collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Votação

Qual o Sistema Operativo que utilizas?

Windows
22 (62.9%)
Linux
10 (28.6%)
Macintosh
3 (8.6%)
Outro (qual?)
0 (0%)

Votos totais: 27

Autor Tópico: Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?  (Lida 9395 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Os dados das visitas do LusoRobótica indicam que a maioria dos visitantes utiliza Windows, depois uma grande fatia de membros utiliza Linux, mas quase tantos como os utilizadores de Macintosh. O meu dilema é: "Quais destes dados serão de membros regulares e quais serão de visitantes esporádicos ou até mesmo de visitas por engano?"


Gostaria que votassem então no(s) Sistemas que utilizam regularmente para visitar o LusoRobótica e desenvolver Robótica e electrónica! (podem votar em mais do que um caso seja a situação)

Já agora podem partilhar o porquê da opção, quer seja por comodidade, pela aplicação X ou Y ou simplesmente porque sim.

Eu utilizo Windows e Linux, ainda me mantenho agarrado ao Windows por necessidade de utilizar PSoC Designer e Programer e por falta de tempo para me dedicar a uma migração, contudo não estou de modo algum satisfeito com a minha ferramenta de desenvolvimento e anseio por essa mudança, principalmente graças aos BSODs que insistem em aparecer.


PS - Esqueci-me de dizer o porquê da pergunta, era para ajudar na escolha das plataformas quando começarmos a desenvolver de modo cooperativo para que seja o mais enquadrado com a utilização de todos possível, e também ficar-mos a conhecer as ferramentas dos colegas e a razão pela qual utilizam, quem sabe não esteja na altura de mudar.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 15:22 por TigPT »

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2009, 15:06 »
:)
até ao momento 100% para windows.
:)

Já agora e acerca disto podem partilhar o porquê de usar outro sistema operativo.
Eu uso o windows em casa e no trabalho e não sei porque razões é que poderia/devia mudar.

a minha ideia é que normalmente quem usa linux é quem tem formação em informática.
:)

participem

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2009, 15:14 »
eu uso os 3, ultimamente acho q mais o unix para desktop
no portatil so tenho o vista
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2009, 15:20 »
Eu não diria que linux seja só para pessoas com formação especifica, instalei win xp e ubuntu no novo portátil do meu pai, e ultimamente ele passa mais tempo no ubuntu do que no xp.

Perguntei-lhe se gostava e ele disse.. "ahh é diferente, ainda não sei bem onde estão as coisas e isso, mas gosto!"

Offline isabelbatista

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2009, 15:30 »
Durante uns tempos, mais especificamente numas férias de verão, usei o Linux porque o Tiago me convenceu. Entretanto voltei ao "mundo real" e os programas que precisava para os trabalhos da faculdade eram incompatíveis com este SO. Assim, voltei a usar Windows.

Basicamente, o que eu quero dizer com isto é que somos "obrigados" a utilizar o windows... Por muito que queiramos mudar, não conseguimos.
(>'.')>
Isabel Batista

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2009, 15:32 »
Citar
PS - Esqueci-me de dizer o porquê da pergunta, era para ajudar na escolha das plataformas quando começarmos a desenvolver de modo cooperativo para que seja o mais enquadrado com a utilização de todos possível, e também ficar-mos a conhecer as ferramentas dos colegas e a razão pela qual utilizam, quem sabe não esteja na altura de mudar.

Eu utilizo Linux desde há já quase 10 anos, e não me veria a mudar, apesar de achar o Windows XP um bom producto.

Quanto a ferramentas de desenvolvimento, para o que eu faço o Linux é omnipresente. Apenas sinto falta de bons programas de CAD. E no que diz respeito ao desenvolvimento de software, existe o CMake (www.cmake.org) que permite compilar código de forma independente.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2009, 15:44 »
Basicamente, o que eu quero dizer com isto é que somos "obrigados" a utilizar o windows... Por muito que queiramos mudar, não conseguimos.

Realmente a dependência é o maior problema, a possibilidade de trocar informação compatível com os nossos contactos (emprego, colegas) sem corrermos o risco de não serem ilegíveis. Um caso óbvio veio com o Office 2007, e os formatos docx, xlsx, etc que fazem os documentos passarem a vida de um lado para o outro. Não standrizem não que não é preciso...

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2009, 18:39 »
Realmente gostava de experimentar outro so porque sou curioso. Claro que ha programas que teriam de correr em win mas para navegar podia ser em qq plataforma. E se houver outra melhor que o win porque nao experimentar.

