collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relógio despertador luminoso  (Lida 5146 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Relógio despertador luminoso
« em: 02 de Outubro de 2013, 00:37 »
Boas...diremos Bom dia! que é sempre um dia.

Aqui com a coisa de inventar coisas porreiras para a casa decidi fazer um despertador. Isso podia ir ali à esquina comprar um mas e depois que fazia nas horas vagas? E também quero adicionar algo diferente mas util.

O que terá de diferente neste despertador é o seguinte: para alem de ter um buzzer terá também um alerta luminoso. Agora porquê? Até parece algo saído de domotica onde liga as luzes e abre os estoros ao acordar.
Bem é o seguinte, nos produzimos um quimico, penso que seja uma hormona que se chama, que nos dá vontade de dormir. É o que nos impele a dormir. Sem ela não dormimos mesmo. Podemos passar a noite de olhos fechados mas acordamos cansados.
Este quimico é começado a produzir na ausência de luz dai termos sono à noite. E por isso é que devemos dormir num quarto completamente escuro. Qualquer luz azul ou branca (inclui azul) irá perturbar o nosso sono e até mesmo acordar-nos.
Então dai querer ter um despertador luminoso, com uma luz azul.

Outra vantagem é não incomodar tanto e pode ser ligada uns minutos antes do som. Eu pessoalmente irrita-me ouvir muito o despertador e as vezes até o desligo e deito a cabeça e bum! estou atrasado. Algo tambem que não ajuda é o quarto ainda estar às escuras completas.
Esta luz ira ficar ligada mesmo depois de desligar o som ou até mesmo a repetição. Será apenas desligada por um botão específico de acesso relativamente dificil, ou fora de alcance. De qualquer maneira a luz não deverá incomodar ao ponto de me dar ao trabalho de a ir desligar.

A luz azul irá tambem evitar que fiquemos sonolentos depois de o despertador tocar pois paramos de "produzir sono". Ser ligada uns minutos antes do som talvez ajude (atenção que vai perturbar o estado de dormir a partir do momento que acende)

Bem escrevi muito, sorry  :-[
Mas estava a tentar escrever em detalhe o plano
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2013, 00:47 »
Só tenho a dizer que me mete impressão alguem dizer ai credo escrevi muito.
Sim, a sociedade actual não gosta de ler, mas 3 parágrafos é de longe escrever muito..
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2013, 08:10 »
Só tenho a dizer que me mete impressão alguem dizer ai credo escrevi muito.
Sim, a sociedade actual não gosta de ler, mas 3 parágrafos é de longe escrever muito..

Não sei, só de olhar pareceu muito denso por alguma razão. Acho que talvez tenha parágrafos a menos . Quando escrevo no PC parce-me sempre que esta mal
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 08:14 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2013, 12:33 »
Bem agora o que vou precisar/usar:

1 controlador - msp430g2553, talvez o 2331 se conseguir meter a funcionar
Cristal 32khz - o oscilador interno tem erro de 2min/dia
Display - nokia5110
Buzzer
LEDs azuis water clear.

Fonte de energia a definir.

I
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2013, 13:56 »
Se vai ser um relógio não te escapas ao RTC com pilha botão ou super-condensador.

O que acontece quando estamos a fazer várias coisas ao mesmo tempo é nenhuma delas ficar concluída, vai com calma e orientação.

Antes de cada projecto costumo fazer uns desenhos à mão ou cad para ter uma ideia geral, claro que podes já ter em mente que componentes tem de levar, nada como um esquema.
Por isso não me parece boa prática expores a tua ideia só por palavras sem mais nada, o que não quer dizer que não te apoie.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2013, 17:19 »
Tenho um esquema feito em papel. Só que não me apetecia ir fazê-lo em computador quase à 1 da manhã  :P

E ja meti o relogio a funcionar, mostrar as horas no display nokia5110 e tambem já a reagir a uma certa hora.

Falta adicionar o cristal para maior precisão e o programa com os botões que permitem configurar a hora e a hora de despertar.
Também falta tirar tudo da breadboard para uma veroboard e tratar da fonte de energia
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2013, 19:48 »
Estou com um projeto similar e ainda ontem estive a ler um artigo cientifico sobre as propriedades da luz com um comprimento de onda correspondente ao azul que podem não ser as mais indicadas para um "despertar" de manhã (são mais indicadas como "mood lights"). Se encontrar o link do paper coloco-o aqui. O ideal será simular o nascer do sol como os despertadores da Philips.
Pesquisa por Philips Wake Up Light, os últimos modelos estão simplesmente fantásticos, com um design cuidado e uma simulação do nascer do sol muito perfeita (não consigo imitar aquela suavidade de iluminação na parte do candeeiro com os meus LEDs RGB).
No Instructables.com também existem muitos projetos que te podes basear e inspirar. São todos bastante simples e baseados em Arduino, por isso servem de base de partida.

Ah e o que te foi aconselhado, eu também recomendo. Um RTC é imprescindível para um projeto deste tipo, não será por 1 eur que não vais ter um relógio de jeito que te permite ficar descansado cada vez que falta a energia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2013, 19:54 »
Possivelmente precisas de pwm's a 12 bits, com frequencia elevada, e fazer correção de gama de 12 bits para 8 para teres uma mistura decente de cores, isso e usar leds de marca, os Cree(ou avago, nem tenho a certeza) que aqui tenho metem os chineses a um canto.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Relógio despertador luminoso
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2013, 03:13 »
Boa não sabia essa parte da teoria em relação à luz.
Aqui em casa já tenho as persianas a abrir automaticamente uns minutos antes do acordar, mas é a única fonte de luz que tenho, e mesmo assim não me dão muita luz para o quarto de manhã. Vou investigar tambem essa questão das cores, quem sabe acrescente uns leds por aqui tb :)