collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: NiCd - Lipo  (Lida 7646 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
NiCd - Lipo
« em: 22 de Dezembro de 2017, 14:21 »
Olá,

Tenho aqui 2 aparelhos (berbequim sem fios e aspirador sem fios), em que as baterias já morreram..  gostava de as substituir por pilhas Ni-MH, o problema é que as que eles têm no momento são NiCd e os carregadores estão assim preparados para NiCd.

No caso do berbequim, precisava de ter 10 pilhas Ni-MH em série, para as carregar terei de usar um carregador tipo o iMAX B6 em que dá para carregar entre 1-15 pilhas Ni-MH certo?

« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 07:29 por almamater »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2017, 16:06 »
Consegues carregar com o iMAX B6 essas baterias (defines um limite de corrente), mas tenho quase a certeza que elas terão de ser carregadas em série (não dá para utilizar a funcionalidade desse carregador de balance charging que se usa com múltiplas baterias de lítio).

Se quiseres prolongar a vida das baterias terás de utilizar um carregador mais complexo, porque um carregador com o simples Delta V não garante que a bateria de NiMH será carregada corretamente. Ao contrário das baterias de NiCd as baterias de NiMH não suportam bem o overcharging e carregar com uma carga lenta (exemplo: 0.1C) não é muito aconselhado porque podem contribuir para o "efeito de memória" a longo prazo.

Agora tudo depende do investimento que quiseres fazer nesse projeto, se queres preservar ao máximo as baterias novas ou se preferes sacrificar o seu tempo de vida, a favor de uma solução de carregamento mais simples

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #2 em: 22 de Dezembro de 2017, 17:41 »
Há outro defeito das NiMh: tem uma resistência interna maior que as NiCd, não são capazes de fornecer tanta corrente, o que para aparelhos a motor é péssimo.
No teu caso recomendo trocar por lítio. Ficas dependente de outro carregador(que já estavas a equacionar), mas no espaço de 10 NiCd metes facilmente um conjunto 3S2P(3 pares em série) reaproveitadas baterias portatil velhas(que costumam ter pares), nunca o berbequim teve tanta força nem durou tanto uma carga. Falo por experiencia!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #3 em: 23 de Dezembro de 2017, 10:14 »
Há outro defeito das NiMh: tem uma resistência interna maior que as NiCd, não são capazes de fornecer tanta corrente, o que para aparelhos a motor é péssimo.
No teu caso recomendo trocar por lítio. Ficas dependente de outro carregador(que já estavas a equacionar), mas no espaço de 10 NiCd metes facilmente um conjunto 3S2P(3 pares em série) reaproveitadas baterias portatil velhas(que costumam ter pares), nunca o berbequim teve tanta força nem durou tanto uma carga. Falo por experiencia!

Obrigado pela dica. Baterias de portatil tenho muitas. Como fazes a nonitorizaçao quanto à descarga das baterias? Eu tenho umas placas supostamente BMS dos chineses, mas sao boas apenas para controlar a descarga..para as carregar não sao recomendadas  pq nao controlam as celulas como è suposto
.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #4 em: 23 de Dezembro de 2017, 12:39 »
Faço monitorização a olho. Carrego quando me lembro ou se estiver a ficar fraco. Para pilhas velhas que se lixe, e mesmo assim a diferença de capacidade  para NiCd é brutal.
Para carregar uso um clone i6 (turnigy) com as ligações para load balancing.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2017, 12:43 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #5 em: 25 de Dezembro de 2017, 22:54 »
As pilhas nicd ou nimh são realmente uma decepção quanto à praticabilidade, quando são precisas ou estão descarregadas ou simplesmente estragadas, já desisti delas.

Compensa por longe investir nas litium e estarão sempre operacionais quando são precisas.
O carregamento é dedicado assim como o seu descarregamento, alguma atenção que tem resultado positivo ;)


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #6 em: 26 de Dezembro de 2017, 09:54 »
Ora, então vai ser algo assim:


Algum cuidado a ter nas ligações entre células? Ligar 1º os negativos ou algo assim?! é seguro colocar\soldar fios diretamente nas células?