Ja agora o que aconselham a experimentar??


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2009, 18:50 »
Ubunto em www.ubuntu.com

Bastante fácil para começar, totalmente em português e com uma excelente comunidade que te ajuda se tiveres alguma dúvida ou problema!

Ahh corre em Live CD, não tens que instalar para experimentar!

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2009, 23:09 »
eu uso windows e ubuntu.....

ubuntu porque é linux....e basta.....ja tinha usado mas migrei quase completamente quando o TigPT me meteu ainda mais vicio....


utilizo o windows apenas para simuladores (aka jogos de conduçao) e algumas aplicaçoes incompativeis com linux

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2009, 23:20 »
Estou a ver que já influenciei muita gente, espero que não tenha sido para algo mau :D

Offline defer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 57
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #11 em: 12 de Janeiro de 2009, 01:09 »
Só uso linux faz alguns anos, tenho windows numa máquina virtual para correr o eventual programa que preciso.
Curiosamente para o meu curso nunca precisei de windows, tudo o que temos feito funciona em linux (e às vezes só em linux).
Como não jogo é o sistema operativo ideal para mim.

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #12 em: 12 de Janeiro de 2009, 08:59 »
jagsilva: o Ubuntu como disseram é uma boa opção é mto user friendly e melhor que o live cd é puderes instalar/desinstalar o ubuntu no windows atraves do wubi como se de um programa normal se tratasse. :)

como se faz isso?
1) download iso da versão 8.10 do Ubuntu, no download location escolhe: Portugal Tux.cprm.pt (é parte integrante do backbone da net portugues e logo o sitio mais rapido)

2) usa um programa como o Daemon Tools (gratuito) para apartir do iso te simular uma nova drive com esse cd

3) No autorun do cd, escolhe "Install inside Windows" podes ver aqui:  http://www.psychocats.net/ubuntu/wubi

já está, diverte-te e se tiveres dúvidas procura na net q encontras mta coisa ou manda mensagem ou poe aqui

abraço,
João
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 09:01 por joaoamaral »
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #13 em: 12 de Janeiro de 2009, 22:36 »
Windows e Linux.
Windows para a grande maioria das coisas que faço, e Ubuntu para programação (porque assim foi exigido na universidade, e acho bem :)). Antes do ubuntu usei o Suse 10.1.

Apesar de tudo, por agora não ha nada que me faça trocar windows por outro SO qualquer. Linux pode ser "fixe porque é open-source" mas é uma carga de trabalhos para quem não quer ter trabalho (ou por questoes de tempo, ou porque simplesmente nao é do seu interesse) com n configurações, sendo que, tais configurações aumentam exponencialmente quando se tenta arranjar aplicações idênticas as que estamos habituados a trabalhar no Windows.
No entanto, no que toca a programação sinto-me completamente à vontade no Linux, sendo a minha preferência.

Essa do Wubi é que não conhecia. Tenho que experimentar!
A partir deste link tambem podem sacar várias distros linux: http://darkstar.ist.utl.pt

Edit: já agora, em relação a compiladores "cross-platform", encontrei ha dias isto: http://www.realsoftware.com/
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 22:40 por msr »

Offline ls

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re:Qual o Sistema Operativo que utilizam os membros do LusoRobótica?
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2009, 13:56 »
Aqui usa-se Linux, distro ArchLinux. o/


Já agora e acerca disto podem partilhar o porquê de usar outro sistema operativo.
Eu uso o windows em casa e no trabalho e não sei porque razões é que poderia/devia mudar.

a minha ideia é que normalmente quem usa linux é quem tem formação em informática.
:)

Por acaso comecei a usar Linux por causa do Windows. :P

Há uns anos tinha um portátil já velhinho, um Celeron 2.40 GHz com 256 MB RAM. Com tão pouca RAM, já devem estar mesmo a ver como eram as coisas naquele portátil... Lentidão mais lentidão, depois vinham uns crash's pelo caminho a juntar a umas viroses que apareciam de vez em quando.

E houve um dia que me fartei dos crash's, das lentidões e procurei alternativas ao Windows, consultei muito feedback e lá acabei por instalar Ubuntu na versão 5. É verdade que ao inicio custou-me a adaptar mas a estabilidade do Ubuntu face ao Windows naquele computador levou a melhor e quando vi não eram preciso não sei quantos CD's de drivers para instalar porque vinham já por defeito até fiquei feliz. :D

E hoje uso ArchLinux, há quem diga que é distro de geeks, mas sem dúvida que nada bate esta distro, pelo menos para mim. :D