collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quadcopter para inspecionar estruturas  (Lida 10525 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Quadcopter para inspecionar estruturas
« em: 30 de Janeiro de 2014, 00:39 »
Boa noite,

bem o titulo do tópico indica, ando à procura de um quad para inspeccionar estruturas que consiga voar na vertical até 50m e ter estabilidade por causa dos ventos e não contra o betão. Também era importante ter FPS para pilotar e inspeccionar as estruturas.

Queria saber o que aconselham as experiência que têm quanto à estabilidade e também os preços po "brinquedo".

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2014, 09:22 »
Ui tu queres algo mais especializado e que tem que ser seguro, eu neste momento estou a montar um hexacopter para vídeo aéreo e possivelmente inspeções, com um quad é arriscado e não deve ficar barato agora 50metros de altura é fácil
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2014, 10:10 »
Então um hexa já seria o ideal? com este já podia levar com um bocado de vento a vontade?



Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2014, 10:17 »
Apesar de ter uma área maior tem mais potência para contrariar o vento e a inércia é maior. Mas vento e perto de infra-estruturas para pessoas sem experiência pode dar asneira falo por experiência ao início esbarrava me contra tudo por causa do vento
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2014, 10:30 »
Tenho ideia que há controladores que proporcionam grande estabilidade, podes me confirmar isso?



por exemplo com o teu copter consegues voar bem perto de um poste de iluminação e filma-lo com algum detalhe?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2014, 11:12 »
O detalhe depende em parte de camera, podes sempre tornar as entradas de controlo do comando mais pequenas para que reaja mais lentamente.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2014, 11:31 »
Boas,

Sem querer desviar o tópico, mas penso que se o objectivo e observar postes e afins até os tais 50
metros de altura a melhor solução é sem duvida uma luneta estilo birdwatch ou mesmo um pequeno
telescópio de 80mm.

A única questão relacionada com utilização de um equipamento óptico deste tipo é que o ângulo de observação
é sempre de "baixo para cima", o que não sei se pode trazer inconvenientes no teu caso.

Sei que o drone é muito mais "cool", mas em termos práticos a sua utilização é muito mais complexa e esta
MUITO mais sujeita a falhas, quer falhas técnicas quer mesmo condições atmosféricas, alem de que a
logística é muito mais complicada.

Com um telescópio de 80mm vais ter sempre uma MUITO superior qualidade de imagem do que podes
ter com qualquer camera, por muito boa que esta camera possa ser, com a vantagem de poderes controlar
a "ampliação", e com uma estabilidade muito superior que não está sujeita a influencia de vento.

Foi só uma ideia ;)

Abraços,
PA
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2014, 11:36 por StarRider »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2014, 12:20 »
Eu para video aereo estou a usar o DJI Naza-V2 e o position hold funciona bastante bem.
Se não tens experiencia nenhuma não faças esse investimento, pois vais gastar no minimo 2000€ e vão estar sempre parados. Compra por exemplo o DJI Phantom por 500€ para aprenderes ou algo até estes valores.

Do que o pessoal vai dizendo pela net, mas sem grande fundamentação cientifica, é que o X8, isto é, um quad com helices por cima e por baixo é o que apresenta melhor resultados com o vento no entanto nesta montagem perdes cerca de 20% de autonomia.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2014, 13:59 »
Boas,

Sem querer desviar o tópico, mas penso que se o objectivo e observar postes e afins até os tais 50
metros de altura a melhor solução é sem duvida uma luneta estilo birdwatch ou mesmo um pequeno
telescópio de 80mm.

A única questão relacionada com utilização de um equipamento óptico deste tipo é que o ângulo de observação
é sempre de "baixo para cima", o que não sei se pode trazer inconvenientes no teu caso.

Sei que o drone é muito mais "cool", mas em termos práticos a sua utilização é muito mais complexa e esta
MUITO mais sujeita a falhas, quer falhas técnicas quer mesmo condições atmosféricas, alem de que a
logística é muito mais complicada.

Com um telescópio de 80mm vais ter sempre uma MUITO superior qualidade de imagem do que podes
ter com qualquer camera, por muito boa que esta camera possa ser, com a vantagem de poderes controlar
a "ampliação", e com uma estabilidade muito superior que não está sujeita a influencia de vento.

Foi só uma ideia ;)

Abraços,
PA

já pensei nisso mas depois para ter fotografias é mais complicado.. a ideia é tambem numa faça bastante mais avançada meter um câmara térmica para detecção de possíveis falhas em cabos de energia.

mas neste momento só estou a analisar e tentar perceber como é que isto funciona.

