe permite alguns "truques" que
outros não conseguem, para mim o Keil e o IAR estão numa classe à parte sendo ferramentas muito mais profissionais... mas
que podem ser utilizados por todos.

Existem várias alternativas para ARM: Keil, IAR, Raisonance, CrossWorks, CodeRed e mais alguns, mas penso que no que toca
a opções a custo zero o Keil e o LPCXpresso são as escolhas possíveis.

É claro que o Keil aceita uC ARM de todos os fabricantes, o LPCXpresso por sua vez está limitado aos uC da NPX (LPCxxxxx).

Quer o Keil quer o LPCXpresso têm debuger integrado, mas o Keil permite simular os periféricos em alguns uC e as sua capacidade
de debug estão ligados a cada implementação dos cores ARM, por exemplo, a ST com o STlink permite fazer o debug directamente
a partir do uC.

O Keil na versão grátis está limitado a 32k de código e dados, o LPCXpresso vai até aos 128k, o Keil é um produto comercial
enquanto o LPCXpresso é um produto "promocional" que serve para NPX promover a venda dos seus uC.

Conclusão, o LPCXpresso é uma boa opção e grátis, o Keil é excelente mas para grande projectos fica curto nos 32k... sendo
que mesmo assim 32k dá para muita, muita coisa.

Abraços,
PA

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: LPCXpresso para Linux
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2011, 13:37 »
Thanks PA! Assim já ajuda a orientar.
No LPCXpresso, o compilador é baseado no GCC ou no Keil?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LPCXpresso para Linux
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2011, 13:52 »
Acho que é proprietário da CodeRed.
Avr fanboy