collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Módulo GSM para sinalização de alarmes  (Lida 5815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Módulo GSM para sinalização de alarmes
« em: 11 de Novembro de 2014, 23:44 »
Boas alguém sabe onde encontrar um módulo GSM que permita o envio de uma sms através de uma entrada digital de preferência que funcione a 24V. Basicamente é para enviar um aviso de baixa temperatura dado por um controlador especifico que já se encontra instalado.
Preciso que o módulo seja uma solução "encapsulada" e se possível disponível em Portugal.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2014, 09:50 »
Cheira-me que isso é para automação industrial, certo? :)

Ajudava saber para que PLC é, mas já vi isso penso que na phoenix contact... mas sem certezas!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2014, 13:13 »
Cheira-me que isso é para automação industrial, certo? :)

Ajudava saber para que PLC é, mas já vi isso penso que na phoenix contact... mas sem certezas!
N é PLC, é um controlador de temperatura de duas piscinas. Apenas tem uma saída de sinalização a contacto seco.
Entretanto voo também na Phoenix contact sim, tenho de enviar um mail para o distribuidor português a ver se vende e preços

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #3 em: 13 de Novembro de 2014, 02:09 »
Boas alguém sabe onde encontrar um módulo GSM que permita o envio de uma sms através de uma entrada digital de preferência que funcione a 24V. Basicamente é para enviar um aviso de baixa temperatura dado por um controlador especifico que já se encontra instalado.
Preciso que o módulo seja uma solução "encapsulada" e se possível disponível em Portugal.
algum destes serve?
http://pt.mouser.com/Embedded-Solutions/_/N-5g1k?Keyword=gsm&Ns=Pricing|1&No=25&FS=True

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2014, 22:40 »
Boas alguém sabe onde encontrar um módulo GSM que permita o envio de uma sms através de uma entrada digital de preferência que funcione a 24V. Basicamente é para enviar um aviso de baixa temperatura dado por um controlador especifico que já se encontra instalado.
Preciso que o módulo seja uma solução "encapsulada" e se possível disponível em Portugal.
algum destes serve?
http://pt.mouser.com/Embedded-Solutions/_/N-5g1k?Keyword=gsm&Ns=Pricing|1&No=25&FS=True

O que "eu" quero é algo tipo isto:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Phoenix-Contact/2313513/?qs=sGAEpiMZZMuIes%252bYBRf57afcouhbSmeo3gxPo2d2rDQ%3d

Prós: Programação por usb, cabo e software já incluido, solução num único módulo.
Contras: Módulo "burro" (apenas posso programar o envio de sms na mudança do estado de um input e só posso actuar sobre as saídas com envio de sms e não em resposta a mudança de estados), preço para o que oferece para a aplicação desejada.

Se alguém souber de algo idêntico mais em conta ou mais "inteligente" avise.

P.S.: O preço de tabela deste módulo em Portugal é 637€ mais IVA, estou à espera e orçamento  do distribuidor da zona para onde fui reencaminhado pela phoenix contact Portugal

StarRider

  • Visitante
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2014, 23:10 »
Boas,

Diz-me uma coisa, o que necessitas é enviar um SMS caso uma das entradas esteja a HIGH ?

Abraços,
PA

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2014, 23:24 »
Boas,

Diz-me uma coisa, o que necessitas é enviar um SMS caso uma das entradas esteja a HIGH ?

Abraços,
PA

Sim, a ideia será fazer todo um sistema de controlo e novo com recurso a um PLC Siemens respectivo módulo GSM, no entanto o preço está um pouco alto e este módulo seria como solução de backup caso o cliente não queira de todo a solução completa.
A função mínima necessária é o envio de um sms aquando da transição de um sinal digital, no entanto pretendo algo com qualidade e condições de segurança e fiabilidade tipo industrial uma vez que é para instalar num local com humidade elevada.

StarRider

  • Visitante
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #7 em: 14 de Novembro de 2014, 23:44 »
Boas,

Diz-me uma coisa, o que necessitas é enviar um SMS caso uma das entradas esteja a HIGH ?

Abraços,
PA

Sim, a ideia será fazer todo um sistema de controlo e novo com recurso a um PLC Siemens respectivo módulo GSM, no entanto o preço está um pouco alto e este módulo seria como solução de backup caso o cliente não queira de todo a solução completa.
A função mínima necessária é o envio de um sms aquando da transição de um sinal digital, no entanto pretendo algo com qualidade e condições de segurança e fiabilidade tipo industrial uma vez que é para instalar num local com humidade elevada.

