collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comandos portão rolling code  (Lida 22415 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Comandos portão rolling code
« em: 22 de Junho de 2015, 23:03 »
Ora boa noite
Segundo o que andei a pesquisar, os comandos rollingcode foram adoptados por serem mais seguros.

Segundo apurei, o comando manda um ID inicial + (mensgaem e contador) encryptado.

Cada vez que o primimos um botao do comando ele apincrementa o contador mudando assim a mensagem encriptada.
O portao so abre quando recebe um numero de contador superior ao ultimo.

Primeira questao: como funcionam entao os portoes dos condominios que têm centenas de comandos?

Por exemplo:
Eu tenho o comando 1, o meu visinho ao tem o comando 2.
O meu comando 1 tem por exemplo, 13 no contador.
O do meu vizinho tem a contagem 13 tambem.
Ora se ele mandar abrir o portao esta a incrementar o contador dele(para 14) e o contador do receptor tambem, pois regista sempre o ultimo valor mais alto recebido.
O meu comando 1 continua com o contador a 13 e se carregar no botao tambem vai abrir o portao mesmo que o seu contador nao tenha o incrementto do comando 2.

Terceira pergunta como é possivel comprar aqueles comamdos "universais" e copiar o respectivo comando.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2015, 23:08 »
Penso que é o ID, mas aconselho-te a ir ler appnotes sobre keeloq.
http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/technology/embeddedsecurity/technology/home.html

Quando se copiam, penso que o ID é copiado, ou uma "chave".
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2015, 23:12 »
Tanto quanto sei:
Existem centrais rolling-code tem de "aprender" cada comando novo que lhes está atribuido, e tem um limite máximo de comandos com que funciona.

Os comandos universais não costumam suportar rolling-codes. Se o comando original tiver switchs/pontos de soldadura, não é rolling code.

Tens razão para duvidar dos comandos não rolling-code, houve um gajo que teve uma grande ideia, consegues correr todos os códigos de um fixo em questão de segundos:



Edit (ainda não vi respostas novas):
este documento: http://ww1.microchip.com/downloads/en/devicedoc/21143b.pdf corrobora o que disse. O recetor tem que ter o nº de série, contagem e chave do emissor guardada.
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 23:24 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2015, 23:39 »
Os que não são rolling code são no melhor dos casos um emissor que envia sempre a mesmo coisa, e o melhor dos casos é 8 bits, não é dificil acertar no valor certo.

Os rolling code á anos que existem "universais", levas um comando já funcional, fazem uma cópia e presto, funciona.
Ou não, é 50/50, o meu portão tem de ser copiado de um para outro e depois emparelhado no portão em si, que não tem manual, e o gajo que o montou passou uma tarde em cima de um escadote a carregar botões para o comando funcionar  ::)
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2015, 23:51 »
Os que não são rolling code é com soldas ou dip switch's
Isso eu sei, mandam um iD.

-------
A parte, dá para usar um daqueles módulos emissores 433MHz (os do ebay) ligar a um microcomputador e emitir para o portão?
-------

Agora o que me deixou confuso foi o funcionamento porque o que li foi que o código para "rolar"(ser diferente) incrementa um contador. Pois se fosse encriptado mas sempre igual, dava para copiar na mesma.

Mas depois ponho me a pensar dos casos no dia a dia e esse funcionamento é um bocado estranho e não funcionaria dessa maneira.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2015, 00:12 »
Os que não são rolling code é com soldas ou dip switch's
Isso eu sei, mandam um iD.

-------
A parte, dá para usar um daqueles módulos emissores 433MHz (os do ebay) ligar a um microcomputador e emitir para o portão?
-------
Se for código fixo, é do mais fácil.. vê o vídeo que enviei no post anterior.
Se for rolling code, nem por isso.
Citar
Agora o que me deixou confuso foi o funcionamento porque o que li foi que o código para "rolar"(ser diferente) incrementa um contador. Pois se fosse encriptado mas sempre igual, dava para copiar na mesma.

