collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeiro Robo controlado por PC  (Lida 4554 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PedroAbreu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Primeiro Robo controlado por PC
« em: 19 de Dezembro de 2011, 19:23 »
Boas :)

O projecto é o seguinte... Através de um programa programado em qualquer linguagem controlar um pequeno carro... Estava a pensar um Arduino para o controlar mas quero controlar sem-fios... Quais as possibilidades? Wi-fi?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2011, 19:40 »
Podes fazer isso com um 2 Xbee por exemplo...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2011, 19:47 »
PedroAbreu, tens soluções mais baratas e mais simples. (relativamente ao WiFi)

Podes começar pelos "simplérrimos" modulos TX433 e RX433, o que meteres no pino data do transmissor é o que vais receber no pino data do receptor (resumindo muito a coisa). Estes módulos são super baratos e dão para fazer n coisas. O seu alcance ronda os 100m ~ 120m sem obstrução. Com algum "expertise" consegues capturar as "mensagens" dos comandos de portões de garagem, gravá-las e abrir os portões que qusieres ;) (shiush eu n disse isto)

http://lusorobotica.com/index.php?topic=3635.msg40035#msg40035


Depois tens modulos ainda na comunicação rádio de "baixa" frequência (qd comparado com WiFi), que são os RFM12. Estes módulos também são bastante simples mas oferecem uma maior robustez na comunicação. Relativamente ao preço são ligeiramente mais caros que os de cima...

http://lusorobotica.com/index.php?topic=885.0


Se o orçamento nao for problema podes usar módulos ZigBee (também muito muito faceis de usar, mas caros) ou até bluetooth.

Wifi é a solução mais cara e também mais dificil de implementar.


Espero ter-te ajudado ou pelo menos dado umas luzes. Pesquisa por estes módulos no fórum e pela internet e de certeza que vais encontrar imensa informação e projectos feitos com eles!



PS. Esta mensagem foi escrita antes da mensagem do Zordlyon
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2011, 19:48 »
Talvez arduino+router wireless e depois controlas por PC, também é um opção, se estiver enganado que me corrijam sff

Abraços  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline PedroAbreu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2011, 21:13 »
Boa noite a todos e obrigado desde ja pelas respostas :)

zordlyon: Também já ouvi falar desse tipo de comunicação... Obrigado...

tr3s: Pelo que tambem ja andei a ler o WiFi é o mais caro e o mais dificil de implementar... Estou agora indecido entre o ZigBee e o RFM12 visto dinheiro não é o meu problema porque nao sei eu que pago ;)

LoneWolf: Tambem ja vi um projecto assim mas é capaz de ser mais dificil e o que mais quero é um projecto simples :)

Obrigado a todos desde já pelas respostas :D

Offline PedroAbreu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #5 em: 27 de Dezembro de 2011, 18:45 »
Estive a ler outros topicos e a recolher informações e como tenho 6meses para fazer este projecto vou passo a passo para ver se nao me falha nada... Estou aqui com a seguinte ideia: Para controlar o carro utilizarei 4motores para que em vez de usar sistema para virar as rodas quando for para virar apenas trabalharam 2motores... Utilizarei um router com porta USB e vou tentar meter uma webcam para que no PC tenha acesso a essas imagens... Andei estou a pensar que metodo utilizarei para fazer a conexão mas agora como tenho o router nao sei se tem alguma limitação... Peço ajuda PF  :-\

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2012, 19:57 »
Boas pessoal,

Pedro, o meu projecto é bastante semelhante ao teu. Curiosamente, estou ligeiramente atrás, na escolha do router. Ainda não sei qual vou usar nem como vou ligar ao arduino, mas desconfio que através de USB.

Há aqui um user no fórum que já ligou um router ao arduino (acho que foi por USB), e poder ver o tópico do mesmo aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=860.0

Quanto ao router, sinceramente também tenho umas dúvidas: não sei que firmware lhe hei-de implantar (ddwrt, openwrt - não sei as diferenças entre eles) ou mesmo o modelo do próprio router.

Boa sorte com o teu projecto, e se precisares de algo em que possa ajudar, contacta!

Cumprimentos,
Tiago Ferreira.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2012, 20:41 »
Viva,

Quanto ao router, sinceramente também tenho umas dúvidas: não sei que firmware lhe hei-de implantar (ddwrt, openwrt - não sei as diferenças entre eles) ou mesmo o modelo do próprio router.

Os dois firmwares sao praticamente iguais (derivam do mesmo sitio) no seu nucleo, no entanto na minha opiniao o ddwrt  tem um web interface mais intuitivo e poderoso.

@PedroAbreu, ja conheces o rfDUINO http://lusorobotica.com/index.php?topic=4237.0

poderá ser uma boa solução para controlar o carro!

Cumprimentos, Mauro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Primeiro Robo controlado por PC
« Responder #8 em: 08 de Abril de 2012, 22:31 »
E por outro lado o openWrt é mais aberto que o ddWrt e por isso mais hackavel por assim dizer..
Avr fanboy