Boas,

Tenho um sistema montado num observatório remoto instalado na zona de Portalegre que
monitoriza as condições atmosféricas e envia um SMS recorrendo a um modulo GSM SIM900A.

Muito resumidamente, o sistema é composto por um MCU (SPARC-V8 RISC) que constantemente
analisa os dados de uma estação atmosférica (Oregon Scientific) e usa o modulo SIM900A para
enviar um SMS a diversas pessoas (todos os que têm telescópios nesse observatório remoto) a
dar informações sobre as condições para observação quando estas estão dentro de uns determinados
parâmetros.

O que eu quero dizer com isto é que possivelmente, e friso o possivelmente, uma solução com
este modulo GSM pode estar ao nível dos teus requisitos. A grande vantagem é que custa uma
fracção do preço ... o modulo SIM900A em si fica abaixo dos 20 euros.

É claro que implica um MCU (mas isso é estupidamente simples e barato) e uma boa fonte de
alimentação.

Só uma ideia.

Adendo: Como podes imaginar, as condições de temperatura e humidade dentro do observatório
são as mais duras, pois quando está "aberto" está exposto aos elementos, e quando está fechado
o isolamento térmico e mínimo.

Abraços,
PA
« Última modificação: 14 de Novembro de 2014, 23:49 por StarRider »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #8 em: 15 de Novembro de 2014, 00:13 »
StarRider como disse no primeiro post pretendo uma solução "encapsulada" e já pronta a funcionar, sendo só necessário pequenas configurações.
Apesar de o desenvolvimento de um sistema idêntico ao teu, com recurso a microcontroladores e com software e hardware desenhado à medida por mim, me atrair pelo desafio e conhecimentos que iria adquirir não é de todo aquilo que é pretendido neste projecto, uma vez que é para instalar num curto espaço de tempo e é necessário ter fiabilidade garantida.
Além do mais o preço que o cliente está disposto a pagar por uma solução que apenas lance o alarme por sms sem actuar sobre o sistema não pagaria nunca o trabalho e as dores de cabeça que teria, o preço que pagaria esse trabalho acabaria por ficar idêntico a um sistema completo de controlo por PLC que me traz a garantia que nunca terei problemas com hardware e me posso focar unicamente no software.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #10 em: 15 de Novembro de 2014, 08:51 »
Além do mais o preço que o cliente está disposto a pagar por uma solução que apenas lance o alarme por sms sem actuar sobre o sistema não pagaria nunca o trabalho e as dores de cabeça que teria,

O problema do empresario portugues eh que quer ter solucoes ah medida dos seus problemas a precos de caramelos na loja da esquina.
Continua com a mentalidade mesquinha, autista e virada para o umbigo.





o preço que pagaria esse trabalho acabaria por ficar idêntico a um sistema completo

Isso eh porque soh queres uma unidade. Se quiseres 100, a situacao muda completamente de figura.






de controlo por PLC que me traz a garantia que nunca terei problemas com hardware e me posso focar unicamente no software.

Isso na eh bem assim. Na minha experiencia de ambiente industrial, ja vi muitos sistemas com PLC dados infaliveis a falhar ah mais pequena perturbacao electrica/ambiental/etc.  E vindo de marcas consideradas de topo.
Ja nao eh o que era.


Isto pode parecer estranho, mas os grandes designers de electronica do passado estao a reformar-se ou ja reformados e a miudagem nova nao apanha os conhecimentos deles que infelizmente nao sao ensinados na escola.

Os conhecimentos mais importantes para um design resistir "na vida real" eh aprendido ah cabecada ou entao por auto-estudo dos poucos livros serios/eticos que existem.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #11 em: 15 de Novembro de 2014, 11:16 »
asena, tb n podes querer que isso seja tudo assim! assim tb n devia haver à venda portateis insys, ou dell...era tudo vaios e samsungs! ou nao haver joombla, wordpress, era tudo sites feitos de raiz com centenas horas de programaçao!
Nos dias de hj o dinheiro é a forte decisao em quase tudo! e todos sabem que bom e barato n existe!

O cliente só pediu um produto e co diz o artur, o cliente n consegue pagar mais por uma coisa mais robusta, logo terá de se contentar com a soluçao plug-and-play ou com modulos made in china!
E o artur de certeza que tb nao se pode dar ao luxo de fazer uma coisa séria e garantir a venda de 100unidades ou mais a quem pague bem por isso!..