Mas depois ponho me a pensar dos casos no dia a dia e esse funcionamento é um bocado estranho e não funcionaria dessa maneira.

Dá uma vista à datasheet que deixei da Microchip, tem lá tudo explicado. O código tem uma parte fixa (numero de série e botões premidos) não encriptada, e uma parte encriptada com o tal contador. A funcão de encriptação é tal que basta mudar um bit no contador que mudam cerca de metade dos bits depois de encriptado.

Offline bsidenet

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #6 em: 13 de Dezembro de 2016, 18:10 »
Boa tarde

Desde já peço desculpa pela ignorância, mas o que é mais exactamente um comenda "rolling code"?
Comprei há dias uns comandos supostamente que bastariam "copiar" (http://www.stock-off.com/produto/comando-universal-portoesgaragens/) e depois de seguir as instruções, o comando continua "quieto".
Tenho os comandos originais dos portões, tenho um comando adquirido depois do mesmo tipo (encostar para copiar) que funciona perfeitamente mas estes não reagem.
Se alguém me puder esclarecer, desde já agradeço.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2016, 19:56 »
Boa tarde

Desde já peço desculpa pela ignorância, mas o que é mais exactamente um comenda "rolling code"?

rolling == rolando
code == codigo

Traduzido para Portugues seria "codigo rolando".

Na pratica, o codigo que o comando gera nunca é o mesmo e vai sempre mudando (rolando).
Nao tenho nenhum conhecimento de comandos de garagem. Mas suponho que seja necessario um emparelhamento entre o receptor e o comando.
Poderao existir tambem difrentes tipos (algoritmos) para criar os rolling codes o que faz com que os sistemas dos comandos terao de ser compativeis entre si.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #8 em: 14 de Dezembro de 2016, 00:52 »
Há uma chave (um número secreto) que só o comando e o comandado conhecem, e o comando encripta as ordens com essa chave. Só que este mecanismo simples é vulnerável a um ataque que é o da repetição, ou seja, por exemplo a ordem para abrir o portão é sempre a mesma apesar de ser transmitida encriptada, e portanto alguém podia estar cá fora a capturar o envio dessa ordem feito pelo dono com o comando "oficial" e depois bastava-lhe repetir o sinal capturado para abrir o portão quando quisesse.

Para mitigar esta vulnerabilidade apareceram os "roling codes". O que acontece é que agora já não é só a ordem para abrir o portão que vai encriptado; agora vai também um número (o "code" a que se referem) que é incrementado de cada vez que o comando envia uma ordem, tudo encriptado. Assim já não basta capturar o sinal e repeti-lo, porque cada nova ordem para abrir o portão resulta num sinal diferente por causa da mudança no valor do "code". O comandado sabe qual é o "code" da próxima ordem pois é o da ordem anterior mais 1 e só aceita esse (na verdade não é +1 mas sim +N, existe uma janela de tolerância porque o dono do comando pode dar algumas ordens acidentalmente sem o comandado as estar a receber).

Nunca usei um comando desses mas sim, pelo que tenho lido, quando se quer usar um comando novo existe um procedimento de dar a conhecer (cada comando também tem um ID único e o comandado só aceita ordens daqueles que "conhece") e sincronizar o novo comando ao comandado. Só vendo o manual do fabricante do comandado para saber como é...

Já agora, também já se conhece uma forma de dar a volta a este roling code, embora seja relativamente complicado. A última vez que vi, há uns meses, parece que ainda só um fabricante tinha actualizado o algoritmo dos seus comandos para impedir esse novo ataque. Os fabricantes auto não desenvolvem os seus próprios comandos, compram a outras empresas como esta que referi.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2016, 00:54 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comandos portão rolling code
« Responder #9 em: 14 de Dezembro de 2016, 02:32 »
Para mais informação, pesquisar sobre keeloq..
Avr fanboy