collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Leitor de RFID tags  (Lida 24689 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #15 em: 13 de Outubro de 2010, 18:37 »
Isso é algo dificil de se saber, o melhor é tentares por tentativa e erro.
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #16 em: 13 de Outubro de 2010, 19:17 »
Se o objectivo é lêr o cartão nem é preciso montar quase nada, bastando um leitor série de tags RFID. Veja o meu post:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2889.0

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #17 em: 13 de Outubro de 2010, 19:32 »
Já li esse post. Não entanto isso não se aplica no meu caso. Não quero andar com o computador para ler os cartões. Preciso de um equipamento que caiba no bolso, seja leve e que de preferência tenho um consumo baixo.

Obrigado pela sugestão no entanto.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #18 em: 13 de Outubro de 2010, 20:29 »
Eu continuo é sem perceber porque é que um botão normal não serve para o efeito :s
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #19 em: 13 de Outubro de 2010, 20:49 »
Para gastar menos.
É que tem de ser tudo automatizado. E isto só deve ficar uns segundos ligado e não o tempo que o operador quiser.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #20 em: 13 de Outubro de 2010, 23:17 »
Não tinha lido os seus objectivos. Estou a vêr que está a pensar num sistema de registo de presenças.

O leitor RFID da Parallax tem enable/disable que funciona por software. Assim certamente poupar-se-á energia se o leitor não estiver sempre activo. Acho que uma melhor solução talvez passe por reduzir também o circuito do microcontrolador e não usar uma placa Arduino.

Finalmente creio que o seu sistema de leitura de tags RFID em vez de levar memória EEPROM será mais efectivo com cartão de memória SD/MMC. As leituras poderão ser descarregadas desta maneira para o PC e rapidamente trabalhadas no PC.



Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #21 em: 13 de Outubro de 2010, 23:44 »
O leitor de rfid da paralax é muito caro. Pelo que vi custa cerca de 40USD + portes. Eu paguei 12USD+portes pelo meu leitor.

Quando dizes para não utilizar uma placa arduino tens toda a razão. Já tinha planeado utilizar apenas o IC 168.

Em relação ao modo de guardar os registos, é muito mais seguro guardar na eeprom e também muito mais fácil de implementar.

O circuito já está todo feito. Só falta mesmo o valor do condensador e arranjar algum tempo para fazer uma PCB caseira para isto ficar todo pipi.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #22 em: 13 de Outubro de 2010, 23:53 »
Já agora, onde é que compraste o Leitor RFID ?

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #23 em: 13 de Outubro de 2010, 23:57 »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #24 em: 14 de Outubro de 2010, 00:14 »
Obrigado pela dica!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #25 em: 14 de Outubro de 2010, 11:48 »
O leitor de rfid da paralax é muito caro. Pelo que vi custa cerca de 40USD + portes. Eu paguei 12USD+portes pelo meu leitor.

Quando dizes para não utilizar uma placa arduino tens toda a razão. Já tinha planeado utilizar apenas o IC 168.

Em relação ao modo de guardar os registos, é muito mais seguro guardar na eeprom e também muito mais fácil de implementar.

O circuito já está todo feito. Só falta mesmo o valor do condensador e arranjar algum tempo para fazer uma PCB caseira para isto ficar todo pipi.

Kast

Não se podem comprar os dois tipos de leitores. O da Parallax é mais sofisticado porém continua ser mais barato que os profissionais existentes no mercado. Num projecto como o de registo de presenças sempre tem que se balançar o custo e o benefício mas muito mais a fiabilidade e o ciclo de desenvolvimento.

Kast, as memórias SD/MMC são também memórias EEPROM. Têm uma maior capacidade que os EEPROMs em chips tipo as versões 24C, por isso a informação
pode ser colocada já formatada e com maior conteúdo para uma melhor importação no PC.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #26 em: 14 de Outubro de 2010, 13:49 »
Também se pode encontrar aqui
http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=index&cPath=16&zenid=3i07h7fqf7u57n4oc2cb33af17

Foram as tags mais baratas que encontrei.

Rápido e os portes não achei caro.

(tambem gostei dos LCDs que eles tem)
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #27 em: 14 de Outubro de 2010, 14:52 »
Citar
Não se podem comprar os dois tipos de leitores. O da Parallax é mais sofisticado porém continua ser mais barato que os profissionais existentes no mercado. Num projecto como o de registo de presenças sempre tem que se balançar o custo e o benefício mas muito mais a fiabilidade e o ciclo de desenvolvimento.

Não percebo o que queres dizer com mais sofisticado e quanto a fiabilidade já tenho mais de 3000 registos sem uma falha sequer. No entanto não ponho a minha mão no fogo ... nunca fiando. Se tiver de trocar por outro leitor o interface é o mesmo. Para além disso a novo versão que estou a planear já verifica se os dados que chegam do leitor rfid são válidos.

Citar
as memórias SD/MMC são também memórias EEPROM. Têm uma maior capacidade que os EEPROMs em chips tipo as versões 24C, por isso a informação
pode ser colocada já formatada e com maior conteúdo para uma melhor importação no PC.

Num projecto tipo registo de presenças o objectivo é que ninguém, além do administrador/controlador, tenha acesso ao meio onde estão gravados os dados. Se estivermos a falar de simples dados em cartões SD ou similares qualquer pessoa lê, escreve ou altera os dados. Em eeprom em chips já é mais complicado.
Sei muito bem que se pode encriptar os dados, mas isso ia tornar o desenvolvimento deste processo mais moroso.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #28 em: 14 de Outubro de 2010, 18:38 »
Acho que para o efeito do projecto de Kast o leitor que adquiriu é adequado, porém devo aqui dizer que há sim diferenças.

Enquanto que o Seedstudio é UART TTL o da Parallax é RS232 ou USB, conforme o modelo que adquirir. Isto é pode-se ligar directamente a PC enquanto que o leitor que adquiriu não.

A antena do seu leitor é em fio, creio eu, enquanto que a do RFID da Parallax é impressa em PCB.

Pelo menos essas diferenças são evidentes àparte do aspecto mais robusto do leitor da Parallax em comparação ao do Seedstudio.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de RFID tags
« Responder #29 em: 14 de Outubro de 2010, 18:47 »
Podes guardar tudo num cartão SD, juntar um time stamp, por exemplo com o auxilio do milis(), e depois fazer um XOR dos dados do RFID com o time stamp e se alguem quiser juntar uma entrada ou saída não vai saber que numero é aquele no fim da linha e se inventar um numero, quando lês os dados no pc voltas a fazer o XOR, comparas os dois,s e for diferente já sabes que alguem inventou.
Mas se é para controlo de entradas e saidas porque é que tem de ser portátil?
Avr fanboy