A e tal é de marca e tal, olha, os meus pais compraram à uma porrada atrás um wolksvagem..pagaram forte, e depois só deu problemas!.. Até as boas marcas dao barraca!
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 11:17 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #12 em: 15 de Novembro de 2014, 14:52 »

O problema do empresario portugues eh que quer ter solucoes ah medida dos seus problemas a precos de caramelos na loja da esquina.
Continua com a mentalidade mesquinha, autista e virada para o umbigo.


Atenção que não quer preço de caramelos, o problema é que já investiu bastante no sistema actual e este não lhe inspira confiança (daí querer o sistema de alarmes por sms), sente-se um pouco "queimado" e tem receio em investir 2 ou 3 mil euros num sistema completamente novo.



Isso eh porque soh queres uma unidade. Se quiseres 100, a situacao muda completamente de figura.


Plenamente de acordo, até porque como disse ao StarRider é um projecto que me alicia desenvolver, mas os meus poucos conhecimentos de electrónica e a falta de tempo impedem-me de avançar com um projecto desses esperando eventualmente vender mais tarde outras 99 unidades.
Numa estimativa rápida o preço que o cliente está disposto a pagar daria para os custos de material para desenvolver o protótipo e daí chegar a uma unidade do produto final, o que sobraria provavelmente não pagaria metade das horas de trabalho de desenvolvimento que teria (isto calculando o custo por hora ao valor que recebo actualmente 2,91€). Se tivermos em conta que iria desenvolver o produto nas horas vagas que o emprego permite (trabalhar em exteriores entre as 07:00 e as 18:00, com elevadas probabilidades de muito trabalho em que só venho a casa ao fim de semana) mais vale não optar por essa via.


Isso na eh bem assim. Na minha experiencia de ambiente industrial, ja vi muitos sistemas com PLC dados infaliveis a falhar ah mais pequena perturbacao electrica/ambiental/etc.  E vindo de marcas consideradas de topo.
Ja nao eh o que era.

Isto pode parecer estranho, mas os grandes designers de electronica do passado estao a reformar-se ou ja reformados e a miudagem nova nao apanha os conhecimentos deles que infelizmente nao sao ensinados na escola.

Os conhecimentos mais importantes para um design resistir "na vida real" eh aprendido ah cabecada ou entao por auto-estudo dos poucos livros serios/eticos que existem.

Concordo perfeitamente ASena, mas até o PLC mais fraco será mais resistente que uma PCB desenhada por mim, ainda não dei cabeçadas suficientes para ter os conhecimentos de design de circuitos que bem referes, apropósito se leste um post meu à uns tempos falhei a participação no RobotBombeiro deste ano porque queimei um chip por não ter previsto protecção na PCB para alimentação com polaridade invertida  :).

Tens também de concordar que a rede eléctrica nacional também já não tem os problemas que tinha à uns anos atrás, como é para um edificio comercial penso não ter muitos problemas que justificassem falhas num PLC com uma fonte de alimentação decente.

Para instalações criticas tens também os PLC's de segurança que garantem internamente redundância e outras protecções contra falhas, é claro que nesse caso deves usar uma fonte de alimentação com características semelhantes, já vi uma solução de automação com um PLC alimentado com uma fonte das que normalmente se usam para alimentar fitas de LED, lá está a questão dos empresários muitas vezes quererem "comprar um Ferrari pelo preço de um Fiat", apesar de não ser muito do agrado do projectista responsável era isso ou perder um cliente importante para a empresa em questão.

asena, tb n podes querer que isso seja tudo assim! assim tb n devia haver à venda portateis insys, ou dell...era tudo vaios e samsungs! ou nao haver joombla, wordpress, era tudo sites feitos de raiz com centenas horas de programaçao!
Nos dias de hj o dinheiro é a forte decisao em quase tudo! e todos sabem que bom e barato n existe!

Hugu tens parte da razão, é necessário sempre haver uma gama de produtos mais baixa para quem não pode pagar pelo topo de gama, no entanto em muitas aplicações em que é necessário fiabilidade entre outros factores a decisão deveria sempre recair em produtos de qualidade independentemente do preço
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 22:27 por artur36 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #13 em: 15 de Novembro de 2014, 21:13 »
Só para dizer que não fui eu que disse isso, mas o Asena.

Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Módulo GSM para sinalização de alarmes
« Responder #14 em: 15 de Novembro de 2014, 22:28 »
Só para dizer que não fui eu que disse isso, mas o Asena.
Ups peço desculpa pelo erro, já corrigi