Quanto ao carregador, dá depois para carregar todas ao mesmo tempo (3S2P), qual o melhor para este efeito?
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, 09:58 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #7 em: 26 de Dezembro de 2017, 10:25 »
Eu tenho um Turnigy Accucel-6, clone Imax B6  da Hobbyking e estou contente com o mesmo.

Para os pares, procura pilhas de portátil que já as tenha emparelhadas, e não as separes. Topam-se bem porque são mais largas. A minha experiência com baterias usadas é que são 3S (1 ou 2P) , e que ou estão todas lixadas (raro), ou então há um elemento da série que foi à vida, e nesse caso sobram 2 elementos que costumam ainda estar bastante bons. Com o carregador testa a capacidade das pilhas(/par de pilhas) uma a uma, e para fazer a bateria nova escolhe 3 pares que tenham aproximadamente a mesma capacidade.
Para soldar é fácil: não descraves a fita de niquel que une as baterias, corta só a mesma e deixa-a sempre o mais comprida possível. A solda adere espetacularmente nessa fita, é super fácil de soldar, e evitas aquecer as pilhas.

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, 10:27 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #8 em: 26 de Dezembro de 2017, 11:15 »
Ok, obrigado.

Vou ver se mando vir então o "Turnigy Accucel-6 80W 10A" da Hobbyking  :D

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2018, 17:13 »
Olá de novo!

Hoje resolvi finalmente dedicar-me a abrir umas baterias e fazer o pack de 3S2P  ;D


Estou a pensar em usar estas para já:

(as da esquerda 3S4P)

Vou separar as baterias em pares para confirmar com o Accucel-6 a capacidade, como se costuma fazer?
Soldam-se uns fios de balanceamento em cada par e faço um carregamento balanceado? e depois é preciso fazer um discharge a seguir?

P.S.: Já agora, qual a 'Charging Rate' recomendada para estas baterias usadas? 1.2A?
« Última modificação: 13 de Maio de 2018, 17:41 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #10 em: 14 de Maio de 2018, 08:28 »
Para confirmar a capacidade para emparelhar, o que eu faço é individualmente carregar, descarregar para medir capacidade e voltar a carregar, confirmando a capacidade (ao carregar levam sempre mais um bocado). É algo lento e trabalhoso se tiveres muitas pilhas/pares, mas funciona bem.
Para carregar costumo usar ~1C para não me chatear. Tipo se for de 2000mAh, carregar a 2A.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #11 em: 15 de Maio de 2018, 13:25 »
    ;D Desculpa estar a ser chato mas confirma-me só se vou fazer tudo bem desta forma:

    Estive a separar as baterias e deixei apenas 6 pilhas ligadas aos pares com a fita de nickel.

    As baterias têm estas specs:


Vou testar cada par de pilhas com o carregador, como estão em paralelo a capacidade será de 2550mAh * 2= 5100mAh.
A ser a 1C é então 5100/1000= daria uns 5.1A. Mas vou optar por meter 1.0A como dizes.
  • Carregar então a 1.A
  • Descarregar depois a 490mA (que é o que está nas specs) e no fim verificar a capacidade para ver se estão boas.

Se os pares estiverem todos bons, vou ligá-los desta forma:


e um dia mais tarde para carregar todo o pack opto por escolher no carregador a bateria de 3S (balanceado com os respetivos fios) e também a 1.0A.[/list]
« Última modificação: 15 de Maio de 2018, 13:27 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #12 em: 15 de Maio de 2018, 14:42 »
Tens ai escrito 1750mA Charging Standard, que é sensivelmente 0.7C.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #13 em: 15 de Maio de 2018, 15:46 »
Ah pois tens razão.. mas caso não tivesse essa info os meus cálculos estariam completamente errados?

« Última modificação: 15 de Maio de 2018, 20:17 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: NiCd por NiMH?
« Responder #14 em: 19 de Maio de 2018, 08:35 »
Para quem tem o turnigy accucel-6 (jm_araujo), é normal ao tenta carregar 1 pilha\bateria em que a voltagem esteja muito baixa (ex.: 1.3V) ele dar o erro "The battery connection is wrong" ?

Testei carregar a 0.5A mas dava sempre esse erro. Usei um carregador barato que comprei no ebay e esse já deu, carregou-a até aos 4.1V.