Eu para video aereo estou a usar o DJI Naza-V2 e o position hold funciona bastante bem.
Se não tens experiencia nenhuma não faças esse investimento, pois vais gastar no minimo 2000€ e vão estar sempre parados. Compra por exemplo o DJI Phantom por 500€ para aprenderes ou algo até estes valores.

Do que o pessoal vai dizendo pela net, mas sem grande fundamentação cientifica, é que o X8, isto é, um quad com helices por cima e por baixo é o que apresenta melhor resultados com o vento no entanto nesta montagem perdes cerca de 20% de autonomia.

Mas isso esta comprovado que realmente tem mais estabilidade?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2014, 17:26 »
Pronto é assim se queres ir para camera termica podes ver um topico que anda por ai de ha pouco tempo onde se fala das cameras termicas que ficam sempre para cima de 3000€. A DJi tem bom sistemas principalmente para quem nao percebe nada de programaçao e electronica. Eu por exemplo estou a usar uma APM no meu, é extremamente estavel, tens bastantes modos de voo e é mais barata do que o sistema Nasa. Isso sao mesmos escolhas de cada um. Mas se eu fosse a ti ate começava com algo bem pequeno do genero de uma LADYBIRD para começares a ter noção de controlar um quad, depois podes avançar para um sistema maior, asserio que te fica mais barato e menos dores de cabeça
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2014, 02:41 »
ja agora vou dar o meu bitaide:
ha estruturas que tb ajudam a estabilizar uma camera, assim mm que o quad n tenha mta estabilidade, a camera pode filmar com alguma estabilidade... acho que tb existe programas que estabilizam a imagem de gravaçao smp na horizontal ou vertical (pelo menos pra iphones e androids, acho que ha essas apps..) agora qto `as cameras, e´ usar essas hero com lentes birdeye ou zoom telescopico, assim evita-se ter de se aproximar o quad aos cabos/postes..

Se isso for um projecto pra uma empresa/EDP, acho que nao se importam de pagar 10mil euros ou mais porque substitui, homens pendurados, helicopteros e n medidas de cuidados e segurança que fica muito caro..
Agora se e´ um projecto pra tentar vender, e´ preciso ter um bom backup, pra se fazer uma coisa minimamente robusta e funcional e nao apenas mais um quad com camera..

Vi tb algures, um robot estilo lagarta ou tipo aqueles bichos "mede-palmos" com aquela locomoçao caracteristica que pelo que percebi era mm pra inspecionar cabos electricos.. pode ser uma boa alternativa aos quads...

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2014, 09:16 »
Quando falamos de estabilidade é o drift no vento ou seja estável ao ponto de não ir contra tudo
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2014, 14:10 »
Quando falamos de estabilidade é o drift no vento ou seja estável ao ponto de não ir contra tudo

A melhor solução para isso é um Kit de Unhas.. ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2014, 14:50 »
Hugo o quad é mesmo para mim..

Quando falamos de estabilidade é o drift no vento ou seja estável ao ponto de não ir contra tudo

É desta estabilidade que falo.

A melhor solução para isso é um Kit de Unhas.. ;)
Mas se tiver um bom controlador a ajudar... era bom

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2014, 15:00 »
Hugo o quad é mesmo para mim..

Quando falamos de estabilidade é o drift no vento ou seja estável ao ponto de não ir contra tudo

É desta estabilidade que falo.

A melhor solução para isso é um Kit de Unhas.. ;)
Mas se tiver um bom controlador a ajudar... era bom

Se é para si em relação a preço qualidade vá para uma Naza V1 ou V2 com GPS...
Não digo a Lite porque ja lidei com várias e não tem a mesma precisão..

Ja passaram pelas minhas mãos várias controladoras, e de fácil montagem e rapidez, além de precisão é a Naza... Se quiser mais cara também tem, Mikrokopter ou Wookong por exemplo...

Ja lidei com, KK1.0, KK2.0, Multiwii AIOP, Multiwii SE2.0, Naze32 . . .

E olhando para Preço/Qualidade, rapidez de montagem e precisão é a Naza.. 

Ter cuidado é nos TX que se usam, e na montagem e configuração da mesma pois andam para aí uns Flyaway com a Naza, eu tenho, e nunca tive problemas, mas há quem tenha.
Cumprimentos,
André Carvalho.